Torres del Paine: só quem vai acampar precisa reservar

Viaje na Viagem
por Viaje na Viagem

Torres del Paine reservas

Muita gente está pensando que agora é preciso fazer reserva ou registro para visitar o parque de Torres del Paine, na Patagônia chilena. Não é bem assim. O que passou a vigorar, desde 15 de outubro, é a necessidade de reserva para quem quer passar a noite nos acampamentos Italiano, Torres e Paso, dentro do parque.

Se você vai apenas visitar Torres del Paine, ou vai pernoitar em hotéis, não precisa de nenhum registro antecipado (no caso de hospedagem, claro, você vai precisar da reserva no hotel ou refúgio).

Se você vai acampar num dos acampamentos públicos gratuitos (Italiano, Torres ou Paso), aí sim a reserva é obrigatória. Mas olhe: o procedimento é fácil e grátis. As únicas restrições é que as reservas são nominais, intransferíveis e só podem ser feitas para uma noite por acampamentos. É importante lembrar que quem não tiver feito o processo de reserva previamente não poderá pernoitar ali. As inscrições, que devem ser feitas em www.parquetorresdelpaine.cl, são individuais (até duas pessoas). Não são aceitas reservas para grupos.

Os demais acampamentos dentro do parque Torres del Paine também vão exigir a reserva prévia ainda este ano. Para esses casos, os usuários deverão fazer o processo nos sites das empresas Fantástico Sur (para os campings Serón, Los Cuernos, El Chileno, Central e Francés) e Vértice Patagonia (para os campings Paine Grande, Grey, Dickson e Los Perros). A Fantástico Sur também deve montar um ponto de atendimento dentro do parque, onde os visitantes que não fizeram a reserva online poderão, com emoção, descobrir na hora se há disponibilidade de leitos.

A burocracia tem motivo. Na temporada passada, mais de 220 mil pessoas visitaram o parque, superando 80.000 acomodações. O aumento de turistas fez com que alguns acessos tivessem de ser limitados. Sabendo previamente quantos viajantes estarão no local em cada dia, a proteção dos recursos naturais das trilhas pode ser mais efetiva.

A medida será aplicada durante a alta temporada - entre outubro e março.

Leia mais:

15 comentários

Valerie
ValeriePermalinkResponder

Quem faz o circuito W, principalmente, deve fazer reserva nos refúgios, porque corre o risco de ter que dormir acampado no lado de fora, e pensa no frio que faz! Tem hotéis muito bons, que não são os tipo " Explora", com instalações confortáveis, para os que não gostam de tanta aventura e gostam de usufruir de uma natureza deslumbrante!

Fernando
FernandoPermalinkResponder

Se bem que eu sempre achei os acampamentos mais frios do que a "área outdoor". Digo isso pois os acampamentos Torre e Italiano ficam sob as árvores, por questões de proteção, etc., mas essas impedem a incidência dos raios solares durante todo o dia, mantendo o solo um pouco úmido. Sem contar que as árvores por si só já "refrescam o local". É possível sentir uma queda tênue na temperatura quando saímos de campos abertos e percorremos trechos com bosques, florestas, etc. Eu pelo menos achei bem nítida essa diferença.

VagaMundos
VagaMundosPermalinkResponder

Estivemos por lá em Dezembro passado e confirmamos a informação. Reserva só mesmo para quem quer pernoitar no parque.

ADRIANA ZIBETTI

estarei indo em maio pra fazer o circuito W. Tem que fazer reserva em camping ou nos refugios? obrigada.
adriana

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriana! Não é mais alta temporada, mas os refúgios costumam lotar com antecedência. Veja o quanto antes.

Luiz
LuizPermalinkResponder

Pretendo ir em Junho. É uma boa época do ano? Alguma dica?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiz! Vá entre novembro e março.

Danielle
DaniellePermalinkResponder

Olá
Tenho planos para ir em Janeiro de 2018. Estou tentando fazer as reservas no site da Vertice(diz que está tudo vendido) e da FantasticoSur(fora do ar). O CONAF permite reservar com 6 meses de antecedencia, então devo fazer isso em breve pois vou no inicio do mes.
Será que está tudo vendido mesmo?Ouviu falar de algo?
Grata

Vitor Mazzochi Aguiar

Olá Danielle,

Estou na mesmo situação que você... A Fantástico Sur me comunicou que iniciariam as vendas a partir de Julho. A Vértice Patagônia pediu detalhes e depois nunca mais me respondeu...

Claudio
ClaudioPermalinkResponder

Olá Danielle,

Também estou tentando reservar com a Fantasticosur, só que para fevereiro, e estou com algumas dificuldades. Você conseguiu fazer sua reserva para janeiro de 2018 ? Caso queira trocar informações meu e-mail é o claudio_haddad@yahoo.com.br

Elaine Marques

Tambem estou encontrando dificuldades...Fantastico Sur não disponibiliza nenhuma data para Dezembro, e Vertice consta como tudo vendido

Danielle
DaniellePermalinkResponder

Gente, alguém viu que o camping Torres, quase do lado das Torres, antes gratuito pela CONAF, estará fechado em janeiro de 2018??Alguém viu tb que Camping Chilenos plataforma é carissimo?!
Absurdo!

LEANDRO WILLIAM KATCHAN

Realmente os valores deste ano simplesmente duplicaram em relação ao passado, não consigo realizar reserva com a fantástico sur pq eles nunca retornam... to achando muito instável esse sistema deles.. . To pensando em visitar outros lugares por la! Alguma dica
?

Fernando Lima
Fernando LimaPermalinkResponder

Fiz minha reserva no acampamento Italiano em Julho, no entanto não consegui fazer no Paine Grande que é do Vertice e nem nos da Fantastic sur sem falar que os preços estão nas alturas, penso estou pesquisando um roteiro alternativo, ou visitar somente os extremos do circuito W se for possível. Minha ida está prevista para o dia 05 de Janeiro. Alguém tem alguma dica?

Franciele Grando

Estou lendo aqui sobre as dificuldades que as pessoas tiveram/estão tendo em reservas as vagas nos refúgios. Alguém pode me dar um feed back sobre que fim deu essa história, se deu tudo certo e o que foi preciso fazer? Pretendo ir em 2019, mas já estou pesquisando sobre tudo e me assustei com a possibilidade de não conseguir lugar. Além disso, alguém pode me esclarecer quanto ao aluguel de equipamentos e compra das refeições nesses lugares? Minha intenção é de acampar mesmo. Obrigada.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar