Estação de Hamburgo

Tela a tela: como comprar passagens de trem na Alemanha no site da Deutsche Bahn

Estação de Hamburgo

A cia. ferroviária alemã — Deutsche Bahn, ou simplesmente DB — é uma das pioneiras da internet: vende passagens online desde a era mesozóica da web. O processo de compra é cheio de detalhes mas flui bem. Outro dia precisei comprar passagens para um bate-volta entre Berlim e Dresden e salvei as telas para você acompanhar o passo a passo. Bora nessa?


Deutsche Bahn

Entre no site da Deutsche Bahn e pesquise o trecho.


Deutsche Bahn

Depois de selecionar o horário da ida, clique para escolher o horário da volta (se for o caso de voltar, claro).


Deutsche Bahn

Você vai poder escolher entre a tarifa descontada (Savings fares) e normal (Standard fare). A tarifa descontada vale só no horário comprado e tem restrições para remarcação e reembolso. A tarifa standard permite que você embarque em qualquer trem naquele dia (mas sua reserva de assento não será válida) ou remarque para outro dia sem maiores custos. As tarifas descontadas aparecem cerca de 90 dias antes da data da viagem e vão escasseando à medida que a data da viagem se aproxima. Escolha a tarifa e escolha em “Purchase”.


Deutsche Bahn

Uma nova tela vai pedir para você reconfirmar sua opção. Ainda dá para trocar para tarifa standard ou para primeira classe. Clique em “Continue” na tarifa escolhida.


Deutsche Bahn

Daí você deve escolher se quer continuar comprando como cliente registrado ou sem registro. Registrando-se você tem mais vantagens. Eu me registrei.


Deutsche Bahn

Na tela seguinte vão te perguntar que tipo de ticket você quer. Se oferecerem o online-ticket, escolha esse, porque dá para imprimir em casa. Informe também se você vai usar a passagem ou se está comprando para alguém que vai viajar sem a sua companhia.


Deutsche Bahn

Na mesma tela você já informa se vai querer reservar assento. Custa € 4,50 por trecho e vale muito a pena. Você pode ainda escolher seu assento no “open saloon” (vagão inteiriço, tipo avião), “open saloon with table” (poltrona no vagão inteiriço com uma mesa em frente, compartilhada por quatro passageiros) ou num “compartment” (compartimentos para 6 pessoas, como eram todos os trens antigamente). Escolha também se quer janela ou corredor; o sistema verá se é possível.


Deutsche Bahn

A próxima tela somará o preço da reserva ao da viagem e pedirá para você confirmar se continua querendo. (Se não quiser, é só voltar uma tela e tirar o xis do quadradinho da reserva.)


Deutsche Bahn

Uma nova tela oferecerá um passe de transporte local para você agregar à sua passagem. Se você aceitar, seu bilhete de trem vira também sua passagem para ônibus, bonde e metrô no dia do desembarque no destino. Eu comprei só para ver como era (na verdade acabei não usando, andei a pé em Dresden).


Deutsche Bahn

A Deutsche Bahn vai pedir para você definir um documento de identificação. Passaporte não é aceito como documento; o que resta é selecionar o cartão de crédito que você vai usar na operação. Lembre-se de levar esse cartão de crédito com você: ele será pedido como identificação pelo fiscal dentro do trem. (O fiscal só pede identificação de quem compra online-ticket; é um esquema de prevenção de fraudes.)


Deutsche Bahn

Então é só pagar. Cartões Visa precisam ser do sistema Verified by Visa; os Mastercard precisam ser SecureCode. Mas dá pra usar PayPal também.


Deutsche Bahn

Pronto. Seu online-ticket vai ser enviado por email, daí é só imprimir e levar com você no trem.

Deutsche Bahn

Quando o fiscal passar, apresente o papel; ele vai pedir seu cartão de crédito e timbrar o bilhete.

Gute Reise!

Leia mais:

512 comentários

Oi Ricardo, tudo bem? estou indo para Frankfurt sem roteiro definido. Gostaria de fazer uma viagem de trem com alpes e vistas bonitas até zurich e depois pegar um voo para Amesterdan e voltando para Frankfurt em 7 dias. Acha corrido? Sugere algum outro passeio?

Pessoal, eu comprei passagens de Nurember a Berlin, mas esqueci de reservar os assentos.
Já recebi meu ticket online e entrando no site com o código da reserva não encontrei um lugar para fazer a reserva dos assentos. Como faço? Se não houver como reservar posso fazer isso no guichê, antes de embarcar?
obrigada!

    Olá, Francélli! Entre no site normalmente como se fosse fazer uma nova reserva. Selecione o mesmo trem e horário. Neste momento o site vai oferecer a chance de apenas reservar o assento.

Boa Noite,
A passagem de trem realmente é cara? 150 euros duas pessoas somente ida: Berlin – Colonia. É normal? Outra dúvida: quanto tempo antes o site começa a vender tickets? Obrigado,

    Olá, Guilherme! Comprando com antecedência você consegue preços mais baixos. Por volta de dois meses e meio antes da viagem você já pode comprar bilhetes.

Olá,

Estarei em outubro na Alemanha. Posso comprar as passagens de trem Berlim/Colônia e Colônia/Amsterdam p/ DB Banh nas estações ferroviárias de Berlim e Colônia ou melhor comprar com antecedência pelo site da DB Banh?
Além disso, é possível comprar Praga/Berlim com pit-stop em Dresde p/ DB Banh?

Obrigada.

    Olá, Maria Angélica! Compre o mais rápido possível para obter tarifas promocionais. Na hora, só pela tarifa cheia, que não é barata.

    Para comprar a passagem Berlim-Praga com Dresden de pit-stop:

    1) pesquise Berlim-Praga
    2) quando carregar o resultado da pesquisa, clique em “change other data”
    3) quando recarregar a página, clique em “Enter stopover”
    4) escreva Dresden e, no campo de horário, quantas horas pretende ficar na escala (até 48h). Preencha 6h ou 8h.

Olá Bóia!Infelizmente tudo pode acontecer em uma viajem mas procuro minimizar os riscos.Usar um cartão de crédito para compra na DB Bahn e outro para identificação é porque o de identificação é um cartão que não uso no Brasil.Ele irá no porta dólar e somente será usado para mostrar ao fiscal do trem(risco de perdê-lo é menor).Minha pergunta é se posso mesmo usar os dois cartões um para compra e outro para identificação?
Obrigada.

    Olá, Gláucia! Como o post acima explica, você deverá levar o cartão utilizado na compra, para identificação.

Olá Ricardo!Comprando na DB Bahn a opção para digitar o documento de identificação(credit card),nome,nº do cartão,validade também tem uma opção para marcar “also use this credit card for payment”.Minha dúvida é se posso me identificar com um cartão de crédito e efetuar a compra com outro cartão de crédito. Vou apresentar ao fiscal no trem, o cartão pelo qual me identifiquei e não pelo qual efetuei a compra.Tanto receio é porque já perdi meu cartão de crédito na véspera de uma viagem.
Obrigada.

    Olá, Gláucia! Quem responde é A Bóia. Mas a chance de perder o cartão não usado na compra é a mesma de perder o cartão usado, ou não?

Olá, boa tarde!

Quando fui reservar o assento no site da Bahn (2 assentos), não aparece diagrama disponível para escolha exata. Neste caso, o sistema escolhe aleatoriamente os assentos e corremos o risco de sentar em locais afastados ou a reserva apenas garante que eu não fique em pé, podendo escolher qualquer lugar quando chegar no trem?

Obrigada

    Olá, Marina! O sistema escolhe lugares juntos. Só não escolherá quando não houver mais lugares juntos disponíveis.

bom dia! Na ultima semana de setembro, Eu e meu marido sairemos de Berlim para Amsterdam. Pensei em ir de trem e ir parando nas cidades interessantes. Como terei 3 semanas para chegar em Amsterdam, gostaria que voces me ajudassem em um roteiro.
Obrigada

Mês passado eu comprei 6 bilhetes Berlim – Praga para a viagem em família que farei em outubro.

Os valores estavam mais baixos por ser um grupo (acho que mais que 5 passagens). Ao finalizar a compra, fui informado que não poderia realizar o pagamento online, mas sim fornecer meus dados por telefone para a Central de Atendimento.

O atendimento na Central foi feito em inglês, me pediram os dados do cartão, recebi o email de confirmação no mesmo instante e vão enviar os tickets por correio para o hotel, sem custo.

Valeu a pena por economizar cerca de 15 euros em cada passagem.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito