Enquete | Hotéis em Cusco: onde você ficou?

Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Aranwa Cusco

Aranwa Cusco

A principal recomendação dada para quem planeja visitar Cusco é não passar pela cidade com pressa. Para evitar o mal de altitude, é importante descansar num primeiro dia, e só na manhã seguinte começar a bater perna (com parcimônia, ainda).

Esse é um inconveniente convenientíssimo. Cusco é uma cidade vibrante, que transborda história, e onde, ainda por cima, não faltam bons lugares para se hospedar. A área mais charmosa da cidade são os arredores da Plaza de Armas, em que muitos casarões coloniais (às vezes, mezzo coloniais e mezzo incas) foram transformados em hotéis. Aproveite e curta Cusco por 3 dias.

Aranwa Cusco

Aranwa Cusco

Nós ficamos hospedados no Aranwa Cusco -- um hotel-boutique sui generis instalado em uma mansão do século XVI. A decoração remonta à época, com pinturas, esculturas e mobília originais, e também algumas peças em exposição.

Aranwa Cusco

Aranwa Cusco

Aranwa CuscoAranwa Cusco

Aranwa Cusco

É um hotel um bocadinho extravagante, temos que admitir -- mas extremamente confortável, bem localizado e equipado. Os quartos dispõem de tubulações especiais que liberam mais oxigênio a partir do check-in, e máscaras de oxigênio podem ser utilizadas pelos hóspedes a qualquer momento, sem custo.

(O dono do hotel, além de colecionador, é médico.)

A poucas quadras da Plaza de Armas, e também instalados em casarões antigos, estão hotéis como o Novotel Cusco, o Belmond Hotel Monasterio, o Casa Cartagena e o Palacio del Inka. Igualmente em boa localização existem diversos albergues e pousadas.

Cusco

Cusco

Queremos saber: onde você se hospedou em Cusco? Quantas noites ficou por lá? Como eram os arredores do seu hotel?

Aos comentários!

Mariana viajou a convite da TAM Linhas Aéreas e do Sumaq Machu Picchu Hotel.

Leia mais:

43 comentários

Re Coelho
Re CoelhoPermalinkResponder

Fiquei no Pisco & Soul e foi um otimo custo beneficio!
É um albergue com quartos individuais com cafe da manha ok, quartos limpos quentes e confortavel por um preco justo. Tem internet tb!
Mas o melhor da pousada é o atendimento, Edu que é o proprietario se desdobra para que vc seja bem atendido! Fariamos a trilha Inka no dia seguinte e sairiamos as 5h da manha entao ele preparou um lanche para levarmos de cafe da manha na viagem e guardou nossas bagagens, a atenção e o clima aconchegante sao os diferenciais dessa pousada!
Fica em Carmen Alto, mas se nao quiser andar o taxi para subir é bem em conta!
Tb fizemos o free walking tour que valeu bem a pena para provar a culinaria.. O guia nos levou em varios restaurantes q nos serviram gratuitamente pequenas porcoes dos pratos! Recomendo! E pra quem nao conhece o free walking tour tem em varias cidades, vc faz um tour andando e no final paga so o quanto vc acha que valeu ou nao paga nada se nao quiser.

Ana Claudia
Ana ClaudiaPermalinkResponder

Fui para a regiao ha 2 anos. Fiquei so 2 dias em Cusco, porque fiquei 3 no Vale Sagrado. Adorei a cidade e gostaria de ter ficado mais. Hospedei-me no Casa Cartagena, hotel super legal, proximo a Plaza de armas. Tambem eh um casarao colonial, mas com uma decoracao bem moderna. Quartos e banheiros otimos e staff muito gentil.
Ai que saudade...

Suzana Mancini

Eu, meu marido e outros dois casais(Claudia, Welington, Mara e Beto) estivemos em Cusco - Umbigo do Mundo - em maio de 2013. Naquela época fazia um friozinho suportável, nada que nos atrapalhasse.
Ficamos hospedados, durante 03 noites, no Hotel San Agustin Internacional. Gostamos muito, especialmente da localização, pq estávamos bem perto da Plaza de Armas. Quarto confortável, bom atendimento, café da manhã de boa qualidade. Recomendo.
Lembro que taxi era muito barato e que sofri com o "soroche". Quando queria fazer as coisas de forma acelerada, me sentia mal. A tal pílula contra o mal de altitude, " soroche pills", funciona mesmo. O chá de coca não me descia muito bem.
Machu Pichu é um capítulo a parte... Quase indescritível sua beleza!!
Para quem vai a Cusco, deixo uma dica: Não perca a oportunidade de saborear a gastronomia peruana. É sem igual!

Carla
CarlaPermalinkResponder

Ficamos no mesmo hotel, porem com poucos meses de diferença! Também recomendo! Fiquei por 04 noites. Nao tive muito problema com o Soroche, somente um ligeiro mal estar no 10 dia. A Soroche pills resolvem mesmo e estao a venda nas farmacias de Cuzco. De resto, acho que descansar na chegada e pegar leve na alimentacao tambem pode ser m boa dica.

Sobre os restaurantes, estou de acordo! Aproveitem bem a gastronomia peruana, nao so em Cuzco. Impressionante como a comida deles e deliciosa!

Carina
CarinaPermalinkResponder

Estive lá agora em maio eu e meu marido e ficamos hospedados na WakaPunku Boutique Hotel. É um desses casarões reformados e fica umas duas/três ruas pra cima da Plaza de Armas. A localização é realmente excelente. O quarto é espaçoso, a cama muito confortável e o chuveiro é daqueles enormes q sai muuuuita água quente. O café da manhã é simples mas delicioso, e ainda pode-se usar a cozinha à noite. O atendimento também é excepcional, nos ajudaram com taxista, negociaram preços e ficaram com nossa mochila maior quando fomos pra Águas Calientes! Recomendo

Rachid
RachidPermalinkResponder

Fui 15 dias atrás e fiquei no Ramada Costa del sol. Fica a uma quadra da Plaza de Armas e é um hotel muito bom. Na recepção o preço era 220 dolares, mas eu paguei 100/noite reservando no booking. Cama grande e gostosa, banheiros tipo americano (tem quem goste - banheira com cortina de plastico)cofre, frigobar, TV a cabo. O unico detalhe é que o hotel é num casarão bem grande antigo (e bonito), mas tem quartos na parte antiga e outros na ala nova. Na parte antiga meu chuveiro tinha pouca agua, reclamei e mudaram pra parte nova. Atendimento excelente, ótimo café da manhã; Recomendo.

Marcelo Jesus
Marcelo JesusPermalinkResponder

Passei a semana santa deste ano em Cusco/Machu Picchu, fiquei no Novotel, muito bom, confortável, ótimo café da manhã, equipe muito atenciosa, um pouco caro mas peguei uma promoção interessante de ficar três noites e ganhar a quarta.
O hotel fica em um antigo casarão colonial, há uma parte nova, que não é tão luxuosa quanto a parte colonial, mas é mais barulhenta.

Henrique França

Ratifico a opinião do Marcelo. Me hospedei com minha esposa no Novotel em Maio de 2011 (parece que foi ontem) e a experiência foi excelente, não poderíamos ter ficado mais satisfeitos. A localização é muito boa, pertinho da Plaza de Armas. E o hotel é ótimo. Quarto de bom tamanho, aquecimento, amenities, boa cama, ótimo banheiro.

Livia Lisboa
Livia LisboaPermalinkResponder

Fui para Cuzco em 2012 e passei 2 noites no Hotel San Agustin Internacional. Bem localizado, confortável, com chá de coca à disposição dos hóspedes na recepção (embora seja horroroso, ajuda no bem estar!). Atendimento cordial, café da manhã farto. O único porém é que, durante a madrugada, ouvi discussões no corredor lateral. Nosso quarto era o último, colado ao corredor. Não entendi o que estava acontecendo(pelo sono e pelo idioma!), mas logo tudo se acalmou.

Stella
StellaPermalinkResponder

Estivemos em Cusco em novembro/2013 e ficamos hospedados no Hostal El Triunfo. Fica super bem localizado, perto da Plaza de Armas, com vários restaurantes, lojinhas e mercados nos arredores. Os funcionários são muito prestativos e simpáticos. Café da manhã simples, mas tudo ok, e chá de coca à vontade para aliviar o soroche. As instalações não são luxuosas, mas tudo estava sempre limpo, os quartos são razoavelmente espaçosos, tem TV a cabo e Wi-fi. Se estiver com malas muito pesadas, pode haver uma certa dificuldade com as escadas, mas ainda assim recomendo pra quem procura algo mais em conta.

lilian azevedo de moraes

Estivemos em Cusco em setembro de 2013 e nos hospedamos no Cusco Kenamari,hotel simples mas com bom café da manhã,arrumado,limpo e com uma equipe de funcionários muito delicada e atenciosa.Fizemos a reserva pelo Booking.com

Graziela Silva

Passei cerca de uma semana em Cuzco em outubro de 2012. Nos hospedamos no Niños Hotel (Calle Fierro). Há mais de uma unidade na cidade. O hotel é mantido por uma fundação que dá apoio a crianças carentes. Toda a renda é revertida para esse propósito. Gostei demais do ambiente do local. Os quartos eram aconchegantes e com uma decoração de muito bom gosto. O restaurante no piso de baixo cheio de comidinhas gostosas e a equipe do hotel sempre atenciosa.

Heloisa
HeloisaPermalinkResponder

Estivemos o ano passado em setembro do ano passado no Awki's Dream Hotel gostamos muito pois satisfez no custo , localizacao cafe da manha otimo . Deixamos nossa bagagem la por uma noite para irmos a Macchuppichu e retornamas e ficamos mais 1 noite . Voltaria com certeza!

Heidi
HeidiPermalinkResponder

Estive em Cusco agora em maio/2014 e me hospedei no Encantada Boutique Hotel. Ele fica localizado um pouco fora do centro histórico e da Plaza de Armas; fica mais próximo da Plaza San Blás. Para chegar lá é preciso caminhar um pouco e subir uma escadaria, mas carros pequenos, taxis por exemplo, conseguem chegar até lá!!! A recompensa é a vista que se tem lá de cima e o atendimento do pessoal do hotel: o atendimento é nota 10!!! À noite passa um camareiro com uma bolsa de água quente para colocar debaixo dos lençóis e deixar a cama quentinha, as pessoas sofrendo do mal de altitude recebem tratamento especial, inclusive com oxigênio se precisarem, enfim, enchem a gente de "mimos"! Gostei muito.

Beth
BethPermalinkResponder

Casa Andina na Plaza de Armas, excelente, confortável, bem localizado.

Carla
CarlaPermalinkResponder

Eu fui em Marco/13. Fiquei no Hotel San Agustin Internacional, recepção cordial, confortável, limpo e barato. Recomendo para quem vai ficar o dia inteiro na rua e procura um bom chuveiro quente e cama confortável para dormir, sem luxo. A localização e ótima, uma quadra da Plaza de Armas.

Luciano
LucianoPermalinkResponder

Estive em Cusco em junho/13, fiquei no JW Marriott, considerei um bom custo benefício nesta categoria, outro ponto positivo foi os quartos não terem aspecto 'datado' de outros hotéis de luxo. Tudo estava novo, é bem localizado e o restaurante era tão bom que não saimos nenhum noite (no frio) para jantarmos nos excelentes restaurantes da cidade.

ana
anaPermalinkResponder

gente, adorei as dicas. sonho em ir ao peru e com certeza estas dicas de hospedagem irão ajudar na escolha. obrigada!

Camilli Chamone

Quando fui a Cusco, fiquei hospedada no Tierra Viva, a uns 4 quarteirões da Plaza das Armas. Apesar de não estar na cola da Praça, recomendo muito o hotel. Indiquei a amigos que também gostaram muito.
Eles fizeram transfer sem custo adicional, o café da manhã era muito gostodo e o quarto confortável.

ANTONIO GERALDO CARVALHO

Em Cusco fiquei no Hotel Plaza Sao Francisco, proximo a PLaza de Armas. Recomendo.Alias quando vi as fotos aqui postadas pensei por um momento que era o meu hotel. Com o mesmo patio interno, a escadaria, decoracao semelhante. Depois, olhando melhor, observei as pequenas diferencas.

justino paradinha

em cusco, em agosto do ano passado, ficamos no hotel polo cusco suites. e nao recomendo a ninguem, muito fraco. o cafe da manha era sofrivel. as portas do quarto nao fechavam, sim nao fechavam era preciso dar uma porrada para que isso ocorresse. camas e aquecimento deficientes. nao gostei nada, nada.. sempre lembrando que foi em agosto do ano passado e tudo pode ter mudado. alem de ficar longe do centro. pelo mesmo preço dele, à época, era possivel ficar em algum mais central, o que, em cusco, faz toda a diferença.

Regina Pelissaro

Olá, eu, meu marido e mais um casal de amigos estivemos em Cusco em setembro de 2014. Ficamos hospedados no Eco Inn Cusco, um hotel bastante confortável, bem localizado e com ótimo custo-benefício.
Quando fomos para Águas Calientes deixamos a maior parte de nossa bagagem no hotel. Se voltarmos a Cusco, ficaremos no mesmo hotel.

Cristina Balbuena

Ficamos no JW Marriot e foi excelente, quartos grandes e muito limpos, excelente localização, café da manhã impecável . Super recomendado!!

Rosana Jardim Candeloro

Fiquei em um bom hostel, a cinco quadras do centro de Cusco, cuja dona também era a agente de turismo. Fiz todos os passeios e a ida a Machu Picchu com vauchers vendidos por ela. O Hostel era o do grupo Intiwatana Tours (Calle Quera, 288. Vale a pena fazer contato com a dona, Miriam Guillén, e acertar tudo com ela (Intwatanatours@hotmail.com). Abraços! Rosana

Helena Matta
Helena MattaPermalinkResponder

Eu e meu noivo fomos em outubro 2013 e ficamos no Pariwana Hostel.
Ambiente agradável, limpo e bem localizado. Está bem perto da Praça das Armas e não fica em ladeira. Fiquei no quarto duplo e na volta de Macchu Pichu fiquei na suite. A qualidade do sono é ótima, pois onde ocorrem as festas é afastado dos quartos de casal. Quarto amplo, chuveiro bem quente e não falta água. Quem fica nas suites ou nos quartos duplos não precisa levar toalhas.A suite tem uma banheira enorme e TV a cabo.
O café da manhã é simples, mas se você quiser mais coisas é só pagar. Tudo gostoso e com preço justo.
Eles também tem uma agencia de viagens dentro do proprio hostel que organiza passeios.
Recomendo e voltaria.

Mario Almeida
Mario AlmeidaPermalinkResponder

Eu e minha esposa estivemos em Cusco entre 31 de março e 4 de abril deste ano. Ficamos no Intikahuarina Bed & Breakfast, bem simples e com ótima relação benefício x custo, em nossa opinião. Uma caminhada de 8 quarteirões nos levava até a Plaza de Armas. Tem restaurantes e o centro de artesanato bem próximos.

Dadi
DadiPermalinkResponder

Cheguei agora em junho de Cuzco e fiquei no Terra Viva Cuzco Centro Hotel.
Fica no limite entre a area turistica e urbana da cidade.
Bem perto da Plaza de Armas e do Mercado Popular San Pedro.
O hotel é pequeno e novinho, o café da manhã é muito gostoso, tudo muito limpo e a agua é quente!
O staff é super atencioso!!!
Achei um bom custo beneficio!

Francisco Martins de Paiva

Fiquei em Cusco três dias no Hotel El Virrey Boutique, em frente à praça de Armas e recomendo!

Ari1105
Ari1105PermalinkResponder

Fui em julho/13 com meu namorado e ficamos 4 noites no Jose Antonio Cusco.
Ficaria em outro hotel mais perto da Plaza de Armas. Embora sejam poucas quadras de distância, em Cusco, acaba fazendo a diferença.

Outra coisa que não gostei muito foi a que eu esqueci um chapéu na ida para o Vale Sagrado no quarto. Ao voltar, duas noites depois, disseram que nada foi encontrado... Achei chato isso, pois sabiam que eu iria voltar, pois havia deixado minhas malas lá....

Jackie
JackiePermalinkResponder

Ficamos em dois hotéis em Cusco. Um, de luxo, o Andean Wings Perfeito em tudo. O quarto é hiper romântico e fica do ladino da praça.
O outro, Casa de Mama Cusco ganho no custo-benefício, com ótimos preço, quarto espaçoso e com facilidades de cozinha e o atendimento que faz a gente se sentir na casa da avó.
abs,

Rosana
RosanaPermalinkResponder

Ficamos no Novotel. Um casarão antigo, com uma linda área interna, aconchegante, cheia de sofás, mesa e cadeira.
Excelentes quartos, e também o café da manha foi muito bom.
Recomendamos!!

Gerson
GersonPermalinkResponder

Fiquei no Eco Inn, rua El Sol. Fica a 100 metros da estação Wanchad e próximo a um mercado de artesanatos.
Por ser 1000 metros do centro o seu preço costuma ser bem melhor, sendo um bom custo-benefício. Café da manhã, ótimo, funcionários ótimos, quarto limpo e de bom tamanho. A rua é bem movimentada, e me senti seguro.Os taxis são muito baratos.

kenneth
kennethPermalinkResponder

Fiquei no Tierra Viva Centro. Muito bom. Transfer gratuíto, quartos com isolamento acústico, uma cama de uns 4 metros de largura e uma equipe muito atenciosa. Café da manhã bom, lençóis e banheiro bons, com banheiras e boa água quente. No retorno de Machu Picchu , já noite, fui surpreendido com uma torta confeitada com os dizeres de "feliz aniversário". Como ficamos duas noites fora e retornamos, na volta, ao chegar, as malas que havíamos deixado já nos esperavam no quarto. Tudo bem eficiente.

Roger
RogerPermalinkResponder

Em Cusco nos hospedamos no Wifala Thematic Hotel Boutique, um pouco longe do centro, fica na Jr. Teteccaca, 111, excelente atendimento,em especial da dona sra.Mónica Lizares Rodrígues, que a noite levava uma bolsa água quente para aquecermos os pés, expliquei p ela que somos do sul do Brasil, e nosso frio é bem mais dolorido, que o frio seco do Perú...
Recomendo a todos.

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Me hospedei no Loki Hostel e foi um excelente custo beneficio! Estive la em 2008 e na epoca paguei USD8 (isso, oito dolares) pela diaria. Nao da para pedir muito por isso, mas o predio era enorme, super antigo e bem bacana (bela conservacao de um predio historico). Os quartos coletivos eram limpos, com um gavetao embaixo da cama c/ cadeado para guardar a mala. Usei banheiro coletivo, mas tinham quartos individuais com banheiro privado.O atendimento foi otimo, o pessoal foi super simpatico ... Ate me ajudaram a negociar c/ o taxista que queria cobrar um absurdo para me levar ao aeroporto. Super recomendo!

Mais informacoes aqui no meu post sobre Machu Picchu e Cuzco: http://world-surpriseme.blogspot.com/2013/02/machu-picchu-peru.html

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Fiquei cinco noites no Tierra Viva Cusco Saphi ( tem mais de um Tierra Viva). É perto da Plaza de Armas, tem poucos quartos, traslado sem custo, ótimo café da manhã e um quarto enooorme e confortável. Quando eu vou voltar a Cusco quero ficar lá novamente, sem dúvida.

Aline
AlinePermalinkResponder

Voltei do Peru essa semana! Fiquei hospeda no Marriot e foi uma ótima escolha. Ótima localização e serviço excelente!

Aproveitando os estímulos com a recente viagem, gostaria de indicar a agência de viagem Viagens Pacífico. A utilizamos para os passeios em Qorikancha, Sacsayhuaman, Qenqo, Tambomachay, Puca Púcara, Machu Picchu e o Vale Sagrado (Pisaq e Ollatayatambo). Serviço de qualidade com guias excepcionais.

Outra dica imperdível é o restaurante Paititi, localizado na Plaza das Armas. O melhor ceviche que comemos!

marcela
marcelaPermalinkResponder

Eu e meu marido viajamos em out/2013, ficamos 04 dias no Arqueologo Exclusive, na época estava uma boa promoção no booking, bom hotel mas não voltaria a me hospedar, escolheria um na plaza de armas, embora o hotel ofereça traslado. Além disso no dia de viajarmos para Machu pichu, de manhã cedo, o café não estava pronto, no outro dia a xicara estava suja e quando fomos pagar a conta, se não tivéssemos a copia da reserva, eles iriam cobrar cerca de R$ 500.00 a mais.

Eliani
ElianiPermalinkResponder

Olá! estou indo com meu marido para o Peru agora dia 18/09 e voltaremos dia 01/10.
Mas descobri que estou grávida de um mês e meio. Tem problema tomar essa pilula para nao ter o mal estar do soroche? e o chá de coca?
Obrigada e fico no aguardo!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eliani! Não busque esse tipo de informação na internet. Fale com seu médico.

Manuela
ManuelaPermalinkResponder

Estou indo para o Peru no começo de novembro/2014. Será uma viagem de 8 dias/7 noites. 2 dias ficaremos em Lima e os outros dias, na região proxima a Cusco. Estava pensando em passar 2 noites em Cusco, na chegada, dps 2 noites em algum hotel spa no valle sagrado, de onde sairiamos para Machu Pichu, voltando para dormir esta ultima noite em Cusco pois no dia seguinte pegaremos voo cedo p Lima. Seria uma boa opção? Ou melhor ficar só em Cusco e fazer os passeios todos saindo de lá, bate e volta?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Manuela! Pra visitar Machu Picchu, o legal seria dormir pelo menos uma noite em Aguas Calientes. Estes dois posts podem ajudar a montar o seu roteiro - https://www.viajenaviagem.com/2014/06/machu-picchu-dicas-roteiro-como-visitar/ e https://www.viajenaviagem.com/2014/06/onde-dormir-machu-picchu-aguas-calientes-hotel

Fabiola
FabiolaPermalinkResponder

Hospedei-me no Novotel. Não é barato, mas vale a pena! Café da manhã farto, quarto e banheiro confortáveis, chuveiro bom e equipe atenciosa! Boa localização, e ainda permitem (sem cobrar) que as malas fiquem no hotel durante o pernoite em Aguas Calientes.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar