Estação de Hamburgo

Tela a tela: como comprar passagens de trem na Alemanha no site da Deutsche Bahn

Estação de Hamburgo

A cia. ferroviária alemã — Deutsche Bahn, ou simplesmente DB — é uma das pioneiras da internet: vende passagens online desde a era mesozóica da web. O processo de compra é cheio de detalhes mas flui bem. Outro dia precisei comprar passagens para um bate-volta entre Berlim e Dresden e salvei as telas para você acompanhar o passo a passo. Bora nessa?


Deutsche Bahn

Entre no site da Deutsche Bahn e pesquise o trecho.


Deutsche Bahn

Depois de selecionar o horário da ida, clique para escolher o horário da volta (se for o caso de voltar, claro).


Deutsche Bahn

Você vai poder escolher entre a tarifa descontada (Savings fares) e normal (Standard fare). A tarifa descontada vale só no horário comprado e tem restrições para remarcação e reembolso. A tarifa standard permite que você embarque em qualquer trem naquele dia (mas sua reserva de assento não será válida) ou remarque para outro dia sem maiores custos. As tarifas descontadas aparecem cerca de 90 dias antes da data da viagem e vão escasseando à medida que a data da viagem se aproxima. Escolha a tarifa e escolha em “Purchase”.


Deutsche Bahn

Uma nova tela vai pedir para você reconfirmar sua opção. Ainda dá para trocar para tarifa standard ou para primeira classe. Clique em “Continue” na tarifa escolhida.


Deutsche Bahn

Daí você deve escolher se quer continuar comprando como cliente registrado ou sem registro. Registrando-se você tem mais vantagens. Eu me registrei.


Deutsche Bahn

Na tela seguinte vão te perguntar que tipo de ticket você quer. Se oferecerem o online-ticket, escolha esse, porque dá para imprimir em casa. Informe também se você vai usar a passagem ou se está comprando para alguém que vai viajar sem a sua companhia.


Deutsche Bahn

Na mesma tela você já informa se vai querer reservar assento. Custa € 4,50 por trecho e vale muito a pena. Você pode ainda escolher seu assento no “open saloon” (vagão inteiriço, tipo avião), “open saloon with table” (poltrona no vagão inteiriço com uma mesa em frente, compartilhada por quatro passageiros) ou num “compartment” (compartimentos para 6 pessoas, como eram todos os trens antigamente). Escolha também se quer janela ou corredor; o sistema verá se é possível.


Deutsche Bahn

A próxima tela somará o preço da reserva ao da viagem e pedirá para você confirmar se continua querendo. (Se não quiser, é só voltar uma tela e tirar o xis do quadradinho da reserva.)


Deutsche Bahn

Uma nova tela oferecerá um passe de transporte local para você agregar à sua passagem. Se você aceitar, seu bilhete de trem vira também sua passagem para ônibus, bonde e metrô no dia do desembarque no destino. Eu comprei só para ver como era (na verdade acabei não usando, andei a pé em Dresden).


Deutsche Bahn

A Deutsche Bahn vai pedir para você definir um documento de identificação. Passaporte não é aceito como documento; o que resta é selecionar o cartão de crédito que você vai usar na operação. Lembre-se de levar esse cartão de crédito com você: ele será pedido como identificação pelo fiscal dentro do trem. (O fiscal só pede identificação de quem compra online-ticket; é um esquema de prevenção de fraudes.)


Deutsche Bahn

Então é só pagar. Cartões Visa precisam ser do sistema Verified by Visa; os Mastercard precisam ser SecureCode. Mas dá pra usar PayPal também.


Deutsche Bahn

Pronto. Seu online-ticket vai ser enviado por email, daí é só imprimir e levar com você no trem.

Deutsche Bahn

Quando o fiscal passar, apresente o papel; ele vai pedir seu cartão de crédito e timbrar o bilhete.

Gute Reise!

Leia mais:

512 comentários

Comprei passagens de Zurick para Munique pela DB. Paguei para marcar os dois assentos, mas eles dão opção para um de frente ao outro do lado da janela ou um de frente ao outro do lado do corredor. Sabe como deveria fazer para que a escolha fosse um ao lado do outro? Ainda vou comprar outras passagens e gostaria de saber como fazer. Grata! Adorei as informações que li aqui!

    Olá, Alba! Clique na opção “open saloon” (e não “open saloon with table”, que sempre alocará os passageiros frente a frente com a mesa no meio).

Se tiver comprado como Savings farei, o primeiro trem atrasar para pegar o próximo terá problema?

    Olá, Tiago! A tarifa descontada (Savings fares) vale só no horário comprado e tem restrições para remarcação e reembolso.

Dicas sobre o melhor lugar, bóia?
Compartment ou saloon? Certamente ambos têm vantagens e desvantagens.

Abraço!

    Olá, Carina! O Ricardo Freire prefere saloon toda vida. Configuração avião, não configuração cabine.

Muito bacana o post.

Uma dúvida. Comprei dois bilhetes já. Berlin -> Amsterdã e Amsterdã -> Colonia.

Estou com uma dúvida sobre posso saber se será necessária a troca de trem…

Grato pela atenção e parabéns pelo blog 🙂

[]s

    Olá, Édipo! Se houver baldeação, ela vem especificada no bilhete!

Olá Ricardo, obrigada por suas dicas, são muito uteis!
Comprei as passagens, mas não consegui reservar os assentos, estavam como não disponível. Só consegui marcar que era janela (espero não viajar de pé, rsrsrs). Meu marido e eu viajaremos em março. Faremos Paris, Amsterdã, Berlim e Praga. Haja pernas! obrigada.

Ola Ricardo!
Parabéns pelo post, vou viajar a Alemanha neste natal com uma irmã e nossa mãe comprará a passagem do trem, online. Você sabe como funcionaria neste caso, já que não poderemos levar o cartão dela, e muito menos nosso nome esta lá?
Tem alguma dica?
Abraços, e continue com o ótimo trabalho! Adoramos o viajo na viagem no Rádio e site!

Olá, parabéns pelo site, super dicas! Eu comprei com stopover Berlim/Dresden/Praga e não marquei os acentos. Depois de ler as dicas super me arrependi. Tem como mudar isso no site da DB após a compra ter sido realizada? Obrigada!

Olá! Estou no site internacional e quando escolho o horário e clico em “proceed” o site vai pra versão em alemão!! Já aconteceu com algum de vocês? Tô pirando! Não vejo opção de voltar para inglês…
Outra coisa, tem limite de peso para bagagem? Meu trecho será Berlim-Amsterdam. Obrigada!

    Olá, Mayra! Simulamos uma compra e deu tudo certo; o idioma não mudou, não. Tente de novo. Procure viajar com malas de tamanho médio, uma vez que é você quem acomoda os volumes nos bagageiros.

Olá, estou com uma dúvida na compra do ticket. Irei a Alemanha em dezembro e nas pesquisas dos trechos aparece a mensagem “We regret that travel information can currently only be provided from 16.12.2013 to 13.12.2014”. Não consigo visualizar as opções.
Outra coisa, no caso de stop over, como eu incluiria a seguinte opção:
Ficarei em Berlim de 15 a 19/12, de lá farei uma parada de dois dias em Dresden (stop over) e depois, mais dois dias em Munique. Como faço essa compra?
Desde já, obrigada!

    Olá, Roberta! Isso quer dizer que as passagens para a data em que você vai viajar ainda não começaram a ser vendidas.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito