Tela a tela: como comprar passagens de trem na Alemanha no site da Deutsche Bahn

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Estação de Hamburgo

A cia. ferroviária alemã -- Deutsche Bahn, ou simplesmente DB -- é uma das pioneiras da internet: vende passagens online desde a era mesozóica da web. O processo de compra é cheio de detalhes mas flui bem. Outro dia precisei comprar passagens para um bate-volta entre Berlim e Dresden e salvei as telas para você acompanhar o passo a passo. Bora nessa?

Deutsche Bahn

Entre no site da Deutsche Bahn e pesquise o trecho.

Deutsche Bahn

Depois de selecionar o horário da ida, clique para escolher o horário da volta (se for o caso de voltar, claro).

Deutsche Bahn

Você vai poder escolher entre a tarifa descontada (Savings fares) e normal (Standard fare). A tarifa descontada vale só no horário comprado e tem restrições para remarcação e reembolso. A tarifa standard permite que você embarque em qualquer trem naquele dia (mas sua reserva de assento não será válida) ou remarque para outro dia sem maiores custos. As tarifas descontadas aparecem cerca de 90 dias antes da data da viagem e vão escasseando à medida que a data da viagem se aproxima. Escolha a tarifa e escolha em "Purchase".

Deutsche Bahn

Uma nova tela vai pedir para você reconfirmar sua opção. Ainda dá para trocar para tarifa standard ou para primeira classe. Clique em "Continue" na tarifa escolhida.

Deutsche Bahn

Daí você deve escolher se quer continuar comprando como cliente registrado ou sem registro. Registrando-se você tem mais vantagens. Eu me registrei.

Deutsche Bahn

Na tela seguinte vão te perguntar que tipo de ticket você quer. Se oferecerem o online-ticket, escolha esse, porque dá para imprimir em casa. Informe também se você vai usar a passagem ou se está comprando para alguém que vai viajar sem a sua companhia.

Deutsche Bahn

Na mesma tela você já informa se vai querer reservar assento. Custa € 4,50 por trecho e vale muito a pena. Você pode ainda escolher seu assento no "open saloon" (vagão inteiriço, tipo avião), "open saloon with table" (poltrona no vagão inteiriço com uma mesa em frente, compartilhada por quatro passageiros) ou num "compartment" (compartimentos para 6 pessoas, como eram todos os trens antigamente). Escolha também se quer janela ou corredor; o sistema verá se é possível.

Deutsche Bahn

A próxima tela somará o preço da reserva ao da viagem e pedirá para você confirmar se continua querendo. (Se não quiser, é só voltar uma tela e tirar o xis do quadradinho da reserva.)

Deutsche Bahn

Uma nova tela oferecerá um passe de transporte local para você agregar à sua passagem. Se você aceitar, seu bilhete de trem vira também sua passagem para ônibus, bonde e metrô no dia do desembarque no destino. Eu comprei só para ver como era (na verdade acabei não usando, andei a pé em Dresden).

Deutsche Bahn

A Deutsche Bahn vai pedir para você definir um documento de identificação. Passaporte não é aceito como documento; o que resta é selecionar o cartão de crédito que você vai usar na operação. Lembre-se de levar esse cartão de crédito com você: ele será pedido como identificação pelo fiscal dentro do trem. (O fiscal só pede identificação de quem compra online-ticket; é um esquema de prevenção de fraudes.)

Deutsche Bahn

Então é só pagar. Cartões Visa precisam ser do sistema Verified by Visa; os Mastercard precisam ser SecureCode. Mas dá pra usar PayPal também.

Deutsche Bahn

Pronto. Seu online-ticket vai ser enviado por email, daí é só imprimir e levar com você no trem.

Deutsche Bahn

Quando o fiscal passar, apresente o papel; ele vai pedir seu cartão de crédito e timbrar o bilhete.

Gute Reise!

Leia mais:

435 comentários

marcela
marcelaPermalinkResponder

Olá, tudo bem? Eu já li até e mesmo assim estou em duvida.
comprei a passagem com opção City-Ticket, eu vou chegar no aeroporto de frankfurt, e vou pegar um trem na estação CENTRAL para BERLIM.
esse City-Ticket vale da passagem do aeroporto para estação central de frankfurt, e lá em berlin quando eu desembarcar vale para ir até a estação do meu hotel? Ou eu entendi errado ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcela! É isso mesmo. Mas do aeroporto ao centro de Frankfurt você vai ter que ir de S-Bahn (trem suburbano). Não vale para trens expressos (Intercity, ICE).

Mirian Vieira Torres

Boia eu vou de Dresden para Berlin, tem a opção super economica, e também uma segunda opção que é com city-ticket incluido, será que compensa? São 8 euros para duas pessoas. Neste caso, se eu comprar eu vou ter que apresentar a passagem na bilheteria do metro para receber os tickets de metro na estação? eles terão validade por 1 dia inteiro ou somente por horas, vc sabe me dizer?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mirian! A opção City Ticket inclui apenas o transporte público que você pega para ir à estação de origem do seu trecho de trem e o transporte público que você usa para ir da estação de chegada ao seu destino na outra cidade. Basta ter a passagem com você e mostrar caso seja fiscalizada. Na Alemanha não existe catraca no transporte público.

Mirian Vieira Torres

Boia , boa noite, como eu sei a direção do trem para reservar . Eu não gosto de sentar do sentido contrário, como saber, vc tem alguma dica? Eu não vi nenhuma seta indicando. Estou marcando de Dresden para Berlim pela DB.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mirian! Se o sentido não está indicado no mapa, não dá para saber.

KACIO PEDERSSETI

Bom dia

Vou chegar de navio na Alemanha e estou na duvida entre pegar um flixbus ou trem de Warnemunde a Berlim Alexanderplatz.
Minha duvida é a seguinte:
Em Rostock o tempo de troca de trem é de 12 minutos e em Berlim para Alexanderplatz também é 12 minutos.
Como nunca andei de trem antes, esse tempo é suficiente para fazer a troca? (Principalmente em Berlim, que deve ter a estação muito maior)
Caso eu perca o trem, posso com o mesmo ticket pegar o proximo trem?
Vi que tem passagens de trem por 19,90 euros.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Kacio! Passagens de trem com preço promocional têm validade apenas para o trem comprado. 12 minutos é tempo suficiente para baldeações, sim.

Alexandra
AlexandraPermalinkResponder

Kacio, em condições normais 12 minutos dá sim para fazer a troca de trens. Se você perder o trem por culpa da DB (atraso, por exemplo) dá para pegar o próximo trem com o mesmo ticket. Agora, se você perder o trem por sua culpa, tem que comprar outra passagem.

Maeia
MaeiaPermalinkResponder

Olá estou fazendo uma compra no site da DB bahn para duas pessoas, chega a hora de efetuar a compra e não me pergunta nenhum dado sobre o segundo passageiro é normal?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maeia! Normal. Basta que você esteja no grupo.

HENRIQUE JONER

Bom dia!

Vou chegar em Frankfurt e pretendia fazer um rápido passeio durante o dia em Wurztburg e Rothenburg chegando a noite em Nuremberg. Vi que existem trens que ligam essas cidades todas. É possível comprar algum ticket especial onde eu possa descer do trem, passear na cidade e pegar outro mais tarde para continuar o caminho? Vi que se eu comprar as passagens separadamente para cada cidade fica muito mais caro que comprar direto para Nuremberg, mas acredito que eu não possa ir parando nas cidades. Alguma sugestão?

Valeu.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Henrique! Nos trens Intercity a passagem vale apenas para o horário marcado. Nos trens Regio valem o dia inteiro. Mas o trecho Frankfurt-Wurzburg é feito em Intercity.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar