Tela a tela: como comprar passagens de trem na Alemanha no site da Deutsche Bahn

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Estação de Hamburgo

A cia. ferroviária alemã -- Deutsche Bahn, ou simplesmente DB -- é uma das pioneiras da internet: vende passagens online desde a era mesozóica da web. O processo de compra é cheio de detalhes mas flui bem. Outro dia precisei comprar passagens para um bate-volta entre Berlim e Dresden e salvei as telas para você acompanhar o passo a passo. Bora nessa?

Deutsche Bahn

Entre em http://bahn.de/international e pesquise o trecho.

Deutsche Bahn

Depois de selecionar o horário da ida, clique para escolher o horário da volta (se for o caso de voltar, claro).

Deutsche Bahn

Você vai poder escolher entre a tarifa descontada (Savings fares) e normal (Standard fare). A tarifa descontada vale só no horário comprado e tem restrições para remarcação e reembolso. A tarifa standard permite que você embarque em qualquer trem naquele dia (mas sua reserva de assento não será válida) ou remarque para outro dia sem maiores custos. As tarifas descontadas aparecem cerca de 90 dias antes da data da viagem e vão escasseando à medida que a data da viagem se aproxima. Escolha a tarifa e escolha em "Purchase".

Deutsche Bahn

Uma nova tela vai pedir para você reconfirmar sua opção. Ainda dá para trocar para tarifa standard ou para primeira classe. Clique em "Continue" na tarifa escolhida.

Deutsche Bahn

Daí você deve escolher se quer continuar comprando como cliente registrado ou sem registro. Registrando-se você tem mais vantagens. Eu me registrei.

Deutsche Bahn

Na tela seguinte vão te perguntar que tipo de ticket você quer. Se oferecerem o online-ticket, escolha esse, porque dá para imprimir em casa. Informe também se você vai usar a passagem ou se está comprando para alguém que vai viajar sem a sua companhia.

Deutsche Bahn

Na mesma tela você já informa se vai querer reservar assento. Custa € 4,50 por trecho e vale muito a pena. Você pode ainda escolher seu assento no "open saloon" (vagão inteiriço, tipo avião), "open saloon with table" (poltrona no vagão inteiriço com uma mesa em frente, compartilhada por quatro passageiros) ou num "compartment" (compartimentos para 6 pessoas, como eram todos os trens antigamente). Escolha também se quer janela ou corredor; o sistema verá se é possível.

Deutsche Bahn

A próxima tela somará o preço da reserva ao da viagem e pedirá para você confirmar se continua querendo. (Se não quiser, é só voltar uma tela e tirar o xis do quadradinho da reserva.)

Deutsche Bahn

Uma nova tela oferecerá um passe de transporte local para você agregar à sua passagem. Se você aceitar, seu bilhete de trem vira também sua passagem para ônibus, bonde e metrô no dia do desembarque no destino. Eu comprei só para ver como era (na verdade acabei não usando, andei a pé em Dresden).

Deutsche Bahn

A Deutsche Bahn vai pedir para você definir um documento de identificação. Passaporte não é aceito como documento; o que resta é selecionar o cartão de crédito que você vai usar na operação. Lembre-se de levar esse cartão de crédito com você: ele será pedido como identificação pelo fiscal dentro do trem. (O fiscal só pede identificação de quem compra online-ticket; é um esquema de prevenção de fraudes.)

Deutsche Bahn

Então é só pagar. Cartões Visa precisam ser do sistema Verified by Visa; os Mastercard precisam ser SecureCode. Mas dá pra usar PayPal também.

Deutsche Bahn

Pronto. Seu online-ticket vai ser enviado por email, daí é só imprimir e levar com você no trem.

Deutsche Bahn

Quando o fiscal passar, apresente o papel; ele vai pedir seu cartão de crédito e timbrar o bilhete.

Gute Reise!

Leia mais:

307 comentários

Felipe
FelipePermalinkResponder

Olá pessoal! Só pra relatar a minha experiência ao comprar uma passagem ontem (05/02/2017) no site da DB....
Comprei o trecho Berlim - Frankfurt para junho/17 e encontrei primeira classe por 29 euros.
Consegui escolher os assuntos sem custos (acho que foi devido ao bilhete ser de primeira classe).
Mas o que mais me surpreendeu foi que o site pulou a parte relatada aqui nesse post de "Enter your identification document and personal data". Eu estava preocupado em ter que levar o cartão de crédito utilizado na compra para minha identificação no dia da viagem mas pelo o que vi, isso não é mais necessário. Em nenhum momento durante a compra me foi solicitado algum documento de identificação, apenas apareceu em uma das telas que o passaporte é sim um documento válido. Pode ser que agora aceitem! Minha viagem está bem longe ainda, mas se alguém for viajar antes, favor relatar aqui se o cartão de crédito é realmente exigido ou se o passaporte já está valendo...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Felipe! Não conte com isso. Leve o cartão de crédito usado na compra.

Felipe
FelipePermalinkResponder

De qualquer forma vou levar sim!! Me preparei pra isso graças as dicas desse post. Mas imagino que agora o passaporte será aceito! Espero que apareça alguém com um relato mais recente pra confirmar essa suspeita.... Obrigado!!

Agatha Netto
Agatha NettoPermalinkResponder

E se a compra for feita com o cartão de outra pessoa? Como faço a minha identificação? Eu não tenho cartão de credito, como fazer?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Agatha! Leitores têm relatado que o passaporte agora é aceito como identificação. Ainda não comprovamos isso na prática.

Fabio Marcos Frasão

Ratificando as dicas dos demais, leve sim o cartão de crédito.
Passei perrengue na estação de Berlim com destino a Amsterdam em 2011. Eu e minha esposa perdemos os bilhetes impressos na estação. Somente nos demos conta disso na plataforma. Foi um drama ter que correr para o guichê em uma noite, e buscar informações como obter segunda via. Apresentei passaporte e tudo mais. Nada aceito. O funcionário depois de um breve tempo de discussão, solicitou o cartão de crédito. Simplesmente com o número dele foram impressas as segundas vias das passagens.

Carla
CarlaPermalinkResponder

Olá pessoal! Estou fazendo uma reserva pelo DB de Amsterdã para Berlim. Eles aceitam o valor para a reserva dos assentos, mas dizem estão indisponíveis. Acabei abandonando a compra para ver se consigo mais informações sobre isso. Sabem me dizer alguma coisa, vocês que tem experiência no site ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carla! Ou está muito cedo, ou os assentos são reserváveis pela cia. holandesa. Você consegue reservar com poucos dias de antecedência na própria estação, se não conseguir pela internet.

Carla
CarlaPermalinkResponder

Muitíssimo obrigada!

Carlos
CarlosPermalinkResponder

Boa tarde Boia,
Informo que hoje, 10/02/17, comprei um ticket (para dois passageiros), no site da Bahn e ao imprimir as passagens não aparece a plataforma (gleis) e nem o numero do meu cartão de credito, mas aparece meu nome e sobrenome.
Será que posso ter alguma problema ao embarcar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos! A gleis pode mudar. O número do cartão está no sistema.

henderson
hendersonPermalinkResponder

Vou viajar para Alemanha em maio desse ano. É necessário comprar com antecedência as passagens de trem para ir de uma cidade a outra na Alemanha?
ou dá pra comprar na hora?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Henderson! Se forem trens regionais (Regio e ferrovias regionais), a tarifa não varia. Se forem trens rápidos (IC, ICE, ICE Sprinter), comece a xeretar as passagens com 90 dias de antecedência para conseguir as tarifas descontadas.

Felipe
FelipePermalinkResponder

Olá ! Vou viajar de Amsterdã para Colônia, alguém como é a parte de bagagem neste trem (intercity DB) ? Devo levar duas malas médias e uma pequena.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Felipe! Viaje com uma mala média e uma bolsa de mão. Qualquer outra configuração será bastante complicada.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-trem-na-europa

cristian
cristianPermalinkResponder

boa tarde
Comprei ticket pela db para mim e minha esposa,
mas em nenhum momento pediram o nome do segundo passageiro.
Será que no ticket vale para as duas pessoas

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Christian! Basta que o comprador esteja no grupo.

Maria das Gracas Garcia Sabino

Olá! Estou com passagens compradas para Alemanha no período de 03 a 20 em setembro/2017 . Vamos em 2 casais (de meia idade - 50 e poucos anos rsrsrs). Gostaria de dicas (já li muitas aqui - todas foram bastante úteis para a elaboração do roteiro: Frankfurt, Colônia, Klobens , vale do mosel, rota do vinho, rota romântica e depois Munique p Oktoberfest. Minha principal duvida é se vale a pena fazer essas rotas de carro ou se é melhor de trem.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria das Graças! As rotas pelo interior valem a pena de carro, sim. Alugue o carro ao sair de Colônia e devolva ao chegar em Munique.

Carlos
CarlosPermalinkResponder

Boa tarde,
Como contribuição, gostaria de enviar resposta da equipe DB sobre documentos que podem ser apresentados durante a viagem de trem. Veja que agora eles aceitam o passaporte (International passport).

"Dear Mr. Silva,

thank you for your email.

During ticket inspection, the train attendant will scan the barcode and compare the details on the device display with the name on your ID document.

The following means of identification are accepted during ticket inspection:

• German ID card
• German passport
• Children's passport
• Electronic residence permit
• Asylum registration confirmation (BüMA),
• European ID card
• International passport
• BahnCard (in accordance with the Conditions of Carriage, valid only in conjunction with a photo ID, which may have to be presented on occasion).

Please note that driver's licenses are not accepted as a means of identification during ticket inspection.

We would be glad to continue to welcome you on our pages and in our trains.

With kind regards

yours www.bahn.de service-team"

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos! Que ótimo! Obrigada por compartilhar!!!

bruno
brunoPermalinkResponder

Boa noite, fiz a compra do bilhete de Berlim para Amsterdam, para eu e minha namorada. No bilhete só consta meu nome, é assim mesmo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruno! Como já respondemos várias vezes anteriormente, é assim mesmo. Basta o titular da compra estar no grupo que vai viajar.

Gabriela Galvao

Sobre o documento de identificação: perdi meu cartão logo depois da compra da passagem. Achei que poderia dar problema, mas foi bem tranquilo. Expliquei a situação pra fiscal, ela pediu meu passaporte e foi de boa

Cris
CrisPermalinkResponder

Em relação à questão da identificação, não sei se houve uma mudança recente na política de vendas de tickets pela Deutsche Bahn, mas o fato é que viajei em três trechos de trem ICE dentro da Alemanha agora em fevereiro/2017 e no momento da compra dos tickets no site da DB, já havia a informação de que a identificação a ser mostrda para o fiscal seria o passaporte (ou outro documento de identidade válido) e não mais o cartão de crédito usado na compra.

De fato, até o ano passado aparecia no e-ticket os 4 últimos números do cartão de crédito e a bandeira do cartão (Master/Visa, etc) ao lado do nome do pssageiro. E o fiscal do trem apenas pedia o cartão de cédito na hora de verificar a passagem.

Só que pelo menos no meu caso, nessas três últimas passagens, já não veio mais os 4 últimos números do cartão usado impresso no e-ticket, e durante a viagem o fiscal pedia direto o bilhete e o passaporte.

Talvez seja alguma questão relacionada à alguma nova medida de segurança posta recentemente em prática, mas não tenho muita certeza quanto à razão da mudança

Millena
MillenaPermalinkResponder

Adorei o post! Está me ajudando muito!! Estava mt perdida sem saber se o site era seguro, viajo em agosto desse ano, mas já quero comprar as passagens de trem pra já ir pagando ..
vou de Bruxelas- Berlin - Amsterdam, a passagem mais barata q encontrei tem mais de duas escalas e 11 hrs de viagem, variando de 80-130 euros por casal, é esse preço msm?

Aproveitando.. vc teria algum site pra me indicar pra comprar passagem de trem de Amsterdam pra Paris ?

Desde já agradeço!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Millena! Não é preciso passar por Berlim para ir de Bruxelas a Amsterdã. Compre Bruxelas-Amsterdã em https://www.b-europe.com/EN . Compre Amsterdã-Paris em https://www.nsinternational.nl/en ou http://www.thalys.com .

Silvia
SilviaPermalinkResponder

Muito legal seu blog e este post está esclarecedor.
Chego em Frankfurt as 12:35 e vou direto para Nuremberga. Gostaria de saber qual seria um intervalo razoável para a compra do trem. Meu voo é da Tap então, entro na Europa por Lisboa.
Agradeço antecipadamente.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Silvia! Você pode comprar uma passagem com tarifa cheia e embarcar em qualquer trem do dia. Se for comprar passagem promocional, que vale só num trem específico, dê um intervalo de 90 minutos, já que não fará imigração em Frankfurt.

Eduardo Gama
Eduardo GamaPermalinkResponder

Bom dia ,

Comprei hoje passagem de Berlim para Praga(01ABR17) para duas pessoas porem, durante o processo de compra, nao me foi pedido nenhum documento tipo n de passaporte e nem o nome do segundo passageiro. Alguém pode me informar se é isso mesmo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eduardo! É assim mesmo.

Maria Abadia Lopes

Olá!
Parabéns pelas valiosas dicas! Segui esse passo a passo e consegui comprar minhas passagens! Obrigada!

Carla Pinto
Carla PintoPermalinkResponder

Estou preocupada! Comprei as passsagens no DB mas acabei errando na hora da reserva do assento. Nossa viagem ainda será em junho/17. Comprei três lugares sendo: dois adultos e um jovem (14). O site me dou opção de reservar dois acentos e eu fiz. Agora a minha filha está sem reserva de acento! O que devo fazer? É no ICE.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carla! Entre no site e, no motor de busca, marque 'seat reservation only'. Certifique-se de comprar o assento para o mesmo trem/dia/horário que você tem passagem.

Leandro
LeandroPermalinkResponder

Olá pessoal! Estou comprando um trem de Paris pra Frankfurt e tem um detalhe que eu não estou entendendo. Ele da o seguinte recado:
"Your connection includes at least one train for which reservations are compulsory."
O que seria isso? Porque ele diz que é um trem sem conexão no site!
Obrigado e parabéns pelo post e pelo site!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leandro! Quer dizer que entre Paris e a fronteira da Alemanha a reserva de assento é obrigatória.

marcelo
marceloPermalinkResponder

Olá, estou olhando passagem de Frankfurt para Berlim no dia 20 de setembro de 2017, vi que uns horários já aparecem passagens promocionais e outros não. Será que esses outros horários ainda vão aparecer? Vale a pena esperar mais um pouco para comprar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! Está cedo, provavelmente aparecerão as promocionais em todos os horários entre 120 e 90 dias de antecedência.

Elaine
ElainePermalinkResponder

Olá, chego em Hamburgo no dia 17/07, preciso pegar o trem para Binz. A qualquer hora que eu chegar na estação de Hamburgo terá o trem partindo para lá? O que você me aconselha a fazer?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elaine! Aconselho você a seguir o passo a passo do post e verificar os horários de trens entre Hamburgo e Binz.

Elaine
ElainePermalinkResponder

ok! Obrigado, adorei suas dicas.

Paula Dias
Paula DiasPermalinkResponder

Olá, comprei 5 passagens (uma para mim e o restante para minha familia) de frankfurt para amsterdam, pelo cartao de credito, e optei pela retirada online dos tickets. Porém no email de confirmação das passagens vem dizendo que a passagem só é valida para o nome que efetou a compra. Terá algum problema com as passagens para meus familiares?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paula! É assim mesmo. Basta o titular do cartão estar no grupo.

Maria Lucia Aiumi Morikawa

O ticket que pretendo comprar não tem opção online.
Tem algum problema ser mandado pelo correio?
O que acontece em caso de extravio?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Lucia! Não compre, então. O Correio brasileiro vive atrasando, agora está em greve, se não chegar você perde a passagem.

Maria Lucia
Maria LuciaPermalinkResponder

Qual a opção? Comprar por alguma agência daqui?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Lucia! Se a sua passagem só pode vir pelo Correio, deve ter origem em outro país ou ser feita num trem de propriedade da cia. de outro país. Verifique se não consegue comprar essa passagem no site da cia. do outro país, ou compre na Raileurope, caso ofereça e-ticket.

Maria Lucia
Maria LuciaPermalinkResponder

Muito obrigada pelas dicas.

FABIANA NOGUEIRA

Com as dicas do site, eu comprei algumas passagens de trem. O que ocorre é que nas primeiras (Fussen e Salzburgo), eu informei no momento da pesquisa a compra para 02 passageiros e ao finalizar a compra, no bilhete aparecem o meu nome e do meu marido.
Efetuei a compra do trecho Salzburgo - Nuremberg da mesma maneira (selecionei 02 passageiros - fiz várias simulações para me certificar que realmente estava fazendo da forma correta), paguei 49 euros, porém não solicitaram a informação do outro passageiro e na passagem também não consta o nome.
Eu enviei um e-mail à companhia, mas até o momento não responderam.
Pode me ajudar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabiana! Como já respondemos várias vezes anteriormente neste mesmo post, basta que o comprador dos bilhetes esteja no grupo.

Felipe
FelipePermalinkResponder

É oficial: O passaporte serviu como identificação! Quando o fiscal apareceu no meu vagão para validar a passagem, todos os outros passageiros sacaram o cartão de crédito! Resolvi testar e só mostrar meu passaporte (Eu estava com meu cartão de crédito no bolso caso desse errado). O fiscal validou, agradeceu e passou reto!

Ronaldo Junior

boa tarde pessoal, estou com viagem marcada para Setembro, gostaria de saber qual o nome da estação de trem que sai de dentro do aeroporto de Frankfurt para Hannover e se com duas horas consigo passar pela imigração, pegar as malas e chegar na estação.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ronaldo! A estação é FRA Frankfurt Airport ou Frankfurt Flughafen em alemão. Se você aposta na pontualidade do vôo, programe um intervalo de 3 horas. Acrescente mais horas se você quiser se garantir mesmo em caso de atraso. Ou compre uma passagem em tarifa cheia, que pode ser remarcada em caso de atraso do avião.

Daniele
DanielePermalinkResponder

Boa noite, irei viajar para Alemanha em setembro. Estarei com meu marido e meus pais em Berlim e lá iremos nos separar... eu e meu marido iremos pra Hamburgo e meus pais para praga. Comprei as passagens pelo aplicativo DB, porem todas saíram no meu nome... e nossos trens sairão praticamente no mesmo horário e dia.... como devo proceder uma vez q no aplicativo não tinha a opção comprar pra outra pessoa? Parabéns pelo site!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniele! Não sei. O melhor é passar num guichê numa estação e veja se é preciso alguma providência. Faça isso, e não haverá problema.

Mariana G.
Mariana G.PermalinkResponder

Olá Bóia, estou pesquisando passagens de trem Bruxelas - Colônia e Colônia - Heidelberg e vi que pelo site da DB Bahn é possível colocar um pit-stop entre os trechos, aí coloquei Bruxelas - Heidelberg com pit-stop de 24h em Colônia (já que eu ficaria apenas uma noite mesmo em Colônia) e o sistema gerou a passagem, no fim das contas sairia 10 euros mais barato do que comprar as 2 passagens separadas.. vc saberia dizer se isso é mesmo permitido e se não terei problemas ao apresentar as passagens?
Obrigada desde já!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mariana! Está OK.

Alexandre Gromboni

Boa tarde. Estou tentando buscar passagens para o final do ano, dia 28/12/2017, de Amsterdam para Munique, e em todos os sites que tentei, falam que "A compra estará disponível a partir de 02/12/17". Isso para qualquer data a partir do dia 10/12.
As passagens só irão abrir após essa data mesmo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alexandre! 10 de dezembro é a data em que entra o horário de inverno dos trens. É normal, não se preocupe, esse hiato ocorre todos os anos.

As vendas abrem dia 17 de outubro.

Priscila Travi

Olá pessoal!
Estarei em Berlim de 02 à 04 de janeiro de 2018, e depois eu e meu marido vamos para Munique. As passagens de trem da Bahn são a melhor pedida? Tenho simulado com datas de dezembro e fiquei assustada com as tarifas. Para 2 pessoas, 167 euros, apenas ida. É isso mesmo? Alguma dica de transporte mais em conta? Abraços!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Priscila! As passagens para janeiro ainda não estão à venda, fique monitorando, com a entrada do horário de inverno elas só estarão disponíveis a partir de 17 de outubro. Compre assim que abrirem as vendas. É possível encontrar passagens domésticas descontadas a 19, 29 e 39 euros. Se não conseguir tarifa promocional, você pode ir de ônibus. Só não espere o conforto dos ônibus brasileiros; o assento é duro e reclina pouco.

Camilla Cintra

Olá, estou com viagem marcada para dia 24 de outubro e estou buscando o trecho Frankfurt - Amsterdã, o preço para a classe econômica é 59,90 Eur. Como a viagem está próxima não sei se este preço tem desconto. Alguém sabe se para comprar na hora do embarque é bem mais caro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Camila! O preço mais barato é 29 euros, mas você teria que ter comprado em agosto.

Uma passagem comprada hoje para viajar hoje sai 126 euros, dê uma olhadinha em http://www.bahn.de/international .

Para amanhã, o direto também está 126 euros. Há alternativas a 102 euros (duas baldeações) e 88 euros (quatro baldeações).

A regra é clara: em trechos com preços variáveis, na hora sempre vai ser o preço mais alto possível.

Para economizar, você pode ir de ônibus. Mas atente para o fato de os assentos serem bem menos confortáveis que no Brasil, e praticamente não reclinarem.

Camilla Cintra

Muito obrigada Boia, comi bola para variar, enrolei para comprar as passagens e estou pagando um absurdo em tudo. As passagens pela Thalys de Amsterdã para Bruxelas e Paris tmb estão super altas. Viajo dia 24 e agora que estou fazendo as compras. De todo modo é aprendizado para as próximas.
Muito obrigada pelas dicas, estão sendo muito valiosas.

Abs.

Leandro
LeandroPermalinkResponder

Olá Boia, comprei um ticket pra mim, minha esposa e meu filho de 4 anos, porém na passagem só consta para os dois adultos. Crianças de 4 anos possuem alguma isenção a ponto de não aparecer no ticket?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leandro! Crianças até 5 anos não pagam passagem na Bahn. Se você quiser reservar um assento para a criança, vai ter que comprar uma passagem para 6 anos.

Daisy
DaisyPermalinkResponder

Olá, estou lendo todas as dicas para uma viagem em dezembro e adorando. Vamos fazer um trecho Munique - Viena e encontrei passagens a partir de 29 euros. O preço no site é o mesmo que no guiche? É que minha filha estuda lá e poderia comprar pra família. Obrigada pela ajuda.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daysi! Nunca tentei, mas acredito que sim. Note que passagens promocionais acabam logo. Não adie a compra, ou você vai pagar bem mais caro do que o IOF (a próxima promocional é de 39 euros, o que já dá um aumento de 30% com relação ao preço mais baixo).

Hector Eng
Hector EngPermalinkResponder

Bom dia Bóia! Obrigado pelas dicas!
Gostaria de comprar uma passagem no site DB Bahn, de Frankfurt a Viena, num trem noturno!
Achei o trecho e uma opção por 267,80 EUR , para 2 pessoas, de primeira classe, mas há uma opção (ao clicar no "book supplement only") que me leva a uma outra tela em que há preços mais baratos, e ao selecionar "Flexpreis (flexible fare) with/without BahnCard", abaixo havia as opções BahnCard100 e Pass offer (InterRail, Eurail, other pass offer), e achei a mesma opção por 168,00 EUR.
Não entendi muito bem esse "Flexpreis". Vc sabe me dizer se é algum convênio ou programa especial?
Muito obrigado pela ajuda!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Hector! 'Supplement only' é para quem tem um passe e precisa pagar apenas a taxa suplementar para poder usar o trem específico.

O seu dinheiro será melhor gasto com uma noite de hotel em Frankfurt e um trem diurno a Viena.

Hector Eng
Hector EngPermalinkResponder

Obrigado pela ajuda Bóia! Muito bom o site de vcs! Melhor que qualquer guia de viagem! Parabéns!

Livia Zacarias Rocha

Olá! Estou com uma dúvida... Comprei uma passagem de Colônia para Frankfurt para o dia 02/01/18. Fiz todo o procedimento no site da DB e meu ticket foi emitido (online ticket). Acontece que ao verificar a fatura do meu cartão, constatei que não havia cobrança dessa compra e no meu ticket não tem o número do meu cartão como mostra a foto do seu site... Existe a possibilidade da cobrança ser feita depois? Posso viajar tranquila que meu ticket está valendo? Ah, eu também baixei o aplicativo e ele mostra a reserva direitinho...
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Livia! Despesas no cartão internacional podem levar alguns dias para aparecer na fatura.

Livia Zacarias Rocha

Eu sei... O problema é que já tem mais de duas semanas. Eu até já liguei na operadora do cartão e, segundo me informaram, não havia nenhum registro de compra dessa empresa. De qualquer forma, obrigada pela ajuda.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Livia... Então realmente eu não sei o que pode ter acontecido.

Cris
CrisPermalinkResponder

Olá, Livia e Boia,

Acho que já faz quase um ano que nos E-ticktes da Deutsche Bahn não aparece mais o número do cartão de crédito com que foi feita a compra. Conferi agora mesmo os E-tickets que eu comprei e usei no início deste ano e realmente não está impresso os 4 últimos números do cartão de crédito usado, como acontecia antes e está na foto do Ricardo Freire acima. Também acho que agora a conferência é feita com identidade, tipo passaporte, pois não me lembro de terem me pedido para mostrar o cartão nas viagens com o ICE que fiz em fevereiro (Frankfurt - Munique e Munique - Berlim). Em anos anteriores, nunca pediam o passaporte, mas sim o cartão. Mas nesse ano, acho que aconteceu justamente o contrário.

No meu caso, todavia, a transação do cartão de crédito foi efetuada na hora da compra, mas já vi casos de pessoas que tiveram o valor lançado na fatura quase depois de 3 semanas, inclusive na compra de passagem aérea.

Abs,

Cris

Jarbas
JarbasPermalinkResponder

Comprei passagem Amsterdã-berlim de primeira classe e o Ticket online não parece os assentos, sendo que na primeira classe a marcaçao de assento é gratuito. Como devo proceder? Posso fazer esta marcação na estação um dia antes? Estaremos em grupo de cinco pessoas. Agradeço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jarbas!

Tente novamente usando a opção "Seat only (no ticket)" que está disponível se você clicar abaixo do motor de busca da home:
https://www.bahn.com/en/view/index.shtml

Se a Bahn não estiver mesmo reservando assentos, tente na cia. holandesa:

https://support-en.nsinternational.nl/app/answers/detail/a_id/8611/~/is-there-a-seat-reservation-included-in-my-train-ticket%3F

Em último caso, passe numa estação em Amsterdã e vá ao guichê internacional assim que chegar para fazer a reserva de assento.

Lesli
LesliPermalinkResponder

Bom dia. tenho viagem marcada para Alemanha em março dia 10 estou em Frankfurt e dia 11 quero ir de trem para Munique . Tenho duas perguntas : A saída de TREM de Frankfurt é do centro da Cidade, devo escolher qual estação na compra do ticket no site? A volta no dia 11 eu quero comprar saindo de Munique (do centro da cidade) e indo pra FRANKFURT, porém eu preciso ir direto para o aeroporto pois tenho um voo as 14 20 hrs indo pra Paris. Qual o nome da estação em FRANKFURT que devo comprar pra chegar direto no aeroporto ? Como são 3 hrs de viagem, eu preciso estar o quanto antes no aeroporto , melhor pegar o horário em torno das 9 horas da manha ? Obrigado e parabens pelas dicas que estão no site.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lesli! Na Alemanha a estação central de cada cidade se chama Hauptbahnhof, é abreviada por hbf. Em Frankfurt é Frankfurt/Main hbf. Em Munique, München hbf. A estação do aeroporto de Frankfurt é a Frankfurt Airport.

camila
camilaPermalinkResponder

Olá, estou indo viajar semana que vem... mas só hoje me lembrei do fuso horário entre o Brasil e Alemanha...chego no aeroporto de munique as 13:00 e minha passagem d trem é as 15:30 na estação central de munique, será que vai da tempo? ou seria melhor tentar trocar a passagem?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Camila! É bastante apertado. Coordenar avião e trem sempre é complicado, mas o intervalo mínimo recomendável é de 4 horas. O ideal é pernoitar na cidade onde você desembarca, assim você curte esse dia sem perrengues nem complicações, não fica esperando horas numa estação nem enfrenta uma corrida de obstáculos, e segue com calma no dia seguinte.

Andrea
AndreaPermalinkResponder

Olá Boia!! Poderia, por favor, me socorrer?? Preciso comprar o trecho Munique - Viena para o dia 16 de maio de 2018. Ocorre que ao selecionar a jornada e horario pretendidos, o site da DB BAHN exibe a seguinte mensagem:
Please note
runs not every day, 16. May until 5. Aug 2018
Border crossing: Salzburg Hbf
Fiquei confusa, pois pelo que entendi, as corridas deixam de ser diárias nesse período, justamente a partir do dia que preciso comprar. Será que corro o risco de comprar o ticket e não conseguir viajar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andrea! Se o site oferecer o horário, é porque ele vai ser cumprido.

Luis Alencar
Luis AlencarPermalinkResponder

Comprei passagens da DB Bahn de Berlim para Amsterdam pelo raileurope e as duas saiíam no sistema com meu nome do cartão, a pesar de ter digitado meu nome e de minha esposa. Ela poderá viajar comigo se eu apresentar meu cartão?Estou preocupado pois só imprimiremos lá na Alemanha, na estação, com o código que nos deram.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luis! É assim mesmo. Basta o titular do cartão estar no grupo.

Luis Fernando
Luis FernandoPermalinkResponder

Muito Obrigado!Estava preocupado de chegar lá e ter que comprar outro bilhete.

Rosemildo
RosemildoPermalinkResponder

Estarei indo a Munique em setembro 18, gostaria de saber qual melhor trajeto, custo benéfico para ir de Munique a Amsterdã?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rosemildo! É uma viagem melhor feita de avião. De trem dá 7h30 de viagem, com baldeação em Mannheim ou Frankfurt, ou 8h30, com baldeação em Colônia ou Hannover.

Lázaro Cândido

Comprei um ticket de Amsterdã a Berlim pelo site da GoEuro, mas no bilhete não aparece o número do meu acento, devo entrar no site da empresa de trem para marca-lo ou posso fazer isso no dia do embarca na estação? Outra dúvida é que rodei Amsterdã toda e não consegui um lugar para imprimir o ticket, posso fazer isso também no dia de embarque na estação?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lazaro! Entre em https://www.bahn.com/international e marque no motor de busca “reserve seat only”, então busque exatamente o trecho e o horário para os quais você comprou a passagem. Você também pode passar numa estação e marcar seu assento numa máquina ou na bilheteria internacional. Não deixe para a última hora, os assentos podem esgotar. Verifique as instruções da GoEuro sobre necessidade de impressão do bilhete (nunca compramos trem por lá, não sabemos como funciona).

Eliane Paula
Eliane PaulaPermalinkResponder

Estou com uma baita dúvida... consigo comprar nesse site l a passagem de Praga (Rep Checa) até Munique? E de Munique até Viena? Seleciono a cidade ou uma estação específica? Esse é o melhor site para essa minha compra?
Já viajei muito de trem pela Europa, mas confesso que estou confusa!
Desde já agradeço!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eliane! Use as estações Praha hl.n, München Hbf e Wien Hbf.

LUIZ ALBERTO BARBERINI

Olá. Cada trecho tem que ser adquirido separadamente? Na Suica, com o passe internacional, qualquer passagem é trecho é coberto pelo cartao que se compra com validade de alguns dias. Há algo assim na Alemanha?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiz Alberto! Tem o German Pass. É o único passe além do Swiss Travel Pass que a gente recomenda. Mas se você comprar os trechos com antecedência vai economizar comprando ponto a ponto.

Paulo Novais
Paulo NovaisPermalinkResponder

Mudarei com a minha família para a Alemanha e desceremos em Frankfurt, de onde pegaremos o trem para Stuttgart
Como estaremos com muitas malas, teremos que pagar algum extra ou ter problemas no embarque na estação no aeroporto de Frankfurt?
Ou será melhor partir para o aluguel de um carro (custo final e facilidade)?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paulo! A dificuldade é subir e descer com as malas durante o tempo em que o trem está na plataforma. Certifique-se de que o trem tem origem em Frankfurt e parada final em Stuttgart, para ter mais tempo para essa operação.

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

Se você tiver mais malas que o número de mãos e costas disponíveis (se algumas forem mochilas), eu acho melhor alugar carro. Até porque esse perrengue também existirá na ponta de Frankfurt. Só que dirigir depois de 11h de vôo é sempre problemático, e as auto-estradas para lá estão cheia de canteiros de obras.

Espaço para colocar malas no trem você acaba arrumando, mas isso pode ser meio tenso. Em último caso, vc coloca as malas no saguão de entrada do vagão de trem, todas elas, e depois já lá dentro vai se virando pra distribuí-las. Repita a operação uns 10 minutos antes de chegar em Stuggart.

O que o trem não vai fazer é atrasar a partida para esperar vc trazer malas láá da prateleira no meio do vagão até o lado de fora, uma por vez. Os funcionários da ferrovia também não ajudam com manuseio de bagagens, exceto em caso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Marília
MaríliaPermalinkResponder

Olá vou para Alemanha em setembro chegando por Frankfurt. Alguém sabe dizer se tem um trem rápido direto da estação de trem que fica no aeroporto? E alguém sabe dizer o nome dessa estação de trem?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marília! FRA Airport para Frankfurt Hbh.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar