Tela a tela: como comprar passagens de trem na Alemanha no site da Deutsche Bahn

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Estação de Hamburgo

A cia. ferroviária alemã -- Deutsche Bahn, ou simplesmente DB -- é uma das pioneiras da internet: vende passagens online desde a era mesozóica da web. O processo de compra é cheio de detalhes mas flui bem. Outro dia precisei comprar passagens para um bate-volta entre Berlim e Dresden e salvei as telas para você acompanhar o passo a passo. Bora nessa?

Deutsche Bahn

Entre no site da Deutsche Bahn e pesquise o trecho.

Deutsche Bahn

Depois de selecionar o horário da ida, clique para escolher o horário da volta (se for o caso de voltar, claro).

Deutsche Bahn

Você vai poder escolher entre a tarifa descontada (Savings fares) e normal (Standard fare). A tarifa descontada vale só no horário comprado e tem restrições para remarcação e reembolso. A tarifa standard permite que você embarque em qualquer trem naquele dia (mas sua reserva de assento não será válida) ou remarque para outro dia sem maiores custos. As tarifas descontadas aparecem cerca de 90 dias antes da data da viagem e vão escasseando à medida que a data da viagem se aproxima. Escolha a tarifa e escolha em "Purchase".

Deutsche Bahn

Uma nova tela vai pedir para você reconfirmar sua opção. Ainda dá para trocar para tarifa standard ou para primeira classe. Clique em "Continue" na tarifa escolhida.

Deutsche Bahn

Daí você deve escolher se quer continuar comprando como cliente registrado ou sem registro. Registrando-se você tem mais vantagens. Eu me registrei.

Deutsche Bahn

Na tela seguinte vão te perguntar que tipo de ticket você quer. Se oferecerem o online-ticket, escolha esse, porque dá para imprimir em casa. Informe também se você vai usar a passagem ou se está comprando para alguém que vai viajar sem a sua companhia.

Deutsche Bahn

Na mesma tela você já informa se vai querer reservar assento. Custa € 4,50 por trecho e vale muito a pena. Você pode ainda escolher seu assento no "open saloon" (vagão inteiriço, tipo avião), "open saloon with table" (poltrona no vagão inteiriço com uma mesa em frente, compartilhada por quatro passageiros) ou num "compartment" (compartimentos para 6 pessoas, como eram todos os trens antigamente). Escolha também se quer janela ou corredor; o sistema verá se é possível.

Deutsche Bahn

A próxima tela somará o preço da reserva ao da viagem e pedirá para você confirmar se continua querendo. (Se não quiser, é só voltar uma tela e tirar o xis do quadradinho da reserva.)

Deutsche Bahn

Uma nova tela oferecerá um passe de transporte local para você agregar à sua passagem. Se você aceitar, seu bilhete de trem vira também sua passagem para ônibus, bonde e metrô no dia do desembarque no destino. Eu comprei só para ver como era (na verdade acabei não usando, andei a pé em Dresden).

Deutsche Bahn

A Deutsche Bahn vai pedir para você definir um documento de identificação. Passaporte não é aceito como documento; o que resta é selecionar o cartão de crédito que você vai usar na operação. Lembre-se de levar esse cartão de crédito com você: ele será pedido como identificação pelo fiscal dentro do trem. (O fiscal só pede identificação de quem compra online-ticket; é um esquema de prevenção de fraudes.)

Deutsche Bahn

Então é só pagar. Cartões Visa precisam ser do sistema Verified by Visa; os Mastercard precisam ser SecureCode. Mas dá pra usar PayPal também.

Deutsche Bahn

Pronto. Seu online-ticket vai ser enviado por email, daí é só imprimir e levar com você no trem.

Deutsche Bahn

Quando o fiscal passar, apresente o papel; ele vai pedir seu cartão de crédito e timbrar o bilhete.

Gute Reise!

Leia mais:

456 comentários

Bruno
BrunoPermalinkResponder

Olá,

Comprei uma passagem pela Deutsche Banh de Munique para Viena.
Na passagem há 1 baldeação: Saio da estação aeroporto do aeroporto de munique e vou primeiro para estação Hbf de Munique onde faço baldeação para o trem para Viena.
Minha dúvida é que o horário de chegada para o trem na estação Hbf é 15:17h e o de saída do trem para Viena desta estação é de 15:37h. É tranquila fazer essa baldeação ou é muito pouco tempo? Digo isso pq comprei tarifa econômica e não posso usar outro trem que não esse.
Outra dúvida é que meu trem sai da estação aeroporto de 14:35h pela linha S1, que tem trens regulares. Apenas posso usar o trem nessa hora? Não posso sair mais cedo se conseguir para a estação Hbf? Visto ter comprado tarifa econômica. Seguem os relatos breves da passagem:

München Flughafen
Besucherpark
26.09. ab 14:35 1
München Hbf (tief) 26.09. an 15:17 1
S 1
München Hbf 26.09. ab 15:31
Wien Westbahnhof 26.09. an 19:30 8
RJ 69, 1 Sitzplatz, Wg. 24, Pl. 47,
1 Gang, Großraum,
Nichtraucher, Ref. 819710013116
Hinfahrt:
Zertifikat: 20WP 0QEM 8EX
Gültig ab: 26.09.2015

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruno! Pode pegar qualquer trem da S-Bahn. 20 minutos de baldeação dá tempo até pra um lanchinho smile

Eduardo
EduardoPermalinkResponder

Estava pesquisando trens na Alemanha e percebi que as passagens estavam aumentando de valor. Eles disponibilizam todos os assentos pela internet, ou eles deixam um percentual para comprar mais barato no guichê?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eduardo! Só vale a pena comorar na hora trens regionais (Regio e similares) pois o preço não varia. Os outros compre o quanto antes.

SHEILA LEIBEL
SHEILA LEIBELPermalinkResponder

Boa noite.
Eu já tinha mandado uma mensagem a mais de 10 dias mas ela não apareceu. Vou repetir pois ela pode não ter sido enviada, ou não aprovada ...

Quero comprar duas passagens de Munique para Veneza no site da Bahn para setembro e está custando 59 euros por pessoa. Vi que poderia comprar o trial Probe Bahncard 25 com a promoção de sábado (saturday plus 1 - compra uma e leva duas) sendo vendida até 31 de julho em promoção, e 25% de desconto nos outros dias. Esse cartão custa 25 euros, acho que vale por 3 meses.
Para eu que tenho 60 anos ainda pago a metade do valor do cartão.
Ocorre que no site pedem endereço na Alemanha na ficha, será que posso colocar o do hotel?
Pedem o endereço de moradia também, distinto do da alemanha.
Pedem também, no meu caso, documento de identidade, mas apenas para alguns países, o Brasil por óbvio não está na lista, mas dão opção para enviar de outro jeito o documento, apenas que não entendi como seria isso.
Se eu comprasse com desconto por idade eles enviariam o cartão para minha casa, mas o numero já seria fornecido antecipadamente para eu poder adquirir as passagens.
Como vou viajar no sábado e vou ainda adquirir outras passagens de Innsbruck para Munique, eu faria uma economia boa.
Apenas achei um pouco confuso, o que acha? Talvez eu arrisque e compre o cartão porque eu não iria perder muito se não der certo (12,5 euros).
Obrigada
Sheila

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sheila! O cartão Bahn 25 não dá direito a embarcar no trem. O cartão custa 62 euros e, durante um ano, dá direito a comprar passagens com 25% de desconto sobre a tarifa CHEIA, não sobre a tarifa promocional.

Mesmo que fosse essa mamata que você estav pensando, não dependa de nada que envolva o Correio brasileiro. Não queira levar vantagem em tudo, você pode se dar mal e precisar comprar uma passagem de última hora pelo preço cheio.

Esses cartões são feitos para viajantes freqüentes. Não se pagam numa viagem só. Se fosse útil para turistas, já haveria tutorial na internet.

Bruno
BrunoPermalinkResponder

Olá, tenho uma dúvida quanto ao Swiss Pass. Posso utilizá-lo para um viagem para fora da suiça. Um viagem de Munique a Zurique ou de Munique a Lucerna pode ser feita usando o swiss pass, caso compre o passe pela SBB. Por favor, gostaria de uma ajuda.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruno! Só até a fronteira.

Bruno
BrunoPermalinkResponder

Olá,

Como posso comprar o swiss pass versão saver? Não encontro no site nem os preços nem essa opção. Preciso de ajuda se possível.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruno! Precisamos atualizar o post. A versão saver foi extinta este ano.

Ricardo Barbosa

Ricardo, parabéns pelo tutorial! Estou indo amanhã para Alemanha e devido ao seu tutorial conseguir comprar meu bate volta Frankfurt -- Köln. Obrigado! Tschüss!

luciana anele
luciana anelePermalinkResponder

Vou em outubro e quero fazer Berlim/ Dresden de manhã e Dresden / Praga à tardinha. Tenho que comprar o bilhete Berlim/ Dresden e depois outro bilhete Dresden / Praga? Não achei a opção Berlim / Praga com uma parada em Dresden...
Help me!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciana! Use o campo "stopover" da página de busca e determine quantas horas quer ficar na escala.

George da Hora Jr.

Estou de viagem marcada para Berlim agora dia 03/10, porém surgiu um problema quanto a minha passagem de trem comprada na DB Bahn de Berlim para Amsterdam, que será no dia 09/10.

Comprei uma passagem na DB Bahn, como já foi dito, o modo de identificação foi através do cartão de crédito. Ocorre que fui roubado e não possuo mais o cartão usado para comprar a passagem.

Tentei realizar a troca da informação do cartão de crédito no site da empresa de trem, mas não encontro essa opção, como também já entrei em contato com eles e os mesmos não respondem.

Como vocês possuem experiências com viagem ou de outros viajantes, gostaria de saber se sabem como resolver essa situação ou se podem me ajudar a resolver.

Desde já, muito obrigado.

George da Hora Junior

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, George! Leve o B.O. ou alguma comunicação do emissor do cartão e prepare-se para levar um lero com o fiscal.

dalila
dalilaPermalinkResponder

Ola comprei alguns bilhete de trem e pedi entrega pelo correio ,ja se passaram mais de vinte dias e nao recebi .O que faco

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Dalila! O correio está em greve. Sempre alertamos para não comprar passagens com entrega pelo correio.

Paulo
PauloPermalinkResponder

Olá.

Estou indo para Holanda e Alemanha em meados de novembro e gostaria de confirmar uma situação.
Para o trecho Amsterdam/Colônia há uma opção mais barata mas é obrigatório o embarque naquele trem. Minha dúvida é se eu comprar na tarifa standard poderei embarcar em qualquer trem no mesmo dia? Achei estranho essa informação pois há uma grande variação nos preços e tempo de viagem para o mesmo trecho.

Obrigado

Paulo

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paulo! Para poder embarcar em qualquer trem você teria que comprar a tarifa mais cara. Compre para um horário específico. Aproveite e faça reserva de assento. Sem horário específico, você embarca sem garantia de viajar sentado, mesmo com a passagem mais cara.

INGRID
INGRIDPermalinkResponder

Olá, Bóia!
Eu e meu marido estamos indo pra Munique no dia 15.11. Ficaremos até o dia 22.11. Como o período era razoável para apenas uma cidade, incluímos Salzburg no roteiro e vamos direto do aeroporto para lá onde passaremos 3 dias. A minha dúvida é: sei que de Munique a Salzburg posso comprar o Bayern Ticket no aeroporto mesmo, e por aquele precinho super convidativo!rs No entanto, esse ticket só dura um dia e não sei se em Salzburg eu consigo comprar o Bayern Ticket ou se terei de comprar outra categoria ( consideravelmente mais cara). Vc sabe me dizer se na estaçāo de Salzburg a compra do Bayern Ticket é possível? Outra coisa, vi que vc recomenda a compra pela internet em razão do preço e pela possibilidade de marcar os assentos. Chegaremos em Munique as 11 da manhã de segunda (16.11). Será que os trem estarāo tāo cheios a ponto de nāo conseguirmos sentar?É que fico apreensiva de comprar, marcar os assentos e o voo atrasar... Alguma dica ou solução ?rsrs Agradeço desde já! Abraço!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ingrid! O Bayern Ticket pode ser comprado oela internet ou na estação do aeroporto. Comore também o do dia da volta. Tome o cuidado de tomar apenas trens regionais.

Guilherme
GuilhermePermalinkResponder

Excelente tutorial.
Uma única dúvida: comprando o ticket mais barato, para o trecho Berlim - Praga, qual o limite de bagagem que posso transportar? há custo adicional?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Guilherme! Você pode transportar quantas malas você conseguir levar para dentro do trem. Mas siga o nosso conselho: viaje com uma mala M, de 4 rodinhas, que de pé meça no máximo 65 cm. Mais do que isso, sua viagem será um inferno. Repetindo: um inferno.

Guilherme
GuilhermePermalinkResponder

Ok. Muito obrigado!

Alberto Damasceno

Boa tarde.!
Estou com uma pequena dúvida, estarei chegando em Frankfurth vindo de Lisboa, com chegada prevista para às 12:40 hrs. Vou pegar um trem para Colônia (Koln). Como não conheço o aeroporto de Frankfurht, tenho dúvida de quanto tempo vou necessitar entre desembarcar, pegar as malas e embarcar no trem, gostaria de uma estimativa com folga para os pequenos imprevistos.
Obrigado,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alberto! Para não dar chabu, pense em 3 horas de diferença. Ou compre uma passagem em tarifa cheia, que possa ser revalidada.

sidnei
sidneiPermalinkResponder

comprei as passagens seguindo os passos acima, mas no final ele informou que não foi possível marcar os assentos. Veio o vaucher tudo ok, mas sem os acentos marcados. Como poderia fazer?, pois vou em duas pessoas e é muito ruim ir sem acento marcado, ja fiz isso uma vez na alemanha mesmo e tivemos de ficar em vagões separados e na hora das conferencias das passagens é muito complicado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sidnei! Na tela inicial da Bahn existe a função "reserve a seat only". Se não conseguir reservar por ali, é porque não dá para reservar assentos nesse trecho, ou neste momento. Tente de novo mais perto da data.

Marina
MarinaPermalinkResponder

Tenho a mesma dúvida e não estou encontrando onde tem a opção "stopover" no Site da DB.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marina! No motor de busca da home, clique em Search further options. Quando carregar a página seguinte, clique em Stopover add stops.

Marina
MarinaPermalinkResponder

Muito obrigada! Não imagina como ajudou! Sou fã número 1 do VnV.

Karla Alvares
Karla AlvaresPermalinkResponder

Boa tarde !
Muito útil o post!
Fiquei com duas dúvidas:
1-É possível cadastramos o cartão que vamos levar como identidade e realizar a compra via pay pal com outro cartão?
2- Esse cartão que serve como identidade seria usado para as duas passagens uma vez que elas foram compradas juntas, certo?

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Karla! O que vale como identificação é o cartão da compra.

Andrea
AndreaPermalinkResponder

Bom dia! Comprei tickets pela bahn de Colonia para Amsterda no trem ICE mas não tem a opção de comprar assentos. É preciso comprar assentos para trajetos internacionais?

Obrigada
Andrea

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andrea! Entre no site da Bahn, coloque a mesma origem e o mesmo destino e a mesma data que você comprou, mas assinale a opção "Reserve seat only". Você precisa escolher exatamente o mesmo trem para o qual já tem a passagem.

Giani Gabriel Cardozo

Bom dia.
Estou há cerca de um mês tentanto comprar bilhetes no site da Bahn e encontro dois obstáculos intransponíveis. Ou o site informa que o bilhete ainda não está a venda (Fares not available) ou eu tento comprar a passagem, ele informa que existe (está a venda), mas não vai adiante por não ter bilhetes disponíveis. Faça uma simulação, só para conferir: dia 02/07/2016 de Berlin para Varsóvia, no trem das 6h37. Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Giani! Está muito cedo para comprar para julho. Entre 81 e 60 dias de antecedência a passagem aparecerá.

ivana miras
ivana mirasPermalinkResponder

Olá Bóia, para um grupo de 5 pessoas tem algum passe para ir de Fussen - Alemanha até Zurique - Suiça que compense mais que o Savings fares que vc indicou no blog? Cotei e sai 29 E.
Sou fão do seu blog, tem me ajudado muito nas minhas viagens.
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ivana! 29 euros costuma ser a tarifa mais baixa para viagens internacionais da Bahn.

Mônica
MônicaPermalinkResponder

Por favor, estou com uma dúvida. Acabei de comprar uma passagem de trem de Praga para Dresden pelo site da Bahn, escolhi como mostra aqui a opção "credit card" como identificação, e paguei. Só depois percebi um problema: no cadastro coloquei meu nome completo, que saiu no e-ticket. Contudo, no cartão meu primeiro sobrenome está abreviado. Será que isso será um problema na hora da conferência no trem, já que o nome no cartão não vai estar exatamente igual ao nome do e-ticket? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mônica! Não há problema. Você só precisa levar o mesmo cartão que usou para comprar.

Mônica
MônicaPermalinkResponder

Muito obrigada pela rápida resposta! Assim fico mais tranquila! smile

Rosa
RosaPermalinkResponder

Muito esclarecedor este texto! Parabéns! !! Eu e uma amiga viajaremos em Julho para a Alemanha. Ao adquirir o bilhete de trem através do site, posso comprar os dois bilhetes num único cartão de crédito (numa mesma compra ), ou para fins de comprovação perante um fiscal é melhor fazer a compra individualizada, cada uma de nós com o seu proprio cartão de crédito?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rosa! Se o dono do cartão de crédito estiver no grupo, pode comprar todas as passagens no seu cartão. O que os fiscais buscam verificar não é propriamente a identidade do passageiro, mas a idoneidade da compra.

César
CésarPermalinkResponder

Ótima resposta, essa pergunta da Rosa era a mesma que eu iria fazer. pois vou comprar os bilhetes para mim e para minha esposa com apenas um cartão e estava com a mesma dúvida.

Parabéns pelo site, nos ajudou demais, estávamos quase cortando a alemanha do roteiro pelo fato dos voos de munich para amsterdam estarem muito caros e, a compra pelo site raileurope estava cara, com suas dicas e compra diretamente pelo site da Bahn, pudemos manter a alemanha no nosso roteiro de viagem, bem como fazer o trecho munich - amsterdam todo de trem.
muito obrigado!

Ana Lúcia
Ana LúciaPermalinkResponder

Ola! Gostaria de saber como proceder quando não se reserva um assento em um trem deBerlim para Praga. Comprei a passagem mas não reservei o assento. Tenho que esperar todos sentarem para poder me sentar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Lúcia! Se quiser reservar o assento, é só refazer a mesma pesquisa, selecionando a opção "reserve seat only" no motor de busca da página inicial. Custa apenas 3 euros.

Se não reservar assento, ao subir no trem repare no painel ao lado do número de cada poltrona, abaixo do compartimento de bagagens. Quando uma poltrona está reservada, o painel (ou um papelzinho) informa a reserva e o trecho.

Nelson Rodrigues

Peço-lhe que me ajude pois ao tentar comprar para maio a passagem de Viena para Budapeste no site da DB Bahn surge a seguinte mensagem "tariff abroad"* . E no final o asterisco informa: "Not bookable via the internet". Como posso adquirir tal bilhete daqui do Brasil, visto que tal mensagem surge inclusive na simulação para adquirir passagens a partir de hoje em diante.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nelson! Em http://www.oebb.at/en

Oscar
OscarPermalinkResponder

Bom dia Viajantes!

Mais uma das muitas perguntas que vocês recebem smile

Estou com uma viagem programada para Frankfurt pela TAP. O Voo sai de guarulhos e faz uma baldeação em Lisboa. Chega em FRA as 12:35.

Eu tenho que pegar um trem de FRA até Siegburg. Estou pensando em comprar no horário por volta das 15:30 (até o avião pousar, fazer imigração e buscar as malas)

Acho que é mais que seguro nesse horário, certo? O que acham?

Abraço,
Oscar

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Oscar! O intervalo está bem adequado.

Gabriel
GabrielPermalinkResponder

Bom dia! Irei viajar de Amsterdã para Munique e Munique para Praga, ambas pela DB, e tenho um problema. O cartão de crédito não está no meu nome e é necessário que ele seja o documento de identificação. Como proceder? Posso colocar os dados do cartão que eu tenho lá e nos dados pessoais colocar meu nome ou preciso fazer um cartão de crédito no meu nome?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabriel! O cartão não precisa estar no seu nome, mas você precisa estar com o cartão usado na operação quando o controlador passar. Infelizmente não sabemos como proceder nesse caso. Pelo certo, você deveria deixar para comprar as passagens na Alemanha, nos guichês.

Faça um cartão internacional para viajar ao exterior. O cartão é necessário em diversos momentos, não se pode prescindir de um.

sônia Paula verona

Boa noite! Estou com uma dúvida comprei bilhetes pela DB Bah entre Berlim e Praga com parada em Dresden e no e-mail de confirmação está dizendo apenas da reserva do assento não fala nada sobre os bilhetes e no meu cartão de crédito tbm veio apenas a cobrança da reserva dos assentos como faço para saber se a compra dos bilhetes foi realizada. Obriagada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sônia! Na Bahn são duas compras diferentes: passagem de trem e assentos. Se você acidentalmente comprou apenas a reserva, terá que comprar as passagens no mesmo trem em que reservou os assentos.

sônia Paula verona

Ok! Obrigada!

Fabricia
FabriciaPermalinkResponder

Olá Bóia, estou precisando de ajuda. Entrei no site Bahn para comprar minhas passagens de trem pela Europa e não estou conseguindo comprar, onde deveria vir o valor aparece (tariff aboard). O que fazer?

Abs. Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabricia! O site da Deutsche Bahn vende passagens com origem ou destino na Alemanha. Para trechos em outros países, só serve como consulta. Compre no site do país onde o trecho se origina.

Jorge Ferrari Freitas

Estou comprando passagem de Berlin para Colônia no vagão noturno CNL. São duas pessoas eu e minha esposa. Escolhi a opção do two persons in Economy T3 compartment breakfast incl., acontece que após essa escolha ele pede se é masculino ou feminino, deduzi que tem que ser duas pessoas do mesmo sexo, na cabine. É isso mesmo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jorge! Fui fazer a simulação e o site explica que as cabines T3 são para passageiros sempre do mesmo sexo. Transcrevo:

Due to customer demand, multi-bed compartments for single persons are only offered as single sex.

Se você escolher a opção couchette, que é menos confortável, não há separação por sexos.

Fabricia
FabriciaPermalinkResponder

Humm, mas estranho, estou tentando comprar Paris-Colonia e dá no mesmo. Mas obrigada... vou verificar.

jose andrade
jose andradePermalinkResponder

comprei 5 passagens de Frankfurt para Paris e no momento da compra não havia a opção de fazer reserva de assento, tentei fazer reserva de assento em outras oportunidades e não abria possibilidade de marcar reservar assento. no bilhete emitido está previsto o vagão e 5 numeros de assento, mas não há cobrança pelas reservas. Pergunto: neste caso a marcação do assento é obrigatoria e não precisamos fazer reserva?.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, José! A reserva foi automática e estava na tarifa. Na França não circulam trens de alta velocidade sem que os passageiros tenham assento marcado.

MARIA ESTHER
MARIA ESTHERPermalinkResponder

Olá

Gostaria de compartilhar uma experiência meio desagradável que tive no mês passado viajando de trem na Alemanha
Comprei passagens p duas pessoas on line aqui no Brasil antes de viajar Todas dentro da Alemanha
Porém, o cartão de crédito que usei p o pagamento foi fraudado e tive q trocá-lo antes de viajar, isto é, o número do cartão mudou
Estou toda feliz admirando a paisagem pela janela do trem qdo vem uma mal humorada fiscal me pedindo a passagem e o cartão com o qual fiz a compra
Levei-o, mas o esqueci no hotel Mostrei o atual, com numeração diferente, disse que tinha perdido o anterior e a fiscal disse- me q eu teria q pagar 90 eu pelas duas passagens Questionei muito e aí ela resolveu chamar um rapaz que conseguisse falar em alemão com ela e inglês comigo Foi então que apareceu um anjo chamado Tommy que me salvou Expliquei a situação a ele e ele então se solidarizou e conseguiu convencer a fiscal a me liberar da pesada multa Antes tive que mostrar toda minha documentação viagem - as reservas de hotel e as outras passagens
Pedi ao Tommy que me acompanhasse até ao escritório da DB em Dresden, onde desci, para trocar as outras passagens, que ainda iria usar Então, me exigiram o número do cartão com o qual fiz a compra no Brasil senão nada feito ia pagar de novo outras passagens E o pior, me disseram que não devolveriam o segundo pagamento, pois o cartão que constava no sistema deles não existia mais - eu o tinha perdido
Então, passei, em Dresden, um email para o gerente do banco aqui no Brasil implorando que ele me passasse o número antigo do cartão.
Imprimi a fatura do pagamento das passagens e assim fui liberada do pagamento de novas passagens, pois as fiscais dos outros trens queriam mesmo saber do número do cartão com o qual eu comprei as passagens. Uma delas nem quis ver a cópia da fatura do pagamento da passagem
Então, depois desta longa estória fica a dica:
NÃO Deixe de Ter Anotado o Número do Cartão com o qual fez a compra para não ter dor de cabeça caso aconteça algo com seu cartão com o qual fez a compra
No mais, Dresden e Quedlinburgo são lindas as
Valeu tudo até o sufoco passado
Só Não me apaixonei por Berlim, mas isto é para outro post
Abraços Fraternos a todos

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Esther! Lamentamos o ocorrido. Mas lembramos que em todos os posts em que falamos de compra online de trem alemão especificamos que é preciso levar o mesmo cartão usado na compra, que é o único documento oficial de identificação do passageiro que o fiscal reconhece. Sempre que nos perguntam o que fazer em caso de bloqueio do cartão recomendamos levar todo o histórico documentado ou comprar outra passagem, que às vezes sai mais barato do que pagar multa ou perder tempo em explicações. Essas são as regras e, graças a esse rígido sistema alemão antifraude, é mais fácil ter compras aprovadas no site das ferrovias alemãs do que em qualquer outro site de ferrovia européia.

claudia machado

parabéns pelo tutorial!!!
vc saberia me dizer se eu comprar uma passagem de 19 euros de Berlim para Praga se é possível fazer um pitstop de 2 dias em Dresden para só depois continuar a viagem para Praga com a mesma passagem?
obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Claudia! Uma passagem descontada só pode ser usada no horário específico para o qual foi comprada. Se você conseguiu comprar uma passagem de 19 euros com stop over de 48 horas, ela valerá nos trens e horários comprados, e apenas neles.

Renato Guim
Renato GuimPermalinkResponder

Bom dia!
Parabéns pelo post, muito bem explicado. Estou tentando comprar 2 passagens de trem de AMSTERDAM para BERLIM. Acima, você fala que a BAHN só vende passagens dentro da Alemanha, será que estou fazendo algo errado? o valor para duas passagens está saindo 78 euros. No site da RailEurope as mesmas passagens estão 280 euros. Estou desconfiado que estou fazendo algo errado. kk
Minha dúvida é, no site da bahn é possivel comprar este trecho ou estou fazendo algo errado? Abraços e obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renato! A Bahn vende passagens com origem na Alemanha para qualquer destino, desde que não envolva conexão com trens que não tenham origem na Alemanha. Vende também muitos trechos com destino à Alemanha e origem em outros países. Comprar diretamente nas cias. nacionais dá oportunidade de encontrar passagens descontadas que nem sempre estão disponíveis na RailEurope, onde além de tudo há sobretaxas a pagar.

Explicamos tudo isso neste post:
https://www.viajenaviagem.com/2014/02/comparacao-precos-raileurope-x-ferrovias-europeias

Renato Guim
Renato GuimPermalinkResponder

Obrigado pela resposta rápida!
Estarei efetuando a compra na data de hoje!
Obrigado!

Abraços!

Renato Guim
Renato GuimPermalinkResponder

Efetuei a compra, mas apareceu uma outra dúvida que não estava escrito acima.
As bagagens, tem algum limite? Levamos ela conosco ?
Obrigado pela ajuda!

Juliane Naschpitz

Olá ! Gostaria de tirar uma dúvida. Comprei passagens de Berlim para Praga e o nome de cadastro para sair no e-ticket coloquei meu nome de solteira ( pois meu passaporte ainda está com esse nome e portanto todos os meus bilhetes da viagem coloquei assim). Porém depois me atentei que o cartão de crédito que utilizei para a compra já está com meu ultimo sobrenome de casada. Será que terei problema na conferência pois o nome do e-ticket ser diferente do nome no cartão? Ou eles só querem conferir mesmo o número do cartão ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliane! O mais importante é ter o cartão de crédito usado na compra. O resto tudo se ajeita.

Juliane Naschpitz

Muito obrigada pela resposta!

Adriana Costa
Adriana CostaPermalinkResponder

Muito bom o passo a passo.
Tenho uma dúvida, pretendo comprar as passagens de trem já na Europa, durante a viagem, e nesse caso acho que não terei como imprimir, mostrar o e-mail pelo celular vale? Ou eles precisam mesmo carimbar o papel?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriana! Você quer deixar para comprar perto da hora para eliminar toda chance de conseguir passagem com desconto?

Já dá para comprar ticketless, comprando pelo aplicativo da Deutsche Bahn.

Celio Oliveira

Ola, Boia.
Minha duvida: comprei passagem de ida de Berlim para Praga por 34 Euros e a volta por 19 Euros. Na ida paro em Leipzig hbf as 08:43 e parto de Leipzig Hpf Goethestrabe as 09:30. Será que terei de descer do trem, mudar de estação ou qualquer coisa assim? Ou posso somente ficar no vagão e aguardar? ,, Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Celio! Você comprou uma ida muito esquisita. A segunda parte da viagem é de ônibus. Você vai ter que sair da estação de trem de Leipzig e ir até a estação de ônibus na Goethestrasse. São 500m de distância.

Amanda Sanchez

Olá, Boia!

Comprei uma passagem de Berlim a Praga (parando em Dresden, conforme sugestão do VnV!) mas perdi o cartão de crédito que seria usado como identidade (não sei como isso aconteceu!).

Sabe informar como devo proceder? Pensei em levar meu passaporte + novo cartão (igual ao anterior, mas com outro número obviamente) + fatura do cartão perdido, mas não sei se isso vai resolver. Eles são muito claros na necessidade de apresentar o mesmo documento.

Agradeço imensamente qualquer orientação.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Amanda! Leve tudo o que puder e prepare-se para levar um lero com o fiscal. Eles são bastante rigorosos com isso.

Daiane Cerino
Daiane CerinoPermalinkResponder

Olá, vou comprar passagens para duas pessoas os dados do cartão de credito valem para as duas pessoas como identificação ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daiane! Sim.

Thiago Kunz
Thiago KunzPermalinkResponder

Olá Boía. Estou pesquisando uma passagem Berlin Amsterdam e achando um valor bom (39 euros) . Gostaria de saber se cada baldeação conta para ter que marcar um novo assento. No caso, teria que pagar então 4x EU$ 4,50 o que daria 50% do valor da passagem a mais. Se for assim mesmo, existe algum problema em não reservar meu assento?. Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thiago! Que rota é essa com 4 baldeações, faz isso não!

Você pode embarcar sem reserva de assento, mas terá que se sentar apenas nos assentos que não estiverem reservados ou ficar no vagão-bar ou em pé.

Thiago Kunz
Thiago KunzPermalinkResponder

É a viagem mais curta - Não acho nenhuma direta, no mínimo com duas baldeações.

Berlin Hbf (tief) dep 06:52
Hamm(Westf) arr 09:48

Hamm(Westf) dep 09:59
Münster(Westf)Hbf arr 10:22

Münster(Westf) Hbf dep 10:32
Oberhausen Hbf arr 11:25

Oberhausen Hbf dep 11:34
Amsterdam Centraal arr 13:27

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thiago! Esquisito... Qual é o dia?

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Pois é Thiago, você está fazendo algo errado, pois tem no mínimo um InterCity todos os dias direto de Berlin a Amsterdam (e vice versa), sem baldeação e custando desde 39 Euros.

Evandro
EvandroPermalinkResponder

Olá, fiz uma compra de 2 passagens e se coloca o nome somente de um passageiro. Isso não dá problema?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Evandro! Não dá problema não. Essa pergunta já foi respondida inúmeras vezes. POr favor dê uma olhadinha nas outros comentários, pode aparecer alguma outra dúvida que você pode ter e que já esteja solucionada.

Roberto Portugal Duarte

Comprei dois trechos pelo site da BAHN (Colonia / Berlim e Berlim / Praga) para 4 pessoas.
Recebi apenas dois online-ticket (um para cada trecho). A primeira pergunta é: os demais passageiros estão incluidos no mesmo ticket? E a segunda pergunta é: o que é necessário para embarcar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roberto! Como já respondemos inúmeras vezes neste mesmo post, basta o titular da compra estar a bordo e levar o cartão de crédito usado na compra.

VLADIMIR LIMA
VLADIMIR LIMAPermalinkResponder

Boa tarde. Estou tentando efetuar uma compra via DB BAHN, mas não estou conseguindo acessar diretamente os valores pra efetuar a compra. Quando clico em SEARCH, eles me direcionam para uma outra tela que não mostra valores, e sim um pedido de preço (PRICE REQUEST). Essa tela:
https://reiseauskunft.bahn.de/bin/query2.exe/en?ld=15097&protocol=https:&seqnr=2&ident=gh.0482997.1477766373&rt=1&OK#focus
Em janeiro deste ano, fiz a compra normalmente no próprio site.
Alguma coisa mudou? Sou obrigado a esperar que me mandem os valores? Já fiz uma vez essa tentativa e, para o meu espanto, saiu muito mais caro que as outras operadoras. E, normalmente, a DBBAHN é sempre a mais barata. Minha passagem seria para duas pessoas de Munich para Paris. Na verdade, gostaríamos de viajar pelo trem noturno!
Obrigado!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vladimir! Em primeiro lugar, não existe esse trem noturno. Note que todos esses "price requests" são para trajetos de 3 ou 4 trechos, envolvendo trens alemães e franceses. O cálculo será feito manualmente pelo serviço de atendimento. Você precisa estar registrado.

Vai pela gente: mesmo que esse trem noturno existisse, não valeria a pena. É ilusão achar que você está ganhando tempo ou economizando uma noite de hotel. Na maioria das vezes, você perde um dia de viagem para o cansaço, os problemas de logística (sair cedo de um hotel, entrar tarde num outro, chegar cedo demais a uma cidade onde tudo está fechado ainda) e a sensação de falta de higiene.

Flavia Gabriella Dyckerhoff

Oi Ricardo,
adoro seus tutoriais. Pode ser que tenha a resposta para minha dúvida mas nessa correria não localizei. Preciso de uma passagem de trem Berlin para Praga para 4 pessoas em Janeiro 2017 (19/01/2017) e volta de Praga para Hamburgo (21/01/2017) para as mesmas 4 pessoas (dois adultos e duas crianças 16 e 12 anos). Quais as melhores opções? Sei que tem passagem de família, família final de semana, mas é tanta coisa no site que não sei o que sai mais barato, se é melhor com ICE. Será que uma volta de Praga/Hamburg não é melhor de avião?
Me ajuda, bitte?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Flavia! Quem responde é A Bóia. De Praga a Hamburgo o avião seria mais indicado, sim, porque a distância é grande (não sei, porém, se existem vôos diretos). Consulte em http://www.kayak.com.br ou http://www.skyscanner.com.br .

César
CésarPermalinkResponder

Olá ricardo e A Bóia. segui o tutorial de vocês e acabo de comprar os tickets, entretanto no comprovante que recebi por email está tudo perfeito, entretanto onde aparece o nome e o código de reserva, aparece meu nome como está no cartão, aparece o código de reserva, mas não aparece os 4 ultimos numeros do cartão. e pelo que procurei, em nenhum outro lugar do ticket aparece o numero do cartão que usei para compra.
desde já obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, César! Pelo código de reserva eles reconhecerão o comprador. Leve o cartão.

Mariana G.
Mariana G.PermalinkResponder

Bóia, preeciso comprar passagem de trem de Munique-Paris para março, quase comprei pela SNCF, mas vi que pela DB Bahn a 1ª classe tá saindo mais barata, sei que em trem alemães tem que pagar pra marcar assento, mas nesse caso, como é um TGV, eu consigo marcar assento pelo site da DB Bahn sem pagar? Sabe me dizer se valem a pena os 10 euros a mais pela passagem de 1ª classe (considerando que a viagem leva 5h40)?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mariana! Como o destino é a França, provavelmente a reserva é compulsória e está incluída no preço. Se você tem esses 10 euros, é claro que vale a pena ir na primeira.

Gabriele
GabrielePermalinkResponder

Ola! adoro seu site smile Estaremos na Alemanha em Fevereiro e faremos diversos trechos de trem (Frankfurt - Berlim - munich - Garmish - munich - Frankfurt). estou na duvida se o german railpass cobre todos e se vale a pena... você teve experiência com o passe? obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabriele! Se você comprar todos os trechos pela tarifa mais descontada, vai sair mais barato. Mas se você não quer ter trabalho de monitorar preços e comprar passagem por passagem, o passe interno oferece uma boa relação custo x benefício.

orlando schuler

Bom dia Boia, comprei duas passagens com reserva de assento de Bruxelas para colonia.Como descubro qual assento eu reservei ? estou viajando com minha esposa e desejaria sentar junto com ela, posso sentar em qualquer lugar junto com ela? Esse reserva de assento é só pra garantir que viajaremos sentado? abraços

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Orlando! Se você de fato comprou passagem com assento reservado, os números do vagão e do assento devem constar do seu recibo de passagem.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar