Onde está escrito Nobres, leia Bom Jardim

Aquário Encantado, Bom Jardim, Nobres

Se você já ouviu falar de Nobres, deve saber que se trata da resposta de Mato Grosso a Bonito, a estrela de Mato Grosso do Sul. Aqui também você faz flutuação em rios e nascentes de águas entre o azul-celeste e o azul-turquesa, pontilhados de peixes. De lambuja, iguar que nem Bonito, ainda toma banho de cachoeira, desce o rio de bóia, assiste a revoadas de casais de araras ao pôr do sol.

Mas tem tem um detalhe: as atrações de Nobres não ficam em Nobres. Ficam em Bom Jardim, um distrito a 65 km de distância da prefeitura municipal (por estrada de terra).

Aquário Encantado

Há quem diga que até nisso Nobres imita o primo rico do Mato Grosso do Sul — já que algumas das principais atrações de Bonito ficam em Jardim (Jardim!!!), um outro município, a 50 km de distância. Só que… toda a estrutura turística de Bonito (agências, hotéis, pousadas, restaurantes, além de inúmeros atrativos) estão em Bonito mesmo. E a estrutura turística de Nobres está toda em Bom Jardim. É em Bom Jardim que se encontram os atrativos, as agências e as pousadas. Nobres é só a sede do município.

Bom Jardim

Você nem passa por Nobres para chegar a Bom Jardim. São 150 km — asfaltados — desde Cuiabá.  Via Nobres, o trajeto sobe para 190 km; e, mesmo com a recente pavimentação da estrada entre Nobres a Bom Jardim, não valerá a pena hospedar-se tão longe dos atrativos.

Rio Salobra

O asfaltamento completo do caminho entre Cuiabá até Bom Jardim deu o impulso definitivo para o distrito proclamar sua auto-suficiência. O lugar ganhou duas pousadas novinhas (Buriti e Rota das Águas) que, mesmo basiquinhas, têm equipamentos modernos — cama box, ar split, TV com tela LCD. (Ainda há outras quatro pousadas na vila e duas em atrativos próximos). Quatro agências (Rota das Águas, Bom Jardim, Buriti e Anaconda) estão instaladas no distrito, e vendem todos os passeios (que, como em Bonito, precisam necessariamente ser comprados via agência).

Rio Salobra

Ou seja: hoje em dia, falar em Nobres em vez de Bom Jardim é arriscar a mandar o turista para o lugar errado. Mais ou menos como falar em Mata de São João em vez de Praia do Forte, só porque Mata é o nome do município.

De Cuiabá a Bom Jardim

Mas digamos que você fez o seu dever de casa e descobriu que o caminho para Bom Jardim não é via Nobres. Digamos que você saiba que tem que sair de Cuiabá em direção à Chapada dos Guimarães e virar à esquerda no trevo para o Lago Manso (mesmo não havendo nenhuma placa “Bom Jardim” nesse trevo).

Trevo Morro do Chapéu/Lago Manso

Digamos também que você saiba que, 45 km adiante, quando houver um trevo para o Morro do Chapéu/Lago Manso, você deve seguir em frente. Mas daí eu pergunto.

Trevo do Manso

Você segue em frente mesmo com os dizeres desta placa?

Sim, amiguinhos. Asfaltam uma estrada mas não mudam a sinalização. Esta placa é um convite para dar meia-volta, ou não? (Quem aí tá a fim de invadir uma propriedade particular de Furnas?) Mas é só seguir em frente. Doze quilômetros depois, finalmente, vai aparecer a placa que deveria ter dado as caras no primeiro trevo da estrada da Chapada:

Bom Jardim

Bom Jardim é relativamente tão perto de Cuiabá e da Chapada dos Guimarães (você faz fácil em duas horas de viagem), que não é maluquice cogitar um bate-volta. A dobradinha Aquário Encantado de manhã + Cachoeira Serra Azul à tarde já rende um superpasseio, e evita um pernoite sem charme.

Cachoeira Serra AzulCachoeira Serra AzulCachoeira Serra Azul

Mas ficando duas noites na vila você não deixa nenhum passeio sem ticar.

Lagoa das Araras

Mais detalhes (precisa?) quando o guiazito entrar no ar…

[Transcrito manualmente de um post publicado em maio de 2013. Pedimos desculpas pelos comentários que não puderam ser transferidos]

Leia mais:


aquario natural bonito

57 comentários

Utilizamos diversas dicas daqui do viajenaviagem.com
Aqui segue nosso roteiro das 3 noites q ficamos em abril/16:

Saímos de Chapada dos Guimarães às 10h e chegamos em Bom Jardim às 12h.
Fizemos os passeios pela agencia Guaratur (c/ a Rubiane).

# 1º dia (Bom Jardim): chegada às 12h30 no Recanto ecologio Lagoa Azul (Aquario Encantado e flutuação no Rio Salobra); almoço no Aquario; por-do-sol na Lagoa das Araras (tbm há um jacaré na lagoa, e tomamos um susto quando descobrimos, pois ele estava no local por onde caminhamos e só depois entrou na lagoa. As araras ficam bem de longe, não tenham expectativas de boas fotos se não tiver uma daquelas cameras semiprofissionais);
Obs:. Não jantamos, pois acabou a energia eletrica no distrito a noite toda, o que informaram que acontece frequentemente, inclusive na Pousada que não possui gerador de emergencia (ficamos sem ar condicionado, wifi, frigobar pra gelar agua, e energia na tomada pra carregar celular e câmera fotografica).

# 2º dia (Bom Jardim): Cachoeira Serra Azul no SESC (lindíssima, agua azul e mts peixes na flutuaçao); Flutuação no Rio Triste (a melhor flutuação pra nós pela quantidade de peixes e vegetação); Balneario Estivado (bom pra banho com peixes e interação com macacos do outro lado da pista, mas não gostamos do almoço no balneario); jantar no Chapolim Pedroso (comida deliciosa e o Chapolim é simpático, atencioso e muito gente boa).
Obs:. novamente faltou energia na cidade (desta vez a tarde), e na Pousada que não tem gerador de emergencia, sofremos novamente.

# 3º dia (Bom Jardim): Boia Cross no Duto Quebó (na descida do rio há uma caverna com dezenas de morcegos, caí da boia varias vezes e bati o joelho e o cotovelo, pois o rio é raso e cheio de pedras. O acesso ao Quebó é bem longe e estrada mal sinalizada e de terra, mas vale a pena); Flutuação no Reino Encantado (estrutura excelente do local que tbm funciona como pousada, ótimo atendimento, almoço delicioso, ambiente para descanso); almoço no Reino (delicioso); ida ao Balneario Refugio Azul, porém ficamos indignados pois estava fechado e agendamos com antecedencia de 2 semanas para fazer Tirolesa e banho, e nao havia nenhum aviso no local, e tbm não avisaram a agencia, simplesmente não havia ninguem e tudo fechado. Seremos reembolsados por este passeio que já estava pago.
Obs:. Não jantamos, pois dormimos cedo de tão cansados.
No dia seguinte fomos embora, rumo ao aeroporto de cuiabá.

Ficamos hospedados na Rota das Águas. A pousada é novinha, linda, bem decorada, funcionários atenciosos e bom quarto, possui até um mirante pra admirar as estrelas e redes de descanso. Nos impressionou no início, mas temos algumas ressalvas. Infelizmente nos decepcionamos rapidamente, pois faltou energia na primeira noite toda, desde o momento em que chegamos na pousada, e no dia seguinte faltou energia novamente por algumas horas da tarde (também assim q chegamos do passeio). Uma pousada tao bonita e que não é barata, não tem um gerador mesmo sabendo que o distrito sofre constantes quedas de energia (como todos os moradores nos informaram), e que pagamos pra usufruir ar condicionado, banho, wifi, frigobar pra gelar agua, e energia na tomada pra carregar celular e câmera fotografica, correndo o risco de deixar o cliente sem tirar fotos. Outra ocasião constrangedora ocorreu no café da manhã, que quando chegamos à mesa havia acabado o pão e nos disseram que encomendaram apenas 4 pães pq não sabiam a quantidade de pessoas hospedadas (8 pessoas). Nem preciso dizer a sensação que ficamos, né?! Uma pena, uma pousada tão bonita, pecar nestas questões.

Dica: aluguem carro alto, pois o acesso aos passeios é feito por estradas de terra, desníveis, buracos e pedras.

Fui agora em julho/2015 para Bom Jardim e segui as dicas para chegar lá pela Chapada dos Guimarães, realmente a placa de Furnas não está mais lá, mas não teve erro e tudo asfaltado. Fizemos flutuação no Rio Triste (obrigatório ir com guia), flutuação no rio Salobra sem guia através da propriedade Vale das Águas, o proprietário Luciano nos atendeu muito bem, e foi o único lugar que eu vi equipamento novinho e organizado. Fizemos também pela propriedade onde tem o aquário encantando (Recanto Ecológico Lagoa Azul), não precisa de guia, acertamos direto com eles, ficou muito mais barato e lá tem almoço. Andamos de boia cross no Juca, não precisa de guia também e no Ademar (esse acertamos na agência dele o passeio e o almoço). No final da tarde, por volta das 16h sempre íamos para o Estivado, um botequinho na beira da pista, onde tem um poço raso, mas cheio de peixes e água cristalina, ótimo para crianças, mas fecha às 17h, na mata da frente é cheio de macacos pregos. Não fomos para a cachoeira da Serra Azul, porque soubemos que o acesso é muito cansativo e estávamos com crianças pequenas, também não fomos para o Duto do Quebó, pois quem foi com criança pequena também não recomenda. Comida: na vila comemos várias vezes no Chapolim, cozinheiro que tem um barracão aberto 24h…rsrs, mas é bom dá uma passadinha lá antes e avisar que vai almoçar ou jantar, tem um peixe assado na folha de bananeira excelente, e na última noite comemos no Churrasquinho da Marina, muito bem servido, gostoso e preço excelente. Ficamos hospedados na Pousada Bom Jardim, peça para ficar nos quartos novos. Muito bom!

Acabamos de voltar de Bom Jardim e a dica é que a placa citada pelo Ricardo onde aparece escrito “Furnas – Propriedade Particular” enfim foi retirada.
As flutuações são bem legais mas se alguém tiver pouco tempo e for optar por somente uma, eu recomendo a descida do Rio Triste. Fizemos as três (Aquário, Reino e Rio Triste) e sem dúvida o percurso do Rio Triste tem bem mais vida, mais peixes. Vimos Dourados, 4 Arraias e claro muuuuitas Piraputangas.
Em segundo lugar achamos que está o Reino Encantado (que tem também um “aquário” no início até mais bonito até que o próprio Aquário Encantado, tão falado. Lá há dezenas de ressurgências e Piraputangas enormes.
Outra dica: façam as flutuações próximo da hora do almoço, pois a incidência da luz do sol é melhor e deixa tudo muito mais bonito. Na parte da tarde a luz cai e você perderá bastante do visual.
Valeu Freire, Bom Jardim é uma ótima dica!

Bomm diaaaa Bóia!! 7 dias é muito tempo para conhecer e fazer todos os passeios de Bom Jardim? Ou você sugere juntar a Chapada dos Guimarães com Bom Jardim?
Obrigada!

Passei um final de semana na Chapada e de última hora resolvemos ir no domingo cedinho para Nobres. Mas ninguém falou que Nobres não era em Nobres e, só com internet do celular, tivemos que andar os 60Km de terra até Bom Jardim. Foi corrido, mas valeu a pena. Fizemos o passeio do reino encantado, uma flutuação pelo rio Salobra, percorrendo 1200 metros. Lindíssimo e encantado de verdade!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito