Com o dólar em viés de alta e os 6,38% de IOF, pagar mico em Nova York ficou muito caro para nós, brasileiros. Felizmente, nossos problemas acabaram: está no ar o canal Amigo Gringo, da Rede Snack.
O Amigo Gringo é ninguém mais, ninguém menos que o Seth Kugel, de quem eu falo aqui no Viaje na Viagem desde o mesozóico (2007!), quando linkei o roteiro de 36 horas em São Paulo que ele escreveu para o New York Times.
Pois bem: de 2007 pra cá muita coisa aconteceu na vida do Seth -- ou 7, como ele gosta de ser chamado nessas latitudes. Primeiro, ele veio morar no Brasil, como correspondente de uma agência de notícias, e afiou ainda mais o seu português praticamente sem sotaque (ele hoje sabe até usar o futuro do subjuntivo quase naturalmente). Depois, tornou-se o Frugal Traveler, titular da seção mais lida do suplemento de viagem do New York Times, quando viajou intensamente por mais de quatro anos pra tudo quanto é lugar e aumentou sua exposição a outros modos e costumes.
Esse combo de qualidades e experiências faz do Seth o cara certo para nos poupar dos efeitos desagradáveis do choque cultural: ele conhece bem os dois lados, o brasileiro e o americano, e pode dar pra gente os conselhos que a gente daria a um gringo no Brasil ("Ei, não vai pra praia de Birkenstock e meia preta não, fera!").
A série é divertida e investe no bordão Não seja um ~puta babaca~. No primeiro episódio, o Seth mostra como não ser um ~puta babaca~ no metrô. Eu já vi outro, ainda inédito, em que ele mostra como não ser um ~puta babaca~ na hora de escolher e pedir um bagel.
Vêm aí episódios polêmicos falando de gorjeta (assunto sensível nas relações internacionais, chama o Itamaraty!), reservas e horários, café, pizza, turistagem em geral.
Eu estive no lançamento ontem (além do Amigo Gringo, a Rede Snack lançou também o canal LP Lab, da Luiza Possi) e deixei algumas sugestões de temas:
- Por que todas, todas, todas as lojas de Nova York tocam Bebel Gilberto o tempo todo?
- Por que ninguém, ninguém, ninguém me deixa facilitar o troco e ainda me enchem de mais moedinhas que eu não tenho como usar?
- E afinal, como se diz ~puta babaca~ em inglês, caso eu precise gastar?
19 comentários