Desde 10 de julho de 2015, o passaporte comum eletrônico brasileiro passa a ter validade de dez anos.
Para permitir a maior validade (até então a duração era de 5 anos apenas), novos itens de segurança passaram a fazer parte do passaporte. A capa mudou, assim como a imagem fluorescente dela que não é vista a olho nu. Há também um novo padrão de criptografia de curvas na assinatura digital que permite mais segurança nos dados gravados no chip do interior da capa.
Outra novidade bacana é que uma linha fina, na página de identificação da documentação de menores de idade, vai trazer a informação de se a criança tem ou não autorização para viajar sozinha ou com apenas um dos pais.
O Brasil também passa a fazer parte do PKD, o Diretório de Chaves Públicas da ICAO, a Organização Internacional de Aviação Civil, o que deve agilizar a verificação do documento no controle migratório na entrada de outros países.
A novidade, porém, vai ter um preço mais salgadinho do que o atual: R$ 257,25 (até então, o valor era de R$ 156,07). Quem tem o atual passaporte pode usá-lo normalmente até o final de seu prazo de validade. A forma de requerer o documento continua a mesma e pode ser consultada aqui.
Para os passaportes emitidos no exterior, a novidade vai acontecer de forma escalonada, em três fases, a partir de agosto.
26 comentários