Onde está escrito Nobres, leia Bom Jardim

Aquário Encantado, Bom Jardim, Nobres

Se você já ouviu falar de Nobres, deve saber que se trata da resposta de Mato Grosso a Bonito, a estrela de Mato Grosso do Sul. Aqui também você faz flutuação em rios e nascentes de águas entre o azul-celeste e o azul-turquesa, pontilhados de peixes. De lambuja, iguar que nem Bonito, ainda toma banho de cachoeira, desce o rio de bóia, assiste a revoadas de casais de araras ao pôr do sol.

Mas tem tem um detalhe: as atrações de Nobres não ficam em Nobres. Ficam em Bom Jardim, um distrito a 65 km de distância da prefeitura municipal (por estrada de terra).

Aquário Encantado

Há quem diga que até nisso Nobres imita o primo rico do Mato Grosso do Sul — já que algumas das principais atrações de Bonito ficam em Jardim (Jardim!!!), um outro município, a 50 km de distância. Só que… toda a estrutura turística de Bonito (agências, hotéis, pousadas, restaurantes, além de inúmeros atrativos) estão em Bonito mesmo. E a estrutura turística de Nobres está toda em Bom Jardim. É em Bom Jardim que se encontram os atrativos, as agências e as pousadas. Nobres é só a sede do município.

Bom Jardim

Você nem passa por Nobres para chegar a Bom Jardim. São 150 km — asfaltados — desde Cuiabá.  Via Nobres, o trajeto sobe para 190 km; e, mesmo com a recente pavimentação da estrada entre Nobres a Bom Jardim, não valerá a pena hospedar-se tão longe dos atrativos.

Rio Salobra

O asfaltamento completo do caminho entre Cuiabá até Bom Jardim deu o impulso definitivo para o distrito proclamar sua auto-suficiência. O lugar ganhou duas pousadas novinhas (Buriti e Rota das Águas) que, mesmo basiquinhas, têm equipamentos modernos — cama box, ar split, TV com tela LCD. (Ainda há outras quatro pousadas na vila e duas em atrativos próximos). Quatro agências (Rota das Águas, Bom Jardim, Buriti e Anaconda) estão instaladas no distrito, e vendem todos os passeios (que, como em Bonito, precisam necessariamente ser comprados via agência).

Rio Salobra

Ou seja: hoje em dia, falar em Nobres em vez de Bom Jardim é arriscar a mandar o turista para o lugar errado. Mais ou menos como falar em Mata de São João em vez de Praia do Forte, só porque Mata é o nome do município.

De Cuiabá a Bom Jardim

Mas digamos que você fez o seu dever de casa e descobriu que o caminho para Bom Jardim não é via Nobres. Digamos que você saiba que tem que sair de Cuiabá em direção à Chapada dos Guimarães e virar à esquerda no trevo para o Lago Manso (mesmo não havendo nenhuma placa “Bom Jardim” nesse trevo).

Trevo Morro do Chapéu/Lago Manso

Digamos também que você saiba que, 45 km adiante, quando houver um trevo para o Morro do Chapéu/Lago Manso, você deve seguir em frente. Mas daí eu pergunto.

Trevo do Manso

Você segue em frente mesmo com os dizeres desta placa?

Sim, amiguinhos. Asfaltam uma estrada mas não mudam a sinalização. Esta placa é um convite para dar meia-volta, ou não? (Quem aí tá a fim de invadir uma propriedade particular de Furnas?) Mas é só seguir em frente. Doze quilômetros depois, finalmente, vai aparecer a placa que deveria ter dado as caras no primeiro trevo da estrada da Chapada:

Bom Jardim

Bom Jardim é relativamente tão perto de Cuiabá e da Chapada dos Guimarães (você faz fácil em duas horas de viagem), que não é maluquice cogitar um bate-volta. A dobradinha Aquário Encantado de manhã + Cachoeira Serra Azul à tarde já rende um superpasseio, e evita um pernoite sem charme.

Cachoeira Serra AzulCachoeira Serra AzulCachoeira Serra Azul

Mas ficando duas noites na vila você não deixa nenhum passeio sem ticar.

Lagoa das Araras

Mais detalhes (precisa?) quando o guiazito entrar no ar…

[Transcrito manualmente de um post publicado em maio de 2013. Pedimos desculpas pelos comentários que não puderam ser transferidos]

Leia mais:


aquario natural bonito

57 comentários

Entrei aqui procurando informações sobre Furnas e Capitólio no sul de Minas Gerais kkkk
Sugiro que deem uma olhada lá, muitas referências positivas.
Obrigado!

Ola, vou de aviao ate cuiaba, é facil ir de onibus ate bom jardim¿ obrigada

    Olá, Mirella! A CMT opera a rota Cuiabá-Bom Jardim uma vez por dia. A viagem leva 4 horas.

    https://www.consorciometropolitano.com.br/

    Não compre passagem ao centro de Nobres! O transporte entre Nobres e Bom Jardim é muito incerto.

    Sua pousada em Bom Jardim também pode indicar uma ‘lotada’, que é uma van que faz trânsfer compartilhado entre Cuiabá e Bom Jardim.

Olá,
Pretendo ir com meus filhos de 5 e 8 anos ´para Nobres e ficar 4 dias, mas como vou chegar em Cuiabá somente às 16h, gostaria de saber como está a condição da estrada até Bom Jardim. É segura para andar no final da tarde/noite?
Obrigada!

    Olá, Flavia! O problema de estradas do interior à noite é a falta de sinalização ou buracos. Consulte a sua pousada em Bom Jardim para saber o que eles aconselham atualmente. Proavavelmente indo em velocidade moderada, com atenção, não deve haver problema.

Estou definindo se vou mesmo para Cuiabá em maio deste ano. Pelo que pesquisei, o ecoturismo em Porto Jofre e em outras pousadas do Pantanal Norte é muito caro. Pedem pagamento de 30% adoentado e o restante no check-in, nem parcelam. Será por que não precisam de turistas brasileiros por lá? Estou pensando em ficar somente com a Chapada dos Guimarães e Bom Jardim.

    Olá, David! Os hotéis são livres para cobrar e você, livre para escolher. Apenas tenha em mente que Chapada e Bom Jardim não estão no Pantanal. Entenda que as diárias de hotéis no Pantanal normalmente incluem os passeios.

Oi, André, vamos em 20 de a 26/10, estávamos pensando em ficar só na chapada, mas vendo reportagens de Nobres, estamos pensando em ir primeiro para Nobres e depois para a chapada, são somente 5 dias e 1/2. Você acha que podemos aproveitar bem os dois lugares.
Att.,

Ola. Tenho 9 dias em agosto e estamos em duvida entre Bobito e Bom Jardim. Quel voce aconselha? Obrigada

    Olá, Carol! Bonito tem uma variedade maior de passeios. Bom Jardim tem passeios para 2/3 dis no máximo, mas você pode combinar com Chapada dos Guimarães e Pantanal Norte.

Olá Ricardo, sabe dizer se tem translado de cuiabá saindo direto para bom jardim?

    Olá, Nathalia! Quem responde é A Bóia. Sua pousada em Bom Jardim pode providenciar o traslado, claro!

Pensando em ir no feriado de tiradentes. É uma boa época???

    Olá, André! Sempre nos feriados a cidade estará cheia. Mas em termos de clima é uma boa época, sim.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito