Black is imperdível: abriu o Museu de História e Cultura Afro-Americana em Washington

Viaje na Viagem
por Viaje na Viagem

Fachada do Museu de História e Cultura Afro-Americana, em Washington

Fotos | Divulgação

Inaugurado em 24 de setembro, o Museu de História e Cultura Afro-Americana (NMAAHC) é o último a ser construído no National Mall, em Washington DC, a área que abriga vários outros museus na capital dos EUA. A nova atração da cidade fica entre o Monumento a Washington e o Museu Nacional de História Americana. Trata-se do 19º museu do Instituto Smithsonian e entre todos, é o único dedicado exclusivamente à cultura afro-americana.

Com mais de 20 mil metros quadrados, o museu vai contar com 11 exibições que vão traçar a história da população afro-americana desde a época da escravidão, passando pela segregação racial, a luta pelos direitos civis, as grandes realizações nas artes, entretenimento, esportes, exército e cultura. Artefatos de outras instituições também serão expostas ali, como a 13ª Emenda e a Proclamação da Emancipação, documentos assinados por Lincoln.

nmaahc_through_the_african_american_lens

A construção (que durou 4 anos) foi concebida por David Adjaye, um arquiteto de Gana. O exterior do prédio foi inspirado nas coroas usadas na África Ocidental, com um painel bronze em três camadas, uma homenagem ao trabalho em ferro forjado feito por escravos no Sul dos EUA. Essa fachada também pode ser transformada em uma tela de cinema gigante dependendo da ocasião.

king-carter-jazzing-orchestra-houston-texas

O NMAAHC tem oito andares ao todo, sendo 3 subterrâneos. Entre as várias atrações está um vagão de trem Pullman Pakace, da época de Jim Crow, em que poderá ser explorado pelos visitantes. Relíquias de um navio negreiro que saiu do Brasil e afundou, em 1794, perto da Cidade do Cabo, na África do Sul, também poderão ser vistas.

smithsonian_nmaahc_pullman_palace_passenger_car_

A visita só é possível com um timed pass -- um ingresso com hora marcada para entrar. Não há limite de tempo para cada visita. Os timed passes precisam ser retirados, gratuitamente, no museu, no próprio dia da visita. Multidões de visitantes são esperadas nos primeiros meses de funcionamento.

Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana

  • 200 15th St. NW - Washington, DC | Aberto diariamente das 10h às 19h30 | Ingresso gratuito

Leia mais:

3 comentários

Fernando
FernandoPermalinkResponder

Deve ser muito bom. Nesse momento de intolerancia em que vivemos é preciso mais do que nunca conhecer a historia para nao repeti-la.

Jose
JosePermalinkResponder

Conhecendo bem os excelentes museus do Instituto Smithsonian, deve complementar o National Mall com um museu de altíssima qualidade que faz jus a minoria afrodescendente americana.

Orlando Valle
Orlando VallePermalinkResponder

Deve ter uma estrutura monumental pelo investimento gigantesco. Vou visita-lo assim que possível e ver o que posso fazer de parceria com o Memorial do Operariado Negro que estou fundando em Salvador em maio de 2017. Será um museu para homenagear o trabalhador brasileiro e ser um centro de difusão de conhecimento e cultura.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar