Charleston

Nashville, Smoky Mountains e Tennessee whiskey na road trip do Fernando

nashville

Pensando em fazer uma viagem de carro pelos Estados Unidos? O Fernando fez um roteiro nada batido: rodou pela Georgia, Carolina do Sul e Tennessee, estado de onde saíram nomes famosos como Elvis Presley, Aretha Franklin e, claro, Jack Daniel’s. Mas nem tudo foi só música e whiskey — o Fernando também passou pelo parque nacional das Great Smoky Mountains e colecionou ao longo da aventura um punhado de paisagens bonitas. Curioso por essa road trip? Vai pelo Fernando:

Texto e fotos | Fernando Mihalik

Estivemos nos Estados Unidos passeando por 13 dias pelo Tennessee, Carolina do Sul e Georgia. Também passamos pela Flórida, mas o meu objetivo neste relato é falar mais do primeiro trecho da viagem, que fugiu do que costumam ser os roteiros tradicionais feitos por brasileiros no país.

Nosso roteiro começou em Atlanta, e depois seguimos viagem pelas cidades de Chattanooga (1 noite), Nashville (3 noites), Knoxville (sem pernoitar) e Gatlinburg (2 noites), no Tennessee. Depois seguimos para Charleston (2 noites), na Carolina do Sul, passamos em Savannah, Georgia (sem pernoitar), e dali fomos para Saint Augustine, já na Flórida. No final, terminamos em Miami. Posso dizer que os locais que visitamos nos surpreenderam pela tranquilidade, beleza e pela boa infraestrutura de turismo.

Aluguei um carro, rodei com ele quase 3.000 km. Nos Estados Unidos, o aluguel de automóvel é uma ótima opção para a grande maioria das viagens (acho que só em Nova York e talvez Washington DC seja um estorvo). Imagino que esse roteiro sem carro não seria factível, embora não conheça a malha ferroviária de lá. Pode ser até que a opção de ônibus seja uma boa, para quem não gosta de dirigir, mas não me sinto à vontade para opinar por desconhecer os detalhes.

 

Chegamos na Flórida por Miami. Dormi no Sheraton Airport, muito bom, um pouco caro, mas excelente para quem precisa ficar ao lado do aeroporto. Peguei o carro no aeroporto e só devolvi em Miami, no aeroporto, na viagem de volta.

Nos esquivamos de Atlanta, devido ao pouco tempo disponível, e rumamos direto a Chattanooga, que fica na divisa dos estados da Georgia e do Tennessee.

Chatanooga

chattanooga

Chattanooga, Tennessee, é uma cidade pequena, bonita e sossegada, com bons restaurantes e boas atrações. No centro da cidade dá para caminhar tranquilamente, passeando pela ponte histórica Walnut Street Bridge, fechada para veículos há muito tempo, e usada para eventos como degustações de vinhos, festivais de música e maratonas. Também há um bonito aquário com IMAX (1 Broad St, tel. 800-262-0695), um museu da história americana e um espaço destinado a crianças, além de passeios na famosa locomotiva. Mas as atrações mais conhecidas da cidade ficam na Lookout Mountain, próxima ao centro: Ruby Falls (1720 South Scenic Hwy, tel. 423/821-2544), uma cascata no interior de uma gruta, muito bonita, e outras atrações no topo da montanha, que pode ser alcançado de carro ou por um funicular. De lá de cima é possível observar até 7 estados norte-americanos, em dias abertos.

O centro da cidade de Chattanooga possui vários restaurantes e bares nas imediações das ruas Broad e Market. Experimentamos o restaurante Big River Grille (222 Broad St, tel. 423/267-2739) com pratos muito bons e uma deliciosa cerveja caseira.

Em Chattanooga ficamos hospedados hotel Best Western Royal Inn, um pouco longe do centro (sem problemas, pois a cidade é pequena). Bom, eficiente, sem requintes, mas muito prático e com atendimento simpático. Custo x benefício muito bom.

highway1
Pela estrada afora…

Nashville (com pit-stop na Jack Daniel’s)

jack daniel's tennessee

Saindo de Chattanooga em direção a Nashville é possível desviar um pouco a rota e passar em Lynchburg para visitar a destilaria Jack Daniel’s (182 Lynchburg Highway, tel. 931/759-6357), onde é fabricado esse autêntico Tennessee whiskey. Embora o local seja à beira de uma estrada secundária, possui uma infraestrutura muito boa e um passeio guiado grátis (com folders até em português, vejam só…). Quem quiser experimentar a bebida tem a opção de tours mais completos e pagos.

country music hall of fame

Nashville, capital do Tennessee, é uma cidade onde se respira música. Não é à toa que o seu slogan é “the music city”. Vale a pena conhecer o Country Music Hall of Fame (222 5th Ave S, tel. 615/416-2001), que tem muito material sobre os cantores desse estilo, e o RCA Studio B (1611 Roy Acuff Pl, tel. 615/416-2001), um estúdio de gravação onde muita gente famosa gravou suas músicas, como Elvis Presley, Dolly Parton, Roy Orbison, e muitos outros. À noite, uma boa pedida é passar pelo The Grand Ole Opry (804 Opryland Dr, tel. 615/871-6779), ou no Ryman Auditorium (116 5th Ave N, Nashville, tel. 615/889-3060). E lá não se escuta apenas a country music; outros tipos de música também são ouvidos pelos bares da cidade.

nashville centennial park

A cidade é bonita e espalhada em áreas muito arborizadas. No parque da cidade, o Centennial Park (2500 West End Ave, tel. 615/862-8400), há uma réplica do Partenon em escala real, datado de 1890. 

loveless cafe

Há várias e boas opções de restaurantes em Nashville. Um deles, o Adele’s (1210 McGavock St, tel. 615/988-9700), é muito badalado e descolado; outro, no centro, super charmoso, é o Etch (303 Demonbreun St, tel. 615/522-0685). No subúrbio, do lado sudoeste da cidade, mais afastado, há um ponto de parada bacaninha, o Loveless Cafe (8400 Tennessee Highway 10, tel. 615/646-9700), inaugurado nos anos 1950, que abriga até com um pequeno hotel.

Ficamos hospedados em Nashville no Alexis Inn and Suites Hotel. Bom hotel, custo x benefício razoável, mas um pouco longe do centro.

El Morro
Breaking Bad

Gatlinburg

great smoky mountains

No caminho para Gatlinburg passamos apenas algumas horas em Knoxville, uma cidade que já foi bastante perigosa e hoje é muito calma, que possui uma torre, a Sunsphere (810 Clinch Ave, tel. 865/251-6860), de onde é possível ver a cidade…, e grátis. É também conhecida por ter um Hall da Fama destinado ao basquete feminino (700 Hall of Fame Drive, tel. 865/633-9000), com a fachada imitando uma cesta.

gatlinburg

A cidade de Gatlinburg, no Tennessee, fica no coração do Parque Nacional das Montanhas Fumegantes, ou Great Smoky Mountains (107 Park Headquarters Rd, tel. 865/436-1200). É uma cidade típica de turismo, que se assemelha ao estilo de Gramado e Campos do Jordão, ao lado das montanhas, com muitas alternativas de passeios. Fora do centro, que tem ótima infraestrutura de turismo, os passeios mais comuns e simples são feitos de carro, onde se percorre caminhos tranquilos pelas áreas que no passado pertenceram aos índios cherokee e onde se estabeleceram desbravadores e colonos. Pode-se entrar em pequenas igrejas e casas da época, restauradas e sem nenhuma decoração. Os caminhos são bonitos, muito tranquilos e bem cuidados; muitas vezes ao lado de riachos de águas geladas que caem do topo das montanhas.

gatlinburg

A partir do centro de Gatlinburg é possível, de carro ou por bondinho, subir ao topo das montanhas, onde há uma pista de esqui e opções de diversão. Passeios pela região mostram lugares com bonitas vistas como Clingmans Dome e Newfound Gap. Opções como subidas de teleférico a outros pontos existem ao longo da cidade, assim como visitar a cidade vizinha, Pigeon Forge, que dispõe de várias opções de diversão, dentre elas o Dollywood (2700 Dollywood Parks Blvd. tel. 800/365-5996), o parquinho idealizado por Dolly Parton, e o museu do Titanic (2134 Parkway, tel. 865/868-1197).

Travelodge Inn & Suites Gatlinburg

Em Gatlinburg, ficamos no Travelodge Inn & Suites Gatlinburg. Simples, mas espaçoso e confortável, muito bem localizado. Preço bem acessível: custo x benefício excelente!

Charleston

charleston

Ao sair de Gatlinburg, entrando na Carolina do Norte, é possível esbarrar em Asheville, onde está a maior casa dos Estados Unidos – Biltmore Estate (1 Lodge St, tel. 800/411-3812), uma casa enorme implantada em um terreno idem. Só o bilhete de acesso é na faixa de 53 dólares por pessoa. Não fomos, mas é possível pensar em investir nessa visita. Essa casa, da família Vanderbilt, serviu até de cenário para o filme Riquinho, feito décadas atrás.

Charleston, na Carolina do Sul, é uma bela cidade, localizada junto ao mar, com um centro muito bem preservado, que apresenta casas muito bonitas, da época das plantações e da guerra civil. É supertranquilo passear a pé, mas existem também passeios pela cidade por charrete. Os destaques são o Charleston Waterfront Park (1 Vendue Range, tel. 843/724-7321), a Arthur Ravanel Bridge e o Patriot Point. Vale a pena conhecer.

Ficamos no Holiday Inn Express. Hotel muito bom, um pouco afastado do centro, bom custo x benefício.

savannah

Outra cidade que vale a pena passar é Savannah, na Georgia, que possui várias praças (quem não se lembra do Forrest Gump contando suas histórias numa das praças da cidade?), com um centro adorável.

relato leitor viaje na viagem
As viagens do leitor

Balanço final

Nessa viagem, não obstante tudo ter dado certo, eu gostaria de ter ficado um dia a mais em Chattanooga. Poderia também ter ficado um dia a mais em Nashville, e dormido em Savannah. Talvez até seguir até Memphis. Só que a viagem ficaria muito mais comprida. E cara…

O roteiro ficou muito bom, acho que essa sequência de cidades foi boa, com poucas viagens longas.

Muito obrigado pelo seu relato, Fernando!

Leia mais:

Grand Canyon

9 comentários

Boa tarde! Vou a um congresso em Huntsville/ Alabama, pousarei em Atlanta. Alguém teria uma dica imperdível de passeio nesta região?

    Olá, Anna Maria! Infelizmente não temos conteúdo próprio sobre essa região.

Em que mês foi essa viagem ? Isso é muito importante de saber !!! Gostei muito do roteiro, estou pensando em algo parecido.

obrigado Fernando, foi muito esclarecedor, tenho uma programação de viagem para o natal e ano novo, porem estou em dúvida sobre a quantidade de neve, se terei condições de fazer todo esse roteiro que me agradou demais.

Farei parte desta rota agora em março, porém trocando Savannah por Cincinatti.

Tentarei incluir mammoth cave e visitar Cherokee

Fernando, muito bom ter lido esse relato. Venho planejando algo parecido com objetivo em Mammoth Cave (pouco acima de Nashville) e Great Smoky Mountains e agora também tenho as boas dicas de cidades de seu roteiro para conhecer. Abraço.

Achei mto interessante essa fugida do óbvio, deve ter sido sensacional. Alguns consideram Savannah a cidade mais bonita dos Estados Unidos, à frente de San Francisco. Será?

Bela viagem! Algo muito curioso é o fato de, apesar da Lei Seca ter sido abolida em 1933, ainda existem vários condados “secos” nos EUA, onde a proibição de venda de álcool continua. No Tennessee em quase um terço dos condados existe essa proibição, inclusive no Condado de Moore, onde está Lynchburg e a fábrica do Jack Daniels. Ou seja, você não pode comprar legalmente um Jack Daniels na cidade onde esse whiskey é produzido!! Coisa de americano puritano…
Porém, eles conseguiram uma autorização parcial, por isso é possível comprar umas lembrancinhas na fábrica.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito