Estação de Hamburgo

Tela a tela: como comprar passagens de trem na Alemanha no site da Deutsche Bahn

Estação de Hamburgo

A cia. ferroviária alemã — Deutsche Bahn, ou simplesmente DB — é uma das pioneiras da internet: vende passagens online desde a era mesozóica da web. O processo de compra é cheio de detalhes mas flui bem. Outro dia precisei comprar passagens para um bate-volta entre Berlim e Dresden e salvei as telas para você acompanhar o passo a passo. Bora nessa?


Deutsche Bahn

Entre no site da Deutsche Bahn e pesquise o trecho.


Deutsche Bahn

Depois de selecionar o horário da ida, clique para escolher o horário da volta (se for o caso de voltar, claro).


Deutsche Bahn

Você vai poder escolher entre a tarifa descontada (Savings fares) e normal (Standard fare). A tarifa descontada vale só no horário comprado e tem restrições para remarcação e reembolso. A tarifa standard permite que você embarque em qualquer trem naquele dia (mas sua reserva de assento não será válida) ou remarque para outro dia sem maiores custos. As tarifas descontadas aparecem cerca de 90 dias antes da data da viagem e vão escasseando à medida que a data da viagem se aproxima. Escolha a tarifa e escolha em “Purchase”.


Deutsche Bahn

Uma nova tela vai pedir para você reconfirmar sua opção. Ainda dá para trocar para tarifa standard ou para primeira classe. Clique em “Continue” na tarifa escolhida.


Deutsche Bahn

Daí você deve escolher se quer continuar comprando como cliente registrado ou sem registro. Registrando-se você tem mais vantagens. Eu me registrei.


Deutsche Bahn

Na tela seguinte vão te perguntar que tipo de ticket você quer. Se oferecerem o online-ticket, escolha esse, porque dá para imprimir em casa. Informe também se você vai usar a passagem ou se está comprando para alguém que vai viajar sem a sua companhia.


Deutsche Bahn

Na mesma tela você já informa se vai querer reservar assento. Custa € 4,50 por trecho e vale muito a pena. Você pode ainda escolher seu assento no “open saloon” (vagão inteiriço, tipo avião), “open saloon with table” (poltrona no vagão inteiriço com uma mesa em frente, compartilhada por quatro passageiros) ou num “compartment” (compartimentos para 6 pessoas, como eram todos os trens antigamente). Escolha também se quer janela ou corredor; o sistema verá se é possível.


Deutsche Bahn

A próxima tela somará o preço da reserva ao da viagem e pedirá para você confirmar se continua querendo. (Se não quiser, é só voltar uma tela e tirar o xis do quadradinho da reserva.)


Deutsche Bahn

Uma nova tela oferecerá um passe de transporte local para você agregar à sua passagem. Se você aceitar, seu bilhete de trem vira também sua passagem para ônibus, bonde e metrô no dia do desembarque no destino. Eu comprei só para ver como era (na verdade acabei não usando, andei a pé em Dresden).


Deutsche Bahn

A Deutsche Bahn vai pedir para você definir um documento de identificação. Passaporte não é aceito como documento; o que resta é selecionar o cartão de crédito que você vai usar na operação. Lembre-se de levar esse cartão de crédito com você: ele será pedido como identificação pelo fiscal dentro do trem. (O fiscal só pede identificação de quem compra online-ticket; é um esquema de prevenção de fraudes.)


Deutsche Bahn

Então é só pagar. Cartões Visa precisam ser do sistema Verified by Visa; os Mastercard precisam ser SecureCode. Mas dá pra usar PayPal também.


Deutsche Bahn

Pronto. Seu online-ticket vai ser enviado por email, daí é só imprimir e levar com você no trem.

Deutsche Bahn

Quando o fiscal passar, apresente o papel; ele vai pedir seu cartão de crédito e timbrar o bilhete.

Gute Reise!

Leia mais:

514 comentários

Oi Ricardo, tudo bem? Estou tentando comprar duas passagens pelo site da Bahn, mas estou com a seguinte dúvida:
Me cadastrei no site e entrei com meu login. Como disse, são 2 passageiros, então selecionei essa opção, mas no decorrer da compra em nenhum momento foi pedido para colocar o nome do segundo passageiro. E no momento de finalizar a compra, aparece que são 2 passagens, mas só aparece o meu nome e do 2º passageiro, não. Você sabe se é assim mesmo que funciona? As duas passagens ficarão no meu nome? Não entendi o que aconteceu.

Abs,

Olá pessoal!
Bóia, vou viajar de Munique para Zurique e fiz umas simulações no site da DB. Infelizmente a maioria das opções inclui conexões, mas encontrei uma que me espantou. É mais rápida e a metade do preço. Fiquei um pouco confuso, pois na coluna onde tem os tipos do trens (ICE, IC etc) apareceu BUS. É isso mesmo? Prosseguindo eu irei comprar uma passagem de ônibus no site da companhia ferroviária?
Obrigado!

    Olá, Petter! É isso mesmo. Quando a conexão ferroviária não é boa, a Bahn oferece um ônibus. Não terá o conforto do trem, mas será mais rápido.

Olá!

Viajo para a Alemanha no final de março e estou com uma dúvida quanto a compra de passagens pela Deutsche Bahn.

Irei a um casamento em Freiburg no dia 28 de março, chego em Frankfurt no dia 27 às 18h25 e o último ônibus para Freiburg sai às 19h. Como o horário é extremamente apertado, acho q não será possível ir de ônibus.

Então, fui pesquisar as passagens de trem e felizmente encontrei uma com um bom preço: 2 passagens one-way por 61 euros.

Pedi para minha amiga alemã comprar nossas passagens de ônibus e eu irei pagar em dinheiro assim que encontrá-la, pois não quero comprar no cartão de crédito devido ao IOF e a conversão absurda que os bancos fazem na fatura, além da volatilidade.

Só que no caso da passagem de trem, parece que o cartão de crédito usado na compra deve ser apresentado como documento por quem vai viajar e na hora de comprar não dá pra colocar o passaporte como documento (absurdo, né?!). No caso da minha amiga comprar a minha passagem e a do meu namorado de trem pela DB, teríamos que apresentar o cartão de crédito dela? Pq isso será impossível. Não tem como apresentar os nossos passaportes ao fiscal?

Procurei e-mails para contatar a DB com essa dúvida e o único e-mail que achei não funciona. Eita…

    Olá, Isabela! Sim, você precisará apresentar o cartão de crédito usado na compra na hora que o fiscal passar.

    O fiscal e a Deutsche Bahn não têm culpa do IOF ou da volatilidade da moeda brasileira. O procedimento é antifraude.

    Aliás em viagens dentro da Alemanha o cartão usado na compra é a única coisa pedida pelos fiscais.

    Se o cartão utilizado na compra foi também usado como identificação, ele deve ser apresentado. Caso não tenha como, você deve cancelar a compra e fazer com o seu cartão. Caso contrário, o fiscal irá lhe cobrar a passagem de novo, mais a taxa de emissão no trem. Eu cancelaria o ticket e faria a reserva de novo, com o seu cartão. Nisso a multa de cancelamento e o perrengue já cobriram as despesas do IOF e a taxa de conversão.

Bóia vou te chatear e repetir a pergunta que fiz acima: este compartimento na 1ª classe com 4 lugares é ruim?? No desenho só tem 4 lugares, por isto o erro, achei que compartimentos tinham sempre 6 lugares.
Obrigada e desculpe a azucrinação.

    Olá, Ivana! Desculpe, mas não tenho intimidade com todas as configurações possíveis de trem. Se você está comprando primeira classe, relaxe, todos os assentos vão ser de primeira.

Vi no site que não posso trocar os assentos.
Posso comprar novos lugares, há problemas nesta duplicidade?

    Olá, Ivana! Pode comprar outros lugares, sim. São reservas diferentes: a do trem e a do assento. Quando o fiscal passa, você precisa apresentar as duas.

Oi, preciso muito de ajuda..
comprei passagens para a família no ICE, 1ª classe de Bamberg até Berlim mas me equivoquei na hora da compra. acho que comprei lugares péssimos, comprei 4 lugares num compartimento, pelo desenho são 4 lugares apenas neste compartimento. Mas eu vi que tu aconselhas a não comprar compartimento. como faço para trocar o assento para salão com mesa?? Não tenho registro na DB e não acho no site um lugar onde possa trocar o assento, é só isso. o que tu achas?? a viagem é longa 4 horas, onde é mais confortável para 2 adultos e 2 crianças, compartimento ou mesa no salão??

Valeu bóia, mas já estou na Alemanha, sem B.O.

    Olá, Renato! Puxa… então se prepare para argumentar, apenas. Você ficou com outros cartões ou documentos? Vai precisar de algum deles…

Olá….
Fui roubado e não tenho mais o cartão que fiz a compra, como faço para identificação no trem?
Obrigado

    Olá, Renato! Faça um B.O. do roubo e prepare uma explicaçãozinha em inglês para dar ao fiscal 🙂

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito