South Lake Tahoe

Um pé na Califórnia, o outro em Nevada: esquiando em South Lake Tahoe

South Lake Tahoe

E para terminar o giro pela Costa Oeste americana, que tal algumas boas aulas de esqui?

Fronteira de Califórnia e Nevada

Depois de Los Angeles, na Califórnia, e Las Vegas, em Nevada, fomos parar em South Lake Tahoe, lugar que fica bem na fronteira entre os dois estados. Bem na fronteira MESMO. Para ir de um estado ao outro, basta atravessar a rua. E as regras mudam, de acordo com a lei de cada lugar. E no lado de Nevada, claro, tem até cassino.

Los Angeles é cinema, Las Vegas é noite e South Lake Tahoe, nesta época do ano, é esqui. A temporada de neve pesada começa bem no início de dezembro e é possível pegar algumas tempestades de gelo. Nós pegamos a primeira tempestade do ano bem no dia da primeira aula.

Aluguel de equipamentos

É importante estar bem protegido, mas isso não precisa ser uma preocupação antes da viagem. Tudo pode ser alugado lá, inclusive todo o equipamento para ski ou snowboard, em lojas de aluguel como a Tahoe Powder House.

South Lake Tahoe

Montanha Heavenly

Minha estréia em cima de um par de esquis foi na montanha Heavenly, de super fácil acesso. As gôndolas que sobem para a montanha saem do centro da cidadezinha, do lado da loja de aluguel de equipamentos. Ou seja: não precisa andar muito fora da neve todo equipado (sim, o equipamento é bem pesado, mas logo pega-se o jeito).

Montanha Heavenly

As aulas são divididas entre primeira, segunda, terceira vez e avançadas, tanto para adultos quanto para crianças. O instrutor fica do lado do grupo o tempo inteiro e, à medida em que o aluno vai aprendendo, vai aumentando o grau de dificuldade. Mas posso dizer? Eu achei uma delícia deslizar na neve. Parece mais difícil do que realmente é. E lá em cima da montanha tem uma boa estrutura, então dá para passar o dia inteiro esquiando.

Base Camp

E o clima da cidade essa época do ano é irresistível. Os restaurantes, como o Base Camp – considerada a melhor pizzaria local – oferecem boas cervejas, boa música e, claro, nesse frio, nada como um bom vinho. Famílias e jovens avulsos convivem lado a lado — Heavenly/South Lake Tahoe é um destino bacana pra qualquer idade e para qualquer estágio do esquiador (ou candidato a esquiador).

South Lake Tahoe

Quem for em família, uma das dicas é chegar à vila de carro e ficar hospedado no The Ridge Resorts, que fica próximo ao centro e tem acomodações grandes e confortáveis, com sala, cozinha e quartos, para a família inteira. Importante ir de carro pois o hotel fica um pouco distante do centro e a locomoção fica presa aos horários dos ônibus da cidade (que não são muitos).

Para chegar à vila de Heavenly, onde fica uma das montanhas de ski de South Lake Tahoe, é preciso descer no aeroporto de Reno e ir de carro até a cidade (cerca de 45 minutos), que é super charmosa.

A região também é bem popular no verão. No lago Tahoe, que se transforma em uma espécie de praia, é possível fazer atividades como stand up paddle ou trilhas de até 160km. A cidade recebe grandes shows (em anos recentes estiveram lá artistas como Bruno Mars e Lady Gaga) num palco montado no centro.

Ou seja: a triangulação Los Angeles-Las Vegas-South Lake Tahoe está valendo o ano inteiro. Um roteiro para quem quer fazer a Costa Oeste americana com a animação no volume máximo.

Denise Mustafa viajou a convite do Brand USA.

Leia mais:

6 comentários

Morei e trabalhei em SLT no inverno de 2004/05, amo essa cidade, voltei pra lá uns dois anos depois e já estou programando a próxima visita, essa alta do dólar que não estava nos planos =/

A viagem de carro de Sao Francisco pra lá é maravilhosa e vale a pena ser feita. Outra opção é voar até Reno e dirigir até SLT, mas não tem graça, rs. Quando cheguei em SFO perguntei da condição da estrada naquele dia, como não havia neve aluguei um Focus mesmo, caso houvesse as locadoras tem SUV 4×4 com pneus de neve, que inclusive dispensam correntes.

Olá. Vou em maio pra Califórnia fazendo 3 dias em Los Angeles, 2 dia em Las Vegas, 2 em San Diego, 3 em San Francisco. Vale a pena incluir South Lake Tahoe no passeio, lembrando que chego dia 10/05 em Los Angeles e vou embora pro Rio de Janeiro dia 24/05? Se sim como chegar lá pra quem não alugou carro? E o que fazer por lá? Quantos dias ficar? Onde se hospedar pra 2 pessoas?

Olá Denise!
Começamos a planejar nosso off-road pela Califórnia para jan/ 2016 entre SF, LO, SD e LV.
Já pesquisei o clima e constatei que não é bum período com temperaturas altas e, historicamente, é um mês com baixos mm de chuva. Mas gostaria de perguntar: é possível pegar neve em algum desses pontos? Poderíamos ter nossa rota de carro prejudicada? Muito obrigada! Abraço!

    Olá, Evelise! O inverno da Califórnia é suave. Não tem risco, não.

    Eu tive uma experiência em abril naquela região de estradas fechadas entre San Francisco e Tahoe, que nos impediram de chegar ao lago em virtude de fortes nevascas, tivemos inclusive que alterar nosso percurso, apesar de estarmos com carro 4×4, pois as estradas estavam com cancelas fechadas, totalmente bloqueadas. E sei que janeiro tem mais neve que abril, então é bom estudar estradas alternativas.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito