Trem na França: começa venda de passagens para o fim do ano; tarifas desde 15 euros

Heloísa Dall'Antonia
por Heloísa Dall'Antonia

Trem na Europa

Todo mês de dezembro é a mesma coisa: os horários de trens na Europa mudam, e as cias. ferroviárias demoram a vender as passagens para os horários de inverno. Pois ontem a francesa SNCF abriu a temporada, pondo à venda as passagens para o fim do ano.

Quanto antes você reservar, melhores são as chances de encontrar tarifas PREM's, as mais descontadas para quem viaja de TGV, desde 20 euros. Nos trens Intercités, um pouco menos rápidos, as tarifas começam em 15 euros.

Os bilhetes podem ser reservados para viagens entre 14 de dezembro de 2014 e 6 de fevereiro de 2015.

Para pesquisar, acesse o site da SNFC (para a versão em inglês, clique aqui).

Leia mais:

23 comentários

Maria Cristina

Olá a todos,
Alguém sabe qual a diferença entre as tarifas denominadas Ouigo e IdTGV encontradas no site da SNCF?
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Cristina! São subsidiárias da SNCF.

IdTGV é um trem "moderninho", cujas passagens são vendidas apenas online. Há restrição de bagagem a bordo (apenas uma mala e uma maleta de mão; além disso, há cobrança de taxa de 35 a 45 euros) e menos destinos disponíveis em relação ao TGV convencional.

OuiGo é o braço low-cost da SNCF. Os trens não partem da Paris central, mas de Marne-la-Valée (perto da Disneyland Paris). As passagens são vendidas apenas online, não há vagão-restaurante e todos os vagões têm dois andares, para levar mais passageiros. Apenas uma maleta de mão pode ser levada a bordo sem pagar extra.

Cris
CrisPermalinkResponder

De qualquer forma, não é necessário esperar a antecedência de 90 dias? Tentei comprar ontem (16/10) um ticket Paris - Barcelona para o dia 19/01/2105 e não apareceu ainda a disponibilidade. Tinha apenas até o dia 15/01/2015.

Aí, tenei hoje outra vez e nada... E pior, não aparece mais a disponibilidade até o dia 15/01/2015..

Para o dia que eu preciso (19/01/2015), aparece a seguinte mensagem: "No fares were found for the search criteria entered"

Para o dia 15/01/2015, que eu tinha procurado ontem apenas como teste, aparece a seguinte mensagem: "The reservation of certain trains is temporarily unavailable. Repeat your search later to see all the train proposals".

Fiquei sem entender se a venda para o dia 19/01/2015 ainda não está aberta ou se já não tem mais no momento disponibilidade de lugares (procurei tanto na segunda classe como na primeira).
Mas já aparece até o dia 16/01/2015 ... Vou esperar o domingo para ver se eu consigo.

Eu poderia também fazer esse trajeto também de avião: no site da Air France tem passagens avulsas bem em conta, mesmo incluindo a bagagem despachada e em horários mais civilizados. Mas me dá uma preguiça enorme planejar uma passagem a mais por aeroportos, com a tranqueira do check-in, segurança, embarque, aguardar a mala na esteira, pagar transporte entre o centro das cidades até o aeroporto, etc, etc ... Eu preferiria ir de trem mesmo ....

Alguma dica de como devo fazer?

Obs: tentei no próprio site francês da SNCF ....

Cris
CrisPermalinkResponder

Obs.: a frase "Mas já aparece até o dia 16/01/2015 ... Vou esperar o domingo para ver se eu consigo" não era para aparecer no texto. Mas por motivos de má edição, permaneceu ali ....kkkk

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cris! Provavelmente os horários ainda não abriram.

A viagem leva 6h, então se você conseguir uma boa passagem de avião saindo de Orly, fará um bom negócio voando.

Cris
CrisPermalinkResponder

Tem passagens com bom preços pela Air France e Easy Jet saindo do CDG e pela Vueling saindo de Orly. Vou pensar na situação, caso não consiga comprar o ticket de trem. Mas o que eu queria mesmo era evitar o transtorno dos aeroportos...

O trem sai da Gare de Lyon e seria muito prático para mim, que vou ficar no Quartier Latin mais uma vez. Em Barcelona, eu ficarei em Eixample e também facilitaria a chegada na Estação Sants ....

Alexandre
AlexandrePermalinkResponder

A venda de passagens abre gradativamente? Estava esperando começar a vender tickets de Paris a Berna para 14/12, mas só abriu um horário até agora. No dia 13 tem vários horários.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alexandre! Provavelmente ainda não abriram os outros horários.

Bárbara
BárbaraPermalinkResponder

Que pena!! Eu queria do periodo de 01 a 15 de dezembro, pois estarei lá. No dia 16 retornarei.

Natália Goes @profissaoturista

Já estava de olho no site e comprei meu trechos para reims e strasbourg ontem (para o final de dezembro). Minha duvida agora é onde fica o terminal de trens em Paris;e parece que é no CDG, mas não tenho certeza. Qual o melhor jeito de chegar? E preciso chegar com antecedência no dia da viagem, como as viagens de avião? Será minha primeira vez nos trens europeus. Obrigada desde já.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Natália! Tanto Reims quanto Strasbourg são servidas por trens que saem da Gare de l'Est, que fica na margem direita do Sena, bem servida de metrô. As passagens têm como origem "Paris Est".

Caso você tenha comprado passagem desde o aeroporto CDG, que fica fora da cidade, a estação constará como "Paris Roissy Charles de Gaulle" e o trem fará outra rota. Espero que você não tenha cometido esse erro...

Chegue meia hora antes na estação para achar sua plataforma com calma.

Natália Goes @profissaoturista

Cometi o erro!!! eek
Na verdade, as únicas opções que o site me dava eram: roissy charles de gaule ou disney Paris. Gare d'lest não aparecia como opção. E agora? Será muito pior?? Vou entrar em contato com o site para tentar a troca.

Marco Aurélio

Estou programando viagem de trem de Paris para: Amsterdam-Bruxelas-Paris, em maio de 2015. Quando posso comprar os bilhetes? e qual a melhor forma, cidade a cidade, já que vou pernoitar em Amsterdam e em Bruxelas? Aguardo a dica. Marco Aurélio.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marco Aurélio! Na http://www.voyages-sncf.com , a partir de 3 meses de antecedência.

nemer
nemerPermalinkResponder

Estou querendo comprar passagem Paris Bruges para um bate e volra no dia 16 ou 18 d3 dezembro, mas so acho.trecho de ida no fim de tarde.
Sera que nao tera mais trem pela manha ou ainda nao foram liberados os horarios? Como descubro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nemer! O jeito é ficar de olho, mas provavelmente nem todos os horários foram liberados.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Nemer, é isso mesmo, só tem um trem direto Paris-Bruges por dia, com exceção do Domingo, onde tem dois. Mas é só você ir para Bruxelas e de lá vá para Bruges, aí tem toda hora.

A.L.
A.L.PermalinkResponder

Começou nesse fim de semana a venda de passagens no novo trem internacional diurno Thello ligando Marseille St. Charles a Milano Centrale via Nice, Monaco e Genova.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Oi A.L.. Mas será que a qualidade dos trens melhoraram? É que o Thello que vai de Paris a Veneza é bem vagabundo, lento e pouco confiável.

A.L.
A.L.PermalinkResponder

Eles usarão outros veículos para esse serviço diurno.

A.L.
A.L.PermalinkResponder

Eles usarão outros veículos para esse serviço diurno, serão os mesmos trens que fazem o serviço "Frecciabianca" na Itália.

Flavio
FlavioPermalinkResponder

Estou com dúvida sobre a linha Tgv Milão -Paris . Quero ir de Milão até Oulx nos Alpes. A linha Milão Paris passa por lá , porém toda vez que simulo uma compra , o Tgv passa a estação de Oulx , e pede para eu trocar duas estações à frente para depois voltar , com a viagem demorando muito mais tempo. É assim mesmo? Mesmo estando no trajeto ele não para em algumas estações ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Flavio! Não sei onde você está procurando essa passagem. Tanto Milão quanto Oulx ficam na Itália, não há por que pesquisar no site francês (ou no da Raileurope, que tem uma base de dados que deixa a desejar). No site da Trenitalia, http://www.trenitalia.com , Milão-Oulx é feito com uma baldeação em Turim, que está no caminho.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar