Grand Canyon

Grand Canyon: 10 perguntas de primeira viagem

Grand Canyon

1 | O que significam South Rim, North Rim e West Rim?

Esparramado ao longo de 446 quilômetros do rio Colorado, o Grand Canyon tem 3 pontos de visitação turística: a borda norte (North Rim), a borda sul (South Rim) e a borda oeste (mais conhecida por Grand Canyon West).

A experiência que se pode ter em cada ponto é completamente distinta.

O Grand Canyon West serve como um aperitivo. É bastante visitado por brasileiros por ser o ponto mais próximo de Las Vegas, mas fica fora do Parque Nacional Grand Canyon, em uma reserva indígena.

O South Rim está dentro do parque nacional e é o Grand Canyon para quem viajou para conhecer o Grand Canyon.

O North Rim também está dentro do parque nacional, mas tem o acesso mais difícil. Vale para uma segunda visita ao Grand Canyon.

Saiba mais e conheça as atrações da borda sul, da borda norte e do Grand Canyon West:

 

2 | Se eu não for até o South Rim, estou perdendo muita coisa?

O Grand Canyon dos cartões-postais está no South Rim. Da borda sul você contempla as paisagens mais conhecidas do cânion e descobre outras tantas, em quase duas dezenas de pontos de visão panorâmica ou mirantes (o Grand Canyon West tem 3 mirantes).

O South Rim tem mais estrutura para visitantes do que o North Rim e o Grand Canyon West.

Grand Canyon

3 | Quanto se caminha no Grand Canyon? Preciso fazer trekking?

Uma viagem ao Grand Canyon pode ser um passeio contemplativo ou um passeio de aventura. Você é quem manda.

Para um passeio tranqüilo pelo South Rim, combine caminhadas entre mirantes com trajetos de carro ou a bordo do ônibus do parque.

No North Rim não há serviço de ônibus; é preciso estar de carro alugado.

No Grand Canyon West não transitam carros; ônibus fazem a ligação entre um mirante e outro.

Quem quiser fazer trekking deve visitar a borda sul ou a borda norte. Existem trilhas de diferentes níveis de dificuldade e duração.

Grand Canyon

4 | É preciso fazer reservas ou contratar guias para fazer trilha no South Rim ou North Rim?

Não. Trilhas podem ser feitas por conta própria, sem necessidade de autorização ou reserva. Guias são opcionais, mas é recomendável estar acompanhado, por questões de segurança.

Você precisa de autorização do parque e reservas prévias apenas para acampar no cânion. Veja dicas no tópico abaixo.

5 | Como eu posso descer no cânion? Há trânsito de carros ou ônibus dentro do Grand Canyon?

Mulas no Grand Canyon

Não há estradas por dentro do Grand Canyon. Carros ou ônibus circulam apenas pela parte mais alta.

Para chegar à parte inferior do cânion as opções são: trilhas a pé ou de mula saindo da borda sul ou da borda norte (a partir de 2 dias, ida e volta), roteiros de rafting ou bote motorizado pelo rio Colorado (3 dias a 2 semanas) ou passeio de helicóptero (30 minutos, apenas saindo de Grand Canyon West).

Acampar no cânion requer autorização prévia. Consulte instruções no site do Grand Canyon e envie o seu pedido com 4 meses de antecedência. O alojamento Phantom Ranch oferece mais conforto e dispensa o pedido de autorização, mas deve ser reservado com 13 meses de antecedência.

O passeio com mula saindo do South Rim deve ser reservado com 13 meses de antecedência (instruções aqui).

Os passeios de helicóptero pelo South Rim não pousam no cânion.

Grand Canyon

6 | Que destinos eu posso combinar com o Grand Canyon? Preciso passar por Las Vegas?

Las Vegas não é um ponto de partida obrigatório. O Grand Canyon fica no Arizona, um estado de paisagens bem diversas e que rende ótimos roteiros internos. Quem tem o Grand Canyon como destino principal da viagem pode chegar ao South Rim voando por Flagstaff ou Phoenix, e seguir viagem ao sul para Sedona, terminando em Phoenix ou Scottsdale. Ou então rumando ao norte, para Page, Glen Canyon e Monument Valley, terminando de volta em Phoenix ou Flagstaff.

Quem tem Las Vegas como destino principal da viagem pode incluir um bate-volta ao Grand Canyon West e assim adicionar um pouco de horizonte a uma viagem essencialmente indoor.

Para combinar Las Vegas e o South Rim em um roteiro mais abrangente, comece a viagem em Vegas e termine em Flagstaff ou Phoenix.

O leitor Andre L. sugere ainda a trinca South Rim, North Rim e Zion National Park para um circuitão completo, saindo de Las Vegas.

7 | Dá pra ir e voltar de Las Vegas ao Grand Canyon no mesmo dia?

Sim, se você estiver pensando em visitar o Grand Canyon West. Não, se você estiver pensando em visitar as bordas sul ou norte (a não ser que você pegue o passeio de avião de Las Vegas ao South Rim)

O South Rim pede pelo menos 2 pernoites.

8 | Dá para ir ao Grand Canyon com bebês ou crianças?

Grand Canyon

Sim, o Grand Canyon é um destino ótimo para curtir em família. A melhor opção para quem viaja com crianças pequenas é conhecer o South Rim, fazendo o passeio de carro alugado, a seu ritmo, e tendo à disposição toda a estrutura do parque nacional.

9 | O Grand Canyon é um destino para o ano inteiro?

O Parque Nacional Grand Canyon e o Grand Canyon West funcionam todos os dias do ano.

No verão o calor é intenso, e julho e agosto são os meses mais cheios.

No inverno pode nevar bastante no South Rim. As paisagens ficam lindas, mas a visita pode sofrer limitações. Veja quais cuidados tomar:

O North Rim fecha entre outubro e maio.

10 | De quantos dias eu preciso para conhecer o Grand Canyon?

Recomendamos pelo menos 2 noites para o South Rim ou North Rim. Durante o inverno, no South Rim, idealmente 3 noites.

O Grand Canyon West cabe em um bate-volta.

Mariana viajou a convite do Arizona Office of Tourism.

Leia mais:

19 comentários

Quase ninguém comenta do Bryce Cânion e nem do Zion Canion. O Bryce Canion para mim foi o mais bonito.
Nós alugamos carro em Lãs Vegas e rodamos indo primeiro no Grand Canion . Fomos a Monument Valley ( maravilhoso) e Antelope Canion.
A dica é sempre jantar antes de procurar hotel pois costuma ser difícil encontrar onde comer após arrumar onde ficar, tomar banho, etc.
Eu levei uma lista de prováveis hotéis /preços para nao ter que ficar procurando “no escuro”.
Fizemos aéreo de São Francisco e na volta para Los Angeles.
Pena que não fomos a Yellowstone pois era muito longe e não tínhamos tanto tempo. Fomos em maio e foi uma ótima opcao.

Olá Boia,
Em setembro farei uma viagem a Vegas e decidi visitar o South Rim, pernoitando em Williams. Por favor, minha dúvida é se a seguinte logística funciona: saida de Vegas com destino a Williams após o almoço, por volta das 15h, com a intenção de nesse dia não visitar o parque, apenas chegar em Williams, jantar e dormir. No dia seguinte acordar bem cedo e ir conhecer os principais mirantes do Grand Canyon, retornando no fim do dia para Vegas. Isso funciona? Obrigada e parabéns pelo blog incrível.

    Olá, Carolina! Durma as duas noites em Williams. Não vale a pena pegar horas de estrada à noite depois de um dia cansativo no parque.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.