Mission Dolores Park

Mission District: o bairro da vez em San Francisco

Mission Dolores Park

Foi uma busca por apartamentos em San Francisco pelo AirBnB que fez o meu radar apitar para Mission District. O bairro parecia concentrar uma quantidade acima da média de apartamentos coloridos-descolados-gracinha, o que me deixou curiosa para saber mais sobre este pedaço da cidade.

24th Street

Considerado “o” lugar do momento em San Francisco, Mission District é também o bairro mais antigo da cidade. A Missão São Francisco de Assis, conhecida atualmente como Mission Dolores, se estabeleceu ali em 1776, quando a Califórnia ainda era território da Espanha. Mais recentemente, a comunidade latina recebeu a chegada da moçada hipster pelas mesmas bandas, fazendo de Mission District uma mistura interessante do que há de mais trendy e do que há de mais roots em San Francisco.

Mission District

Existem dois eixos principais em Mission District: a Valencia Street, a rua dos restaurantes e lojas moderninhas, e a 24th Street, onde a influência mexicana fica clara num comércio de rua mais tradicional.

Passeando entre uma e outra, não deixe de prestar atenção nos murais que aparecerem pelo caminho, que fazem referência à história, cultura e lutas dos povos latino-americanos. E arranje um tempinho para não fazer nada no Mission Dolores Park, concorrente forte a parque mais bonito de San Francisco.

Mission District da moda

El Techo de Lolinda

Commonwealth, Range, Central Kitchen, DOSA, Foreign Cinema, Hawker Fare, El Techo de Lolinda, ICHI Sushi + NI Bar… Os restaurantes e bares de Mission District estão com tudo e são figurinhas fáceis nas listas de mais-mais dos veículos especializados. A maioria se espalha entre as ruas Mission, 18th e Valencia. (Para fazer reserva gratuita pelo OpenTable, é só clicar nos nomes.)

Dandelion

Dandelion

Seja qual for o endereço eleito, guarde espaço na barriga para o cafezinho e a sobremesa na Dandelion Chocolate (740 Valencia St, tel. 415/349-0942), que fabrica chocolates em pequenas quantidades e faz doces sensacionais com eles. A barra de dulce de leche leva chocolate equatoriano 70%, flor de sal e é um sonho.

Depois do almoço, ou antes do jantar, aproveite para passear pelo comércio pouco óbvio da Valencia Street.

Mission Cheese

No Mission Cheese (736 Valencia St, tel. 415/553-8667), além de experimentar embutidos feitos na casa e queijos regionais, você pode comprar camisetas e bolsas com trocadilhos engraçadinhos como “Let it Brie”.

Paxton Gate's Curiosities for Kids

Bem pertinho, a Paxton Gate’s Curiosities for Kids (766 Valencia St, tel. 415/252-9990) é desses lugares que fazem a gente querer ser criança de novo. Os bichos de pelúcia são tubarões, baleias, iguanas. Há microscópios de brinquedo, kits para montar robôs e aviões, livros sobre o corpo humano e sobre os principais monumentos do mundo.

Borderland's Books

Não menos divertida, a Borderlands Books (866 Valencia St, tel. 415/824-8203) é uma loja de livros novos e usados exclusivamente de mistério, terror, fantasia e ficção científica. As prateleiras são abarrotadas, e os títulos preferidos do staff ganham recomendações especiais. Aproveite o espaçoso café anexo para dar a primeira folheada nas suas novas aquisições.

Needles and Pens

Needles and Pens

A Needles and Pens (1173 Valencia St, tel. 415/255-1534) tem arte independente, zines e acessórios feitos à mão. Supérfluos repentinamente se tornam artigos de primeira necessidade, como almofadas estampadas com o rosto do Tom Selleck, que não consigo explicar muito bem ainda por que não trouxe pra casa.

Não deixe de visitar também a Casa Bonampak, de que falo mais adiante.

Mission District de raiz

24th Street

A Valencia Street tem restaurantes e lojas fabulosos que merecem ser visitados. Mas quem só passar por ali pode ir e voltar de Mission District sem qualquer sensação de ter conhecido um bairro latino.

Para resolver esse problema, basta uma voltinha pela 24th Street.

La Palma

La Palma

Lá está a simpática La Palma (2884 24th St, tel. 415/647-1500), uma pequena deli que se entitula “mexicatessen”. As tortillas são feitas à mão, e você pode pedir burritos, tacos ou enchiladas a bom preço para comer nas mesas da calçada.

Luz de Luna

Mais latina impossível, a Luz de Luna (3182 24th St, tel. 415/920-9988) junta lucha libre, Frida Kahlo, Jesus Cristo e Día de Los Muertos em uma única loja de souvenir. À primeira vista, tudo pode parecer exageradamente kitsch, mas tendo calma você descobre ali objetos de decoração, acessórios e presentinhos bastante criativos para levar para casa.

Precita Eyes

Para conhecer mais a fundo a mais tradicional expressão artística do bairro, vale passar no sábado ou no domingo pelo centro Precita Eyes (2981 24th street, tel. 415/285-2287). De lá saem tours guiados às 11h e 13h30 que são conduzidos por artistas plásticos e apresentam alguns dos murais mais importantes dos arredores.

Casa Bonampak

Casa Bonampak

De volta à Valencia Street, o endereço mais autêntico é sem dúvida a Casa Bonampak (1051 Valencia St, tel. 415/642-4079), que vende flores de papel, bandeirinhas e piñatas feitas por artesãos latino-americanos. Os temas vão desde o Cinco de Mayo e a independência mexicana até outros mais… abusadinhos. Uma loja cheia de bom-humor, que se não render compras, ao menos vai render risadas das boas.

Mission District em cores

Clarion Alley


Duas vielas de Mission District são praticamente galerias de arte: a Clarion Alley, perto da Valencia Street, e a Balmy Alley, perto da 24th Street, são cobertas de murais.

Balmy Alley

Balmy Alley

É arte de rua genuína, falando sobre a vida da comunidade latina em suas próprias fachadas de casa e portas de garagem.

Especialmente pela 24th Street se vê prédios com murais gigantescos, mas não se dê por satisfeito até passar pelo Women’s Building, no número 3543 da 18th Street.

Women's Building

Women's Building

A colossal obra MaestraPeace cobre toda a fachada do prédio, que é um centro comunitário para mulheres fundado nos anos 70. A arte foi concebida e realizada por 7 artistas mulheres, que pintaram ali figuras femininas de várias culturas e raças, mulheres reais e divindades, de Audre Lorde a Yemanjá.

Para aproveitar Mission District

  • Dedique algum tempo para o Mission Dolores Park, de onde se vê a bonita Mission High School;
  • Invista num restaurante mais bacana (almoços tendem a ser mais baratos do que jantares);
  • Combine o passeio com um rolê por Castro, que é o bairro vizinho;
  • Se quiser se hospedar, procure um apartamento nos arredores do Mission Dolores Park (a parte mais agradável do bairro);
  • Ou fique em Hayes Valley, que é mais charmoso e bem pertinho.

Mariana viajou a convite da San Francisco Travel Association.

Leia mais:

5 comentários

O melhor bairro de SF pra comer comida mexicana. Tudo muito bem feito, no Brasil restaurantes mexicanos são meio fracos…

Ahh, que máximo!!! Estou indo pra lá e aluguei um apê no Mission Distric por acaso. Quase morri de felicidade ao encontrar este post! 🙂

E não esquecer, é claro, de matar saudades do Açai na Tijela no Bebe Bar bem ao lado do Dolores Park quase na esquina da 18th St e Church St. O local é fantastico para smoothies orgânicos, bolo de aimpim, pão de queijo fresquinho. Ambiente bem relax com música super agradavel.

O.M.G. cada vez mais aumenta minha vontade de conhecer a Califórnia – e mais precisamente, São Francisco!!! *_*

Eu só evitaria a área de 16th com a Mission, porque tem muito homeless e história de assaltos! Mas Mission realmente é tudo de bom! Eu recomendo também o restaurante Gracias Madre, de comida mexicana, mas vegano. Eu não sou vegana, mas adorava esse restaurante! Vc nem sente falta de carne ou queijo!! O Dolores Park realmente é imperdível, assim como é imperdível o sorvete da Bi Rite creamery! Onde vc vir uma fila dobrando a esquina em domingos ensolarados, é onde vc vai encontrar o melhor sorvete de San Francisco! O hit é o caramelo com flor de sal que vale cada minuto de fila!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito