Vancouver: um rolê por Granville Island, uma ilha no meio da cidade

Heloísa Dall'Antonia
por Heloísa Dall'Antonia

Chegada na estação de Granville Island, em Vancouver

Mesmo sendo uma formação natural, a simpática Granville Island, em Vancouver, teve uma mãozinha humana para se tornar de fato o que é hoje. Pro lado bom e pro ruim. Seja na drenagem que fez o nível da água em torno da ilhota ficar mais fundo; na transformação do local em um polo industrial no início do século 20; na degradação do espaço depois da 2a Grande Guerra ou, principalmente na reconstrução da área, no fim dos anos 1970.

Marina em Granville Island, em Vancouver

Vista de Granville island

O tempo passou, o governo da cidade e doadores privados ajudaram com a parte monetária e a natureza fez o restante do serviço. Com um planejamento interessante de revitalização, surgia uma nova Granville Island, dedicada principalmente ao lazer de moradores e turistas. Ali, hoje, há um grande mercado público, mais de 50 opções de restaurantes, galerias de arte, lojas, uma marina, um hotel butique, uma cervejaria, teatros e outros espaços para apresentações e até mesmo uma escola de design.

Plaquinhas informam direções em Granville Island

Uma das entradas do mercado de Granville Island

Interior do mercado em Granville Island

O Public Market (aberto todos os dias, das 9h às 19h) oferece legumes, verduras, frutas, peixes, carnes e afins, além de uma série de produtos locais (como compotas e temperos). As lojinhas vendem de artesanato típico (o que no Canadá pode ser traduzido como “diversos tipos de totens” - eu comprei uma das figuras de pelúcia) a joias e peças de decoração. Festivais artísticos acontecem com frequência, e há uma área dedicada inteiramente a crianças, a Adventure Zone.

Fachada de lojas e escola de Granville island

Fachadas das lojas em Granville Island

Uma manhã inteira foi suficiente para conhecer tudo (mas não assisti a nenhuma apresentação). Chegamos cedinho e tomamos um café reforçado no Edible Canada at the Market (1596, Johnston Street; tel. 604-682-6681), um bistrô gostoso com mesinhas ao ar livre que também vende alguns acessórios e ingredientes.

Vista da feirinha em Granville Island

Aquabus em Granville Island

Marina em Granville Island, Vancouver

Quando cansar de explorar as ruazinhas de paralelepípedos da área, encerre o passeio com um passeio de barco alugado, ou no Aquabus (230-1333, Johnston Street; tel. 604-689-5858; custa C$ 8), para ver a ilha a partir da água.

Vista da marina em Granville Island

Heloisa viajou a convite da Canadian Tourism Comission.

Leia mais:

3 comentários

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Vancouver é simplesmente fantástica!!! Que cidade incrível. E olha que estive lá no inverno quando - apesar de não ter temperaturas negativas - o tempo fica bem feinho (garoa e céu nublado). Mesmo assim, curti muito. E como não podia deixar de ser, fui à Granville Island - vindo de Aquabus. Mercado muito bacana com bastante opção. Como estava em um apto (via Airbnb), aproveitei para comprar umas massas frescas. Super recomendo!

Rosanna Azzolini

Uma cidade adorável, quer no aspecto geográfico ou na sua diversidade humana.
No verão, muitos esportes náuticos, bicicletas e gente relaxando e curtindo os parques, que são lindos! Comida boa, preço bom, no Cactus Club, além de uma vista maravilhosa para a baía de onde saem os vôos de hidroaviões. Ali também se encontra o Centro de Convenções de Vancouver e o porto charmoso onde atracam os navios de cruzeiro que vão para o Alasca. No Public Market, em Greenville Island, além do charme de suas barracas multicoloridas, encontramos produtos frescos, alimentação variada e muita gente interessante.
Aquário, parques e pontes são passeios que encantam nossos olhos!

Anderson Antonio

Ah Vancouver !! Cidade fantástica!!!
Estive por 1 mês no inverno,apesar de não ter temperaturas negativas chove bastante e a temperatura em alguns dias fica entre 0 e 3-4 graus.
Fui a Granville Islamd de Aquabus. Mercado é lindo, cheio de cor, muitas opções, uns pães maravilhosos, frutas lindas.
Acabei indo duas vezes a ilha, uma delas para jantar com amigos no restaurante Sandbar o qual recomendo bastante, a vista é linda e o ambiente muito legal!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar