Isenção de visto canadense já está valendo; veja como fazer seu eTA

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

isenção de visto canadense

Desde 1º de maio de 2017, brasileiros que tenham viajado ao Canadá nos últimos 10 anos ou que tenham visto americano válido e desembarquem no Canadá por via aérea podem conseguir isenção de visto canadense. É preciso preencher o eTA (eletronic Travel Authorization, autorização eletrônica de viagem) e pagar uma taxa de 7 dólares canadenses, via cartão de crédito ou débito.

O processo é simples, e na maioria das vezes o eTA é emitido automaticamente no momento da solicitação. É possível, porém, que sejam exigidos documentos suplementares, o que então retarda o processo em alguns dias.

Clique aqui para ir à página de emissão do eTA.

Por quanto tempo vale o eTA?

O eTA vale por 5 anos, enquanto o seu passaporte estiver válido. Caso o seu passaporte expire e você tire outro passaporte, precisará tirar um novo eTA (mesmo que o seu visto americano continue válido).

Quando posso solicitar o eTA?

O quanto antes -- já que, se o eTA não for concedido, você ainda terá a chance de solicitar um visto convencional. O consulado canadense recomenda que você tire o seu eTA antes mesmo de comprar a passagem para o Canadá.

Você pode solicitar o eTA:

  • Enquanto tiver um visto americano válido e se entrar no Canadá por via aérea

Ou

  • Se tiver obtido um visto canadense convencional nos últimos 10 anos e se entrar no Canadá por via aérea

Você vai precisar de um visto canadense convencional:

  • Se você não tiver um visto americano ainda válido, nem tiver obtido visto canadense nos últimos 10 anos
  • Se você chegar ao Canadá de carro, ônibus, trem ou navio
  • Caso você desembarque no Canadá de avião com eTA, siga viagem aos Estados Unidos e depois volte ao Canadá por via terrestre ou marítima, você vai precisar do visto canadense convencional para fazer a segunda entrada. O eTA só tem validade para chegadas por avião

Quer viajar ao Canadá? Faça direto o visto americano!

Se você não tem visto americano e pretende viajar para o Canadá e não tem visto americano, vale mais a pena investir seu tempo e seu dinheiro solicitando o visto americano, que na prática vai valer para dois países -- os Estados Unidos e o Canadá.

Leia mais:

160 comentários

Vitor
VitorPermalinkResponder

Olá Bóia!
Possuo visto americano válido (até 2024) em um passaporte brasileiro vencido. Já possuo um passaporte novo (até 2026). Pretendo ir ao Canadá no final do ano e vou requerer o ETA.
Minha dúvida é: Na hora de preencher tudo o que é requisitado online, devo colocar no sistema o número do passaporte novo ou o número do passaporte velho onde está o visto americano?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vitor! O seu eTA canadense estará vinculado ao passaporte novo. Quando seu passaporte expira, o seu eTA expira junto. Não há problema do seu visto americano estar no passaporte antigo. O visto americano apenas precisa estar válido no momento do requerimento do eTA canadense.

tereza iasuko iwasa beppu

Meu passaporte expira em junho de 2018 - é preciso tirar um novo para ter o TA?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tereza! O eTA vence junto com o seu passaporte. Se você tirar agora, ele será válido até o passaporte atual expirar.

DANIELLE LIMA
DANIELLE LIMAPermalinkResponder

Embora não tenha intenção de ir ao Canadá tão cedo, decidi fazer o eTA agora. Preenchi tudo, paguei 7 dólares e recebi a autorização instantaneamente. Ao contrário que você falou, minha autorização não tem a mesma data da expiração do passaporte (preenchi tudo certo, mesmo tendo o visto em um passaporte e o novo).
Data de expiração do visto dos EUA: 23/08/2023
Data de expiração do passaporte: 12/01/2026
Data de expiração do eTA: 29/08/2022

Igor Neumann
Igor NeumannPermalinkResponder

Ola Danielle Conforme está no texto o visto canadense é valido por 5 anos a partir da data de solicitação ou até o vencimento do passaporte. Se preencheu o ETA dia 30-08-2017 pela regras dos cinco anos vai vencer 29-08-2022.

Aline Rodrigues

Olá! Tenho interesse em viajar para o Canadá no fim do ano, porem não tenho nenhum visto, somente o passaporte, está pensando em pegar o visto americano mas tenho dúvidas de como solicitar pois vi muitos vídeos e artigos na Internet onde o solicitante comprova a viagem com os dados de hotel que deseja se hospedar, a escola que depende cursar ou o orçamento da passagem (tudo isso para os EU) porém, no meu caso, eu tenho essas informações somente para o Canadá, eu posso anexá-las no meu pedido de visto canadense? Ou tem algum outro procedimento que ru possa fazer para obter o visto americano de turista e depois o eTA?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aline! Os Estados Unidos não pedem nada disso na solicitação de visto de turismo. Pelo contrário, aconselham a só comprar passagem depois de conseguir o visto. Agora: na entrevista devem perguntar para onde e quando você deseja viajar para os Estados Unidos. Uma boa resposta é 'Nova York, quando aparecer uma promoção de passagens para um período em que eu possa tirar férias".

viviane shinzato

Olá, tenho uma dúvida igual da Aline Rodrigues. Quando for solicitar o visto americano para ir para Canadá, como vai ser preenchido o formulário quando se pede dados específicos de hospedagem nos EUA? E no dia da entrevista, cita ou não a passagem/trânsito entre EUA - Canadá (sendo este o destino)? Na agência de viagem aconselharam a dizer que "sonho em ir para Disney e por isso estou tirando o visto para o dia em que eu puder ir", sem citar estadia no Canadá.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Viviane! Ter o visto pronto antes de comprar passagem é uma recomendação do próprio consulado. É seu direito solicitar o visto para aproveitar quando houver uma oportunidade de férias associada a uma promoção.

Gabryella
GabryellaPermalinkResponder

Sou de Brasília e tirei semana passada p EUA, e foi super fácil, pode ficar tranquila. Uma coisa é certa: no formulário pergunta sim onde vai se hospedar, pede endereço, telefone e e-mail do local. Eu pesquisei qualquer um no google e coloquei lá. Se me perguntassem na entrevista eu ia dizer que esse é um dos lugares q me interessei p ficar hospedada mas que não tinha nada certo ainda. Falei que pretendo ir pros EUA ano que vem e foi tudo certo. O importante é não mentir, pq eles pegam kkkk não coloque dados do Canadá pq não vai bater. Se me perguntassem na entrevista eu ia dizer sim q pretendo ir pro Canadá antes de ir nos EUA e ia até usar o visto pra isso também, de boa. Mas na entrevista não perguntou nada de mais, não pediu nenhum documento.. levei TUDO mas nem precisou. Assiste uns videos no youtube que lá tem o caminho das pedras! Espero ter ajudado, bjs!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabryella! Sim, existe esse campo, mas ele é pró-forma, indica apenas a intenção de destino/hospedagem. O consulado oficialmente recomenda que só se compre passagem e hospedagem depois de conseguir o visto. Não confunda a leitora, a pergunta dela foi totalmente outra.

raquel palumbo

Ola Boia. Irei para o canada em dezembro, porem de carro, saindo de NY. Estou na duvida quanto ao eTA, pois acima e mencionado que e necessário esse visto somente para quem chega por via aérea. Por, no site do visto, menciona-se que quem vai dirigir, ou entrar via terrestre, tambem e necessário ter o eTA. Tenho visto americano valido ate 2025.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Raquel! Um francês, japonês ou australiano precisará do eTA para entrar no Canadá por via aérea, terrestre ou marítima.

Um brasileiro só pode entrar com eTA por via aérea. Por via terrestre, um brasileiro precisa de visto convencional. É o seu caso. O eTA não serve para você.

Uma vez que você possua o visto convencional, você pode entrar por ele por qualquer via. Não precisa tirar o eTA. O eTA é apenas para os casos em que não é exigido o visto convencional.

Gabryella
GabryellaPermalinkResponder

Decidi tentar tirar o visto americano pra depois tirar o eTA, mais simples q tirar visto canadense. Essa dica é ótima. O processo foi tão fácil que eu tô boba até agora. Preenchi o formulário DS 160 sexta-feira (11) que foi quando comecei o processo, e ficou pronto na sexta-feira (18). Em apenas 1 semana solicitei, preenchi, paguei, fiz a entrevista e recebi o passaporte com o visto. Nada daquele bicho de sete cabeças que tanto falam.. se foi sorte eu não sei! rsrs Agora vou emitir o eTA e viajar em dezembro. Soooooo happy!

Eduardo dias
Eduardo diasPermalinkResponder

Eu tenho visto americano válido no meu passaporte antigo, pretendo visitar o Canadá este ano, ou talvez visite os EUA e o voô que estou pesquisando faz escala no Canadá, eu preciso ter visto canadense ou visto americano serve para este caso, talvez eu fique uns 4 dias no Canadá para conhecer, esta é a dúvida, pode me ajudar ??
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eduardo! Para embarcar para o Canadá, mesmo apenas por escala, você precisa de visto. Se o seu visto americano está válido, pode solicitar o eTA. Essa pergunta já foi respondida várias vezes.

Lucinea Reis
Lucinea ReisPermalinkResponder

Olá. Boa noite. Tenho visto americano válido junto ao passaporte idem. Preciso do eTa ou não? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lucinea! Você não entendeu direito. O visto americano não dá direito a entrar no Canadá. O visto americano apenas dá direito a solicitar o eTA, dispensando o visto convencional.

claudia massimelli clemens

to com uma duvida....to tirando o visto americano pra minha filha que vai fazer intercambio no canada, caso tenha conexao ou va passear....mas no preenchimento do visto americano eles me pedem o voo, hotel e não consigo passar dessa fase sem este preenchimento....podem me ajudar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Claudia! Preencha com um vôo do Brasil ou do Canadá para uma cidade que ela queira visitar, e informe um hotel dessa cidade. Essas informações não são definitivas. Não é preciso (nem é recomendado pelo consulado) comprar passagem ou reservar hotel antes de conseguir o visto.

Leandro
LeandroPermalinkResponder

Como o próprio pessoal do consulado diz, esses dados são de pretensão. Afinal o visto vale por 10 anos e não só para uma viagem.

Felipe Siqueira

Tenho um voo com destino a Nova York que faz escala em Toronto, preciso tirar visto de transito para o Canada ou o meu americano supre essa necessidade?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Felipe! Você precisa pedir o eTA. Ter visto americano é a condição que permite que você solicite o eTA e fique dispensado de pedir o visto de trânsito.

Eder Luiz Santos de Jesus

Olá, tudo bem?

O meu visto, válido até 2020, está no passaporte vencido. Já tirei o passaporte novo.
Minha dúvida: ao solicitar o eTA, eles pedem a data de expedição e validade do passaporte. Qual data eu coloco, a do passaporte vencido ou a do novo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eder! O visto americano é um documento que independe do seu passaporte. Informe os dados do visto americano conforme estão no visto americano, mas informe os dados do novo passaporte. O seu passaporte antigo, para o Canadá e todos os outros países, não existe mais. A única coisa válida ali é o visto americano.

Marcelo Jardim

Olá! Tenho o visto americano válido; se eu tirar o eTA para uma viagem Guarulhos-Toronto - Toronto-Filadelfia - e Filadelfia-Guarulhos via Toronto (Air Canada), posso utilizar o eTA nas 2 vezes que desembarcarei no Canadá, correto? (todas as viagens são aéreas). Obrigado, e parabéns pelo site!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! Se forem sempre por via aérea, sim.

Sandra Pacheco Silva dos Santos

Olá, boa tarde. Eu viajo todos os anos para os EUA, desde 2010, pois tenho uma filha que mora lá. Estou olhando passagem para janeiro/18, mas as melhores ofertas são pela Air Canadá, passando por Toronto. Neste caso, basta eu tirar o eTA? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sandra! Sim.

Randal
RandalPermalinkResponder

Vou para o Canada ano que vem, gostaria de saber se com o visto eletronico posso sair de vancouver para seattle de Onibus e voltar de avião. Teria algum problema?
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Randal! Entrando no Canadá sempre de avião, tá ok.

Sheila
SheilaPermalinkResponder

Boia, o VnV é sempre minha primeira parada quando penso em uma viagem, especialmente internacional. Desculpe se a pergunta já foi feita, mas minha dúvida é a seguinte: isto vale também para vistos novos retirados agora em um futuro (próximo), né? Pretendo passar um mês em Vancouver ano que vem e os voos que estou vendo são todos com conexão em Chicago (voando United). Minha ideia agora é tirar o visto americano (obrigatório mesmo em conexão) e daí pedir o eTA. Posso fazer isso mesmo, não posso? Obrigadíssima desde já!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sheila! Você precisará do visto americano se quiser fazer conexão nos Estados Unidos. Então consiga o visto americano e então faça o eTA.

ELVIS PORTO FULIM

Vou pra Nova York ficar uns dias, nesse tempo pretendo passar uns 3 dias no Canadá e vou de avião, minha dúvida é se posso voltar de trem normalmente para Nova York ? Já que o eTA fala apenas em entrada aérea e não saída, desde já agradeço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elvis! O Canadá não se importa com a maneira escolhida por você para deixar o país, desde que você não fique por lá além da permanência concedida na entrada. O eTA é um mecanismo de controle de entrada. Para sair do Canadá você não precisa pedir autorização.

Adriana
AdrianaPermalinkResponder

Para viajar para o Canadá com o Passaporte Europeu (pois tenho também a cidadania italiana) não preciso do visto Canadense, preciso apenas da Electronic Travel Authorization (eTA). Se do Canadá eu for de carro para os EUA e depois retornar ao Canadá preciso de visto Canadense e Americano? Ou posso apenas viajar com a autorização de viajem para os EUA e no Canadá utilizar a eTA?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriana! Italianos não precisam de visto para o Canadá nem para os Estados Unidos. Logo, a sua eTA canadense e a sua ESTA americana valem para chegadas aéreas, marítimas e rodoviárias. A regra da validade apenas aérea para o eTA se aplica a nacionalidades que precisam de visto, como a brasileira.

Jane
JanePermalinkResponder

Importante destacar “POR VIA AÉREA” meu esposo e eu acabamos de chegar por terra no Canadá, íamos visitar Niágaras Fall, tínhamos reserva de hotel não cancelável e estamos muito magoados pq fomos bloqueados de entrar pois o visto Americano não é válido para entrada por terra... difícil de entender pq a permissão de entrada tenha q ver com o meio de transporte...

Alessandra
AlessandraPermalinkResponder

Olá, solicitei o eTA que foi aprovado e expira junto com meu passaporte em 2020. Porém, meu visto americano expira ano que vem, será que eu consigo ir para o Canadá com o visto dos EUA vencido (mas eTa válido?).

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alessandra! Uma vez tendo o eTA, você tem um visto canadense. A imigração canadense não quer ver o seu visto americano. O visto americano só é pedido pelas autoridades consulares para emitir o seu eTA.

Hercilio Nunes

Tenho visto canadense, posso ir ao país pelo eua ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Hercílio! Precisa do visto anericano.

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Minha filha teve o visto dos eua como estudante e ela já retornou ao Brasil mas o visto dela venceu ... qual
Procedimento que poderia facilitar para o visto para o Canadá ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciana! Se não quiser fazer um visto canadense, ela vai precisar fazer outro visto americano.

Luiz Vaz
Luiz VazPermalinkResponder

Tenho o visto americano e tirei o Eta para ir ao Canadá mês que vem. Mas pelo que estou entendendo não poderei visitar Niagara Falls por exemplo, pois iria de carro e não poderia voltar...é isso ??? E se fizesse por alguma empresa de turismo haveria algum problema ou não poderia também ???
Abraços.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiz! Não é preciso atravessar a fronteira para apreciar as cataratas. De todo modo, está começando a cristalizar o entendimento de que, tendo entrado por via aérea, o portador do eta pode ~retornar~ por terra. Assim que confirmarmos isso, vamos atualizar o post. De todo modo, essa informação você pode obter na própria fronteira: se eu passar, vocês me deixam voltar com este meu eTA aqui?

Luiz Vaz
Luiz VazPermalinkResponder

Obrigado pela pronta resposta...mas pelo que entendi essa situação de não poder retornar para o Canadá via terrestre pode estar sendo revista...é isso ???
Abraços

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiz! É uma situação que não estava prevista inicialmente no material oficial de explicação do eTA. A restrição para entrada via terrestre é apenas para nacionalidades que precisam de visto convencional, e sua implementação se deu há poucos meses. Ao pé da letra, não pode, mesmo tendo entrado anteriormente por via áerea. Mas a interpretação da lei parece estar evoluindo.

Luiz Vaz
Luiz VazPermalinkResponder

Vocês saberiam dizer se é permitido alugar um carro num país ( Canadá ) e entregá-lo em outro ( EUA ) ???...sei que a pergunta não faz parte do tópico visto mas se puderem me ajudar agradeço...
Abraços

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiz! Caso você consiga uma locadora que deixe, vai gastar uma fortuna em sobretaxa de devolução em país diferente.

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Olá! Estou em uma viagem de estudos na Canadá e gostaria muito tirar o visto Americano, essa proposta vale pra mim tbm? Com esse Eta eu consigo entrar no usa ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! Não. Você tem que ir a um consulado americano e pedir um visto.

Francielly Barbosa

Meus pais vão tirar visto americano mais pretendem ir para canadá tudo na mesma viagem, eles podem tirar americano e solicitar o eTA para Canadá?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Francielli! Sim.

Francielly Barbosa

Muito obrigada!

Cristina Toscano

Olá! Em abril vou para Las Vegas, porém vou fazer uma conexão em Detroit, vou ter de esperar 5 horas. Como Detroit faz fronteira com Windsor, gostaria de conhecer.
Sei que preciso ter uma autorização para entrar no Canadá, pois bem, minha perguntar é: E tranquilo ir para o Windsor e voltar para Detroit, no sentido de documentação? Ou será um problema sair do Canadá para os USA sendo brasileiro? Alguém já fez isso, se sim, como foi?
Desde já agradeço

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristina! Não é inteligente sair do aeroporto em conexões tão curtas. Ainda mais para uma atividade tão bobinha quanto achar que ir até a fronteira significa 'conhecer' um outro país. Não transforme sua viagem numa corrida de obstáculos. Já bastam os perrengues naturais de uma viagem, a nossa função como viajantes é não arranjar mais perrengues extras.

E de mais a mais, mesmo que você tivesse tempo para sair do aeroporto, rodar 40 km até a fronteira, passando pelo centro de Detroit, atravessar a fronteira (passando pela imigração), dar um rolê pela outra cidade, atravessar a fronteira de novo (passando pela imigração de novo) e rodar 40 km de volta ao aeroporto, passando pelo centro de Detroit, você precisaria de um visto canadense convencional. Não dá para atravessar a fronteira por terra com eTA.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar