Trem de alta velocidade nos Estados Unidos

De San Francisco a Los Angeles em trem-bala — em 2029 :-)

Trem de alta velocidade nos Estados Unidos

Haverá um dia, leitor, em que a Bóia não responderá mais que cruzar os 730 quilômetros entre San Francisco e Los Angeles é complicado se você não tiver tempo suficiente. Esse dia só vai chegar em 2029, mas vai chegar.

Há poucos dias, no dia 6 de janeiro, a California High-Speed Rail Authority iniciou a construção do primeiro sistema de trem de alta velocidade dos Estados Unidos. Um trem-bala, pra usar o termo mais comum. No “início” (coloque alguns anos na conta), a ligação rápida acontecerá entre Merced e San Fernando Valley, mas o projeto pretende unir de Sacramento (quase lá em cima no mapinha da Califórnia) até San Diego (que é praticamente divisa com o México), totalizando 24 estações.

Mapa do futuro trem-bala norte-americano

Até 2029, quando as obras devem ser entregues, o trajeto entre San Francisco e Los Angeles pelo trem vai levar menos de três horas, com a velocidade ultrapassando os 320km/h.

Só que não, não será feito pela costeira. Até porque, numa velocidade dessas, a paisagem vira um borrão na janela. O trem-bala vai ser um ótimo substituto do avião. Mas para ver as belezas da Highway 1 e parar em todos os mirantes possíveis, um carro na direção San Francisco-Los Angeles continuará a melhor pedida.

Leia mais:

4 comentários

Ótima notícia! Pena que vai demorar tanto. Bom pra quem tem vôo chegando e partindo da mesma cidade, LA ou SFO. Faz a Hwy 1 de carro e volta de trem-bala.

Muito bacana mesmo.
Se você somar o tempo de ir até o aeroporto, as por esperas lá, voo, sair do aeroporto e chegar ao seu destino final, certamente será mais vantajoso que ir de avião.
Pena que não fizeram mais perto da costa, assim daria (quem sabe!) para aproveitar a vista fantástica da Pacific Costal Highway. Já pensou aquela vista dentro de um trem destes?

    A costa da California entre as duas metrópoles é pouco habitada, e o relevo muito complicado. Olhe um mapa e pode-se observar que o Central VAlley é totalmente plano, logos os custos de construção são muito mais baixos por dispensarem túneis e viadutos altos.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito