Galinhos

Por que parte do Nordeste deveria adotar o horário de verão o ano inteiro

Antes de dizer por que deveria, já dou o argumento, irrefutável, pelo qual o Nordeste não deveria adotar o horário de verão: porque a maioria dos nordestinos não gosta do horário de verão, e a gente aqui de fora não tem nenhum direito de apitar.

Pronto.

Deixando isso claro e estabelecido, porém, não custa trazer à tona o argumento ~científico~ para que o Nordeste adiantasse os relógios por uma hora, não só agora no verão, como no ano inteiro.

Dá para constatar isso empiricamente. Em regiões próximas ao Equador, o sol nasce às 6 da manhã e se põe às 6 da tarde/noite, com pouca variação durante o ano. Na região costeira entre Sergipe e o Rio Grande do Norte, no entanto, alvorada e poente ocorrem bem mais perto das 5 do que das 6. Em João Pessoa, que é o ponto mais oriental do Brasil, às 6 da manhã o sol já está alto (e a beira-mar já está fechada para o jogging desde as 5, quando sempre há claridade). O Bolero de Ravel começa a tocar na praia do Jacaré, em Cabedelo, anunciando o espetáculo pôr do sol, lá pelas 16h40…

Meridiano 39

A coisa fica fácil de entender quando se observa o mapa dos fusos horários. O Meridiano 39º Oeste, que separa a zona a -2 horas de Greenwich da zona a -3 horas de Greenwich, corta o Brasil na ponta leste do Nordeste. O Rio Grande do Norte, a Paraíba, a Zona da Mata de Pernambuco, Alagoas, Sergipe, o litoral norte baiano e a cidade de Salvador ficam na banda a leste do meridiano, onde o horário em vigor deveria ser o mesmo de Fernando de Noronha.

(Já o Ceará, o Piauí e o Maranhão estão o oeste do meridiano, e devido à latitude equatorial acabariam tendo que acordar no escuro, se o horário de verão fosse adotado. O horário nesses estados está certo o ano inteiro.)

Meridiano 39 W

Esse outro gráfico (desculpe a ampliação em baixa qualidade) mostra como a linha do fuso horário deixa de seguir o meridiano quando encontra o Brasil, para poder incluir a costa nordestina e unificar seu horário com a maior parte do país.

Ou seja — como filho de sergipano, eu digo: conterrâneo, você tem todo o direito de não querer embarcar no horário de verão. Mas que seria o horário certo pra toda região do litoral leste nordestino de Salvador pra cima, seria…

100 comentários

É impressionante como nos nordestinos estamos perdendo o dia de vez de aproveitar o dia nos não aproveitamos isso é muito errado eu moro em União dos Palmares em Alagoas aqui no verão a duração do dia é de 12 horas e 40 minutos de luz solar quase 13 horas já no inverno a duração do dia é de 11 horas e 35 minutos de luz solar no outono o nascer do sol é de 5:34 e o por do sol é de 17:09 já no inverno o nascer do sol é de 5:42 e o por do sol é de 17:24 já na primavera o nascer do sol é de 4:53 e o por do sol é de 17:23 já no verão o nascer do sol é de 5:23 e o por do sol é de 17:51 se adiantar em 1 hora pro fuso horário de Fernando de Noronha que é o correto o nascer do sol no outono é de 6:34 e o por do sol é de 18:09 já no inverno o nascer do sol é de 6:42 minutos e o por do sol é de 18:24 já na primavera o nascer do sol é de 5:53 e o por do sol é de 18:24 já no verão o nascer do sol é de 6:23 e o por do sol é de 18:51seria melhor assim

Os Estados RN, PB, PE, SE e AL deveriam estar com 1 hora a mais no relógio em relação ao horário de Brasília. ( 6 horas da manhã o sol já tá ‘fervendo’. No verão o sol nasce de 4:50 da manhã, meu Deus kkkk. #horariolegal

Quando eu era criança, Fortaleza tinha horário de verão. Eu acordava 5:30 pra ir à escola, e durante o horário de verão, 5:30 ainda tava escuro. Por isso eu odiava, ainda mais criança e adolescente que precisa dormir muito. Era uma tortura acordar antes do nascer do sol. Às 5 da manhã já está claro pra gente, e pro povo que precisa acordar cedo é melhor que seja assim. Mas confesso que hoje eu adoraria seguir um fuso de -2, pra que a claridade chegasse uma hora mais tarde. Eu aproveitaria melhor o dia dessa forma rs

Olha, não entendo muito dessas linhas geográficas e seus graus. Mas realmente o sol nasce absurdamente cedo aqui em Aracaju.

5:30 já está bem forte NO INVERNO!!!

Seria melhor fosse adiantado uma hora. Teriamos um melhor sono e aproveitamento da luz do dia.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.