Tela a tela: como comprar passagens de trem na Alemanha no site da Deutsche Bahn

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Estação de Hamburgo

A cia. ferroviária alemã -- Deutsche Bahn, ou simplesmente DB -- é uma das pioneiras da internet: vende passagens online desde a era mesozóica da web. O processo de compra é cheio de detalhes mas flui bem. Outro dia precisei comprar passagens para um bate-volta entre Berlim e Dresden e salvei as telas para você acompanhar o passo a passo. Bora nessa?

Deutsche Bahn

Entre no site da Deutsche Bahn e pesquise o trecho.

Deutsche Bahn

Depois de selecionar o horário da ida, clique para escolher o horário da volta (se for o caso de voltar, claro).

Deutsche Bahn

Você vai poder escolher entre a tarifa descontada (Savings fares) e normal (Standard fare). A tarifa descontada vale só no horário comprado e tem restrições para remarcação e reembolso. A tarifa standard permite que você embarque em qualquer trem naquele dia (mas sua reserva de assento não será válida) ou remarque para outro dia sem maiores custos. As tarifas descontadas aparecem cerca de 90 dias antes da data da viagem e vão escasseando à medida que a data da viagem se aproxima. Escolha a tarifa e escolha em "Purchase".

Deutsche Bahn

Uma nova tela vai pedir para você reconfirmar sua opção. Ainda dá para trocar para tarifa standard ou para primeira classe. Clique em "Continue" na tarifa escolhida.

Deutsche Bahn

Daí você deve escolher se quer continuar comprando como cliente registrado ou sem registro. Registrando-se você tem mais vantagens. Eu me registrei.

Deutsche Bahn

Na tela seguinte vão te perguntar que tipo de ticket você quer. Se oferecerem o online-ticket, escolha esse, porque dá para imprimir em casa. Informe também se você vai usar a passagem ou se está comprando para alguém que vai viajar sem a sua companhia.

Deutsche Bahn

Na mesma tela você já informa se vai querer reservar assento. Custa € 4,50 por trecho e vale muito a pena. Você pode ainda escolher seu assento no "open saloon" (vagão inteiriço, tipo avião), "open saloon with table" (poltrona no vagão inteiriço com uma mesa em frente, compartilhada por quatro passageiros) ou num "compartment" (compartimentos para 6 pessoas, como eram todos os trens antigamente). Escolha também se quer janela ou corredor; o sistema verá se é possível.

Deutsche Bahn

A próxima tela somará o preço da reserva ao da viagem e pedirá para você confirmar se continua querendo. (Se não quiser, é só voltar uma tela e tirar o xis do quadradinho da reserva.)

Deutsche Bahn

Uma nova tela oferecerá um passe de transporte local para você agregar à sua passagem. Se você aceitar, seu bilhete de trem vira também sua passagem para ônibus, bonde e metrô no dia do desembarque no destino. Eu comprei só para ver como era (na verdade acabei não usando, andei a pé em Dresden).

Deutsche Bahn

A Deutsche Bahn vai pedir para você definir um documento de identificação. Passaporte não é aceito como documento; o que resta é selecionar o cartão de crédito que você vai usar na operação. Lembre-se de levar esse cartão de crédito com você: ele será pedido como identificação pelo fiscal dentro do trem. (O fiscal só pede identificação de quem compra online-ticket; é um esquema de prevenção de fraudes.)

Deutsche Bahn

Então é só pagar. Cartões Visa precisam ser do sistema Verified by Visa; os Mastercard precisam ser SecureCode. Mas dá pra usar PayPal também.

Deutsche Bahn

Pronto. Seu online-ticket vai ser enviado por email, daí é só imprimir e levar com você no trem.

Deutsche Bahn

Quando o fiscal passar, apresente o papel; ele vai pedir seu cartão de crédito e timbrar o bilhete.

Gute Reise!

Leia mais:

442 comentários

bcbauer
bcbauerPermalinkResponder

Excelente!
Das companhias com as quais já comprei online, considero a DB a mais amigável, já usei em 2010, no trecho alemão da viagem entre Paris e Budapeste, e usarei novamente em seguida, pois farei Munique/Copenhague (via Salzburgo e Praga) em dezembro, e estou apenas esperando a DB liberar a compra smile

rose
rosePermalinkResponder

Bom dia, bcbauer!

Acha que vale á pena comrpar primeira classe, sabe se dá para 4 pessoas sentarem juntas.
Obrigada

Rita
RitaPermalinkResponder

Melhor ainda é baixar o aplicativo e apresentar seu bilhete eletronico, um QR code na tela do celular, sem papel! Muito civilizado!

Diego Romanny
Diego RomannyPermalinkResponder

O app realmente é muito útil, porém não encontrei onde alterar a lingua de Alemão para Inglês (mais amigável para mim)... rsss

Marcela
MarcelaPermalinkResponder

Comprei há mais ou menos 2 meses uma passagem Zurich-Dusseldorf pelo DB, dica de minha amiga alemã que vou visitar.
Tava prestes a comprar pelo Rail Europe (que não tinha a opção de imprimir o ticket) e sairia ainda mais caro!! Valeu muito a pena comprar pel DB: mais barato e eu imprimi em casa, na maior comodidade...

A. L.
A. L.PermalinkResponder

Nos trens ICE comprados com alguma antecedência, agora vc pode escolher diretamente o assento, a partir de um mapa, como em aviões, ao invés de só informar as preferências.

Cris
CrisPermalinkResponder

A.L., pela Deutsche Bahn, eu já consegui escolher os assentos no trem ICE entre Munique e Colônia, na minha viagem de fevereiro deste ano. Só que não tinha muita opção de escolha, não. Eu comprei a passagem com exatos 90 dias de antecedência, então dificilmente o trem já estaria cheio na época da compra. E mesmo assim, só apareceu umas duas opções de escolha. Eu tinha comprado ticket para três pessoas e queria aqueles assentos do tipo "club four", dois a dois, frente a frente, com a mesinha no meio. Até tinha esse tipo de assento no mapa que abriu, só que não era selecionável. Tive de optar por dois assentos de um lado do corredor e o terceiro do outro lado.

Mas é interessante, de todo modo, essa opção para a compra de passagens de trem.

Eu já comprei passagens de trem na maioria das companhias europeias e só tive problema para comprar na RENFE (não consegui de nenhuma forma fazer meus cartões passarem naquele site - acabei fazendo o trecho Barcelona - Madrid de avião). Com as outras, sempre consegui comprar, mas o site da Deutsche Bahn para mim é o melhor de todos mesmo!

A. L.
A. L.PermalinkResponder

Cris, eles só liberam reserva do Club4 para compras de 4 ou mais bilhetes em geral.

Igor Maia
Igor MaiaPermalinkResponder

Olá pessoal, Comprei o trecho Praga - Budapeste no trem noturno (Euronight 477) e no momento da compra, não havia a opção do ticket online. Fui obrigado a escolher a opção de recebimento em casa pelo correio. Alguém jah fez a compra dessa forma? Recebeu as passagens no prazo informado (08 dias úteis)? Valeu.

Malu
MaluPermalinkResponder

Se vc estiver na Alemanha (ou pelo menos na Europa) com certeza chegará. O servico do correio aqui também é muito bom. Mas se estiver no Brasil... ):

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Igor! Este post é sobre passagens de trem na Alemanha. Se você repetir a pergunta num post relacionado a Praga, poderemos compartilhar a pergunta no Perguntódromo.

https://www.viajenaviagem.com/destino/praga

José
JoséPermalinkResponder

Olá A Boia.
Comprei 2 bilhetes na opção online Tickets; não sei o que houve e está para ser enviado via Correios. Tenho que resolver isso agora pois viajo dia 25/08/14 e preciso imprimi-lo. Fiz o cadastramento colocando o nr do cartão para o online Tickets mas não consigo achar onde imprimir. No canto direito da tela no "Meu Bahn" tá lá mas sem opção de imprimir. Pode me ajudar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, José! Provavelmente você escolheu outra opção. Anote todos os seus números e vá a um guichê numa estação ao chegar na Alemanha para tentar imprimir seus bilhetes.

José
JoséPermalinkResponder

Bom dia A Bóia.
Fico muito grato com sua ajuda. Seu blog é uma mão na roda para os turistas.
Passei email para eles para resolver. Caso contrário, levo os comprovantes e resolvo na hora no balcão. O resultado posto aqui.

VITOR PAIVA PIRES

Se eu escolher a opção de não reservar o assento, isso quer dizer que meu lugar no trem não estará garantido? Eu corro risco de não embarcar, por exemplo, se o trem jjá estiver cheio?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vitor!

Os trens levam passageiros de pé. Se não houver assentos disponíveis, você pode ir em pé. Mas vale a pena reservar.

Anna Susy
Anna SusyPermalinkResponder

Duas dicas que considero boas:
1-comprar com o máximo de antecedência possível(90 dias), para pegar as melhores ofertas;
2-caso haja interesse em fazer uma viagem com paradas, pode-se aproveitar o mesmo ticket parando em diversas cidades por algumas horas ou até 48 horas. Já na primeira página aparece a opção: "enter stopovers"

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Olá Ricardo!
Eu e meu marido iremos pra Alemanha em outubro e ficaremos 5 dias em Berlim (fazendo bate e volta pra potsdam e dresden) depois vamos de avião até Munique e ficamos 4 dias (fazendo bate e volta pra Fussen e Dachau). Depois vamos pra Nuremberg (1 dia) e de lá partimos de trem pra Frankfurt, fazendo bate e volta pra Koblenz, Heidelberg, mainz, wiesbaden e vale do rio Reno). Então a nossa dúvida é se vale a pena comprar o German Reail Pass ou o Berlim visit Card. Abc, ou se compramos as passagem individuais pelo site. Além do mais se comprarmos o German Rail pass, como fazemos pra marcar assento nos trens noturnos e viagens mais distantes! Aguardamos uma luz!! Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda!

É bem provável que valha a pena o passe. Para ter certeza, porém, você vai precisar orçar os trechos avulsos e fazer as contas.

No site da Bahn é possível fazer as reservas de assento sem comprar as passagens ponto a ponto.

Não recomendamos trens noturnos.

RENATA
RENATAPermalinkResponder

Há pouco tempo comprei passagem de Munique a Paris (sei q a Bóia e o Riq não acham uma boa idéia, mas sou daquelas que precisa experimentar pra saber...) no trem noturno pelo site da DB e foi super tranquilo.
Abs

Damares Lombardo

Otimo post! Agora ficou tudo mais fácil.

Guilherme
GuilhermePermalinkResponder

Mês passado eu comprei 6 bilhetes Berlim - Praga para a viagem em família que farei em outubro.

Os valores estavam mais baixos por ser um grupo (acho que mais que 5 passagens). Ao finalizar a compra, fui informado que não poderia realizar o pagamento online, mas sim fornecer meus dados por telefone para a Central de Atendimento.

O atendimento na Central foi feito em inglês, me pediram os dados do cartão, recebi o email de confirmação no mesmo instante e vão enviar os tickets por correio para o hotel, sem custo.

Valeu a pena por economizar cerca de 15 euros em cada passagem.

Taty
TatyPermalinkResponder

bom dia! Na ultima semana de setembro, Eu e meu marido sairemos de Berlim para Amsterdam. Pensei em ir de trem e ir parando nas cidades interessantes. Como terei 3 semanas para chegar em Amsterdam, gostaria que voces me ajudassem em um roteiro.
Obrigada

Mariana
MarianaPermalinkResponder

Olá, boa tarde!

Quando fui reservar o assento no site da Bahn (2 assentos), não aparece diagrama disponível para escolha exata. Neste caso, o sistema escolhe aleatoriamente os assentos e corremos o risco de sentar em locais afastados ou a reserva apenas garante que eu não fique em pé, podendo escolher qualquer lugar quando chegar no trem?

Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marina! O sistema escolhe lugares juntos. Só não escolherá quando não houver mais lugares juntos disponíveis.

Gláucia
GláuciaPermalinkResponder

Olá Ricardo!Comprando na DB Bahn a opção para digitar o documento de identificação(credit card),nome,nº do cartão,validade também tem uma opção para marcar "also use this credit card for payment".Minha dúvida é se posso me identificar com um cartão de crédito e efetuar a compra com outro cartão de crédito. Vou apresentar ao fiscal no trem, o cartão pelo qual me identifiquei e não pelo qual efetuei a compra.Tanto receio é porque já perdi meu cartão de crédito na véspera de uma viagem.
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gláucia! Quem responde é A Bóia. Mas a chance de perder o cartão não usado na compra é a mesma de perder o cartão usado, ou não?

Gláucia
GláuciaPermalinkResponder

Olá Bóia!Infelizmente tudo pode acontecer em uma viajem mas procuro minimizar os riscos.Usar um cartão de crédito para compra na DB Bahn e outro para identificação é porque o de identificação é um cartão que não uso no Brasil.Ele irá no porta dólar e somente será usado para mostrar ao fiscal do trem(risco de perdê-lo é menor).Minha pergunta é se posso mesmo usar os dois cartões um para compra e outro para identificação?
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gláucia! Como o post acima explica, você deverá levar o cartão utilizado na compra, para identificação.

maria angelica

Olá,

Estarei em outubro na Alemanha. Posso comprar as passagens de trem Berlim/Colônia e Colônia/Amsterdam p/ DB Banh nas estações ferroviárias de Berlim e Colônia ou melhor comprar com antecedência pelo site da DB Banh?
Além disso, é possível comprar Praga/Berlim com pit-stop em Dresde p/ DB Banh?

Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Angélica! Compre o mais rápido possível para obter tarifas promocionais. Na hora, só pela tarifa cheia, que não é barata.

Para comprar a passagem Berlim-Praga com Dresden de pit-stop:

1) pesquise Berlim-Praga
2) quando carregar o resultado da pesquisa, clique em "change other data"
3) quando recarregar a página, clique em "Enter stopover"
4) escreva Dresden e, no campo de horário, quantas horas pretende ficar na escala (até 48h). Preencha 6h ou 8h.

Guilherme Biazzi

Boa Noite,
A passagem de trem realmente é cara? 150 euros duas pessoas somente ida: Berlin - Colonia. É normal? Outra dúvida: quanto tempo antes o site começa a vender tickets? Obrigado,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Guilherme! Comprando com antecedência você consegue preços mais baixos. Por volta de dois meses e meio antes da viagem você já pode comprar bilhetes.

Francélli
FrancélliPermalinkResponder

Pessoal, eu comprei passagens de Nurember a Berlin, mas esqueci de reservar os assentos.
Já recebi meu ticket online e entrando no site com o código da reserva não encontrei um lugar para fazer a reserva dos assentos. Como faço? Se não houver como reservar posso fazer isso no guichê, antes de embarcar?
obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Francélli! Entre no site normalmente como se fosse fazer uma nova reserva. Selecione o mesmo trem e horário. Neste momento o site vai oferecer a chance de apenas reservar o assento.

rodrigo pires
rodrigo piresPermalinkResponder

Oi Ricardo, tudo bem? estou indo para Frankfurt sem roteiro definido. Gostaria de fazer uma viagem de trem com alpes e vistas bonitas até zurich e depois pegar um voo para Amesterdan e voltando para Frankfurt em 7 dias. Acha corrido? Sugere algum outro passeio?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rodrigo! Quem responde é A Bóia. É bastante corrido.

Veja roteiros factíveis para 9 dias na Europa:
https://www.viajenaviagem.com/2012/03/roteiro-9-dias-europa

Roberta
RobertaPermalinkResponder

Olá, estou com uma dúvida na compra do ticket. Irei a Alemanha em dezembro e nas pesquisas dos trechos aparece a mensagem "We regret that travel information can currently only be provided from 16.12.2013 to 13.12.2014". Não consigo visualizar as opções.
Outra coisa, no caso de stop over, como eu incluiria a seguinte opção:
Ficarei em Berlim de 15 a 19/12, de lá farei uma parada de dois dias em Dresden (stop over) e depois, mais dois dias em Munique. Como faço essa compra?
Desde já, obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roberta! Isso quer dizer que as passagens para a data em que você vai viajar ainda não começaram a ser vendidas.

Mayra B.
Mayra B.PermalinkResponder

Olá! Estou no site internacional e quando escolho o horário e clico em "proceed" o site vai pra versão em alemão!! Já aconteceu com algum de vocês? Tô pirando! Não vejo opção de voltar para inglês...
Outra coisa, tem limite de peso para bagagem? Meu trecho será Berlim-Amsterdam. Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mayra! Simulamos uma compra e deu tudo certo; o idioma não mudou, não. Tente de novo. Procure viajar com malas de tamanho médio, uma vez que é você quem acomoda os volumes nos bagageiros.

carina flosi
carina flosiPermalinkResponder

Olá, parabéns pelo site, super dicas! Eu comprei com stopover Berlim/Dresden/Praga e não marquei os acentos. Depois de ler as dicas super me arrependi. Tem como mudar isso no site da DB após a compra ter sido realizada? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carina! Já respondemos uma pergunta parecida com a sua aqui: https://www.viajenaviagem.com/2014/08/trem-alemanha-como-comprar-passagem-dicas/comment-page-1#comment-437660

carina flosi
carina flosiPermalinkResponder

Ola, obrigada pela rápida resposta. No entanto, nas respostas acima nao encotnrei resposta para minha dúvida:já comprei pela DB as passagens, mas NÃO reservei os assentos. Quero fazer isso agora, apois a reserva na mão, mas no site da DB não encontro como pagar esses 4,5 euros e reservar os assento....Como proceder, por favor?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carina! Já respondemos sim, no link indicado. Mas tá aqui: Entre no site normalmente como se fosse fazer uma nova reserva. Selecione o mesmo trem e horário. Neste momento o site vai oferecer a chance de apenas reservar o assento. wink

Juliana Camargo

Ola Ricardo!
Parabéns pelo post, vou viajar a Alemanha neste natal com uma irmã e nossa mãe comprará a passagem do trem, online. Você sabe como funcionaria neste caso, já que não poderemos levar o cartão dela, e muito menos nosso nome esta lá?
Tem alguma dica?
Abraços, e continue com o ótimo trabalho! Adoramos o viajo na viagem no Rádio e site!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! Quem responde é A Bóia. Desculpe, não sabemos como resolver essa. Talvez neste caso seja melhor comprar pela http://www.raileurope.com.br .

Julieta
JulietaPermalinkResponder

Olá Ricardo, obrigada por suas dicas, são muito uteis!
Comprei as passagens, mas não consegui reservar os assentos, estavam como não disponível. Só consegui marcar que era janela (espero não viajar de pé, rsrsrs). Meu marido e eu viajaremos em março. Faremos Paris, Amsterdã, Berlim e Praga. Haja pernas! obrigada.

Édipo
ÉdipoPermalinkResponder

Muito bacana o post.

Uma dúvida. Comprei dois bilhetes já. Berlin -> Amsterdã e Amsterdã -> Colonia.

Estou com uma dúvida sobre posso saber se será necessária a troca de trem...

Grato pela atenção e parabéns pelo blog smile

[]s

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Édipo! Se houver baldeação, ela vem especificada no bilhete!

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Olá! fiz a compra do trecho Frankfurt x Wurzburg...mas no ticket não saiu informação sobre os assentos, mesmo eu tendo feito a opção de reserva...com vou saber em que vagão e assentos eu e meu marido vamos ficar????

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! Se não apareceu o número, então você não fez a reserva. Dá para fazer a compra no site, selecionando "reserve a seat only":

http://www.bahn.com/i/view/overseas/en/index.shtml

Carina
CarinaPermalinkResponder

Dicas sobre o melhor lugar, bóia?
Compartment ou saloon? Certamente ambos têm vantagens e desvantagens.

Abraço!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carina! O Ricardo Freire prefere saloon toda vida. Configuração avião, não configuração cabine.

Tiago
TiagoPermalinkResponder

Se tiver comprado como Savings farei, o primeiro trem atrasar para pegar o próximo terá problema?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tiago! A tarifa descontada (Savings fares) vale só no horário comprado e tem restrições para remarcação e reembolso.

Alba
AlbaPermalinkResponder

Comprei passagens de Zurick para Munique pela DB. Paguei para marcar os dois assentos, mas eles dão opção para um de frente ao outro do lado da janela ou um de frente ao outro do lado do corredor. Sabe como deveria fazer para que a escolha fosse um ao lado do outro? Ainda vou comprar outras passagens e gostaria de saber como fazer. Grata! Adorei as informações que li aqui!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alba! Clique na opção "open saloon" (e não "open saloon with table", que sempre alocará os passageiros frente a frente com a mesa no meio).

Renato
RenatoPermalinkResponder

Olá....
Fui roubado e não tenho mais o cartão que fiz a compra, como faço para identificação no trem?
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renato! Faça um B.O. do roubo e prepare uma explicaçãozinha em inglês para dar ao fiscal smile

Renato
RenatoPermalinkResponder

Valeu bóia, mas já estou na Alemanha, sem B.O.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renato! Puxa... então se prepare para argumentar, apenas. Você ficou com outros cartões ou documentos? Vai precisar de algum deles...

Renato
RenatoPermalinkResponder

fiquei sim, tenho outros cartões...

ivana
ivanaPermalinkResponder

Oi, preciso muito de ajuda..
comprei passagens para a família no ICE, 1ª classe de Bamberg até Berlim mas me equivoquei na hora da compra. acho que comprei lugares péssimos, comprei 4 lugares num compartimento, pelo desenho são 4 lugares apenas neste compartimento. Mas eu vi que tu aconselhas a não comprar compartimento. como faço para trocar o assento para salão com mesa?? Não tenho registro na DB e não acho no site um lugar onde possa trocar o assento, é só isso. o que tu achas?? a viagem é longa 4 horas, onde é mais confortável para 2 adultos e 2 crianças, compartimento ou mesa no salão??

ivana
ivanaPermalinkResponder

Vi no site que não posso trocar os assentos.
Posso comprar novos lugares, há problemas nesta duplicidade?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ivana! Pode comprar outros lugares, sim. São reservas diferentes: a do trem e a do assento. Quando o fiscal passa, você precisa apresentar as duas.

Ivana
IvanaPermalinkResponder

Bóia vou te chatear e repetir a pergunta que fiz acima: este compartimento na 1ª classe com 4 lugares é ruim?? No desenho só tem 4 lugares, por isto o erro, achei que compartimentos tinham sempre 6 lugares.
Obrigada e desculpe a azucrinação.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ivana! Desculpe, mas não tenho intimidade com todas as configurações possíveis de trem. Se você está comprando primeira classe, relaxe, todos os assentos vão ser de primeira.

Wander
WanderPermalinkResponder

Alguém saberia me dizer onde fica registrado no on-lineTicket o nº dos assentos marcados? Comprei 1º classe pelo site, escolhi os assentos, imprimi o ticket, mas nele não tem dizendo os lugares marcados. Alguém pode me ajudar?

Isabela Bento
Isabela BentoPermalinkResponder

Olá!

Viajo para a Alemanha no final de março e estou com uma dúvida quanto a compra de passagens pela Deutsche Bahn.

Irei a um casamento em Freiburg no dia 28 de março, chego em Frankfurt no dia 27 às 18h25 e o último ônibus para Freiburg sai às 19h. Como o horário é extremamente apertado, acho q não será possível ir de ônibus.

Então, fui pesquisar as passagens de trem e felizmente encontrei uma com um bom preço: 2 passagens one-way por 61 euros.

Pedi para minha amiga alemã comprar nossas passagens de ônibus e eu irei pagar em dinheiro assim que encontrá-la, pois não quero comprar no cartão de crédito devido ao IOF e a conversão absurda que os bancos fazem na fatura, além da volatilidade.

Só que no caso da passagem de trem, parece que o cartão de crédito usado na compra deve ser apresentado como documento por quem vai viajar e na hora de comprar não dá pra colocar o passaporte como documento (absurdo, né?!). No caso da minha amiga comprar a minha passagem e a do meu namorado de trem pela DB, teríamos que apresentar o cartão de crédito dela? Pq isso será impossível. Não tem como apresentar os nossos passaportes ao fiscal?

Procurei e-mails para contatar a DB com essa dúvida e o único e-mail que achei não funciona. Eita...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Isabela! Sim, você precisará apresentar o cartão de crédito usado na compra na hora que o fiscal passar.

O fiscal e a Deutsche Bahn não têm culpa do IOF ou da volatilidade da moeda brasileira. O procedimento é antifraude.

Adolfo
AdolfoPermalinkResponder

Aliás em viagens dentro da Alemanha o cartão usado na compra é a única coisa pedida pelos fiscais.

Adolfo
AdolfoPermalinkResponder

Se o cartão utilizado na compra foi também usado como identificação, ele deve ser apresentado. Caso não tenha como, você deve cancelar a compra e fazer com o seu cartão. Caso contrário, o fiscal irá lhe cobrar a passagem de novo, mais a taxa de emissão no trem. Eu cancelaria o ticket e faria a reserva de novo, com o seu cartão. Nisso a multa de cancelamento e o perrengue já cobriram as despesas do IOF e a taxa de conversão.

petter
petterPermalinkResponder

Olá pessoal!
Bóia, vou viajar de Munique para Zurique e fiz umas simulações no site da DB. Infelizmente a maioria das opções inclui conexões, mas encontrei uma que me espantou. É mais rápida e a metade do preço. Fiquei um pouco confuso, pois na coluna onde tem os tipos do trens (ICE, IC etc) apareceu BUS. É isso mesmo? Prosseguindo eu irei comprar uma passagem de ônibus no site da companhia ferroviária?
Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Petter! É isso mesmo. Quando a conexão ferroviária não é boa, a Bahn oferece um ônibus. Não terá o conforto do trem, mas será mais rápido.

petter
petterPermalinkResponder

Obrigado bóia! grin

mariane barroco

Oi Ricardo, tudo bem? Estou tentando comprar duas passagens pelo site da Bahn, mas estou com a seguinte dúvida:
Me cadastrei no site e entrei com meu login. Como disse, são 2 passageiros, então selecionei essa opção, mas no decorrer da compra em nenhum momento foi pedido para colocar o nome do segundo passageiro. E no momento de finalizar a compra, aparece que são 2 passagens, mas só aparece o meu nome e do 2º passageiro, não. Você sabe se é assim mesmo que funciona? As duas passagens ficarão no meu nome? Não entendi o que aconteceu.

Abs,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mariane! É assim mesmo. Basta o passageiro cadastrado estar no grupo.

Vanessa
VanessaPermalinkResponder

Olá! Li no post que posso comprar os tickets com 120 dias de antecedência e que as tarifas com maiores descontos aparecem com 90 dias de antecedência, certo? Minha viagem é em agosto de 2015, mas estou fazendo simulações, e em alguns trechos, como Berlim-Dresden, por exemplo, só estão disponíveis tarifas anteriores a 10/04/2015. Outro trecho, como Dresden-Praga, apenas anterior a maio/15. Isso é normal ou será que não estou sabendo pesquisar? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vanessa! A informação que você lê na volta da busca é a data em que as vendas ABREM para a data que você está pesquisando. Normalmente, 90 dias antes da data na Deutsche Bahn.

Vanessa
VanessaPermalinkResponder

Ah, certo. Obrigada!

Izabella
IzabellaPermalinkResponder

Olá, Boia e Ricardo.
Estou agora no site da DB, mas fiquei com uma dúvida. Preciso comprar dois trechos: Hamburgo-Hannover e Hanoover-Berlim. Terei que comprar duas vezes? Não achei no site aquelas opções tipo "multiplos destinos".
Abçs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Izabella! Se você vai fazer um pit stop, clique em "further search options" no buscador inicial. A página que carregar vai conter a opção "enter stopovers". Stopover é a escala. Você compra de Hamburgo a Berlim com stopover em Hannover e estabelece quantas horas quer permanecer na escala.

Izabella
IzabellaPermalinkResponder

Obrigada pela ajuda!
Tentei comprar com o stopover, mas comprando desta forma ele não me permitia ver o preço e só me dava opção de ticket pelo correio. Achei meio furada comprar sem saber quanto pagaria. Não entendi porque ele vende os trechos separados mostrando o preço, mas os mesmos trechos combinados ele diz "fares not available, custumer service will search for the best prices". É assim mesmo? Passar cartão sem saber quanto pagarei?
Não entendi a lógica deles...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Izabella! Você não passaria o cartão sem saber o preço. As tarifas estão disponíveis 81 dias antes das viagens.

Izabella
IzabellaPermalinkResponder

Mas só tinha opção de receber pelo correio. Correios do Brasil não confio. Optei por comprar separado pra ter o ticket online, os trechos já estavam em 19 e 29 euros como já foi mencionado que eram os valores promocionais.
Obrigada!

Vera Machry
Vera MachryPermalinkResponder

Olá pessoal!
Estou indo pra Alemanha no dia 03/05/2015....estou pensando em comprar o German Rail Pass para maior comodidade na minha viagem. Minha duvida é: posso usar esse passe em qualquer horário e em qualquer trem na Alemanha?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vera! Não poderá usar nos trens ICE Sprinter, a não ser que faça reserva de assento. Em todos os outros trens poderá subir durante a validade do passe.

Paula Berns
Paula BernsPermalinkResponder

Olá Bóia!
Comprei passagens de Munique para Paris no site da DB Bahn. Tudo certo, preço ótimo para a primeira classe..... porém, o trecho conta com uma conexão em Stuttgart, na qual trocamos do ICE para o TGV. No site, quando comprei as passagens, só pude fazer a escolha dos assentos no recho com o ICE. Você sabe por quê? Não tenho como escolher os assentos no TGV também?
Obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paula! Veja se o assento não foi automaticamente atribuído no segundo trecho.

Se não foi, volte ao site da Bahn, refaça a pesquisa de horários Stuttgart-Paris clicando em "Reserve a seat only" (está embaixo de "Prefer fast connections") e compre a reserva de assento.

raphael
raphaelPermalinkResponder

minha namorada comprou passagem em meu nome de frankfurt para munique,ela me passou o Auftragsnummer(numero de requerimento), por favor sera que vai ser muito complicado imprimir isso em alguma maquina?alguma dica?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Raphael! Passe numa estação na véspera de viajar ou chegue com bastante antecedência, para ter tempo de se entender com a máquina. Dá para selecionar o idioma inglês. O processo é sempre intuitivo, mas se você estiver apressado os nervos podem atrapalhar o entendimento. Precisando, procure ajuda de um funcionário.

sueli
sueliPermalinkResponder

Olá!
Estou tentando comprar 02 passagens de Bern às Bruxelas pelo Bahn, para 22/08/2015, já fiz o cadastro no site, eles só me deram opções de envio pelo correio e o valor dos tickets nunca é informado, somente a taxa de envio pelo correio, é normal isso? achei meio complicado. Será que se eu continuar antes de informar o nº do meu cartão de crédito me é informado o valor total.
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sueli! Compre Berna-Paris na http://www.sbb.ch/en e Paris-Bruxelas em http://www.voyages-sncf.com .

Talvez dê para comprar tudo na SNCF, mas pode envolver envio de passagem pelo Correio. Emitindo na SBB o primeiro trecho e na SNCF o segundo você vai poder ou emitir eticket ou imprimir na estação.

Julia
JuliaPermalinkResponder

Oi Bói, socarra-me, please!
Comprei 2 passagens de Munique -viena com 3 meses de antecedência e pagando para reservar assentos, apesar do mapa não ter aparecido. Ocorre que no ticket online, assim como em alguns pessoas nos comentários acima, não consegui identificar o vagão nem tampouco o assento.

consegui identificar isso no ticket online:
RJ 61, 2 Sitzplätze, Wg.
Pl. 101 102, 2 Fenster, Großraum, Nichtraucher, Ref. 819290142782

Colocado no google tradutor:
RJ 61, 2 Assentos, WG.
  Pl. 101 102, 2 janelas, maior, para não fumadores, Ref. 819 290 142 782

Significa que meu Trem é o RJ e meu vagão é o 61? E os assentos são 101 e 102?
Não entendi o que seria WG. PI !!
Qdo fiz a reserva escolhi a opção como sugerida aqui no site "open salloon", e na reserva aparecem 2 janelas? não entendi! Será que ficaremos um do lado do outro?
Preciso sanar essas duvidas pq irei comprar outras passagens e quero corrigir possíveis erros.
Ajude-me, por favor!
Obrigda desde já.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juremilda! É provável que estejam de frente um para o outro, junto à janela, com uma mesinha no meio. Vagão 61, assentos 101 e 102.

VERA LIGIA
VERA LIGIAPermalinkResponder

Comprei varios trechos e nos dois últimos na hora de concretizar a compra , apareceu um aviso:

Payment not possible
Dear customer,

Your payment unfortunately cannot be processed at this time. In urgent cases, please contact our Online Service. You will find the contact details at www.bahn.de/kontakt.

Alguém sabe porque? estava fazendo à noite, tentei hoje de manhã e pela tarde e sempre o mesmo aviso...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vera! Desbloqueie o seu cartão para compras internacionais.

eduardo
eduardoPermalinkResponder

Estou tentando comprar a passagem para o meu filho de 17 anos e ele não tem cartão de crédito, ou seja, será comprado como meu, como ele poderá comprovar a compra já que não terá cartão em mãos?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eduardo! Sinceramente não sabemos como proceder numa situação assim. Mas sendo o seu filho menor de idade, faça uma declaraçãozinha em inglês dizendo que o cartão de crédito usado foi o seu e anexe um xerox do cartão. Impossível o condutor ser tão alemão a ponto de não se sensibilizar smile

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar