Bonito

Organizado por natureza
  • 0
Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Bonito parece até nome-fantasia -- como se tivessem batizado o lugar por causa da belezura dos seus rios cristalinos, povoados por peixes coloridos. Trata-se de uma coincidência: o povoado se formou dentro das terras da Fazenda Rincão Bonito, fundada em 1869, mais de um século antes de inventarem o termo ecoturismo.

O fato de Bonito ser bonito, porém, explica apenas parte do seu sucesso. O diferencial de Bonito está em outros adjetivos -- como 'organizado', 'responsável' e 'sustentável'. Num país onde o turismo predatório impera, e piscinas naturais em alto-mar ficam tão apinhadas quanto banhos públicos japoneses, Bonito optou pela conservação.

Todos os atrativos -- a maioria situada em propriedades privadas -- têm plano de manejo e limite diário de visitação. Os visitantes são acolhidos em centros de recepção bem-equipados, onde recebem instruções para os passeios e são então guiados em pequenos grupos para o desfrute responsável da natureza. Na volta da flutuação, da caminhada, da cavalgada ou do banho de cachoeira, uma mesa farta de comida da fazenda, preparada no fogão a lenha, costuma estar à espera. Nham!

Para fazer os passeios é preciso reservar previamente, por meio das agências locais. Não adianta procurar a bilheteria na porta: não há como comprar ingresso na hora.

Bonito é único -- mas não deveria ser. Todos os destinos turísticos brasileiros têm muito o que aprender aqui.

69 comentários

Catarina Freitas De Paula

Bom Dia!

Estaremos de férias em Maio e gostaríamos de ir a Bonito, eu li um comentário que época das secas.Quer dizer que Maio não é um bom mês para ir a Bonito?
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Catarina! A época de chuvas termina em março/abril. Em maio já começa o período de secas, que vai até o mês de agosto. A época ainda é muito boa para visitar Bonito.

Katia Lesjak Martos Montagner

Olá!
Gostei muito das dicas do site e gostaria de saber se em uma semana (de 09/11/14 à 16/11). da pra visitar Bonito e Pantanal ou é melhor um de cada vez? Grata
Katia

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Kátia! A Fazenda São Francisco fica perto de Bonito e oferece atividades pantaneiras. Programe pelo menos dois dias inteiros (três noites) por lá.

http://www.fazendasanfrancisco.tur.br/

laianne
laiannePermalinkResponder

Olá estarei em ferias em novembro e estou pensando em ir p bonito.
Caso não tenha companhia provavelmente irei sozinha.

Fernanda Scafi

Estive em Bonito uns 10 anos atrás em um feriado com amigos da faculdade. Valeu a viagem de 13h de busão! rs http://taindopraonde.blogspot.com.br/search/label/Bonito

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Ola, eu gostaria de saber se e caro passar do dia 28 de dezembro a 3 de janeiro de 2015 ai?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciana! Somos um site indepedente. Não fazemos cotação de preços, mas viajar no Ano Novo é sempre mais caro. Consute uma agência local ou pesquise em sites como o Submario Viagens e o Booking.

Célia
CéliaPermalinkResponder

Estou querendo ir a bonito agora no final do ano,
mas estou sem saber se é a segunda quinzena de novembro ou a primeira de dezembro a melhor opção para passear por lá!
em alguns sites novembro é uma boa época, em outros dezembro, então fiquei um pouco na dúvida!
muito obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Célia! Bonito é legal durante todo o ano. E entre o final de novembro e início de dezembro, não tem tanta diferença assim. Como as férias escolares começam em dezembro, talvez seja mais interessante ir em novembro, para não pegar os passeios muito cheios.

Nely
NelyPermalinkResponder

Olá! Ricardo obrigada sempre já peguei muitas informações valiosas no Viaje na Viagem e agora preciso de sua ajuda, estou indo com a família para Bonito, e inclui 2 crianças, minha dúvida é sobre o que elas podem fazer, são 2 meninos de 5 e 7 anos, eles estão habituados as viagens longas de carro já foram para o pantanal, e sabem mergulhar e tem equipamento e até roupas de mergulho, mas pela idade eles não podem fazer a flutuação no Rio da Prata, preciso da sua opinião, abraços e obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nely! Mas tanto no Rio Sucuri quanto na Barra do Rio Sucuri eles podem. Dê uma olhada para se inspirar: http://www.viajenaviagem.com/2013/08/bonito-como-escolher-passeios/

Nely
NelyPermalinkResponder

Obrigada

Gisele Gamba
Gisele GambaPermalinkResponder

Boa noite vou fazer uma viajem em família para Brasília , Poxoreu e por ultimo Bonito. Vc teria alguma sugestão para conhecermos neste roteiro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gisele! infelizmente não temos conteúdo sobre Poxoreu.

Leia sobre Brasília:
http://www.viajenaviagem.com/destino/brasilia

Leandro Ricardo Tavares

Quero saber quanto é que custa a passagem de São José do Rio Preto, para a cidade de Bonito ? Obrigado .

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leandro! INfelizmente não sabemos.

Luiz Igrejas Filho

Boa tarde! Gostaria de saber se o mês de agosto é uma boa opção para conhecer Bonito e quantos dias no mínimo você recomendaria ?
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiz! É uma época boa, porque é menos chuvosa, mas talvez você pegue temperaturas um pouco mais baixas. Recomendamos ficar pelo menos quatro dias inteiros, excluindo o dia de chegada e o dia de saída. Leia mais: http://www.viajenaviagem.com/2013/08/bonito-como-escolher-passeios

André Duarte
André DuartePermalinkResponder

Ola em março, quero fazer um tour, minha intenção é sair de Cotia -SP, ir até Olímpia - SP, em seguida, Bonito - MS, depois, Foz do Iguaçu, descer para Florianópolis - SC e depois Ilha do Mel - PR, o que acham desse roteiro, tem alguma indicação de outro lugar para passar ou trocar algum desses lugares, a intenção é fazer tudo em torno de 15 dia até uns 18 no máximo oque acham?

grato.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, André! São muitas viagens em uma. Você vai perder muitos dias de estrada. Bonito precisa de quatro dias inteiros, Foz do Iguaçu de cinco dias inteiros, Florianópolis também de uns quatro dias inteiros. Há muita coisa no caminho que você vai precisar passar sem ver, sobretudo em Santa Catarina.

Alen
AlenPermalinkResponder

Ola, estou indo a bonito em março e achei os passeios caros e procuro transfer aeroporto Campo Grande X bonito. Vc tem para indicar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alen! Se você está achando os passeios caros, então talvez seja o caso de repensar o destino. Bonito são os passeios. Veja trânsfer com a sua pousada ou hostel.

Ale
AlePermalinkResponder

Boia, muito obrigada. Desisti de bonito.
É importante antes de alguem decidir ir para lá fazer as contas entre passeios, deslocamentos e hospedagem. Achei que bonito seria uma viagem de fim de semana super barata e nas contas finais, sairia 3 mil o casal um fim de semana. Só o deslocamento Campo GrandeX Bonito é 10 reais por pessoas e por trecho. Estamos em 4 e sairia 800 reais. Para mim, não vale a pena. Obrigada por me alertar!

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Gostaria de saber se em janeiro às cachoeiras estão caudalosas e as lagoas cheias?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciana! É época de chuvas, as cachoeiras estarão cheias sim.

Aristides
AristidesPermalinkResponder

Boa noite, estou planejando uma viagem de férias na primeira semana de junho com minha namorada, mas não queremos passar frio, gostaria de saber se bonito é uma boa opção de viagem nessa época, ou quais lugares no Brasil são boas opções nesse mês.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aristides! Em Bonito pode fazer frio. Em todo o interior do Brasil, esta época é de tempo seco e ensolarado, mas pode fazer frio à noite.

Luana Jahn
Luana JahnPermalinkResponder

Estou querendo viajar nos dias 5,6 e 7 de junho para bonito, mas vi em muitos sites q faz mt frio ate durante o dia, seria melhor entao ir la por setembro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luana! Fará frio se houver uma frente fria; se o dia estiver ensolarado, será mais quente. Mas setembro/outubro/novembro é a melhor época para quem quer calor e pouca chuva.

Sabrina
SabrinaPermalinkResponder

Ola, estou programando uma viagem a Bonito nas primeiras semanas de março. Gostaria de dar um pulo em algum lugar que pudesse pescar. Alguma dica? e qual é a época que é proibido a pesca?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sabrina! Para pesca o melhor é o Pantanal. A pesca é liberada entre março e outubro.

Emmanuelle
EmmanuellePermalinkResponder

oi, gente! Tenho 2 posts no meu blog sobre Bonito, além de fotos e vídeos! Da uma conferida

Tiago
TiagoPermalinkResponder

Oi, gostaria de saber se é viável alugar um carro no aeroporto para fazer o translado até Bonito? E se é viável também para os passeios?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tiago! Vale dar uma olhada neste post para avaliar - http://www.viajenaviagem.com/2013/11/bonito-como-chegar/

Carolina Silva

Fui a Bonito em Março/2015 e amei! Fiz a Trilha da Boca da Onça, Abismo Anhumas, Rio da Prata e Balneário Municipal. Fui sozinha e não tive nenhuma dificuldade, lá é tudo muito estruturado! Coloquei o relato no blog: http://awaywthebirds.blogspot.com.br/2015/04/bonito-ms-viajando-sozinha.html

Mauricio Cabral

Sou de Campo Grande e gostaria de complementar um pouco as informações aqui postadas, a fim de contribuir com este, que, para mim, eh o melhor site de viagens que existe. Para quem aluga um carro no aeroporto, o mais tranquilo eh sair pela Av. Duque de Caxias, virar a direita e seguir até a Avenida Ludio Coelho (que fica antes da Av. Tiradentes). Esta avenida eh relativamente nova e liga a Duque de Caxias até o anel viário, próximo da saída para Sidrolandia. Outra coisa, como bem alertou o Ricardo Freire, na ida, muito cuidado com o entroncamento da cidade de Nioaque, porque eh mal sinalizado. Na volta, muito cuidado na cidade de Guia Lopes, logo após passar o posto da PRF, pois, se vc não fizer a conversão sentido a Nioaque (que também eh muito mal sinalizada), vc acabará seguindo para a cidade de Maracaju e aumentando em 100 km o percurso para a capital. Quanto ao movimento da estrada, eh bem tranqüila, inclusive nos feriados. O único trecho um pouco mais movimentado são os 60 primeiros quilômetros entre CG e Sidrolandia. Depois, só calmaria. Recomendo ainda aos viajantes passarem pelo menos um dia em Campo Grande para conhecer a capital do MS. Sou suspeito para falar, mas eh uma cidade muito bonita, com muito verde e diversidade cultural. Como já mencionado pela bóia, recomendo experimentarem o soba, típica comida japonesa da região de Okinawa, que eh servido em uma tigela com macarrão oriental, cebolinha e omelete e carne de porco (tradicional) ou vaca, todos cortados em tirinhas bem finas, imersos em um caldo a base da água utilizada no cozimento do porco e shoyo. Outras iguarias encontradas na cidade são a chipa, espécie de pão de queijo feito com queijo caipira e povilho azedo, e a sopa paraguaia, que, apesar do nome, eh uma torta de milho, com queijo e cebola deliciosa. Ambos os quitutes foram introduzidos na culinária local pelos nossos hermanos do vizinho Paraguai. Outra dica eh visitar o parque das nações indígenas, onde fica o museu Dom Bosco, que preserva muitos objetos dos povos indígenas das diversas etnias presentes no Estado. Muito em breve, no mesmo parque, será inaugurado o aquário do pantanal, projeto de Rui Otake, que eh considerado o maior aquário de peixes de água doce do mundo. Por fim, recomendo, ainda, uma visita ao mercado municipal, onde se pode ver e experimentar diversos produtos, inclusive os vários tipos de erva mate utilizada no terereh (acento agudo no final), espécie de chimarrão gelado que eh largamente consumido em rodas de bate-papo pela população local. Em frente ao mercado há uma pequena praça, onde as índias vendem produtos e artesanatos. Já ia me esquecendo... O melhor lugar para comprar artesanato local e das tribos indígenas eh na casa do artesão, ligado a secretaria de cultura, que fica na Av. Afonso Pena esquina com a Av Calogeras

Andreia Borges

Olá! Gosto muito desse site com ótimas dicas. Acabei de voltar de Bonito e fiz um bate e volta para o Pantanal. Bonito realmente faz jus ao nome. Os passeios são incríveis. Um melhor do que o outro. Fiz 2 posts no meu blog, quem quiser conferir: http://www.mardevariedade.com/2015/06/dicas-de-bonito-ms-parte-i.html, http://www.mardevariedade.com/2015/06/dicas-de-bonito-ms-parte-ii.html. Beijos.

Ariadne Martin

Olá Bóia!!!
Eu e meu marido iremos para Bonito no início de outubro, peguei algumas dicas no blog!!!
Tive um problema com vagas para o passeio da Gruta do Lago Azul, a agência havia apenas uma vaga disponível para a data q iremos. Pesquisei com outras agências e fui informada que a secretaria de turismo de bonito disponibiliza todos os dias 15 vagas ás 07:00, que é o primeiro horário de passeio, e são gratuítas.
Os interessados precisam fazer sua reserva pelo e-mail turismo.reservas@bonito.ms.gov.br ou pessoalmente no CAT (Central de Atendimento ao Turista). É preciso apresentar documento de identidade, CPF e contato.
Espero que a informação ajude a todos!!!

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Legal, mas esse horário é cedo demais. Haja disposição hein!

Jacson
JacsonPermalinkResponder

Olá, estou indo para Bonito em dezembro de carro, moro em Balneário Camboriú - SC até Curitiba e Ponta Grossa é tranquilo, após este percurso o Google Maps da 03 opções de trajeto. Sabem dizer quais estradas estão em melhores condições? preferência duplicada que teoricamente é mais rápida? Agradeço muito a atenção.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jacson! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui. (Se não aparecer resposta, ligue para a sua pousada, que eles certamente saberão.)

claudia
claudiaPermalinkResponder

A rota mais rápida e curta é Curitiba- Maringá - Nova Esperança - Paranavaí - Nova Londrina - Itaúna do Sul - Diamantina do Norte - Rosana - Usina Sérgio Motta - Bataiporã - Nova Andradina - Dourados - Maracaju - Jardim - Bonito.
Mas acredito que a rota em melhores condições seja Curitiba - Cascavel - Guaíra - Mundo Novo - Naviraí - Dourados - Maracaju - Jardim - Bonito. A BR 163 está sendo duplicada, então provavelmente terá alguns trechos em pare-siga, mas em compensação alguns (poucos) trechos duplicados.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Obrigadíssima, Claudia!

marcelle
marcellePermalinkResponder

ola!
carnaval é um bom período para ir a Bonito?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelle! Estará bem cheio, vai fazer bastante calor e pode chover.

Alex Balint
Alex BalintPermalinkResponder

fui agora no Carnaval. estava bem quente, mas como muito passeios sao na agua (flutuacao, cachoeiras, botes) voce acaba se refrescando.

a cidade nao estava lotada, e como os passeios sao todos marcados e agendados a epoca pouco influenciou. Bonito e' lindo !

Tatiane
TatianePermalinkResponder

Ola, gostaria de saber se tem algum época do ano que é melhor para visitar Bonito.
Quero muito programar minhas férias para o próximo ano. para fazer passeios tranquilos, quantos dias preciso?
Obrigada

Thiago Mourão

Olá,
consta no site/blog que a Azul tem vôos mas não site deles não consta nada. Essa informação ainda é válida?

Atn
Thiago

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thiago! Atualmente há vôos de Campinas para Bonito três vezes por semana, às quartas, sábados e domingos. A partir de fevereiro aparecem vôos às quartas e domingos. Os códigos são VCP para Campinas e BYO para Bonito. O site é http://www.voeazul.com.br .

Paloma
PalomaPermalinkResponder

Muito obrigada pelas dicas. Montei meu roteiro e vou agora dia 30/03 e retorno em 06/04! Estou indo pela azul e vou locar um carro por andar por lá, porque o orçamento de van ficou um absurdo. Se alguem estiver por lá nos dias acima e precisar de carona, pode me acionar, que tentamos conciliar as agendas dos passeios. smile

Monica
MonicaPermalinkResponder

Clh suítes muito bom. Ótimo café da manhã e excelente localização. Tudo de bom. Excelente pessoal, piscina razoável e mutos bolos e frutas no café da manhã e bom custo beneficio

Thais
ThaisPermalinkResponder

Gostaria de uma dica..é aconselhável fazer a flutuação no rio da prata e lagoa misteriosa quem não sabe nadar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thais! Bonito é um destino complicado para que não nada. No mínimo, você não pode ter medo de água. De todo modo, todos os passeios são feitos com bóias nos braços. Nas flutuações, é necessário que os participantes façam o mínimo de movimentos possível, para não levantar areia e turvar a água. Só faça os passeios se você tiver tranqüilidade para encarar a água mesmo sem nadar.

Sandra Mara Maciel

Pessoal , pretendo ir a Bonito em Julho. Quem foi nesse período, como é o clima? Atrapalha os passeios? Agradeço as dicas

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sandra! Como já respondemos várias vezes anteriormente, pode ficar frio para os passeios às cachoeiras. Nas flutuações não há problema, você usa roupa de neoprene e a temperatura da água das nascentes é constante o ano inteiro.

Valentim
ValentimPermalinkResponder

Olá Pessoal, uma informação muito importante para quem não conhece Bonito é sobre a reserva dos passeios.
Todos os passeios tem número limitado de turistas por dia, então recomendamos que a reserva seja efetuada com bastante antecedência.
Outra dica para quem vem de avião até Campo Grande analisar a conveniência de locar um carro e retirar no aeroporto.
Uma boa viagem à Bonito!

Thais
ThaisPermalinkResponder

Estive em Bonito no final de julho/2016, passamos apenas 04 dias, fizemos o passeio da trilha das cachoeiras, flutuação do rio da prata e balneário do sol. Dicas: alugue um carro em Campo Grande, mais barato na Unidas dentro do aeroporto ( R$ 104 por dia) um Ka novo modelo, 1.0. Sai mais em conta, do que contratar o serviço de transporte para todos os passeios. Almoçe no restaurante Tapera ( tilápia a moda da casa) um peixe delicioso, suave, sem espinha (R$ 70) para duas pessoas, bem servido. Tome o sorvete assado (R$ 16) na sorveteria Delícias do Cerrado e não esqueça do famoso pastel de jacaré no Pastel Bonito ( R$19). Fiz meu pacote pela Bonitur, não recomendo, não fazem nada para ajudar o turista na hora que perde o passeio, altamente inflexivéis para negociação, já tinha lido comentários falando mal dessa agência aqui e mesmo assim arrisquei e me dei mal....então fica a dica! Turismo caro e tabelado pelas agências, um verdadeiro cartel. Não se tem a liberdade de comprar os passeios na hora, não adianta ir até o local, somente através de agências, amarram o turista mesmo. Na gruta da lagoa Azul que é o único passeio gratuito que é oferecido, pouco divulgado, basta pasar e-mail ou ir no CTA em frente ao Sebrae e apresentar documento com foto, detalhe....SOMENTE DISPONIBILIZAM O PRIMEIRO HORÁRIO AS 07:00 DA MANHÃ, ou seja o pior horário, nesse local os funcionários tratam mal o turista, fazem de tudo para embarreirar o passeio 0800, forçando ao turista a fazer o passeio pago. Achei altamente mercenário o turismo em Bonito, fazem de tudo para tirar até a última moeda do seu bolso. Não pretendo voltar tão cedo!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thais! Desculpe, mas não é um "turismo mercenário". É um turismo organizado e sustentável, feito para que os atrativos não sejam destruídos pelo excesso de visitantes. É o oposto do turismo predatório praticado, infelizmente, na maioria dos destinos brasileiros. Os passeios são tabelados (não são "inflexíveis na negociação") e em qualquer material que você ler a respeito de Bonito, aqui ou em qualquer outra fonte, verá que precisa comprar com antecedência por meio de uma das agências. Não tem 'jeitinho' -- e por isso o destino está hoje tão preservado quanto há 20 anos. Compare o estado dos atrativos em Bonito com as piscinas naturais do Nordeste e você entenderá.

E veja bem -- não existe 'turismo 0800'. Tudo o que é gratuito ou está sendo rachado entre todos os contribuintes (mesmo os que não têm a menor condição de viajar, mas pagam imposto ao fazer qualquer tipo de compra) ou está a caminho da degradação.

Marcelo
MarceloPermalinkResponder

Sensacional a sua resposta, parabéns. O brasileiro acha que tem o "direito" de ter educação, saúde e... turismo de graça. Como se houvesse alguma coisa de graça nesse mundo. Para ir a Bonito, precisa gastar dinheiro, ponto. Fica a critério de cada um avaliar se o que cobram em Bonito vale a pena. Eu acho que vale, mas essa é uma opinião pessoal, e cada um terá a sua. Só não vale achar que os responsáveis pelo turismo em Bonito "devem" fornecer turismo a preços camaradas. Pela lei da oferta e da demanda, se os preços forem abusivos, diminuirá a procura, e os preços cairão. Não é o que está acontecendo, pelo visto, pois os atrativos continuam cheios.

Thiago
ThiagoPermalinkResponder

Olá estarei em Bonito entre os dias 19/10 e 24/10, gostaria de saber qual a melhor e mais econômica forma de ir até o lugar dos passeios reservados, alguém indica o transporte privativo, é fácil conseguir pessoas p/ compartilhar?

obrigado pessoal!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thiago! Explicamos como funciona o transporte compartilhado na página O que fazer:

http://www.viajenaviagem.com/o-que-fazer-bonito

Mellina Clemente

Como sempre venho aqui no VNV ler os comentários, hoje venho deixar algumas dicas!

Acabei de chegar de Bonito e é um lugar realmente especial, com uma beleza privilegiada e única!! Vale cada minuta a viagem!

Mas vamos aos detalhes:

Transfer: quem puder alugue carro desde o aeroporto! A estrada é excelente, então chegando de dia a melhor opção é ir até Bonito de carro aproveitando a paisagem. Quem ficar receoso em pegar estrada desconhecida ou não puder dirigir, prepara-se para uma viagem cansativa e desconfortável de van (uma passageira foi vomitando a viagem toda na ida, foi sofrido! rsrs)

Lá em Bonito também indico alugar carro para todos os dias, os passeios são distantes e o transfer é caro, então sai quase o mesmo preço do aluguel e você ganha mobilidade! Então, alugue carro!

São muitas opções de passeios, então é preciso avaliar as preferências de casa um.

A flutuação no Rio da Prata é imperdível! Maravilhoso! Rio do Peixe foi uma delícia também, bem gostoso!

Boca da Onça é lindo, mas prepara-se para andar muito, principalmente quem começar a trilha descendo a escadaria. A escada já é grande e a trilha é puxada, prepare-se! Mas é tudo lindo!

Boia Cross é bem sem graça, pouca emoção.
O arvorismo que é no mesmo local é mil vezes melhor (e eu não coloquei fé nenhuma nesse passeio e foi sensacional). Termina com duas tirolesas, uma no meio das árvores e outra na água! Imperdível!

Pantanal: eu não gostei, mas teve gente que achou o melhor passeio, muito pessoal, mas de qualquer forma vá preparado para muito mosquito, mas é muito, muito, muito, demais! Chega a incomodar, eu e meu marido abandonamos o passeio e não fizemos a chalana. Isso porque fui de roupa longa, com repelente e tomei vitamina B e não fui picada, mas mesmo assim incomoda demais! Seria bem melhor ter feito outra flutuação.

Lagoa misteriosa estava fechada, infelizmente, mas deve ser sensacional!

Comida: Casa do João e Juanita, os primeiros lugares no Trip, ambos são imperdíveis. Na casa do João não deixem de experimentar o Piracutu do Chef, foi um dos melhores pratos que comi na vida!

Pousada Surucuá: foi uma escolha super acertada!! Novinha, café da manhã e da tarde delicioso. Quartos lindos, cama ótima! Uma ótima área de piscina e redário para descansar após os passeios. Só de lembrar da vontade de voltar!

Agência: como os preços são fixos, escolha a que melhor lhe atender. Fechamos com a ABN, até o fechamento o atendimento foi maravilhoso com o Leandro, mas no dia que chegamos ele não estava lá e o atendimento foi péssimo, inclusive pela gerente do lugar. Então, se fecharem lá só com o Leandro e certifique que ele estará lá no dia da entrega dos vouchers.

O atendimento em Bonito, em geral, é um diferencial! Uma educação de todos os atendentes! É impressionante, há muito tempo não era bem atendida dessa forma (do posto de gasolina ao hotel). Só o pessoal da agência no primeiro dia que deixou a desejar.

Falta o pessoal melhorar no inglês, os turistas passam aperto! Até no aeroporto não tinha ninguém para ajudar um casal, ajudei no que pude, mas tive que embarcar e não sei se eles conseguiram resolver os problemas com o check-in.

Bonito é único e imperdível! Boa viagem!

Clarice Mendes

Quero agradecer o site pelas dicas sobre Bonito. Estive lá na semana passada. Seguindo as dicas de vocês contratei a agência ABN que foi fantástica desde o início. Mandaram o orçamento com a programação de passeios de acordo com o perfil que descrevi a eles. Depois, chegando em Bonito tivemos azar com o tempo: choveu bastante e o rio Formoso encheu demais, por isto houve cancelamento de vários passeios. A ABN prontamente nos encaixou em outros passeios que estavam funcionando, por isto, apesar do tempo chuvoso, não perdemos nenhum dia de passeio graças ao empenho deles de oferecerem novas sugestões e realizarem prontamente as reservas. Eu super recomendo esta agência, são muito profissionais!

Jeniffer Azevedo

Vamos fazer um ano de casamento no dia 15 de Outubro e gostaria muito de comemorar essa data viajando pra Bonito. Essa época é boa pra passeios no local? Muito obrigada! Lembrando que somos do interior do Rio de Janeiro. Tel 999345411 (22)

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jeniffer! Esta é apenas a introdução.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/destino/bonito/quando-ir-bonito

Cyro Ribeiro
Cyro RibeiroPermalinkResponder

Fomos para Bonito de 7 a 12 de agosto/2017 e agradecemos muito as dicas e comentários de todos aqui. Ajuda muito em todas as viagens.
Vamos procurar colocar nossos comentários em cada página daqui de Bonito.
Bonito é um destino turístico lindo, muito bem organizado e, como tal, bem caro também. Vale muito a pena, seja para passeios light, como nós, um casal de 58 anos ou passeios radicais.
É uma cidade que ferve o empreendedorismo turístico e uma cidade muito segura. A qualidade de vida é muito boa e se você se dedica ao turismo, é um local para se pensar em se estabelecer.

Cyro Ribeiro
Cyro RibeiroPermalinkResponder

O que fazer, seguindo as dicas daqui, reservamos os passeios pela ABN. Programamos uma flutuação pela manhã e uma gruta ou outro passeio pela tarde. Logo fomos contatados de volta via WhatsApp e depois por telefone. Tivemos um atendimento fantástico, desde o site até a loja pessoalmente. Refizeram toda nossa programação, de modo que pudemos aprender e desfrutar da flutuação gradualmente, passando pelos rios de uma maneira que foi cada vez ficando mais legal. Minha esposa não sabe nadar e nós nunca tivemos treinamento de flutuação. Ambos com 58 anos, foi tranquilo, segurança máxima!
Fomos ao Rio Sucuri, Gruta São Matheus, Aquário Natural, Bóia Cross, Nascente Azul, Rio da Prata, Buraco das Araras, Gruta São Miguel e Gruta Azul.
Difícil escolher o que é melhor, mas se você tem pouco tempo, recomendamos Aquário Natural, Rio da Prata, Buraco das Araras e Gruta Azul. Mas, são 36 passeios que é melhor você escolher com sua agência.
Para cada passeio, a ABN já forneceu o horário de saída do transporte de van. Como estávamos de carro, seguimos os mesmos horários e deu tudo certo.
Nos trajetos até os passeios há muitos trechos de terra e partes de estradas em construção.
Os guias em cada passeio são excelentes, sem exceção. Uma coisa elogiável de 1º mundo é a limitação de 9 pessoas em cada flutuação. Todos os passeios tem limitação de grupos e isso é um item fundamental para o aproveitamento de todos e a preservação da natureza.
Os receptivos e restaurantes em cada passeio são bons. Como estávamos de carro, nos passeios que poderíamos voltar à cidade no horário do almoço, não contratamos almoço e deixamos para experimentar os restaurantes locais. Veja os comentários na página Onde comer.
Com relação ao equipamento fornecido, só na Nascente Azul é que os snorkels e máscaras não são muito bons.
Se você tiver uma câmera para mergulhar pode levar, pois o aluguel delas e caro (R$ 100,00 a GoPro por passeio). Em vários passeios há fotógrafos, mas o CD ao final também é caro, R$ 70,00 cada.
Mas, sinceramente, melhor é você aproveitar para "ver" e esquecer essa coisa de tirar fotografia dentro d'água, senão você acaba perdendo o melhor dos passeios.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar