Tierra Chiloé

Sul do Chile: o luxo sereno do Tierra Chiloé

Tierra Chiloé

Talvez seja a ausência de TV e relógio no quarto. Talvez seja por causa do silêncio que só é quebrado pelas conversas dos hóspedes ou pelo barulhinho do vento quando alguém abre a porta da sala de estar que dá para a área da lareira externa. Ou talvez tenha mais a ver com a imensa janela de vidro do quarto, que toma praticamente uma parede inteira, de frente para a cama. A questão é que a paz proporcionada por uma hospedagem no Tierra Chiloé Hotel & Spa coloca boa parte das situações da vida em perspectiva. Quer se desconectar do mundo? Achou o lugar.

O Tierra Chiloé ocupa o espaço que já abrigou o hotel Refugia. Para lá, levou seu estilo, já consolidado nos ótimos hotéis do Atacama e de Torres del Paine, que preza a sustentabilidade e a cultura local. Sem destoar da rusticidade que é a marca registrada de Chiloé, o hotel proporciona o conforto e o aconchego que são mais do que bem-vindos depois de um dia de exploração do arquipélago.

O hotel

Sala de estar térrea do Tierra Chiloé

A tranquilidade começa na quantidade de hóspedes que podem dividir o espaço ao mesmo tempo. Com apenas 12 quartos, todos voltados para o mar, e cercado por um espaçoso terreno verde, o hotel parece fazer parte da paisagem, graças à sua arquitetura ao mesmo tempo simples e moderna, inspirada nas tradicionais palafitas chilotas. A decoração das áreas comuns, discreta, faz com que a verdadeira estrela seja a paisagem. Com gostosos sofás voltados para as paredes de vidro, ou deliciosamente próximos da lareira interna, tudo convida à paz (mesmo com o wi-fi disponível em toda a propriedade).

Lareira interna do Tierra Chiloé

A área em que são servidas as refeições fica num plano superior, ainda no andar térreo. Um bar, dois banheiros e a recepção dividem espaço com a escadaria e uma antessala também envidraçada onde os guias usam um grande mapa do arquipélago de Chiloé para mostrar os caminhos a serem percorridos em cada excursão.

Lareira externa do Tierra Chiloé

Uma escada meio escondida leva à uma sala com televisão e uma outra lareira fica do lado de fora do espaço, junto de mais sofás. Com um cobertor, é possível ficar horas ali, apenas conversando ou olhando o céu.

Vista do quarto no Tierra Chiloé
O quarto

Cama, duas poltroninhas, uma micro escrivaninha com banqueta. Muita madeira e cores neutras. Com aquele janelão com vista incrível, realmente não ha necessidade de mais do que isso no quarto. Um sistema de iluminação natural por janelas superiores faz com que apenas à noite seja de fato necessário acender a luz (mas, se você quiser, há blackouts para elas também).

Cama do quarto do Tierra Chiloé

Banheira com hidromassagem e chuveiro, além de chão aquecido no banheiro, completam a dose de conforto necessária. Secador de cabelo, roupão e cofre também estão à disposição. Chinelinhos, uma garrafinha de água personalizada do hotel para levar nas excursões e amenidades da L’Occitane completam o conjunto.

Sapatinho e lendas do Tierra Chiloé

E é nos pequenos detalhes que mora o encanto: todas as noites, na abertura de camas, uma folha é deixada no criado mudo, descrevendo as opções de entrada, prato principal e sobremesa do almoço ou jantar do dia seguinte. Basta anotar suas preferências, ou escrever por ali mesmo alguma troca que você ache mais conveniente (pedi uma vez a retirada de um ingrediente e a substituição do prato principal por uma entrada maiorzinha). Aproveite também para mergulhar nos cartões dos Seremitos – Cuentos de Chiloé, fichinhas adornadas com desenhos de crianças que contam lendas da região (em espanhol e em inglês).

Refeições

Café da manhã

Pela manhã, sucos, cereais, várias frutas e pãezinhos dividem espaço com café e chá feito na hora, e saborosos tipos de queijos entre outros laticínios e iogurtes. É possível pedir uma omelete feita na hora (excelente escolha, dependendo do tipo de atividade que você for fazer no dia).

é da manhã no Tierra Chiloé

No almoço e no jantar, há normalmente duas opções para a entrada, prato principal e sobremesa. Peixes e frutos do mar costumam estar presentes em uma dessas opções. Vinhos e licores da casa são sempre oferecidos, tanto durante as refeições, quanto à tarde, quando a sala de estar se torna o local perfeito para acompanhar o por do sol. Petiscos também estão sempre à disposição (e alguns merecem cuidado especial, porque é fácil se empanturrar deles antes de comer direito). Tudo está incluso no valor da hospedagem, até mesmo vinho e pisco sour.

Vista restaurante do Tierra Chiloé

Se você quiser conhecer melhor as tradições chilotas e não tiver restrições alimentares, vale provar o Curanto. Prepare-se para uma grande mistura de várias carnes e frutos do mar, numa quantidade bem farta de comida.

Atividades do hotel

Spa do Tierra Chiloé

Eis um dos pontos altos de uma hospedagem no Tierra Chiloé. Assim que chegam ao hotel, os hóspedes são apresentados ao seu guia dos próximos dias, que apresentará as opções de passeios possíveis. Há atividades para o dia todo, outras de meio dia. O responsável por mostrar os roteiros já leva em conta a previsão do tempo na área, assim como, com a conversa, a preferência e/ou limitação dos participantes. O trânsfer para os passeios, os lanches e bebidas oferecidas nas vans, assim como a atividade em si, estão inclusos no valor da diária. Um panfleto no quarto mostra cada uma das 10 opções, assim como um grande mapa da área que o visitante vai explorar nos dias seguintes.

Sala de lazer do Tierra Chiloé

No andar superior, além dos quartos, há também uma sala de lazer com sofás e uma série de livros e jogos de tabuleiro. É também ali que fica o spa, que conta com uma jacuzzi, sauna seca e úmida e sala de massagem. De novo, os cômodos contam com amplas janelas de vidro que permitem a visão de dentro para fora, mas não o contrário, preservando a privacidade. Os tratamentos do spa, assim como bebidas premium, são cobrados à parte.

Vista da sala de lazer do Tierra Chiloé

Como chegar

O Tierra Chiloé está a 175 km do aeroporto de Puerto Montt. Na van do próprio hotel o trajeto dura 3 horas e meia, incluindo uma travessia de balsa. A partir de 7 de novembro, porém, quatro voos semanais estarão disponíveis de Puerto Montt para o aeroporto de Mocopulli, em Castro. Dali, o traslado na van dura aproximadamente mais 30 minutos.

Cavalos no Tierra Chiloé

O valor para uma hospedagem de duas noites em quarto duplo, com trânsfer, todos os passeios, todas as refeições e suas bebidas, começa em US$ 1.290 por pessoa. Na minha opinião, são necessárias ao menos três noites para visitar os diferentes cenários do arquipélago.

O ideal é fazer de Chiloé um complemento à sua viagem pelos Lagos Andinos, ou uma escala a caminho de Torres del Paine (há voos entre Puerto Montt e Punta Arenas, e também um navio de carga que transporta passageiros entre Puerto Montt e Puerto Natales, o Navimag). Para não ficar cansativo, considere uma noite em Santiago tanto na ida quanto na volta.

Heloísa viajou a convite do Tierra Chiloé.

Leia mais:

3 comentários

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito