Musical Instrument Museum, em Phoenix: all that baticum

Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Musical Instrument Museum

Uma flauta, um berrante e uma harpa

O Musical Instrument Museum, em Phoenix, deveria ter outro nome. Museu de Música do Mundo Inteiro. Museu Internacional do Baticum. Museu de Todo Mundo Pagando Mico Dançando no Meio da Exposição. São cerca de 6000 peças exibidas, contemporâneas, antigas, célebres ou anônimas, que estão ali não apenas para serem vistas, mas escutadas e, em alguns casos, tocadas também -- mais do que um acervo de instrumentos musicais, é um acervo de música.

Musical Instrument Museum

Ao chegar no museu e comprar o seu ingresso, você recebe um audioguia que funciona no mais universal dos idiomas: em vez de ouvir um locutor explicando o que é aquele instrumento, você escuta como aquele instrumento soa. A visita é livre, sem roteiro a seguir.

Musical Instrument Museum

Musical Instrument Museum

Musical Instrument Museum

Geographical Galleries

Eu comecei pelo segundo andar, onde está o grande tesouro do museu. São instrumentos e trajes típicos trazidos de cerca de 200 territórios e países do mundo, acompanhados de áudio e vídeo.

Musical Instrument Museum

A diversidade de músicas e danças tradicionais é imensa e, passeando por entre as galerias da África e Oriente Médio, é praticamente impossível não passar vergonha, digo, não se remexer um pouquinho mrgreen

Musical Instrument Museum

Na galeria da América Latina, o Brasil está representado pelo boi-bumbá e pelo samba. Olha a Estação Primeira de Mangueira no Arizona aí, gente!

Musical Instrument Museum

Musical Instrument Museum

Musical Instrument Museum

Artist Gallery

No andar térreo, a Artist Gallery tem instrumentos e objetos que pertenceram a grandes nomes da música, como Johnny Cash e Elvis Presley. O grande destaque é o piano Steinway em que John Lennon compôs Imagine.

Musical Instrument Museum

Experience Gallery

Na Experience Gallery, ukeleles, pandeiros, xilofones, gongos e até um teremim podem ser tocados à vontade pelos visitantes. Os favoritos do público não raro acabam indo parar na oficina para alguns reparos, o que não é de todo ruim, já que dá para acompanhar o trabalho da equipe do museu por uma vitrine.

Musical Instrument Museum

Exposição temporária Drums of the World

Musical Instrument Museum

Loja

O Musical Instrument Museum conta ainda com exposições temporárias, programação de shows e uma lojinha incrível onde você pode escolher qual chocalho ou flauta levar para casa.

O Musical Instrument Museum fica no 4725 E Mayo Blvd. e funciona diariamente, de 9h às 17h. O estacionamento é gratuito. Veja preços atualizados de ingressos site.

Leia mais:

Mariana viajou a convite do Arizona Office of Tourism.

1 comentário

Tiago Reis
Tiago ReisPermalinkResponder

Que massa!! Eu numa lojinha dessas aí faria um estrago no meu bolso. Ia querer voltar com todos esses instrumentos pra casa!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar