Novo passaporte brasileiro com 10 anos de validade

Passaporte brasileiro passa a ter 10 anos de validade

Novo passaporte brasileiro com 10 anos de validade

Desde 10 de julho de 2015, o passaporte comum eletrônico brasileiro passa a ter validade de dez anos.

Para permitir a maior validade (até então a duração era de 5 anos apenas), novos itens de segurança passaram a fazer parte do passaporte. A capa mudou, assim como a imagem fluorescente dela que não é vista a olho nu. Há também um novo padrão de criptografia de curvas na assinatura digital que permite mais segurança nos dados gravados no chip do interior da capa.

Outra novidade bacana é que uma linha fina, na página de identificação da documentação de menores de idade, vai trazer a informação de se a criança tem ou não autorização para viajar sozinha ou com apenas um dos pais.

O Brasil também passa a fazer parte do PKD, o Diretório de Chaves Públicas da ICAO, a Organização Internacional de Aviação Civil, o que deve agilizar a verificação do documento no controle migratório na entrada de outros países.

A novidade, porém, vai ter um preço mais salgadinho do que o atual: R$ 257,25 (até então, o valor era de R$ 156,07). Quem tem o atual passaporte pode usá-lo normalmente até o final de seu prazo de validade. A forma de requerer o documento continua a mesma e pode ser consultada aqui.

Para os passaportes emitidos no exterior, a novidade vai acontecer de forma escalonada, em três fases, a partir de agosto.

26 comentários

Meu passaporte foi convencionado em 3 de junho de 2015 ele tem esta validade estendida de 10 anos ou devo renovalo?

    Olá, Veronica! O seu passaporte tem a data de validade que estiver expressa nele. Dê uma olhadinha, esta informação está na página da sua foto.

O passaporte é valido por 10 anos a partir da data de sua emissão mesmo que conste sua validade de 5 anos? foi emitido em 2011.

    Olá, Aristides! Infelizmente não. Vale o que está escrito no seu passaporte. Imagine como você explicaria no exterior: olhe, é que mudou a lei da validade no meu país, na verdade esse passaporte está válido sim… A validade de 10 anos é para passaportes feitos depois da promulgação desta lei.

Boa tarde, pretendo viajar em agosto para alguns paises da Europa e meu passaporte vence no mes de agosto, portanto terei que renovar a tempo então gostaria de saber ha exigencia dos paises validade minima nos passaportes. Meu roteiro seria Lisboa Berlim Munique e Praga.
Obrigada

    Olá, Sônia! Seu passaporte é válido em qualquer país a partir do momento em que é emitido. O que muitos países exigem é uma validade posterior à entrada no país.

Oi, pessoal,

Eu tenho uma dúvida quanto à validade do passaporte, mas não em relação ao término. Minha dúvida é quanto ao início da validade.

Não sendo caso de passaporte de emergência, existe um prazo mínimo de início de validade para entrar no espaço Schengen? Vou renovar os passaportes de toda a família, mas aqui em Porto Alegre a data mais próxima para agendamento é no dia 16 de setembro. Sei que o passaporte fica pronto em uma semana. O início da próxima viagem está programado para 29/10/2015. Um novo passaporte zerado com apena um mês de início da data de validade tem alguma restrição?

Eu já passei pela imigração do espaço Schengen várias vezes, mas sempre com passaporte com início de validade com mais de 10 meses.

A pergunta pode ser simplória, mas sempre tive essa dúvida, pois as matérias são geralmente sobre o final da validade.

Abs,

Cris

    Olá, Cris! Um passaporte é válido desde o instante em que é emitido e assim é aceito por todos os países.

    Obrigada! Por mais simples que pareça, sempre achei que havia alguma espécie de restrição de início também no espaço Schengen. Por duas vezes fiz o passaporte com muuuita antecedência! :p

Olá. Achei uma rasteira do governo, por que não nos deu o direito de escolha?
Eu preferia ter um passaporte com validade de 9,5 anos, do um que vale 4,5 anos. Daqui a pouco vou ter que andar com três passaportes.
Parabéns, governo brasileiro!

Bom dia, trabalho em uma agência de viagem e hoje cedo liguei na policia federal e me informaram que quem já pagou a GRU como valor antigo, e agendou, não será necessário pagar a diferença do valor e todos a partir do dia da alteração tem 10 anos independente do valor pago.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.