Estação de Hamburgo

Tela a tela: como comprar passagens de trem na Alemanha no site da Deutsche Bahn

Estação de Hamburgo

A cia. ferroviária alemã — Deutsche Bahn, ou simplesmente DB — é uma das pioneiras da internet: vende passagens online desde a era mesozóica da web. O processo de compra é cheio de detalhes mas flui bem. Outro dia precisei comprar passagens para um bate-volta entre Berlim e Dresden e salvei as telas para você acompanhar o passo a passo. Bora nessa?


Deutsche Bahn

Entre no site da Deutsche Bahn e pesquise o trecho.


Deutsche Bahn

Depois de selecionar o horário da ida, clique para escolher o horário da volta (se for o caso de voltar, claro).


Deutsche Bahn

Você vai poder escolher entre a tarifa descontada (Savings fares) e normal (Standard fare). A tarifa descontada vale só no horário comprado e tem restrições para remarcação e reembolso. A tarifa standard permite que você embarque em qualquer trem naquele dia (mas sua reserva de assento não será válida) ou remarque para outro dia sem maiores custos. As tarifas descontadas aparecem cerca de 90 dias antes da data da viagem e vão escasseando à medida que a data da viagem se aproxima. Escolha a tarifa e escolha em “Purchase”.


Deutsche Bahn

Uma nova tela vai pedir para você reconfirmar sua opção. Ainda dá para trocar para tarifa standard ou para primeira classe. Clique em “Continue” na tarifa escolhida.


Deutsche Bahn

Daí você deve escolher se quer continuar comprando como cliente registrado ou sem registro. Registrando-se você tem mais vantagens. Eu me registrei.


Deutsche Bahn

Na tela seguinte vão te perguntar que tipo de ticket você quer. Se oferecerem o online-ticket, escolha esse, porque dá para imprimir em casa. Informe também se você vai usar a passagem ou se está comprando para alguém que vai viajar sem a sua companhia.


Deutsche Bahn

Na mesma tela você já informa se vai querer reservar assento. Custa € 4,50 por trecho e vale muito a pena. Você pode ainda escolher seu assento no “open saloon” (vagão inteiriço, tipo avião), “open saloon with table” (poltrona no vagão inteiriço com uma mesa em frente, compartilhada por quatro passageiros) ou num “compartment” (compartimentos para 6 pessoas, como eram todos os trens antigamente). Escolha também se quer janela ou corredor; o sistema verá se é possível.


Deutsche Bahn

A próxima tela somará o preço da reserva ao da viagem e pedirá para você confirmar se continua querendo. (Se não quiser, é só voltar uma tela e tirar o xis do quadradinho da reserva.)


Deutsche Bahn

Uma nova tela oferecerá um passe de transporte local para você agregar à sua passagem. Se você aceitar, seu bilhete de trem vira também sua passagem para ônibus, bonde e metrô no dia do desembarque no destino. Eu comprei só para ver como era (na verdade acabei não usando, andei a pé em Dresden).


Deutsche Bahn

A Deutsche Bahn vai pedir para você definir um documento de identificação. Passaporte não é aceito como documento; o que resta é selecionar o cartão de crédito que você vai usar na operação. Lembre-se de levar esse cartão de crédito com você: ele será pedido como identificação pelo fiscal dentro do trem. (O fiscal só pede identificação de quem compra online-ticket; é um esquema de prevenção de fraudes.)


Deutsche Bahn

Então é só pagar. Cartões Visa precisam ser do sistema Verified by Visa; os Mastercard precisam ser SecureCode. Mas dá pra usar PayPal também.


Deutsche Bahn

Pronto. Seu online-ticket vai ser enviado por email, daí é só imprimir e levar com você no trem.

Deutsche Bahn

Quando o fiscal passar, apresente o papel; ele vai pedir seu cartão de crédito e timbrar o bilhete.

Gute Reise!

Leia mais:

514 comentários

Estou tentando comprar a passagem para o meu filho de 17 anos e ele não tem cartão de crédito, ou seja, será comprado como meu, como ele poderá comprovar a compra já que não terá cartão em mãos?

    Olá, Eduardo! Sinceramente não sabemos como proceder numa situação assim. Mas sendo o seu filho menor de idade, faça uma declaraçãozinha em inglês dizendo que o cartão de crédito usado foi o seu e anexe um xerox do cartão. Impossível o condutor ser tão alemão a ponto de não se sensibilizar 🙂

Comprei varios trechos e nos dois últimos na hora de concretizar a compra , apareceu um aviso:

Payment not possible
Dear customer,

Your payment unfortunately cannot be processed at this time. In urgent cases, please contact our Online Service. You will find the contact details at http://www.bahn.de/kontakt.

Alguém sabe porque? estava fazendo à noite, tentei hoje de manhã e pela tarde e sempre o mesmo aviso…

    Olá, Vera! Desbloqueie o seu cartão para compras internacionais.

Oi Bói, socarra-me, please!
Comprei 2 passagens de Munique -viena com 3 meses de antecedência e pagando para reservar assentos, apesar do mapa não ter aparecido. Ocorre que no ticket online, assim como em alguns pessoas nos comentários acima, não consegui identificar o vagão nem tampouco o assento.

consegui identificar isso no ticket online:
RJ 61, 2 Sitzplätze, Wg.
Pl. 101 102, 2 Fenster, Großraum, Nichtraucher, Ref. 819290142782

Colocado no google tradutor:
RJ 61, 2 Assentos, WG.
  Pl. 101 102, 2 janelas, maior, para não fumadores, Ref. 819 290 142 782

Significa que meu Trem é o RJ e meu vagão é o 61? E os assentos são 101 e 102?
Não entendi o que seria WG. PI !!
Qdo fiz a reserva escolhi a opção como sugerida aqui no site “open salloon”, e na reserva aparecem 2 janelas? não entendi! Será que ficaremos um do lado do outro?
Preciso sanar essas duvidas pq irei comprar outras passagens e quero corrigir possíveis erros.
Ajude-me, por favor!
Obrigda desde já.

    Olá, Juremilda! É provável que estejam de frente um para o outro, junto à janela, com uma mesinha no meio. Vagão 61, assentos 101 e 102.

Olá!
Estou tentando comprar 02 passagens de Bern às Bruxelas pelo Bahn, para 22/08/2015, já fiz o cadastro no site, eles só me deram opções de envio pelo correio e o valor dos tickets nunca é informado, somente a taxa de envio pelo correio, é normal isso? achei meio complicado. Será que se eu continuar antes de informar o nº do meu cartão de crédito me é informado o valor total.
Obrigada

    Olá, Sueli! Compre Berna-Paris na https://www.sbb.ch/en e Paris-Bruxelas em https://www.voyages-sncf.com .

    Talvez dê para comprar tudo na SNCF, mas pode envolver envio de passagem pelo Correio. Emitindo na SBB o primeiro trecho e na SNCF o segundo você vai poder ou emitir eticket ou imprimir na estação.

minha namorada comprou passagem em meu nome de frankfurt para munique,ela me passou o Auftragsnummer(numero de requerimento), por favor sera que vai ser muito complicado imprimir isso em alguma maquina?alguma dica?

    Olá, Raphael! Passe numa estação na véspera de viajar ou chegue com bastante antecedência, para ter tempo de se entender com a máquina. Dá para selecionar o idioma inglês. O processo é sempre intuitivo, mas se você estiver apressado os nervos podem atrapalhar o entendimento. Precisando, procure ajuda de um funcionário.

Olá Bóia!
Comprei passagens de Munique para Paris no site da DB Bahn. Tudo certo, preço ótimo para a primeira classe….. porém, o trecho conta com uma conexão em Stuttgart, na qual trocamos do ICE para o TGV. No site, quando comprei as passagens, só pude fazer a escolha dos assentos no recho com o ICE. Você sabe por quê? Não tenho como escolher os assentos no TGV também?
Obrigada!!!

    Olá, Paula! Veja se o assento não foi automaticamente atribuído no segundo trecho.

    Se não foi, volte ao site da Bahn, refaça a pesquisa de horários Stuttgart-Paris clicando em “Reserve a seat only” (está embaixo de “Prefer fast connections”) e compre a reserva de assento.

Olá pessoal!
Estou indo pra Alemanha no dia 03/05/2015….estou pensando em comprar o German Rail Pass para maior comodidade na minha viagem. Minha duvida é: posso usar esse passe em qualquer horário e em qualquer trem na Alemanha?

    Olá, Vera! Não poderá usar nos trens ICE Sprinter, a não ser que faça reserva de assento. Em todos os outros trens poderá subir durante a validade do passe.

Obrigada pela ajuda!
Tentei comprar com o stopover, mas comprando desta forma ele não me permitia ver o preço e só me dava opção de ticket pelo correio. Achei meio furada comprar sem saber quanto pagaria. Não entendi porque ele vende os trechos separados mostrando o preço, mas os mesmos trechos combinados ele diz “fares not available, custumer service will search for the best prices”. É assim mesmo? Passar cartão sem saber quanto pagarei?
Não entendi a lógica deles…

    Olá, Izabella! Você não passaria o cartão sem saber o preço. As tarifas estão disponíveis 81 dias antes das viagens.

    Mas só tinha opção de receber pelo correio. Correios do Brasil não confio. Optei por comprar separado pra ter o ticket online, os trechos já estavam em 19 e 29 euros como já foi mencionado que eram os valores promocionais.
    Obrigada!

Olá, Boia e Ricardo.
Estou agora no site da DB, mas fiquei com uma dúvida. Preciso comprar dois trechos: Hamburgo-Hannover e Hanoover-Berlim. Terei que comprar duas vezes? Não achei no site aquelas opções tipo “multiplos destinos”.
Abçs

    Olá, Izabella! Se você vai fazer um pit stop, clique em “further search options” no buscador inicial. A página que carregar vai conter a opção “enter stopovers”. Stopover é a escala. Você compra de Hamburgo a Berlim com stopover em Hannover e estabelece quantas horas quer permanecer na escala.

Olá! Li no post que posso comprar os tickets com 120 dias de antecedência e que as tarifas com maiores descontos aparecem com 90 dias de antecedência, certo? Minha viagem é em agosto de 2015, mas estou fazendo simulações, e em alguns trechos, como Berlim-Dresden, por exemplo, só estão disponíveis tarifas anteriores a 10/04/2015. Outro trecho, como Dresden-Praga, apenas anterior a maio/15. Isso é normal ou será que não estou sabendo pesquisar? Obrigada!

    Olá, Vanessa! A informação que você lê na volta da busca é a data em que as vendas ABREM para a data que você está pesquisando. Normalmente, 90 dias antes da data na Deutsche Bahn.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito