Por que parte do Nordeste deveria adotar o horário de verão o ano inteiro :-)

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Galinhos

Galinhos, onde o pôr do sol poderia ser uma hora mais tarde

Antes de dizer por que deveria, já dou o argumento, irrefutável, pelo qual o Nordeste não deveria adotar o horário de verão: porque a maioria dos nordestinos não gosta do horário de verão, e a gente aqui de fora não tem nenhum direito de apitar.

Pronto.

Deixando isso claro e estabelecido, porém, não custa trazer à tona o argumento ~científico~ para que o Nordeste adiantasse os relógios por uma hora, não só agora no verão, como no ano inteiro.

Dá para constatar isso empiricamente. Em regiões próximas ao Equador, o sol nasce às 6 da manhã e se põe às 6 da tarde/noite, com pouca variação durante o ano. Na região costeira entre Sergipe e o Rio Grande do Norte, no entanto, alvorada e poente ocorrem bem mais perto das 5 do que das 6. Em João Pessoa, que é o ponto mais oriental do Brasil, às 6 da manhã o sol já está alto (e a beira-mar já está fechada para o jogging desde as 5, quando sempre há claridade). O Bolero de Ravel começa a tocar na praia do Jacaré, em Cabedelo, anunciando o espetáculo pôr do sol, lá pelas 16h40...

Meridiano 39

A coisa fica fácil de entender quando se observa o mapa dos fusos horários. O Meridiano 39º Oeste, que separa a zona a -2 horas de Greenwich da zona a -3 horas de Greenwich, corta o Brasil na ponta leste do Nordeste. O Rio Grande do Norte, a Paraíba, a Zona da Mata de Pernambuco, Alagoas, Sergipe, o litoral norte baiano e a cidade de Salvador ficam na banda a leste do meridiano, onde o horário em vigor deveria ser o mesmo de Fernando de Noronha.

(Já o Ceará, o Piauí e o Maranhão estão o oeste do meridiano, e devido à latitude equatorial acabariam tendo que acordar no escuro, se o horário de verão fosse adotado. O horário nesses estados está certo o ano inteiro.)

Meridiano 39 W

Esse outro gráfico (desculpe a ampliação em baixa qualidade) mostra como a linha do fuso horário deixa de seguir o meridiano quando encontra o Brasil, para poder incluir a costa nordestina e unificar seu horário com a maior parte do país.

Ou seja -- como filho de sergipano, eu digo: conterrâneo, você tem todo o direito de não querer embarcar no horário de verão. Mas que seria o horário certo pra toda região do litoral leste nordestino de Salvador pra cima, seria...

Leia mais:

97 comentários

Carlos Fernandes

O principal problema em adotar o horário de verão é que, como fica claro muito cedo, o expediente de escolas ou construção civil por exemplo começa as 7 da manhã. Lojas abrem as 8. Adiantando o relógio, aumentaria muito o consumo de energia elétrica, já tá todos teríamos que ligar lâmpadas ao acordar enquanto ainda está escuto.

Carlos Fernandes

E adotando o ano inteiro, dificultaria entre outras coisas o operacional de empresas que atuam nacionalmente, como bancos, aqui no NE abririam mais cedo, sem suporte das matrizes e deixaria mais cedo, sem puder da satisfação para alguma operação feita durante o expediente

Lucas Ferreira Gomes

Carlos, se adiantássemos os relógios, adiantar-se-iam também todos os outros serviços que utilizassem Brasília como base. Tipo, os bancos: abrem de 10h as 15h atualmente. Com o novo horário, os bancos abririam as 11h e fechariam as 16h. A mesma coisa a TV, por exemplo: O JN começaria aqui as 21h30 e não as 20h30. Ele não iria começar aqui as 20h30 porque em Brasília ainda seria 19h30, entendeu.

TUDO que usasse Brasília como base seria adiantado em 1 hora, e não só o horário.

Só as escolas e outras coisas é que continuariam com o horário normal, eu acho. (O que seria uma maravilha, porque sairia do colégio as 17h e ainda estaria claro!).

Ricardo Freire

Aí é que está, Carlos. Se o horário fosse o certo o ano inteiro (não se preocupe, nunca será), escolas começariam às 8, lojas abririam às 9, como em qualquer lugar do mundo. Tudo só começa tão cedo porque o sol manda.

Alexandre Fernandes Jr.

Não Ricardo, as escolas começariam às 6 horas do antigo horário(7:00 h de Brasilia), pois adiantaria o relógio, com isso não se perderia tantas horas de sol, pois como está hoje, as pessoas acordam, por exemplo, às 6:30h, mas o sol já raiou às 4:40h. Perde-se cerca de 1:20h de sol matinal. Se adiantasse a hora, o sol se poria mais tarde, com isso, as pessoas teriam mais tempo no final da tarde para ir a parques,caminhar, correr etc.

Carolina
CarolinaPermalinkResponder

O que eu acho bizarro mesmo é a Argentina adotar o mesmo horário de Brasília (sem horário de verão), embora devesse atrasar os relógios em 1 hora pelo mapa...

Lucas Ferreira Gomes

Sim, é mesmo! Em Mendoza, que deveria ser UTC-5, utiliza-se UTC -3. Tipo, nascer do Sol 08:00, por do Sol 20:00. ¬¬

Mas deixa eles. O negócio é aqui no Nordeste.

Natan V.N
Natan V.NPermalinkResponder

Outro exemplo é a região Oeste do PA, onde está a cidade de Santarem e outros pequenos municípios. Essa região está dentro do fuso UTC -4, mas adota o horário de BSB junto com o resto do estado do PA.

O que vocês pensam?

Julio Silveira

Ricardo, com o devido respeito. Você usou os argumentos certos — para chegar à conclusão errada! A ponta nordeste — de Sergipe ao Rio Grande do Norte JÁ está uma hora adiantada em relação ao horário "natural", só para seguir a hora de Brasília. Você se confundiu no meio do caminho. Adotar o horário de verão brasileiro nessa região significa uma defasagem de DUAS horas em relação à hora natural, e o bolero de Ravel começaria a tocar às 15h30 na praia do Jacaré.

magno
magnoPermalinkResponder

Véi na boa. C viajou total.

Ricardo Freire

Hihi, é o contrário, Julio grin

A costa leste do Nordeste está uma hora ~atrasada~ em relação ao seu horário natural. Por isso o nascer e o pôr do sol são adiantados. Se o sol diz que são 6h (nascer do sol em latitude equatorial) e o seu relógio de pulso diz que são 5h, então o seu relógio está ~atrasado~. Está informando um horário que o sol diz que já passou.

Adiantando o relógio, atrasam o nascer e o pôr do sol. É o que acontece nas regiões que adotam o horário de verão.

Raíssa
RaíssaPermalinkResponder

Riq, não diz isso, por favor! PE adotava o horário de verão, mas há uns bons 10 anos paramos com isso.. Ainda assim, lembro demais da dureza que era acordar com tudo escuro. No mais, a economia de energia é pífia, até porque terminamos por precisar acender as luzes logo cedo smile

Ricardo Freire

Raissa, a minha proposta nunca será posta em prática, não se apoquente. Mas isso de levantar no escuro só acontecia porque os horários aí estão errados. Se o horário do relógio fosse o certo, tudo começaria em horas mais civilizadas -- a escola às 8, o comércio às 9...

Marcelo Lemos
Marcelo LemosPermalinkResponder

Finalmente encontrei alguém que defende a minha mesma teoria!

Sempre fui implicado com isso. Além de ser verão o ano inteiro no nordeste, ele deveria estar em outro fuso. É tão óbvio!

E se for por gostar ou não, a galera do Sul, Sudeste e Centro-Oeste em sua maioria também não gosta e mesmo assim têm que engolir. smile

Lucas Ferreira Gomes

Também sou de acordo! Mas, como podemos conscientizar a população??

Villela
VillelaPermalinkResponder

Isso sem falar de um dos principais motivos e gerador de renda para os estados Nordestinos que é o turismo.

raimundo
raimundoPermalinkResponder

Só uma pequena correção: ao contrário do que foi dito, Salvador (longitude -38° 30' 39'' ) fica a OESTE do meridiano que marca a diferença de 3 horas em relação a Greenwich, da mesma maneira, todo o litoral norte da Bahia. A longitude de Salvador é quase a mesma de Fortaleza(-38° 32' 35'').
//7a12.ibge.gov.br/images/7a12/mapas/Brasil/brasil_fusos_horarios.pdf

Ricardo Freire

Raimundo, então a notícia que você me dá é que Fortaleza também está a leste do meridiano smile

Fernando de Noronha está no meridiano 30º, logo 38º é a leste do 39º.

Pelo que pesquisei, o meridiano 39º corta Feira de Santana, que está a oeste de Salvador smile

raimundo
raimundoPermalinkResponder

Desculpe, não quero polemizar. Mas o meridiano que marca a separação de -2 para -3 horas é o 37,5 oeste e não o 39. Cada fuso tem a largura de 15 graus (que é percorrido em uma hora). Assim os centros dos fusos são 0, 15, 30, 45... E os limites 7,5; 22,5; 37,5;...

Ana Lúcia
Ana LúciaPermalinkResponder

Ricardo, é isso mesmo a região que deveria ter o mesmo horário que Fernando de Noronha está localizada entre os arredores de Fortaleza e Salvador. Passe uma régua e verá que é isso mesmo. O resto de PE, CE e a maior porção da BA, além do PI e do MA seguem o horário correto (Brasília). Porém, para não dividirem os estados (alguns) em dois fusos e para se submeter ao horário da capital do federal o horário foi atrasado em alguns estados (localidades) no início do século passado, entre 1910 e 1920 houve a mudança. Acho que não compensa para eles adiantar os relógios o ano inteiro pois além de ficarem com dois fusos, significaria um descompasso eterno em relação ao horário de Brasília. Poderiam adotar o horário de verão mas por questões culturais e econômicas não o fazem, alegam que não valeria a pena fazer sua população se acostumar a um novo horário tendo em contrapartida pouca economia de energia. Já que llá na maioria das cidades e capitais (onde se concentram a maior população) o sol se põe entre 17:30 e 18:00 (no inverno) e 18:00 e 18:30 no verão. Daí por que não existe o costume de adiantar os relógios da Bahia para cima, quando isso acontece, acontece mais por questões políticas como ocorreu na BA (em 2011) e no TO (em 2012), no primeiro estado, inclusive, houve uma forte reação popular contra à medida.

Ana Lúcia Brás - Geógrafa - Rio de Janeiro

(Carioca e fã do Nordeste)

Lucas Ferreira Gomes

E qual o problema, cara professora, da minha cidade está à 1 hora à frente de Brasília?

O Acre está à 2 horas atrás da capital federal e nem por isso eles se apavoram com isso.

Sendo você uma professora de geografia, deveria saber que TODO O TERRITÓRIO RUSSO ESTÁ À FRENTE DE Moscou. E nem por isso eles atrasam os relógios para ficarem com o horário da capital.

E em relação à Pernambuco, creio que o ARREDONDAMENTO do estado para o fuso onde A CAPITAL SE ENCONTRA seria o ideal, e não, estupidamente, dividir um estado em dois fusos horários.

É burrice o Pará ser dividido em 2. Se Belém, que é a capital, está no fuso UTC -3, TODO o estado deve, por sensatez, adotar o fuso UTC -3.

Fui totalmente contra a volta do horário nos 13 municípios amazonenses, e não sou de acordo com seu argumento.

Os fusos foram estabelecidos PARA SEREM CUMPRIDOS. Modificações podem ser feitas, mas para a ESQUERDA (Sol nascendo e se pondo mais tarde), e não para DIREITA (Sol nascendo e se pondo mais cedo - desperdício de luz solar).

José Felipe
José FelipePermalinkResponder

Caro Lucas, ela não é professora, é geógrafa, o que é diferente, em nenhum momento escreveu que era professora. Se você acha que a sua região deve adotar o seu fuso natural, mobilize-se! Divulgue essa ideia, encontre outros simpatizantes, discorra sobre as vantagens da alteração, colha assinaturas e leve o documento ao governo do seu estado. Quem sabe assim algum governante se interessa em fazer um plebiscito (é preciso política nisso sim, andorinha não faz verão sozinha!). Acho difícil a população do seu estado acatar essa proposta, pois eles nem aderem ao horário de verão (que dura no máximo quatro meses, imagina ficar 12 meses sob essa vigência!). É engraçado, você fala no horário das cidades russas não se sujeitarem ao horário de Moscou, e diz que o estado de PE inteiro deveria se sujeitar ao horário da capital. Será que a população lá do Oeste do estado, de cidades como por exemplo: Petrolina, Salgueiro ou Araripina que possuem economia própria e diferente do resto do estado (e que estão todas localizadas no horário correto) iria achar interessante adiantar o relógio em uma hora para seguir a rotina do litoral? O que foi escrito sobre manter dois fusos está corretíssimo! Embora seja um estado pequeno ele possui dois fusos sim. Enfim, se você compra essa ideia mexa-se e vá atrás, não adianta nada ficar discutindo isso só em fóruns de entretenimento.

Alfeu Vargas
Alfeu VargasPermalinkResponder

Ricardo, preste atenção num mapa de fusos horários, como o worldtimezone por exemplo. A maioria dos países puxa um pouco os fusos horários um pouco para oeste, nunca para leste. Dá uma olhada nos fusos na Europa, todos estão puxados para oeste, na Argentina idem. Como a fronteira do fuso horário passa em cima de Fortaleza e Salvador, CE, RN, PB, PE, AL, Se e BA deveriam adiantar uma hora permanentemente e adotar o fuso de Fernando de Noronha GMT -2. Sou gaúcho e estou morando em Fortaleza e é um horror às 04:30 quando o tempo está bom o céu já estar branco e às 18:00 já ser noite fechada, em Recife é ainda pior, uma meia hora mais cedo. Isso de acordar no escuro, eu acordava no escuro no inverno em POA para ir a escola e clareava no caminho do colégio. Aqui no Ceará é um absurdo, o funcionalismo começa às 07:00, muitas pessoas almoçam antes do meio-dia. Em POA eu começava a trabalhar às 09:00. As regiões sul e sudeste precisam ter hora´rio de verão do equinócio de primavera ao de outono, do último domingo de setembro ao último de março. É um absurdo o desperdício de luz solar no verão no sul.

Lucas Ferreira-Gomes

Anteriormente, concordaria com você em fazer com que apenas os estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe observassem o UTC-2 mas não o Ceará e a Bahia pois, esses estados já estão, em um contexto geográfico, observando o correto fuso horário UTC-3
O fato de amanhecer mais cedo em Fortaleza do que em Porto Alegre é que, Fortaleza está mais perto da Linha do Equador do que Porto Alegre; o Ceará está a direita do meridiano 45º O, enquanto Porto Alegre está à esquerda do meridiano 45º O, o que faz com que o meio-dia ocorra no Ceará entre às 11h30min e às 12h00min e no Rio Grande do Sul das 12h00min às 12h30min e com isso, fazendo com que o nascer do Sol sempre seja mais cedo em Fortaleza do que em Porto Alegre e conseqüentemente, também, o pôr do Sol.
Como eu postei em um comentário ao fim da página, o mais correto seria que apenas os cinco estados citados observassem um fuso horário de meia hora equivalente a UTC-02:30 no inverno e a UTC-01:30 no verão, enquanto a observância do UTC-03:00 continuaria no Ceará e na Bahia mais, com a adoção da Hora de Verão em UTC-02:00
Já no caso do Estado Gaúcho, concordaria que ele observasse o UTC-03:30 no Inverno e o UTC-02:30 no verão porque, Porto Alegre (e Curitiba) enfrentam o oposto do que é enfrentado no Recife, com o nascer e o pôr do Sol acontecendo em horários muito tardios no inverno, sendo ainda mais tardio durante o verão (principalmente no oeste, em Uruguaiana por exemplo, onde as coordenadas geográficas dessa cidade dizem que ela observa o UTC-03:48, quando na verdade observa o UTC-03:00 no Inverno (horário de verão permanente) e o UTC-02:00 no verão (horário de verão duplo: nascer do Sol depois das 7 horas mesmo no verão, o que deveria ser evitado ao máximo).
Enfim, a observância dos fusos horários no Brasil é tão complexa e errada quando na Europa e na América.

Ana Lúcia
Ana LúciaPermalinkResponder

Raimundo, a linha alaranjada que aparece nesse mapa não é fuso, é apenas pra dizer que a partir daí (litoral de SE, AL, PB, PE, RN) começa-se a adotar o mesmo fuso de BSB (- 3 horas de Greenwich) A linha de fuso é a de trás, linha imaginaria 40 graus (em azul), aí está localizada a área que deveria ser adiantada em 1 hora (o mesmo horário que F. Noronha), ou seja dos arredores de Salvador e Fortaleza para frente. Claro que por conta do fator Leste e Oeste, e também pela proximidade do equador, quem está mais a leste (onde o sol nasce) terá o dia amanhecendo mais cedo e escurecendo mais cedo ainda. Exemplo: No dia mais longo em Recife, que está bem a Leste o sol se porá às 17:47 e começando a escurecer por volta das 18:05. Já em Fortaleza que esta mais para o Oeste neste mesmo dia o sol se porá às 17:56, escurecendo totalmente por volta das 18:20 e em São luís (pouco mais a Oeste), o pôr se dará às 18:17, e começará a escurecer mesmo por volta das 18:35. Já em Salvador que embora esteja praticamente na mesma longitude de Fortaleza, porém é a capital do NE mais ao sul, o sol se porá as 18:08 (no dia mais longo), começando a escurecer pouco antes das 18:30.

raimundo
raimundoPermalinkResponder

Desculpe, Ana Lúcia, novamente digo que não quero polemizar, mas a linha alaranjada que aparece no mapa ao qual me referi (//7a12.ibge.gov.br/images/7a12/mapas/Brasil/brasil_fusos_horarios.pdf) é sim fuso. Coincide, na sua maior parte, com a longitude 37,5 graus oeste que separa -2 de -3 horas em relação a Greenwich. Desvia-se ao encontrar o território brasileiro entre o norte do Rio Grande do Norte e o sul de Sergipe. A Bahia está toda no fuso -3 horas, sem qualquer desvio.
Note que, como a Terra gira 360 graus em 24 horas, 15 graus serão percorridos em uma hora e esta será a largura do fuso. O fuso zero vai de 7,5 leste a 7,5 oeste, com zero no centro. Então é só somar 15 graus a cada limite e teremos 7,5 ; 22,5 ;37,5 etc. A linha de 40 graus a qual você se refere é apenas uma latitude cheia - como aparecem várias outras no mapa -, não separando qualquer fuso horário.

raimundo
raimundoPermalinkResponder

Errata: onde eu escrevi "A linha de 40 graus a qual você se refere é apenas uma LATITUDE cheia", leia-se LONGITUDE.

Ana Lúcia
Ana LúciaPermalinkResponder

Raimundo, você tem razão! A linha alaranjada é o final do segundo fuso (a partir de Greenwich). Englobando a parte Leste dos estados de SE, AL, PE, PB e RN, talvez chegando a abranger também o iniciozinho do CE (próximo a Aracati), porém não tenho certeza. O mapa embora seja do IBGE dá margem a confusões. Retificando o que escrevi acima: BA, PI e MA estão mesmo no terceiro fuso, o mesmo de BSB, e da maior parte do Brasil. Por estarem no final do segundo fuso devem ter optado por adotar o terceiro, seria impraticável adotar o fuso natural deles, acredito que seja isso.

Ana Lúcia
Ana LúciaPermalinkResponder

Se você for considerar essa hipótese. O aumento para essa área seria de aproximadamente meia hora, o que é impraticável. Ou eles adotariam o fuso das ilhas ou o da maior parte do país, e deve ter sido o que fizeram...

raimundo
raimundoPermalinkResponder

Olá Ana Lúcia!
Muito bom debater com uma pessoa gentil e educada como você. Isto é raro na internet, onde a norma é a grosseria. Por muito menos eu teria recebido uma erie de impropérios em outros ambientes.
O VNV mantém o nível!

Lucas Ferreira Gomes

Recife está atrasado em relação à hora do Sol mais ou menos 45 minutos (UTC -2:15). Sendo, portanto, o mais ideal o arredondamento do horário para 60 minutos (UTC -2:00)

No Outono e na Primavera, quando a duração do dia é de 12 horas, o Sol nasce por volta das 05h15 e se põe as 17h15.

Com o fuso correto o Sol nasceria as 06h15 e se poria às 18h15.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Estou de acordo, por do sol as 5 da tarde tem mais a ver com o inverno no hemisfério norte que verão no Brasil...
É curioso esse tema de fusos horários. Como a Índia e a Venezuela, que tem fusos quebrados de meia hora. Ou algumas cidades na fronteira, como Arica, no Chile, e Tacna, no Perú. Estão a 50 quilometros de distância e, quando o Chile está com horário de verão, tem duas horas de diferença. A pessoa sai de Arica ao meio dia, demora 50 minutos até Tacna, e chega antes das 11 da manhã...

Feranndo
FeranndoPermalinkResponder

Ola meu nome e Fernando eu achei Ótimo o conteúdo para quem esta procurando um roteiro de praias , são verdadeiros Paraísos !
Achei essa lista de as 10 praias mais lindas muito interessante também
http://cvcpacotes.com.br/pacotes-de-viagens-melhores-praias/
Obrigado !

Lucas Ferreira Gomes

Estou a falar sobre este assunto à tempos! Sou pernambucano e moro na região metropolitana do Recife. A pouco, questiono sobre o fato do Sol nascer e se pôr tão cedo onde moro, tendo em vista este lugar ser perto a Linha do Equador (o que deixa a duração do dia e da noite quase iguais), e com outras cidades equatoriais, como São Luís e Belém (que têm o horário do nascer e pôr do Sol quase que sincronizados - 06:00/18:00).

Foi aí que percebi que algo estava errado: devido as divisões políticas (sempre há a bendita "política" no meio), cinco capitais nordestinas estariam fora do fuso horário que deveriam adotar (o que é o mesmo que Fernando de Noronha) - Natal, João Pessoa, Recife, Maceió e Aracajú.

O meridiano W 37º30' (que divide teoricamente os fusos UTC-2 e UTC-3), atravessa o Brasil cortando AO MEIO o estado de Pernambuco, e praticamente TODO o território do RN, PB, AL e SE está A LESTE desse meridiano, o que, logicamente, caracterizaria esse estados como seguidores desse fuso horário.

Por falar nisso, essas 5 cidades são as únicas capitais de estados do país a estarem adotando um fuso horário errado.

E isso se percebe ao nascer e pôr do Sol, por exemplo. Hoje (20/10/2014) o Sol nasceu as 04:54 e o pôr será as 17:13, com o meio-dia solar (período em que o Sol atinge o seu ápice no céu) as 11:03. NÃO SERIA MAIS SENSATO QUE O "MEIO-DIA" (MEIO! DIA!) SOLAR FOSSE AS 12:03? Sim, seria. Com isso, o nascer do Sol seria as 05:54 e o pôr as 18:13.

Onde moro é uma das poucas regiões do planeta a ter o meio dia solar as 11 da manhã e não... ao meio-dia.

¬¬

Portanto, vou fazer até uma matéria (sim, sou meio jornalista XD) sobre isso e defender que esses 5 estados adiantem os seus relógios em 1 hora.

Agora vamos aos comentários dos ignorantes (sem ressentimentos) - só consigo pensar em duas:

- NÃO! Eu acordo cedo, preciso de luminosidade.
R: O Sol nasce na faixa das 6, mas 1 HORA ANTES dele nascer o Sol já começa a clarear (ou seja, as 5 a escuridão do céu já seria trocada pelos primeiros raios de luminosidade). Aqui, isso acontece a partir as 4h (sem necessidade, já que as 4h mais da metade do estado ainda está dormindo).
E com o Sol se pondo as 18h, só iria escurecer mesmo as 19h, tendo assim você uma hora a mais de Sol no final do dia, tendo essa hora a ser utilizada como a prática de atividades físicas, por exemplo, além de uma certa economia de energia, já que seria meio que "um horário de verão permanente (entre aspas porque nosso fuso correto é esse)".

- NÃO! Minha novela vai começar as 22h!
R: ¬¬ (P$%¨4 que pariu). EM FERNANDO DE NORONHA é assim o ano todo!!! (e no final do ano, quando o Sudeste entra em HV, a novela das 7 começa lá as 21h10, porque Noronha segue a TVG Nordeste, que segue a Rede Fuso, que põe a novela das 7 as 20h10 no Recife (depois do JN)).
E eles tão pouco se f..... pra isso.

E se Pernambuco e vizinhos adiantassem os relógios, a programação da TV aqui não sofreria essas mudanças bruscas, porque estaríamos durante uns 3, 4 meses com o Horário de Brasília (isso se eles ainda insistirem com essa maldita ideia de Horário de Verão, que sonho que um dia irá acabar...)

Saio as 7h pra ir pro colégio e é um calor do cassete.
Saio as 17h do colégio e tá tudo escuro...

OI?

E, tipo, esses 5 estados nordestinos deveriam adiantar os relógios, mas sem exceções. Como dito no blog, apenas uma parte de Pernambuco está nesse horário, mas dividir o estado em 2 fusos iria confundir a cabeça de muita gente.

E o arredondamento de territórios nos fusos sempre é comum da esquerda pra direita (ou seja, tipo Uruguaiana, RS e Santarém, PA, que tecnicamente segue o fuso de Manaus (UTC-4), mas está com o Horário de Brasília (UTC-3)), mas não da esquerda pra direita, principalmente com capitais.

Parabéns pelo post!
Desculpa o texto longo! smile
Espero que mais pessoas nos escutem!

QUERO MEU FUSO DE VOLTA!

Alexandre
AlexandrePermalinkResponder

Bom, se eu fosse presidente do mundo eu mudaria muita coisa, inclusive os fusos horário, que são confusos e bagunçados mundo afora. Como explicar a diferença de 1h entre Paris e Londres, cidades praticamente no mesmo meridiano? Como explicar que em Paris o sol se ponha no verão lá pelas 23h enquanto em Londres, mais ao norte, o sol se ponha mais cedo? E como aceitar que Madrid, que fica mais a Leste do que Londres tenha o mesmo horário de Paris, uma hora adiantada em relação à Londres???!!

E, pra finalizar, ODEIO O HORÁRIO DE VERÃO e acho criminoso fazerem isso com a gente. Que mudem o horário do comércio, não deviam mudar o relógio em si.

Maldito Benjamin Franklin!

Alexandre
AlexandrePermalinkResponder

Olha aí o horário de verão atrapalhando meu pensamento... onde escrevi que Madrid fica mais a Leste do que Londres, leia "Oeste"...

Lucas Ferreira Gomes

Realmente, Alexandre. É meio bizarro as coisas lá na Europa. E, sim! Tecnicamente, a França e Espanha (assim como a Bélgica, Luxemburgo e outros...) deveriam adotar o mesmo fuso de Londres (UTC 0), mas, não sei porque adotam o Horário da Europa Central.

Tempos atrás, os espanhóis queriam mudar o fuso deles... Mas isso caiu no esquecimento. Pena!

Ressalte também o Alasca, nos EUA (era pra adotar UTC -10, mas adota UTC -9), e a China, que só adota o fuso de Pequim em todo o território, (UTC +8), fazendo com que o Sol venha a nascer no interior chinês as 9h da manhã.

E, sim, eu também odeio o Horário de Verão!!! (Os japoneses já aboliram!!!)

gabriel calazans

A Espanha pretende voltar ao seu fuso original, l.mesmo da Inglaterra e Portugal e mudar as horas dos seus comércios e etc além de retirar a tradicional hora da siesta. Este projeto ainda está em discussão, mas acho interessante o fato da Espanha e frança ser adiantada em uma hora do fuso "correto", são os países que norteiam meus ideais.

Patricia B.
Patricia B.PermalinkResponder

Concordo totalmente, Ricardo!

Gislane Santos

Marcelo Lemos, não estamos engolindo nada, muito pelo contrário. A GRANDE maioria que mora no Sudeste do Brasil adora o horário de verão. Eu moro em São Paulo, capital, e adoro sair do trabalho com o sol a trazer Luz e alegria para o meu dia. Consigo ver o Por-do-Sol, que eu Adoro. Tenho uma filha que mora na zona sul do Rio de Janeiro, e que alegria sair do trabalho às 5:00 no horário de verão e ainda ir caminhar em Ipanema por pelo menos 1:30, não é para agradecer o BENDITO Horário de Verão?

Aline
AlinePermalinkResponder

Bom, não é o que eu vejo aqui em SP. A maioria que eu conheço abomina esse horário de verão. Inclusive já foi comprovado que não economiza nada.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Curioso, pois todo mundo que eu conheço adora o horário de verão.

Gabriel Calazans

Ate que enfim achei alguém que me entende, e entende os benefícios da hora de verão que pesquisas serias realmente comprovam que a maioria apoia o horário de verão e ninguém engole nada, como não apoiar hoje por exemplo acordei às 5:48 e o sol já estava saindo e às 20:15 estava se pondo, da onde que vamos achar isso ruim"

Suely Procópio

Olá, acabei de me mudar de São Paulo para Recife e concordo com você. As 6 da manhã na praia da Boa viagem já está um sol de rachar!!! Como gosto de correr sem sol forte, tenho que sair de casa 4:40 e já está tudo claro!!!

Rejane
RejanePermalinkResponder

Assunto interessante, não só sob o ponto de vista turístico como científico! Como li em alguns comentários, é uma questão de adaptação. Eu, particularmente, adoro o horário de verão e acho que poderia ser interessante que essa região do Nordeste se condicionasse a adotar o horário de forma definitiva, usando Brasília como base, como acontece durante o resto do ano smile

SERGIO SOUZA
SERGIO SOUZAPermalinkResponder

Gostei de saber que vc é filho de sergipano, Ricardo. Grande abraço, conterrâneo.

gabriel calazans

Olha eu sou de Paranaguá-Paraná, amo horário de verão e não me incomodava de acordar no escuro pra ir pra escola e agora que estudo a noite acho muito bom que ainda esteja dia quando ei chegue. É muito bom ficar até 20:40 na praia e sou defensor da ideia de que a hora de verão aqui se extenda por todo o ano e no verão adiante-se mais uma hora ainda escurecendo quase 22:00 como acontece na no Chile e Espanha.

gabriel calazans

Não apenas adiantar uma hora, mas duas horas no nordeste. Vamos pensar não pelo lado da energia (que vai ser gasta do mesmo jeito, tanto de dia quanto de noite). Pense pelo lado pessoal, por exemplo em recife que no verão o dia escurece pelas 17:40, seria 19:40. E se a pessoa sai às 17, ela vai ter todo esse tempo pra jogar uma bolinha com amigos, brincar com o filho, fazer uns exercício no parque (segundo estudos o horário de verão estimula a pratica de exercícios nos parques após o expediente de trabalho diminuindo os congestionamentos), é só beneficio!

Lucas da Silva

Uma hora, sim. Duas, não. A hora máxima em que o Sol se põe no Recife com o horário atual é por volta 17:45 em meados de Fevereiro (segundo o www.sunrise-and-sunset.com), em contrapartida, ele nasce a partir das 04:45 em mesmo período. Com o adiantamento de duas horas (o que seria o horário de Verão do fuso horário que deveríamos adotar), o Sol nasceria por volta das 06:45 e iria se pôr as 19:45, o que é totalmente estúpido principalmente pelo fato de Pernambuco ser um estado equatorial, e por isso não ter um duração do dia solar maior do que 12:30.

Já com o horário correto, o Sol surgiria as 05:45 e iria se pôr as 18:45.

Portanto, desejamos apenas a volta do horário que deveríamos adotar, mas sem horário de verão. Isso é uma babaquice que os sulistas ainda insistem em tolerar, mas não nós, nordestinos.

gabriel calazans

Babauice da onde guri, é horário a de verao a maioria da população aprovababaquice é escurescer cedo e amanhecer de madrugada disperdiçando a luz solar ah e amo esse sitesunriceand sunset,

Lucas da Silva

Bom, Gabriel. Há pessoas como você que aprovam o Horário de Verão, e as respeito (apesar de achar que isso ainda se trata de uma babaquice). Mas, você deve ser daqueles que acorda lá pras 7, 8 da manhã, e esquece que com essa porcaria desse horário, as 6 da manhã o céu ainda tá clareando e quem sai de casa pra trabalhar sofre com essa situação, ficando a merce da insegurança. Fora que, apesar de acender as luzes só as 20h, preciso acendê-las as 06h, ou seja, a economia EM MERDA é a mesma coisa para um país TROPICAL.

O Horário de Verão só deve ser adotado do PARAGUAI pra baixo, porque esses países são SUBTROPICAIS, e não num país cuja metade do território está na zona da Linha do Equador e a duração do dia nem chega a 14h, comprovando assim, a INUTILIDADE do Horário de Verão.

Vai estudar geografia, mané.

Lucas da Silva

E outra, me poupe, mas qual é a graça do Sol queimando a tua cara até às 20h, 21h? Sinceramente, viu. A NOITE É PRA SER ESCURA!

gabriel calazans

Caro Lucas da Silva você acha que eu não sei de do Paraguai pra cima a variação dos dias é bem pequena? Quando que falei que a hora de verão era interessante pra parte tropical do país? Falei da implantação do fuso -1 o ano todo, não para a economia de energia, mas para prolongar as tardes, tendo o amanhecer se é por voltar das 5 atualmente, ser por volta das 7, ao invés da pessoa ir de dia e voltar de noite do trabalho, sai de noite e volta de dia, podendo aproveitar o finalzinho do dia. Quanto à insegurança, esta não deixará de existir, pois de uma forma ou de outra as pessoas terão de enfrentar a noite.

Lucas da Silva

Querido! Você quer adiantar DUAS HORAS nos relógios. UMA HORA é o suficiente.

Pernambuco está na faixa UTC -2 e não UTC -1 (que tá lá no meio do Atlântico).

O Sol tem que nascer perto das 6 e não das 7, filho.

Aff, cê é burro, hein?

Gabriel Calazans

Não sou burro, mas meu objetivo é que o sol nasça por volta das sete mesmo, por que não, que o sol apareça na hora em que tudo começar aproveitando-o ao máximo inclusive nos finais de tarde depois do trabalho. Simplesmente ia inverter os casos, atualmente as pessoas saem para trabalhar no claro e voltam no escuro, se adiantassem duas horas elas iam trabalhar no escuro e voltar no claro, e a ou solar ia ser muito mais bem aproveitada depois do expediente do que antes e por mais pessoas.

Lucas da Silva

Bom, Gabriel. Eu vou lhe explicar DE NOVO.

PERNAMBUCO é um estado EQUATORIAL. E como dito no blog, a DURAÇÃO DO DIA em regiões equatoriais é mínima. Sendo assim, o Sol nessa região nasce por volta DAS SEIS HORAS DA MANHÃ e se põe as SEIS HORAS DA NOITE.

O que o autor do blog propõe, é que adiantemos os relógios em UMA UNICA HORA, para voltarmos a adotar o fuso horário QUE DEVERIAMOS ADOTAR que é de +1 de Brasília.

O que você está falando, caro paranaense, é que adotemos DUAS HORAS a mais que Brasília.

Com essa teoria estúpida, o Sol nasceria as 07h30 no inverno e as 07h00 no verão, sendo que o estado é equatorial e em regiões equatoriais o Sol não nasce/se põe na faixa das 7 e sim DAS 6.

DEUS!

Põe na Wikipédia "Fusos Horários" e dá uma olhada lá na costa leste do Nordeste, e ve se aquela faixa tá no fuso UTC -2 ou UTC -1 (o que você acha que tá).

NÃO!!!! ESTÁ NO FUSO UTC -2.

DEIXA
DE
SER
BURRO!!!

¬¬ o.O

Gabriel Calazans

Não sou burro, mas meu objetivo é que o sol nasça por volta das sete mesmo, por que não, que o sol apareça na hora em que tudo começar aproveitando-o ao máximo inclusive nos finais de tarde depois do trabalho. Simplesmente ia inverter os casos, atualmente as pessoas saem para trabalhar no claro e voltam no escuro, se adiantassem duas horas elas iam trabalhar no escuro e voltar no claro, e a luz solar ia ser muito mais bem aproveitada depois do expediente do que antes e por mais pessoas.

Lucas da Silva

E outra, você falou que o SEU OBJETIVO é que o Sol nasça as 7. Mas não o nosso, não o de DEZ MILHÕES DE PESSOAS.

wink

Gabriel Calazans

O povo é quem decide tudo, quando o acre foi adiantado o fuso,passaram-se poucos anos e já retornaram ao fuso antigo, estou ciente de que o povo nunca aceitaria minha proposta, mas eu a exponho, pois acredito que seria interessante. A ideia de voltar ao fuso original é fantástica, mas continuo a defender que se adotasse o fuso -1 ia ser melhor, ah e só por que tenho opinião diferente nao precisa me chamar de burro.

Lucas da Silva

Você só fala isso porque você é de Paranaguá, no Paraná. E lá, no Inverno, o Sol nasce lá pras 7 da manhã.

Só que você tem que aprender que o Paraná é totalmente diferente de Pernambuco em relação a clima, latitude, longitude, etc.

A duração do dia onde você mora é maior do que a duração do dia onde eu moro.

Por exemplo: digamos que com o Horário de Verão aí na sua cidade, o Sol nasça as 06:00 e se ponha as 20:00.

Adotamos o mesmo fuso horário...

Se adotarmos também o horário de verão...

O Sol vai nascer aqui as 7h e se por as 19h, porque aqui a duração do dia é menor do que no Paraná.

LOGO, é vantagem adotar horário de verão no Paraná, porque o Sol vai continuar nascendo as 6h mas vai se por tarde.

Será que cê entendeu agora?

Vou dar mais um exemplo:

RECIFE (26/12):

Nascer do Sol: 05h02 (UTC -3)

Pôr do Sol: 17h37. (UTC -3)

PARANAGUÁ (26/12)

Nascer do Sol: 05h23 (UTC -3)

Pôr do Sol: 19h06 (UTC -3)

Vocês estão em horário de verão, logo o Sol nasce as 06h23 (na faixa das seis, olha que legal) e ele se põe as 20h06.

Agora o Recife:

Nascer do Sol: 06h02 (com o fuso UTC -2 o que devemos adotar)

Pôr do Sol: 18h37 (UTC -2).

Agora o Recife com o fuso que você acha que devemos adotar:

Nascer do Sol: 07h02

Pôr do Sol: 19h37.

Cê percebeu que, com o horário de verão na sua cidade, o Sol continuou nascendo na faixa das 6 da manhã.

Agora, cê percebeu que na minha cidade o Sol começou a nascer na faixa das 7?.

Bom, vamos pra Petrolina agora, a ultima cidade do meu estado.

Lá, hoje, o Sol nasceu as 05h22 e irá se pôr as 18h02.

Com o fuso que cê propõe, o Sol nasceria lá as 07h22 e iria se pôr as 20h02 (quase na hora da sua cidade - detalhe: na sua cidade, o Sol nasceu as 06h23, e em Petrolina, nasceu as 07h22 (UMA HORA DEPOIS).

Meio estranho, não?! Estranho pra uma cidade que só vive no verão ter nascer do Sol com hora de cidade do Sul...

Bom, se você entendeu, parabéns. Se não, eu desisto. wink

Abraços e feliz ano novo.

Gabriel Calazans

Eu e minhas ideias... É que se o nordeste adiantasse ao fuso -1, o sul e sudestetambém ficariam no fuso -1 no verão e -2 no inverno, essa é a ideia so para você entender o contexto, mas tendo em vista que a hora comercial nordestina começa e se encerra mais cedo do que o resto do país, adiantarapenas uma hora é o suficiente, pois se adiantasse duas horas o horário comercial iria se adiantar e daria na mesma se tivesse aumentado apenas uma hora. O fuso -2 realmente é o ideal para se adotar e feliz ano novo também

Lucas da Silva

Ah, e me adiciona no Facebook, cara. Gostei de você (é um dos poucos que debatem as minhas ideias).

Aqui, quando falo isso, acham que sou doido. ¬¬

Gabriel Valazans

Estou tentando te encontrar, mas teu nome Lucas da Silva é muito comum. Twnte me achar também ( tenho cara meio de criança ainda) e no teu face ta escrito apenas lucas da Silva?

Lucas da Silva

Ai, a sua proposta é de que todo o país passe a viver num horário de verão eterno?

Caso a sua teoria fosse levada em consideração, onde você mora, no inverno, o Sol iria nascer as 8 da manhã.

Será que você queria isso?

Os fusos foram estabelecidos, caro Gabriel, para serem respeitados.

São Paulo não pode adotar o fuso UTC -2 pelo resto do ano sendo que este se encontra no fuso UTC -3.

E, repito, já exausto da nossa conversa, que o autor do blog propõe a volta do NOSSO fuso horário, UTC -2.

O que você propõe é deixemos de adotar o fuso de Brasília (o errado) para adotar OUTRO fuso errado.

Foge-se totalmente da proposta do autor desta matéria.

Bom... Sei que você entendeu. Mas se você ainda insiste nisso, fazer o quê, né?

Pelo menos concordamos no seguinte ponto: Pernambuco está com o fuso horário errado.

Bom, mano, deixando as diferenças de lado, abraço.

Gabriel Calazans

Fugi um pouco do foco, mas era so pra você entender que amanheceria tardíssimo não apenas em Pernambuco,mas em todo o brasil (proposta de uma mudança de costumes e hábitos que como disse nunca aconteceria, mas apenas expus) e finalizei concordando com você e o autor que respeitar o fuso -2 seria o melhor

Lucas da Silva

https://www.facebook.com/soulucasdasilva

Gabriel Calazans

Me bloqueou então até o nosso próximo debate um do.desses quem sabe em qualquer aite desses, feliz futuro

Eliezer Alves
Eliezer AlvesPermalinkResponder

O jeito é corrigir esta distorção mesmo ! adiantar definitivo em uma hora o horário destas capitais 90% da população não entendem isto

gabriel calazans

Corrigir a distorção seria o correto mas eu sou da opinião que ficaria incrível escurecer 19:45, é muito legal escurecer tarde, é que vcs não fazem muita questão por que tem sol sempre. Aqui na minha cidade tem dias de inverno que lá pelas 14:50 o povo já ta acendendo as luzes de dentro de casa, isso que já amanhece depois das sete, por isso quem povo simplesmente aprova o horario de verao para meio que compensar o inverno frio e chuvoso
embasamento pela cidade de Paranaguá PR

Amaro - Recife

Rick,
tenho certeza que você não tinha ideia do monstro que seria criado com esse post.
Daqui a pouco a turma vai começar a discutir se a terra gira em torno do sol...

Lucas da Silva

Que "monstro", cara? O fuso horário daqui está errado mesmo e o certo era para estarmos a frente de Brasília uma hora.

O Sol nasce aqui as 5 e se põe as 5. Seria mais lógico se ele nascesse as 6 e se pusesse as 6, não?

Elias
EliasPermalinkResponder

Estou em João Pessoa, extremo oriental das Américas. Para quem desconhece geografia. O sol nasce no ORIENTE e se põe no OCIDENTE. O Sol não nasce no SUL e não se põe no Equador.
Aqui em João Pessoa o dia tem começado a clarear às 4:45hs e começa a escurecer às 16:45hs. A economia que o sudeste faz com o horário de verão nós esbanjamos ao acender as luzes às 16:45 horas.
Onde o dia clareia mais cedo deveria estar uma hora à frente, e não uma hora depois, como tem ocorrido atualmente.

Lucas da Silva

Isso mesmo, Elias. Só que muita gente não entende isso. Dá uma raiva!

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Curiosamente, parece que o governo chileno escutou o Ricardo, e durante a semana decretou que no Chile não mais haverá mudança de hora, e o país vai permanecer sempre com o horário de verão. Ou seja, vai ficar com o mesmo fuso horário do Brasil, quando em Brasilia termine o horário de verão.
Em Santiago normalmente já escurece tarde, no verão por volta das 9 e meia. O estranho vai ser no inverno, quando irá amanhecer quase as 9 da manhã, os chilenos vão ter que acordar de noite. É o caso oposto ao Nordeste do Brasil.
No extremo Sul, em Punta Arenas, vai ser complicado, pois no inverno o sol só vai aparecer por volta das 10 da manhã. É curioso que seja a mesma hora tanto no Atlântico como no Pacífico.
O Chile e o Peru, apesar de estarem colados, vão manter sempre duas horas de diferença.

Lili
LiliPermalinkResponder

Se adotar o horário de verão aqui no nordeste vamos acordar no escuro, onde eu moro no Recife 4 horas da manhã o céu está claro. Para que horário de verão se acordamos cedo já.

Gabriel Calazans

Olha Lili, adiantar os relógios em uma hora para o nordeste não seria horário de verão, nada mais nada menos seria a adoção do horário correto. Eles usaram essa expressão "Horário de Verão permanente" para facilitar a compreensão, e vamos ser sinceros quatro horas é pra estar escuro porque é madrugada ainda e em qualquer parte do mundo normalmente quem acorda às quatro acorda de noite, mas se você gosta dessa anomalia ok quando for cinco horas da tarde vai estar quase noite, bem certinho o peíodo da tarde às escuras e a madrugada de dia.

Kleber Sá
Kleber SáPermalinkResponder

Nem acredito que encontrei um texto cujo conteúdo foi o que sempre pensei desde que me conheço por gente! Moro em João Pessoa, PB, e realmente nunca entendi o pq de meu Estado, assim como PE, RN, AL e SE não participarem do horário de verão. Tudo bem que não temos o fator latitude, visto que a duração dos dias e das noites não mudam tanto quanto muda nas regiões sul e sudeste do país no decorrer do ano, mas temos o fator longitude, que é justamente o que foi tratado no texto! Esses Estados deveriam normalmente ter seu horário 1 hora a frente de Brasília! A Bahia, apesar da sua maior parte estar no UTC -3, deveria voltar a adotar o horário especial tbm, visto que já se localiza um pouco mais afastada da linha do Equador, além do fato de por muitos anos ter sido o único Estado do Nordeste a adotar o horário de verão! Incluir o CE, PI e MA eu já não concordaria por sabermos que, além de estarem bastante próximos da linha do Equador, estarem no seu fuso correto (UTC -3). Em 1914, nosso horário foi unificado por questões políticas e econômicas! E pq não manter essa sincronia, já que a condição de estarmos no fuso UTC -2 nos permite isso?! Aqui em João Pessoa, o dia em que o Sol nasce mais cedo se dá agora entre os meses de outubro, novembro e início de dezembro, chegando a nascer às 4:51, com o céu já estando claro bem antes, umas 4:30, quando a maior parte da população está dormindo! Por que não transferir essa claridade desperdiçada no início da manhã para o final da tarde?! Enfim, sou totalmente favorável ao horário de verão na faixa leste do Nordeste, entre a Bahia e o Rio Grande do Norte! Pena que não aparece ninguém com poder de alterar a abrangência do Horário de Verão que conheça essas particularidades sobre nossa região, e assim, incluir esses 6 Estados do Nordeste no decreto!

Pierre Louis Beranek

Concordo 100%! Acho que o Nordeste deveria mudar para o mesmo fuso horário de Fernando de Noronha, pois geograficamente falando, está naquele fuso! Segundo, por ser 'verão' o ano todo, deveria adotar um 'horário de verão' permanente! Ou seja, mudar de horário 2 horas para frente. O ano todo! Quem quer luz do dia já às 4:30 da manhã, e escuridão já às 18 horas? Esse horário atual do nordeste é nada menos que uma bosta, e uma sacanagem total com seu povo. É ruim para o turismo, é ruim para os negócios (imagina quanto mais comerciantes ganhariam em vendas na praia, por exemplo, com duas horas mais de vendas por dia, justamente no horário que todo mundo está saindo do trabalho!!). E também é ruim para segurança!!! FATO: ocorre mais accidentes e assaltos quando está escuro. Então porque continuar com horários que alinha o fim do horário comercial justamente com quando termina a luz do dia? Será que funcionários não deveriam ter direito à nem uma horinha para curtir um pouco de praia depois de sair do trabalho? Eu sou canadense, e fiquei 9 meses no nordeste (Maceió) pela primeira vez. Achei essa rotina de sol às 4:30 da manhã e noite já às 18 tão idioticamente absurdo que eu não moraria naquela região mesmo que fosse só por esse motivo. Aqui no Canadá somos abençoados com dias de 'verão' de verdade, ou seja LONGOS! Já tá na hora do povo nordestino acordar e tirar são região dessa escuridão tão prejudicativa para negócios, segurança e turismo que chega a ser criminoso.

J A Moreira
J A MoreiraPermalinkResponder

Pessoal, ainda não tinha parado pra pensar e raciocinar sobre esse assunto tão a fundo quanto agora, depois de ler os diversos comentários aqui postados. Na verdade confesso que a ideia de adiantar o relógio em 1 hora, nunca me agradou e achei perfeito quando finalmente saímos dessa rotina de horário de verão. Mas depois dos argumentos levantados aqui, não existe brecha alguma para não adiantarmos os nossos relógios em 1 hora de uma vez por todas. Está claro em qual fuso estamos inseridos (sou do Recife) e nada mais natural e apropriado migrarmos para o horário deste. Grato ao Gabriel, ao Lucas, Kleber e aos demais que opinaram e que me fizeram repensar este assunto.

Lucas Ferreira Gomes

Nossa! É instigante que um post continue sendo comentado mesmo após alguns anos! É notório que o assunto abordado continua sendo interessantíssimo!
Também fiz parte dos comentaristas a cerca de 4 anos, e entre meados de 2014 e 2015 até cá, passei a interessar-me mais sobre o assunto e; assim como no passado, ainda defendo o adiantamento permanente de 60 minutos em nossos relógios.
À minha procura de mais informações, descobri o site http://timeanddate.com/ (de conteúdo astronômico, geográfico... Fornece inúmeras informações sobre o nascer e o pôr do Sol, da Lua, previsão do tempo e detalhamento das zonas horárias de todo o planeta) e nesse site consta que: até 1913, os relógios recifenses eram sincronizados com o Sol, ao modo de que l meio-dia ocorria quando o Sol chegava ao ápice do seu movimento diário; neste ano, com o estabelecimento de quais zonas horárias o Brasil deveria adotar, coube ao presidente Hermes da Fonseca sancionar uma lei que fez com que quem tinha os seus reloginhos de bolso, os atrasassem em 40'24" (40 minutos e 24 segundos) para que adequassem-os ao tempo da capital federal à época, o Rio de Janeiro. Portanto, o meridiano que corta o Marco Zero da cidade está marcando 02h19m36s ante o Meridiano de Greenwich; sendo óbvio que o mais sensato a ter sido feito era que, em vez se atrasar 40 minutos, apenas adiantar mais 20 minutos para que; em vez de marcarmos 03h00m00s ante GMT, apenas 02h00m00s ante GMT.
| O meridiano que determina o horário atual (UTC-3), é o 45 graus a Oeste, este que passa ao lado de São Luis, que está a mais de 1.000 quilômetros daqui; enquanto o meridiano que determina o horário proposto (UTC-2), é o 30 graus a Oeste, este que passa um pouco à direita de Fernando de Noronha que está a cerca de 500 quilômetros. Ora, qual é o mais perto?
| Outro argumento favorável baseia-se ao fato de que a Região Metropolitana do Recife encontra-se dividida quase que ao meio pelo meridiano 35 graus a Oeste: 35 é mais perto de 45 ou de 30!?
| E sobre o nascer e o pôr do Sol: com a atual hora, entre às 04:49 e às 05:34; com a proposta, entre às 05:49 e às 06:34 (boa parte entre a faixa das seis da manhã; como estabelecido internacionalmente). Qual o certo? E o pôr do Sol; com a atual hora, entre às 17:07 e às 17:46; com a hora proposta, entre às 18:07 e às 18:46 (sempre entre a faixa das seis da noite). Não acha mesmo que é o correto?!
São muitos argumentos favoráveis, mas não citarei todos para não transformar meu texto num capítulo da Bíblia (com o perdão pela blasfêmia). Mas, se é para tomar uma atitude, eu mesmo já tomei. Adoto este fuso horário por livre e espontânea vontade! Estou aproveitando todos os raios solares do dia (e não perdendo uma hora deles; como antes), sentindo a sensação de manhãs e tardes com quase a mesma duração de 6 horas (e não manhas de 7 horas e tardes de 5 horas) aliado à certa economia de energia e diminuição do calor sentido pela manhã ao sair de casa, já que saio quando o Sol ainda está nascendo.
Enfim, só mudei de ideias em relação a enquadrar todo o Estado no fuso horário oceânico. O meridiano que delimita o UTC-3 e o UTC-2, em Pernambuco, também delimita o Sertão do Estado com as outras regiões; sendo correto portanto que o Sertão permanecesse em UTC-3 (fora que Petrolina e Juazeiro, BA; são irmãs siamesas e duas cidades com fusos horários distintos seria uma dorzinha de cabeça corriqueira...). Mas concordaria que apenas o Sertão entrasse em Hora de Verão e durante esse período, Pernambuco inteiro estaria à vigência de apenas um fuso horário. Bom... São ideias...

Douglas
DouglasPermalinkResponder

Simplesmente bizarro o sol nascer às 04:30 e se pôr umas 17:30 em pleno verão astronômico. No extremo sul do RS, em dezembro e janeiro o dia amanhece antes das 06:00 e o sol chega a brilhar até às 21:00 hrs no Chuí e em Uruguaiana.

Leonardo Neto
Leonardo NetoPermalinkResponder

É uma pena e um desperdício o dia acabar as 5 da tarde em cidades turísticas e a beira mar.... poucos acordam as 4 e meia da manhã, o horário deveria ser ajustado para nascer do sol perto das 6 am e por do sol para 6pm como é na maior parte do Brasil

Felipe
FelipePermalinkResponder

Na verdade seria bom que os relógios de todo o País fossem adiantados em 1 hora e que esse fosse o horário fixo,aproveitaria mais a luz do sol como fazem países desenvolvidos.

Alfeu Vargas
Alfeu VargasPermalinkResponder

Exatamente, como faz a maior parte da União Européia e a Argentina. Só que n ocaso do nordeste, nesse caso deveria-se adiantar duas horas então. Na França e Espanha adotam GMT +1 que é o fuso da Alemanha, mas o fuso solar que era adotado até a o começo da segunda guerra era GMT, igual ao Reino Unido e Portugal. Então desde a segunda guerra, França e Espanha já adotam um fuso horário adiantado e no verão adiantam mais uma hora no horário de verão. Passei o 14 de julho na França uns anos atras e os fogos só começaram em Nice após às 22:00, quando escureceu. Adoro horário de verão, luz solar até tarde.Agora a União Européia quer adotar hora´rio de verão o ano inteiro à partir de 2021, ainda estão discutindo em Bruxelas, pois tem que fazer plebiscito em cada país. Na Itália ganhou por esmagadora maioria continuar a adiantar no verão para GMT +2 e continuar em GMT +1 no inverno. Horário de verão na Europa e EUA vai de equinócio à equinócio. Não é essa maluquice do Brasil dee ssó três meses.

Lucas Ferreira Gomes

Espero que leia o comentário que deixei ao fim da página mas, novamente, você está errado ao querer comparar cidades que tem 15, 18 horas de luz solar por dia no verão com Recife que, tem apenas 12, 13 horas durante todo o ano.
Amigo, com a observância do UTC-1 aqui durante todo o ano, o céu só ficaria claro a partir das 7 horas da manhã e só escureceria às 8 horas e 30 minutos da noite no sertão do estado onde, no verão, é um calor infernal e é sofrível que o dia escureça tão tarde em locais assim.
Se você gosta, é ótimo mas tenha certeza que, essa anomalia de horário de verão permanente ou horário de verão duplo como você propõe aqui no Nordeste, seria motivo de impeachment de governadores. O calor aqui é de mais, o dia tem sempre doze horas de duração. Não é necessário que tenhamos horário de verão o ano inteiro e sim apenas no verão, como o nome diz. O que proponho é que o fuso horário do MA, PI, CE e BA continue em UTC-3 no inverno e só vá para UTC-2 durante a primavera e o verão (equinócios, concordo com você: o horário de verão tem que ter 6 meses), enquanto o RN, PB, PE, AL e SE observem o UTC-02:30 no inverno e o UTC-01:30 no verão.
Fuso horário correto, sim! Horário de verão permanente no inferno que é o Nordeste do Brasil, jamais! 99 população não concordaria (incluindo eu).
Abraços!

Simon
SimonPermalinkResponder

Boa tarde, já vai fazer um tempinho do post. O debate foi bastante elucidativo, apesar desse ser um assunto que já debati exaustivamente. E mesmo com todas as explicações que foram dadas. Inclusive na leitura dos documentos que oficializaram o fuso horario no Brasil. "Visando a integração", foi algo imposto por questões politicas e econômicas, que a pelo menos a 70 anos, não fazem nenhum sentido. Precisamos nos dias de hoje adaptar nossas vidas em busca de um melhor bem estar, aproveitando melhor a luminosidade natural. Que tal sair do trampo e poder fazer uma caminhada, ir a praia, ver o pôr do sol? No quesito horário de verão, a economia é extremamente parca, sendo que hoje ew questionado por inúmeros especialistas se vale a pena uma economia de energia que não chegam nem aos10%. Nao retiro o direito da revolta da população em precisar adiantar os ponteiros em 1h. Uma coisa é se sacrificar por alguns meses para não ecomizar em praticamente nada e outra, em nosso caso, Leste do Nordeste, procurar ajustar algo que está desajustado para garantir uma melhor qualidade de vida. Outro argumento frágil , usando o exemplo de Pernambuco, e que teriamos dois fusos. A economia de Pernambuco converge para o Recife. Logo, um argumento de quê, teriamos que ver a questão de outras regiões em Unidades Federativas minúsculas com as do leste do Nordeste, são um tanto sem sentido. Todas as UF do Brasil que se encontram no fuso de FN. Devem sim aderir. Visando uma melhor qualidade de vida de sua população. Pois o resto bancos, negocios e educação, com o advento da tecnologia não necessitam mais desse esforço que mingua a qualidade de vida de quem vive desde o RN, PB, PE, AL até o SE. Já no caso da Bahia realmente penso nao compensar pelo tamanho do Estado e da area englobada por uma hora a mais que Brasilia.
É para encerrar, uma curiosidade, vejam com o Nordeste era considerado socio e economicamente desde os primordios do séc. XX... E como isso foi mudando por razões simplemente econômicas e não sociais como deveriam tbm ser. Na época da definição que seguiriamos o fuso do Rio de Janeiro, então capital do Brasil, tinhamos ainda menos razões para pôr nosso fuso alinhado com a capital. Deveriamos sim rever tbm o que é Nordeste. Pois o formato que temos hoje só foi definido para incluir mais alguns Estados na industria da Seca. Tudo precisa ser muito bem revisto. Porém, a conscientização da população que teriamosum melhor qualidade de vida, aproveitando mais a luminosidade seguido de um plebiscito. Seria o mais democratico. E os arranjos regionais que precisam ser revistos, por terem se tornado incompatíveis nos dias atuais, logo tbm seriam revistos.

Forte abraço

Lucas Ferreira Gomes

Concordo. Porém, acho errado todo o Estado Pernambucano observar o UTC-2 (além dos outros 4 Estados Nordestinos que atualmente, observam erroneamente o UTC-3).
Veja, o Tempo Médio Local de Recife é a UTC-02:19:36 (o Tempo Médio Local identifica como o meio do dia quando a Terra, em seu movimento de rotação, faz a nós vermos o Sol ao meio do seu ciclo diário, fazendo com que seja aproximadamente meio-dia em uma determinada coordenada geográfica, usando um meridiano como base).

Ao observarmos o atual fuso horário (UTC-3) estamos com os relógios atrasados, em média a 40 minutos e 24 segundos (-03:00:00 -00:40:24 = -02:19:36) e com isso, em vez do meio-dia solar ser entre às 11h43min e às 12h14min (o que ainda seria, se os fusos horários não existissem e observando ainda o Tempo Médio Local, sendo a média do meio-dia do TML às 11h59min), o meio-dia solar é entre às 11h03min e às 11h33min. Ou seja, ao meio-dia no horário civil, já são em média 12h40m24s no horário solar.

É perceptível o erro, mas este sendo apenas no leste do estado de Pernambuco e não no oeste, onde a diferença do atual fuso horário ao horário solar da cidade de Petrolina, por exemplo, não é a cerca de 40 minutos de atraso como em Recife mas, apenas de 10 ou 15 minutos de atraso (o que é aceitável pois, o recomendável seria que a hora solar de determinado local só poderia estar fora de sincronia com a hora civil em média, 30 minutos atrasado ou 30 minutos adiantado, com o meio-dia sendo entre às 11h30min e às 12h30min).

Com a observância do UTC-2 em todo o Estado Pernambucano, o meio-dia solar em Recife seria entre às 12h03min e às 12h33min ou seja, será atrasado em até 3 minutos além da média da hora solar e até 33 minutos além do meio-dia da média da hora solar (o que ainda seria aceitável, do ponto de vista da maioria dos astrônomos) mas, em Petrolina, o meio-dia solar seria entre às 12h25min e às 12h56min ou seja, será atrasado em até 26 minutos além da média solar e até 56 minutos além do meio-dia da média da hora solar, o que é a adoção de uma espécie de horário de verão permanente para aquela cidade do oeste Pernambucano.

Já com a observância do UTC-02:30 em todo o estado de Pernambuco, o meio-dia solar em Recife seria entre às 11h33min e às 12h03min ou seja, será adiantado em até 3 minutos além da média da hora solar (a partir das 11h30min) e até 27 minutos adiantado além do meio-dia da média da hora solar (12h00min) o que é proposto pelos fusos horários, que o meio-dia solar ocorre entre às 11h30min e às 12h30min e, em Petrolina, o meio-dia solar seria entre às 11h55min e às 12h26min ou seja, também está em conformidade com o que é proposto pelos fusos horários.

Ou seja, em todo o Estado Pernambucano (incluindo o Arquipélago de Fernando de Noronha) o meio-dia solar seria nestes horários, com a adoção do UTC-02:30. Em Fernando de Noronha, entre 11:23 e 11:53, em Recife entre 11:33 e 12:03 e em Petrolina entre 11:56 e 12:26. Entretando, todo o Estado Pernambucano observaria o meio-dia solar entre às 11h23min e às 12h26min, o que é próximo da média entre 11h30min e 12h30min proposta pelos fusos horários.

Lucas Ferreira Gomes

Resumindo o meu último comentário, o que proponho é que todo o estado de Pernambuco (incluindo o arquipélago de Fernando de Noronha) e os estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Sergipe, observem o "Horário de Recife" (UTC-02:30)
E sobre a observância da Hora de Verão, ao contrário da opinião exposta por mim em comentários anteriores, há cerca de 5 anos, passo a concordar com o adiantar dos ponteiros dos relógios ao penúltimo domingo de setembro (que é, dependendo do ano, entre o dia 15, e o dia 28) e o último domingo de março (que é, dependendo do ano, entre o dia 22 e o dia 30); essas datas são baseadas nas datas dos equinócios: na primavera e no outono, eles ocorrem entre os dias 19 e 23 de setembro, e entre os dias 19 e 23 de março, respectivamente. A partir de setembro, há alguns minutos a mais de Sol no estado de Pernambuco, minutos que fazem com que a duração do dia no solstício de dezembro seja de 12h36min, ante as 11h39min da duração do dia no solstício de junho. Há um ganho de 57 minutos a mais de luz solar entre o inverno e o verão que a mim, já faz com que seja possível a adoção da hora de verão, mesmo em um estado tão perto da linha do Equador.
Observando a hora de inverno (UTC-02:30) por todo o ano, o nascer do Sol no inverno será a cerca de 06h04min e no verão, será a cerca de 05h19min. Já com a observância da hora de inverno e da hora de verão, o nascer do Sol no inverno continua a cerca de 06h04min mas, no verão, será a cerca de 06h19min. O Sol passa a nascer sempre na faixa das seis horas da manhã tanto no inverno quanto no verão (e o mais tardio nascer do Sol, com a observância da hora de verão, será em março, à cerca de 06h54min, começando a clarear o céu a cerca das 06h30min - pode parecer um pouco tardio o horário em que o céu clareia mas, em boa parte do país, é assim durante o inverno.
O interessante na observância da hora de inverno e a de verão é que o por do Sol, no inverno, será a cerca de 17h37min (escurecendo o céu às 18h00min) e no verão, será a cerca de 19h16min (escurecendo o céu às 19h38min)
Em Primavera-Verão (UTC-01:30) entre os meses de setembro e março:
- Em Fernando de Noronha, no verão, o céu iria ficar claro apenas às 05h53min. Em Recife, o céu iria ficar claro apenas às 05h57min e em Petrolina às 06h18min.
- Em Fernando de Noronha, no verão, o céu iria ficar escuro apenas às 19h23min. Em Recife, o céu iria ficar claro apenas às 19h38min e em Petrolina às 20h03min.
Em Outono-Inverno (UTC-02:30) entre os meses de março e setembro:
- Em Fernando de Noronha, no inverno, o céu iria ficar claro apenas às 05h26min. Em Recife, o céu iria ficar claro apenas às 05h42min e em Petrolina às 06h06min.
- Em Fernando de Noronha, no inverno, o céu iria ficar escuro às 17h56min. Em Recife, o céu iria ficar escuro apenas às 18h00min e em Petrolina às 18h20min.
Resumindo o resumo (esse assunto é muito complexo, impossível de resumir): UTC-02:30 no outono e no inverno (março a setembro) e UTC-01:30 na primavera e no verão (setembro a março) em todos os 5 estados; Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

Alfeu Vargas
Alfeu VargasPermalinkResponder

Caro Lucas, se você olhar o mapa mundial de fusos horários, verás que a maioria dos países puxa os fusos um pouco para o oeste, exatamente por causa do caso do oeste do Ceará, de Pernambuco ou da Bahia, para não dividir um país ou estado em mais de um fuso. Nunca puxa-se o fuso para o leste como acontece no nordeste. CE, RN, PB, PE, AL, SE e BA deveriam adotar GMT -2. A metade oeste do RS já está na área de GMT -4, mas adota GMT -3 e no horário de verão GMT -2. E olha que no inverno em uruguaiana amanhece perto das 08:00. Clarear antes das 06:00 é desperdício de luz solar. Como começa a clarear meia hora antes do sol nascer, o ideal nas regiões equatoriais como o nordeste, seria o sol nascer às 06:30. No sul e sudeste a maioria gosta de horário de verão e muitos até já pediram para adotá-lo o ano inteiro.

Lucas Ferreira Gomes

Caro Alfeu, creio que você não entendeu o que eu quis explicar nos meus últimos três comentários.7
Assim como você, e como pernambucano que sou, concordo que Pernambuco (além do Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Sergipe) estão observando, incorretamente, o UTC-3 quando na verdade, suas capitais e regiões a leste deveriam observar o UTC-2.

Mas, não concordo em fazer com que todos os cinco estados observem o UTC-2 pois, como explicado por mim, a observância desse fuso horário causaria uma espécie de horário de verão permanente no oeste dos estados, principalmente em Pernambuco, cuja área territorial estende-se de leste a oeste por aproximadamente 700 quilômetros. Veja um mapa e observe que, enquanto os estados do RN, PB, AL e SE estão quase que totalmente pertencentes ao fuso horário UTC-2, Pernambuco é "cortado ao meio" pelo meridiano que delimita os fusos horários UTC-2 e UTC-3 e portanto, estariamos invertendo o erro cometido a mais de 100 anos: atualmente, o oeste do estado observa um fuso horário correto, enquanto o leste (Recife) não. O que você propõe é que o leste observe o fuso horário correto, enquanto o oeste não. Aqui em Pernambuco, há 10 milhões de habitantes; 4 milhões moram na Grande Recife, 6 milhões moram no centro e oeste onde, com a observância do UTC-2 por todo o ano (ou até UTC-1 durante o horário de verão) essas pessoas se sentiriam prejudicadas com uma defasagem dos seus relógios para com o horário solar em até 2 horas: durante o inverno, elas já estariam em horário de verão e durante o verão, em horário de verão duplo. Isto é errado!

O que proponho é que o meridiano que "corta ao meio" o estado Pernambucano seja usado como base para a criação do fuso horário UTC-02:30 e com isso, todo o Estado estaria a observar, geograficamente, um correto fuso horário baseado no seu próprio meridiano, o de 37º30''W do UTC/GMT ou seja, quero que nosso fuso horário não mais siga o UTC-03:00 como atualmente e nem quero que nossos conterrâneos do oeste observem o UTC-02:00 e vivam em horário de verão permanente/duplo em lugares onde, no verão, faz muito calor (40ºC) e seria mal visto que houvesse Sol (e mais calor) até às oito ou oito e meia da noite. Minha proposta é que cheguemos ao meio termo de UTC-02:30 (com a observância do UTC-01:30 no horário de verão).

Você erra ao querer que o Ceará e a Bahia observem o UTC-02:00 porque, esses estados estão com seus respectivos territórios completamente dentro das delimitações do UTC-3 fazendo com que, com a observância do UTC-2 durante todo o ano, esses estados vivessem em horário de verão permanente e assim, prolongassem o inferno que é o calor por aqui por mais uma hora, todos os dias do ano e não só isso, com a observância do UTC-2 por CE e BA, esses estados só veriam o Sol nascer após às 06h30min ou às 07h00min durante todo o ano (principalmente no interior destes) onde, tal atitude seria mal vista pela população que está acostumada com o Sol a nascer após às 06h00min. O correto seria que esses estados observassem o UTC-2 apenas durante o verão, voltando a observar o UTC-3 durante o inverno.

E o fato de eu ter citado o oeste do Rio Grande do Sul (especificamente Uruguaiana) foi para demonstrar que vocês aí estão tão errados quanto nós aqui. Uruguaiana está a observar um fuso horário que não lhe convem, sendo o certo que a cidade assim como, metade oeste do Rio Grande do Sul, observasse o UTC-4 durante o inverno e o UTC-3 durante o verão, e não o UTC-3 durante o inverno (horário de verão permanente) e o UTC-2 durante o verão (horário de verão duplo). O fato do dia clarear apenas às oito horas da manhã durante o inverno, em Uruguaiana, só demonstra que a cidade observa um incorreto fuso horário, sendo o certo começar a clarear às sete horas da manhã durante os meses mais frios e não às oito horas. O Tempo Médio Local de Uruguaiana é de UTC-03:48, sendo o correto a ser feito é ser arredondado para trás, para UTC-04:00 e no verão, ser arredondado para frente para o UTC-03:00
Mas, Porto Alegre está no seu fuso horário correto e como eu não concordo com a divisão de um estado em dois fusos horários, assim como em Pernambuco, sugeri que o Rio Grande do Sul observasse não o UTC-03:00 no inverno e o UTC-02:00 no verão mas, sim, o UTC-03:30 no inverno e o UTC-02:30 no verão. Com esse fuso horário, Uruguaiana estaria apenas 18 minutos adiantada do seu horário solar e não 48 minutos como atualmente, e ainda continuaria a compartilhar o mesmo fuso horário que Porto Alegre, experimentando um nascer e um pôr do Sol o mais próximo possível das seis horas da manhã durante todo o ano. Pelo menos, com esse fuso horário que proponho, em vez de o dia clarear às 08h00min, iria clarear às 07h30min o que já é um alívio para o frio oeste gaúcho.

Você também erra ao dizer que o dia começa a clarear exatamente 30 minutos antes do nascer do Sol, isso só ocorre em regiões um pouco próximas ao Equador. Aqui em Recife, o dia começa a clarear 20 minutos antes do nascer do Sol pois, estamos a 8 graus abaixo da linha do equador. A duração do dia aqui é quase de 12 horas durante todo o ano, não sofrendo grandes variações no horário de nascer e pôr do sol como sofre os estados do Sul e Sudeste que você deu de exemplo. Em São Paulo, o dia começa a ficar claro uns 40 minutos em média antes do Sol nascer e em Porto Alegre, uns 45 minutos, e isso só durante o verão. Em Buenos Aires, Argentina, 60 minutos antes e na Antártida, o Sol não nasce e nem se põe durante seis meses.
Quanto mais próximo da linha do Equador, mais calor e menos luz do dia. Quanto mais longe, mais frio e mais luz do dia durante o verão.

Alfeu Vargas
Alfeu VargasPermalinkResponder

Esqueci de mencionar que Massachussetts há alguns anos está tentando migrar do Eastern Time (GMT -5) para o Atlantic Time (GMT -4). RH, NH, VT e MA também querem adotá-lo caso MA também o adote. Ano passado vários estados pediram para ficar em horário de verão permanente,, inclusive a CA e FL. Pesquisem na internet MA Atlantic Time, e Permanent daylight saving time in the United States... A tendência em muitos países é adiantarem uma hora permanentemente - como fez a Argentina na década de 30 - e acabarem com horário de verão. A maior dificuldade na União Européia e nos EUA é que os fusos precisam ser coordenados, não pode a França ficar GMT +2 e a Alemanha GMT +1 por exemplo. Movendo-se para o leste o horário não pode diminuir. O mesmo caso acontece nos EUA. Os países ou estados precisam chegar a um acordo para que os fusos sejam implementados, senão fica uma colcha de retalhos.

Lucas Ferreira Gomes

Você também erra ao querer comparar estados americanos, cujo território está a vários graus a norte da linha do Equador e cuja as quatro estações são bem definidas durante o ano, com uma região que faz calor o ano inteiro e está embaixo da linha do equador. Os Estados Unidos poderiam entrar em horário de verão permanente e até em horário de verão duplo, se quiserem (como a França e a Espanha que, deveriam observar o UTC/UTC+1 mas observam o UTC+1/UTC+2 e Portugal Continental, que deveria observar o UTC-1/UTC mas observa o UTC/UTC+1) simplesmente porque, devido a alta latitude, durante o verão (inverno no Brasil), mesmo com a adoção do horário de verão, esses estados experimentam o dia ficar claro antes das 5 da manhã (o que seria antes das 4 da manhã sem o horário de verão) e em contrapartida, o céu só escurece após 8 ou 9 da noite. É até interessante eles observarem o horário de verão duplo porque, o céu nesses estados ficaria claro antes das 6 da manhã e só escureceria após 9 ou 10 da noite e, talvez seja por isso que os estados da costa leste queiram mudar de EST/EDT para AST/ADT (e outra, tenho quase a certeza que eles não abandonariam o horário de verão. O lobby para o horário de verão é enorme nos Estados Unidos e, mesmo adotando o Horário Padrão do Atlântico, eles ainda observariam o Horário de Verão do Atlântico para ter ainda mais luz solar à noite durante o verão) e, como o inverno é rigoso, creio que seja irrelevante para eles que o dia comece a ficar claro apenas às 8 ou 9 da manhã durante o inverno com o AST pois, será frio do mesmo jeito.
A duração do dia nos Estados Unidos e Europa chega a 15 horas, enquanto aqui no Nordeste não chega a 13 horas. Caso o horário de verão permanente seja adotado aqui, durante todo o ano, o Sol sempre nascerá após às sete horas da manhã sendo que, em lugares próximos à linha do Equador, o Sol nasce próximo às seis horas. E nunca, mesmo com Recife adiantando os relógios em 3 horas, o dia terá mais do que 12 horas aqui: ou seja, atualmente, o Sol nasce em média às 05h15min e se põe em média às 17h15min: com o UTC/GMT, o Sol nasceria às 08h15min e se poria às 20h15min ou seja, o dia continuaria tendo 12 horas do mesmo jeito. Já se Nova Iorque observasse o AST/ADT, o nascer do Sol no horário de verão seria, em vez de 05:24/20:30, seria às 06:24/21:30 (horário de verão duplo): é errado, mas para Nova Iorque ainda compensa, para Recife, não.

Você só poderia comparar os fusos horários do Brasil com países como a Austrália por exemplo, cujo território compartilha quase que os mesmos paralelos que o Brasil. Lá, assim como no Brasil, o horário de verão é apenas observado no Sul e Sudeste. Norte, Nordeste e Oeste não observam - por mim, poderiam observar mas, apenas durante o verão. Nada de horário de verão permanente.

A ideia de um fuso horário de 30 minutos para Pernambuco, tive do ACST "Australian Central Standard Time" que, atualmente, está a UTC+09:30 no inverno e UTC+10:30 no verão. Adelaide, a capital do estado australiano da Austrália Meridional, tem o tempo médio local de UTC+09:14 e, portanto, poderia tanto observar o UTC+9/UTC+10 quanto o UTC+09:30/UTC+10:30 mas, devido ao interesse de ter uma maior proximidade com Sydney e Melbourne (UTC+10/UTC+11), preferiu esse fuso horário de meia hora. Portanto, o leste da Austrália adota o UTC+10/11, o centro, o UTC+09:30/UTC+10:30 e o Oeste, UTC+8/+9

Fusos horários de meia hora servem justamente para isto, para que um estado não seja dividido ao meio por dois fusos horários e nem que o oeste viva em horário de verão permanente, o que é péssimo para locais desérticos como a Austrália e o Nordeste do Brasil.
O interessante seria que, ao Recife observar o UTC-02:30/UTC-01:30 nós, estariamos exatamente doze horas atrás de Adelaide que, observa o UTC+09:30/UTC+10:30. Experimentariamos um horário de nascer e por do Sol um pouco semelhantes e adotariamos o fuso horário mais correto para nós.

Resumindo: para Recife UTC-3/UTC-2 NÃO! UTC-2/UTC-1 TAMBÉM NÃO! UTC-02:30/UTC-01:30 SIM! É O CERTO! Apenas para RN, PB, PE, AL, SE.
Resumindo: para Fortaleza e Salvador: UTC-2 NÃO! UTC-3/UTC-2 SIM! Horário de Verão e Horário de Inverno. Nada de Horário de Verão Permanente, não gostamos de tanto Sol assim.

Bom, mas essa é apenas a minha opinião.

Abraços e se quiser me retrucar, fique à vontade.

Kaio
KaioPermalinkResponder

Eu moro na paraiba é acho que deveria adiantar os relógios 1 horas a + o ano todo

Otto Pereira
Otto PereiraPermalinkResponder

Olha, não entendo muito dessas linhas geográficas e seus graus. Mas realmente o sol nasce absurdamente cedo aqui em Aracaju.

5:30 já está bem forte NO INVERNO!!!

Seria melhor fosse adiantado uma hora. Teriamos um melhor sono e aproveitamento da luz do dia.

SOARES
SOARESPermalinkResponder

Na baia da traição PB de 04:30 já ta claro, de 05:27 que o sol nasce.

Alessandro
AlessandroPermalinkResponder

Antes das 18h00 Já é noite !!!!

Pedro
PedroPermalinkResponder

Quando eu era criança, Fortaleza tinha horário de verão. Eu acordava 5:30 pra ir à escola, e durante o horário de verão, 5:30 ainda tava escuro. Por isso eu odiava, ainda mais criança e adolescente que precisa dormir muito. Era uma tortura acordar antes do nascer do sol. Às 5 da manhã já está claro pra gente, e pro povo que precisa acordar cedo é melhor que seja assim. Mas confesso que hoje eu adoraria seguir um fuso de -2, pra que a claridade chegasse uma hora mais tarde. Eu aproveitaria melhor o dia dessa forma rs

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar