Brasileiro agora pode viajar sem visto para o Canadá; veja como fazer seu eTA

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

isenção de visto canadense

Desde 1º de maio de 2017, brasileiros que tenham viajado ao Canadá nos últimos 10 anos ou que tenham visto americano válido e desembarquem no Canadá por via aérea podem conseguir isenção de visto canadense. É preciso preencher o eTA (eletronic Travel Authorization, autorização eletrônica de viagem) e pagar uma taxa de 7 dólares canadenses, via cartão de crédito ou débito.

O processo é simples, e na maioria das vezes o eTA é emitido automaticamente no momento da solicitação. É possível, porém, que sejam exigidos documentos suplementares, o que então retarda o processo em alguns dias.

Clique aqui para ir à página de emissão do eTA.

Por quanto tempo vale o eTA?

O eTA vale por 5 anos, enquanto o seu passaporte estiver válido. Caso o seu passaporte expire e você tire outro passaporte, precisará tirar um novo eTA (mesmo que o seu visto americano continue válido).

Quando posso solicitar o eTA?

O quanto antes -- já que, se o eTA não for concedido, você ainda terá a chance de solicitar um visto convencional. O consulado canadense recomenda que você tire o seu eTA antes mesmo de comprar a passagem para o Canadá.

Você pode solicitar o eTA:

  • Enquanto tiver um visto americano válido e se entrar no Canadá por via aérea

Ou

  • Se tiver obtido um visto canadense convencional nos últimos 10 anos e se entrar no Canadá por via aérea

Você vai precisar de um visto canadense convencional:

  • Se você não tiver um visto americano ainda válido, nem tiver obtido visto canadense nos últimos 10 anos
  • Se você chegar ao Canadá de carro, ônibus, trem ou navio

Dá para entrar no Canadá por via aérea com eTA, sair e voltar por terra?

  • Sim, dá. Se você entrar por via aérea com o eTA, sair do Canadá para dar um pulinho nos Estados Unidos e voltar por via terrestre ou marítima, poderá reentrar -- desde que esteja dentro da vigência da permanência concedida no momento da sua entrada com o eTA.
  • Ou seja: não é o eTA que permite que você entre no Canadá por via terrestre ou marítima. É o carimbo que você recebeu na entrada que autoriza essa reentrada.
  • Como a regra não é clara, durante muito tempo sustentamos a recomendação mais conservadora, de tirar o visto convencional caso uma volta por terra estivesse no programa. Mas o leitor Vitor Kawanishi conseguiu do consulado canadense

Uma resposta objetiva e sem margem de dúvida

  • "Informamos que o e-TA isenta o visitante da necessidade de apresentar visto, mas só pode ser utilizado na entrada no Canadá, por via aérea. Uma vez em território canadense, com o passaporte carimbado, é possível fazer uma viagem aos EUA e retornar ao Canadá, por via não aérea, apresentando o passaporte com o carimbo (não o e-TA), desde que dentro do tempo de estadia permitido para permanecer no Canadá, normalmente de até 6 meses ou até 1 mês antes da data de expiração do passaporte."
  • Obrigado, Vitor, pelo esclarecimento!

Quer viajar ao Canadá? Faça direto o visto americano!

Se você não tem visto americano e pretende viajar para o Canadá e não tem visto americano, vale mais a pena investir seu tempo e seu dinheiro solicitando o visto americano, que na prática vai valer para dois países -- os Estados Unidos e o Canadá.

Leia mais:

545 comentários

Nanda
NandaPermalinkResponder

Obrigada?

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Ola tenho visto americano de turista , estarei em NY , e queria ir de carro pro canada , só preciso tirar o eTA?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! O ETA só vale para chegadas ao Canadá por via aérea. O ETA só vale para chegadas ao Canadá por via aérea. O ETA só vale para chegadas ao Canadá por via aérea. Por acaso já mencionei que o ETA só vale para chegadas ao Canadá por via aérea? Pois é. O ETA só vale para chegadas ao Canadá por via aérea. Sabe avião????? Vrrrrrrrruuuuuuuummmmmmmmmmmmm!

Luiz Henrique Brandão

Olá, boa tarde. Eu estou indo fazer um intercâmbio no Canada, por isso quero tirar o visto americano, e depois pegar o eta. Porém o que digo na entrevista do visto americano, sendo que estou com viagem marcada para o Canada? Isso dificulta o visto americano?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiz! Não sabemos. Mas você tem algum plano de visitar os Estados Unidos nos próximos anos, use este plano como o motivo principal para conseguir o visto. Você não estará mentindo.

Bruna
BrunaPermalinkResponder

Boa noite,
Eu vou fazer uma viagem para o Canadá, possuo o visto americano e o ETA já e estou pensando em passar uns dias em NY no meio da viagem.
Eu posso entrar no Canadá de avião, ir até NY de avião e retornar por avião para o Canadá de volta?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruna! Sem problema.

Paulo
PauloPermalinkResponder

Bom dia, como estava preenchendo o eTA da família toda, tenho a leve impressão de que coloquei a expiração do passaporte do meu filho menor igual ao meu, mas o dele tem validade de apenas 5 anos e não consigo visualizar essa informação em lugar algum. Podemos ter problema na entrada do Canadá por isso? Será que terei que fazer outro cadastro pra ele ou posso apenas alterar o anterior? Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paulo! O mais importante na concessão do visto é a validade do visto americano, que é o que será conferido pelo sistema. Se o eTA for aprovado, não acredito que dê problema. Se não for aprovado, pode ser por causa disso, então você pode refazer.

Paulo
PauloPermalinkResponder

O eTA já foi aprovado, na mesma hora, mas estava com medo de na entrada eles conferissem a data de validade do passaporte dele. Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paulo! Não há problema. Basta que o eTA esteja vinculado ao passaporte certo. O que importa na validade é o passaporte estar válido durante toda a permanência.

Alinne
AlinnePermalinkResponder

Ola, possuo visto de non-immigrant (L2) no meu passaporte brasileiro e estou indo para o Brasil saindo de Detroit via Canada (fico umas 4 horas no aeroport). Tento aplicar pro ETA mas nao consigo (nao consigo ver o Brasil na lista dos paises). Preciso de algum visto ou so com o non-immigrant vou de boa? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alinne! Procure algum fórum/grupo de Facebook de brasileiros expatriados. Alguém deve ter passado por isso e pode te dar uma luz.

Wander
WanderPermalinkResponder

Olá! se eu tirar o ETA enquanto o visto americano estiver válido, mas na data da minha viagem ao Canadá o visto americano estiver vencido (com passaporte e ETA dentro da validade) terei algum problema?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Wander! Não. A validade que conta é a do eTA. O que o Canadá quer saber é se você já foi verificado pelos Estados Unidos -- eles estão poupando o tempo da burocracia deles.

Marce
MarcePermalinkResponder

Boa tarde!
Possuo o Eta canadense, decorrente do visto americano!
Porém, em minha segunda ida ao EUA, além de não me deixarem entrar, cancelaram meu visto americano por 5 anos. Sendo que na primeira vez que fui, ocorreu tudo normal e regressei no tempo determinado!
Minha dúvida é, após cancelarem o meu visto americano consigo viajar normalmente para O Canada?
Obrigado...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marce! Não sabemos.

Moacyr Brandao

Ola boa noite . Eu tenho o eta . Mais perdi meu passaporte eu consigo pedir um novo eta para meu novo passaporte ? Eu nao tenho mais o visto mais tenho uma copia terei que apresentar o passaporte com o visto americano na entrada do canada ? Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Moacir! Você vai precisar pedir um novo eta para o novo passaporte. Não é preciso apresentar o passaporte com o visto americano ao chegar ao Canadá.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar