Penny Lane

Penny Lane is in my eyes: um roteiro pela Liverpool dos Beatles

Penny Lane

À minha frente no ônibus do tour, um casal francês. Ao lado, um grupo de amigos da Holanda. Atrás, islandeses. Brasileiros, havia dois a bordo, ao menos. Cada um com seu sotaque, todos cantarolavam Penny Lane, que tocava no sistema de som do ônibus, sem errar sequer uma palavrinha da canção dos Beatles.

Estar em Liverpool é, a qualquer dia do ano, fazer parte de um grande encontro internacional de fãs. Tietes dos Fab Four vindos do mundo inteiro relembram suas músicas favoritas em shows cover, se esbaldam pelas lojas de souvenir, e se emocionam ao ver, pessoalmente, onde John Lennon e Paul McCartney criaram suas primeiras canções.

Conheça a seguir as principais atrações temáticas dos Beatles em Liverpool, e em seguida veja sugestões de roteiro para a sua viagem — seja bate-volta, seja com pernoite:

Magical Mystery Tour

Magical Mystery Tour

She’s got a ticket to ride: Um passeio em um ônibus amarelo inspirado naquele do filme Magical Mystery Tour, de 1967. O ponto de encontro é na bilheteria, que fica no Anchor Courtyard, um pátio meio escondido no Albert Dock, o porto turístico de Liverpool (é recomendável chegar 10 minutos antes; há uma saída para o pátio pelos fundos da loja The Fab 4 Store).

Rua onde viveu George Harrison

A partir de lá começa um divertido tour biográfico, que passa por casas em que viveram cada um dos quatro Beatles, pelo local onde a banda apresentou o seu último show em Liverpool, pela catedral da cidade (para onde Paul McCartney fez audições para o coral… e foi reprovado), entre outros lugares que são parte da história do grupo. O ônibus não é hop-on hop-off, mas faz algumas paradinhas para fotos.

Strawberry Field

Uma delas é em frente aos famosos portões vermelhos de Strawberry Field, o orfanato próximo à casa onde John Lennon cresceu. Outra, numa das ruas mais conhecidas do mundo: a Penny Lane, por onde John e Paul passavam todos os dias, a caminho de suas escolas. Entre um comentário e outro do guia, não faltam músicas dos Beatles, e o clima no ônibus é animado. O passeio dura 2 horas, e é o mais recomendado para quem quiser fazer apenas um tour na cidade. Reservar com antecedência é aconselhável; garanta o seu ticket aqui.

Beatles’ Childhood Homes Tour

The Beatles' Childhood Homes Tour

Yesterday, all my troubles seemed so far away: Um tour guiado pelas casas em que John Lennon e Paul McCartney passaram sua juventude. O ponto de encontro é no lobby do hotel Jurys Inn, próximo ao Albert Dock (o motorista procura pelos passageiros por ali alguns minutos antes da saída e acompanha todos até a van).

Casa em que John Lennon viveu

Se o Magical Mystery Tour é um passeio mais divertido, o Beatles’ Childhood Homes Tour é mais emocionante. Perde um pouco por não contar com um guia durante o trajeto até as casas (o motorista faz alguns comentários aqui e ali, só), e também por não ter nenhuma musiquinha a bordo (um tour sobre os Beatles merece trilha sonora, não é?). Em compensação, como não se comover ao entrar na casa em que John Lennon morou com sua durona tia Mimi, e onde podemos imaginar um Paul McCartney ainda adolescente entrando pela porta da cozinha, para tirar um som com seu novo amigo? Em cada casa, um guia faz as vezes de contador de histórias e, com riqueza de detalhes, transporta os visitantes às raízes da banda, na década de 1950.

Casa de Paul McCartney

Há poucos objetos originais para se ver, mas as casas foram restauradas e mobiliadas pelo National Trust de acordo com registros fotográficos e memórias de quem esteve ali. O passeio dura duas horas e meia, e entender inglês é fundamental para aproveitar a visita. É imprescindível reservar com antecedência, e não há outra forma de entrar nas duas casas senão com este passeio. (Tirar fotos nos interiores, infelizmente, é proibido.)  Garanta o seu lugar aqui.

Beatles Story

Beatles Story

Get back where you once belonged: Alguém consegue lembrar de outra banda que tenha ganho um museu só para ela? Como o próprio nome sugere, o Beatles Story conta toda a trajetória dos quatro garotos de Liverpool. Está tudo lá: os primórdios, como a banda de skiffle Quarrymen; os primeiros shows e turnês; o Cavern Club; a Beatlemania; os discos e filmes.

Beatles Story

Há mais réplicas e cenários postiços do que objetos de valor histórico em exposição, mas é um museu lúdico, que pode ser desfrutado tanto por iniciantes quanto por iniciados em Beatles. E tem audioguia em português! O Beatles Story também fica no Albert Dock, o Puerto Madero de Liverpool. As entradas podem ser compradas na hora e são válidas também para o cinema 4D e para as exposições temporárias em cartaz no Beatles Story Pier Head, um segundo endereço do museu que fica pertinho da sede, também às margens do rio Mersey.

The Fab 4 Store

The Fab 4 Store

Can’t buy me love: Vale chamar de atração uma loja de souvenir? No caso da The Fab 4 Store, acho que sim. É a loja de lembrancinhas dos Beatles mais bacana de Liverpool. Fica quase ao lado do Beatles Story, no Albert Dock.

The Fab 4 Store

Tem camisetas? Tem. Tem chaveiros e canecas? Também tem. Mas você pode sair de lá com itens muito mais originais: um conjunto de chá dos Beatles, palhetas, vinis, ou até mesmo óculos redondos como os de John Lennon.

Cavern Club

Cavern Club

She loves you yeah yeah yeah: Uma das casas de show mais conhecidas no mundo, o Cavern Club foi palco de quase 300 apresentações dos Beatles no início dos anos 1960. O clube que hoje ocupa o número 10 da Mathew Street não é 100% original, e o mais próximo que se pode chegar de um show dos Beatles ali é, obviamente, assistindo a uma apresentação de banda cover. Mas sabe que vale a pena?

Cavern Club Beatles

O grupo Cavern Club Beatles faz um espetáculo-tributo caprichado, com trocas de cenário, figurino e um repertório que não economiza em sucessos. Os shows acontecem aos sábados (e em algumas sextas-feiras, também) no Cavern Live Lounge, um espaço mais reservado dentro do clube. Garanta sua entrada com antecedência, e, para conseguir lugar sentado, chegue cedo.

Magical Mystery Tour e Cavern Club

Nos outros dias da semana acontecem outros shows, incluindo de bandas residentes (que não tocarão Beatles). Quem faz o passeio Magical Mystery Tour tem direito a uma entrada grátis no Cavern Club para o mesmo dia. O ingresso garante acesso aos shows que acontecem no palco principal do clube (mas não dão acesso ao Cavern Live Lounge, um espaço de eventos nos fundos). Os shows começam à tarde, e lotam nas noites de fim de semana.

Como ir de Londres a Liverpool

Liverpool

She’s a day tripper: Um bate-volta de Londres a Liverpool é totalmente viável; o trajeto de trem leva menos de 2 horas e meia. Mas, se você é um verdadeiro beatlemaníaco, dedique a Liverpool ao menos um pernoite. Assim, você não terá que fazer nenhuma escolha difícil quanto aos passeios — e ainda vai poder dormir em um hotel temático dos Fab Four! :mrgreen:

Em qualquer caso, planejar a viagem com antecedência é fundamental para conseguir descontos nas passagens de trem e garantir lugar nos passeios mais disputados. Os trechos de trem ficam disponíveis no sistema cerca de 3 meses antes da data da viagem; pesquise e compre pelo site da National Rail ou no The Train Line.

O trajeto de ônibus entre Londres e Liverpool é muito demorado; só vale a pena para as viagens com pernoite, e somente se os trechos de trem estiverem caros além da conta. Pesquise e compre pelo site da National Express.

Bate-volta: um roteiro redondo

Beatles Story

Pegando um trem direto em Londres que saia da estação Euston por volta de 8h, você chega na estação Lime Street de Liverpool antes de 10h30. Caminhe por 20 minutos até o Albert Dock e conheça o museu Beatles Story e a The Fab 4 Store. Tire alguns minutos para comer alguma coisinha em um dos cafés ou lanchonetes por ali (no Tate Liverpool tem um café bacana). Embarque no Magical Mystery Tour de 13h, que você já vai ter reservado antecipadamente (no fim de semana, escolha entre os horários de 12h30 e 14h).

Mathew Street

Na volta, passeie pelo centro, conheça os arredores boêmios da Mathew Street e curta a música ao vivo no Cavern Club (de graça, com o ticket do Magical Mystery Tour). Caminhe de volta à estação Lime Street; do Cavern Club, são 10 minutos. Retorne a Londres no trem de 17h47.

Roteiro com pernoite

Cavern Club Beatles

O melhor dia para pernoitar em Liverpool é no sábado, quando a principal banda cover de Beatles se apresenta no Cavern Club. Saia da estação Euston, em Londres, no trem das 11h07 de sábado, e desembarque em Liverpool às 13h21 na estação Lime Street. Tome um táxi ao seu hotel (não vai sair caro, a estação é bem central). Deixe as malas, almoce e embarque no Magical Mystery Tour de 15h30, que você já vai ter reservado antecipadamente. Na volta, faça um passeio a pé pelo centro, mas guarde energias para o show do Cavern Club Beatles à noite, no Cavern Club (compre seu ingresso antes; o show fica bastante cheio).

Albert Dock

No domingo, faça o passeio do National Trust às casas de John Lennon e Paul McCartney às 10h ou 11h  (também com reserva prévia; quanto mais antecedência, melhor). Visite o Beatles Story e a The Fab 4 Store na seqüência. Aproveite para passear com calma pelo Albert Dock e fazer uma pausa para o almoço. Busque as malas no hotel e siga viagem a Londres, ou ao seu próximo destino, no fim da tarde.

Hospedagem

Hard Days Night Hotel

It’s been a hard day’s night: Hotéis temáticos não costumam ser assim o melhor exemplo em matéria de bom gosto, e portanto admito que, quando soube que existia um Hard Days Night Hotel, imaginei logo uns quartos de paredes amarelas, com cartuns dos Beatles decorando a roupa de cama e as cortinas (tá certo; nesse caso, o álbum a emprestar o nome ao hotel seria outro). Qual não foi a minha surpresa, então, ao encontrar no Booking (e, depois, pessoalmente) um hotel sóbrio e elegante, e ainda assim prestando uma bonita homenagem à banda?

Hard Days Night Hotel

Hard Days Night Hotel

Tudo começa pela arquitetura, herança de uma época próspera em Liverpool. O prédio em que o hotel se instalou foi um centro comercial no século XIX. À fachada foram adicionadas simpáticas esculturas dos membros da banda. Pelos espaços comuns, fotos em preto e branco, letras de música, partituras e notícias antigas lembram passagens da carreira dos garotos de Liverpool.

À noite tem música ao vivo no lobby e, no bar Four, coquetéis de nomes divertidos como Strawberry Fields With Pepper e Baby You Can Drive My Sidecar embalam a noite de hóspedes e visitantes. O Cavern Club fica logo na esquina.

Hard Days Night Hotel

Se o quarto é confortável? I slept like a log! :mrgreen:

Mariana viajou a convite do VisitBritain.

Passeios de 1 dia saindo de Londres com nosso parceiro Viator

Leia mais:

Passagens mais baratas para Londres no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Aluguel de carro em Liverpool na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões em Liverpool com a Viator

29 comentários

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito