Stokes Croft

Bristol: street art, food trucks, vinis e balada indie na terra de Banksy

Stokes Croft

Importante cidade portuária inglesa desde o século XIV, que enriqueceu com o comércio de escravos entre África e América e foi severamente atingida durante bombardeios na 2ª Guerra Mundial, Bristol vem se redefinindo nas últimas décadas como um vívido pólo cultural.

A música independente, a comida de rua e especialmente a arte urbana estão à frente deste movimento, e fazem de Bristol uma escapada interessantíssima a menos de duas horas de Londres.

O sábado é o melhor dia para aproveitar o circuito alternativo da cidade:

Pela manhã: Bristol Street Art Tours

Banksy

Banksy, o mais célebre grafiteiro do mundo, é nativo de Bristol. Embora ninguém precise sair de Londres para ver desenhos de sua autoria, em Bristol existe um passeio que fãs de graffiti não podem perder. O Bristol Street Art Tours é um passeio a pé pelas obras de Banksy e de outros grafiteiros na companhia de guias que fazem parte da cena de street art local e conhecem a fundo o tema.

John Nation

O meu guia foi o John Nation, que conheceu Banksy ainda moleque, quando trabalhava como mentor em um centro de apoio à juventude no bairro de Barton Hill. John é um incentivador do graffiti como expressão artística desde a década de 80, e tem tanto entusiasmo ao falar de Banksy quanto da garotada iniciante.

Bristol Street Art Tours

O tour começa no centro da cidade e segue para Stokes Croft, que John define como o Shoreditch de Bristol. Cada muro ou empena é apresentado com a mesma riqueza de informações de um tour por um museu de belas artes. O guia comenta sobre técnicas e materiais empregados, sobre o tempo de execução das obras, e sobre o estilo de cada artista.

Bristol Street Art Tours

Bristol Street Art Tours

Fazem parte do passeio trabalhos comissionados e também obras ilegais, executadas sem autorização. Mesmo sendo uma das cidades em que a street art é mais celebrada no mundo, o graffiti ainda é assunto controverso em Bristol.

Bristol Street Art Tours

Bristol Street Art Tours

Para o visitante, fica a sensação curiosa de visitar essa galeria absolutamente efêmera, de obras sujeitas a todo tipo de intervenção e que podem deixar de existir a qualquer momento.

Aos sábados, as saídas do Bristol Street Art Tours acontecem às 11h. O passeio leva cerca de duas horas e deve ser reservado com antecedência pelo site. Os lugares são limitados.

Para o almoço: mercados St. Nicholas e Harbourside

St. Nicholas Market

Bristol não é uma cidade exatamente bonita, mas tem seus cantinhos graciosos, como o St. Nicholas Market (The Exchange, Corn St., tel. 117-922-4014).

St. Nicholas Market

O mercado mais antigo da cidade é fechado e abriga brechós, lojas de disco e pequenos restaurantes e lanchonetes. Dá para escolher entre comida árabe, vegetariana, pies, bolos… ou experimentar um de cada. :mrgreen:

Harbourside Market

Todo fim de semana tem The Harbourside Market (1 Canon Road), no porto de Bristol, uma feira de artesanato e comidinhas. O mercado acaba de ganhar uma expansão neste mês de maio.

Harbourside Market

Se o dia estiver bonito, aproveite para caminhar por ali e fazer uma boquinha ao ar livre nos food trucks e barracas de pizza, tacos, cachorro-quente e outras gostosuras.

Vale a pena também ficar de olho na agenda do coletivo de street food BEATS, que arma eventos gratuitos pela cidade com comida, bebida e música.

À tarde: Rise

Rise

A Rise (70 Queens Road, tel. 0117-929-7511) é daquelas lojas de disco que hoje são raríssimas de se encontrar. O endereço em Bristol faz parte de uma pequena cadeia independente de 3 lojas. No primeiro andar fica um café simpático que volta e meia tem algum show bacana agendado, lançamento de álbum ou livro. No segundo andar, a loja propriamente dita, com vinis, DVDs e CDs a perder de vista, livros, itens de decoração e um brechó.

Rise

Rise

Os curiosos vão gostar da seção especial dedicada a bandas de Bristol, e os indecisos, das sugestões do staff da casa, que manja tudo de música. E a trilha sonora da loja é tão boa que fica difícil de ir embora. Gosta de música? Vá com tempo!

Balada: Thekla

Thekla

Não fosse eu fã incondicional do Circo Voador, poderia dizer que o Thekla é a casa de shows mais bacana em que já estive. O antigo navio cargueiro, ancorado no porto de Bristol (The Grove, East Mud Dock, tel. 117-929-3301), foi transformado em uma casa de pequeno porte que recebe principalmente bandas independentes em ascensão. The xx? Já tocou lá. Florence & The Machine? Também. CSS, Sia e La Roux idem, em um espaço em que cabem apenas 500 pessoas (a lotação do Circo Voador é de 2800, só para comparar).

Thekla

OS shows começam e terminam cedo, e costumam ter uma banda de abertura. O preço é razoável o suficiente para arriscar assistir a uma banda totalmente nova; os ingressos saem por volta de 10 libras. O andar de cima é apertadinho mas oferece a melhor visão de palco.

Thekla

Thekla

Vale a pena aproveitar um pouco do show por ali, e depois descer para bater papo no convés e tomar uma cerveja no bar.

Acompanhe a agenda de shows do Thekla e compre seu ingresso pelo site.

Bristol: como chegar e onde ficar

Bristol Temple Meads

Saindo de Londres, vá a Bristol de trem. Compre pelo site da National Rail com antecedência para garantir descontos. A saída de Londres é em Paddington. A estação Temple Meads, em Bristol, é bem central em relação aos pontos turísticos.

Para aproveitar a noite de Bristol e conhecer mais atrações da cidade (como a ponte suspensa de Clifton, o museu M Shed, o centro cultural Arnolfini), programe um ou dois pernoites no seu roteiro. O Radisson Blu, o Mercure Brigstow, o Ibis Bristol Centre e o The Bristol Hotel estão bem localizados para turistar pela cidade.

Quem não faz questão de balada pode visitar Bristol em um bate-volta a partir de Londres.

Banksy

Mariana viajou a convite do VisitBritain.

Leia mais:

3 comentários

Bristol, na Inglaterra, foi apontada nos últimos anos como a melhor cidade para se morar no Reino Unido. Ela tem charme, atrações, cultura e até uma moeda própria! Em fim, tudo de bom para quem quer dar uma esticada pelo interior! =]

Adoro as bandas de Bristol (duas das minhas preferidas, Massive Attack e Blue Aeroplanes são de lá), mas ainda não conheço a cidade. Devidamente anotado para a próxima vez…

Eu A-DO-RO Banksy! Acho genial, irreverente, contraditório, debochado, sensacional.
Gosto tanto que sou capaz de cair em lágrimas que nem carpideira nesse tour.
Amei e preciso ir…

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito