dicas de Montreal

Como pedir o eTA, a autorização de viagem que dispensa o visto para o Canadá

Desde 2017 brasileiros podem viajar ao Canadá sem visto – apenas com uma autorização eletrônica de viagem, o eTA.

Para isso, é necessário ter visto americano válido (no momento do pedido do eTA – não necessariamente no momento da viagem) ou ter viajado ao Canadá nos últinos 10 anos. Além disso, é obrigatório chegar ao Canadá por via aérea.

Veja os detalhes.

Requisitos para obter o eTA

Para conseguir o eTA e ficar dispensado do visto convencional, é preciso cumprir esses requisitos:

  • Ter visto americano válido no momento do pedido ou ter viajado ao Canadá nos últimos 10 anos
  • Entrar no Canadá por via aérea (viagens rodoviárias ou marítimas estão excluídas do eTA)

O custo é de 7 dólares canadenses. O pagamento pode ser feito por cartão de crédito ou débito.

O processo é simples, e na maioria das vezes o eTA é emitido automaticamente no momento da solicitação. É possível, porém, que sejam exigidos documentos suplementares, o que então retarda o processo em alguns dias.

Não tem problema se o seu visto americano já tiver vencido quando você viajar ao Canadá. O visto americano só precisa estar válido no momento do pedido do eTA. Depois, o que vale é o eTA, não há mais nenhuma relação com o seu visto americano.

Clique aqui para ir à página de emissão do eTA .

Por quanto tempo vale o eTA?

O eTA vale por 5 anos, mas apenas enquanto o seu passaporte estiver válido. Caso o seu passaporte expire e você tire outro passaporte, precisará tirar um novo eTA (mesmo que o seu visto americano continue válido).

Com quanta antecedência posso solicitar o eTA?

O quanto antes – já que, se o eTA não for concedido, você ainda terá a chance de solicitar um visto convencional. O consulado canadense recomenda que você tire o seu eTA antes mesmo de comprar a passagem para o Canadá.

E se a minha entrada no Canadá for por fronteira terrestre ou marítima?

Se a sua primeira entrada no Canadá for por ônibus, carro, trem, navio ou ferry-boat, você não tem direito ao eTA. Vai precisar solicitar um visto canadense convencional.

Posso entrar por via aérea, sair e retornar por via terrestre ou marítima?

Sim, pode, desde que esteja dentro do tempo de permanência concedido pelo agente de imigração quando você entrou por via aérea.

E se o meu visto americano estiver vencido no momento da viagem?

O seu visto americano precisa estar válido no momento de solicitação do eTA. O Canadá usa o visto americano como uma triagem: se você passou pelo crivo do consulado americano, já está OK.

Depois que você já emitiu o seu eTA, não tem problema se o seu visto americano vencer. O que vale, a partir da emissão do eTA, é a validade do eTA – ninguém no Canadá vai pedir para ver o seu visto americano.

E se o meu visto americano estiver válido no momento de pedir o eTA, mas num passaporte vencido?

Não tem problema. Da mesma maneira como o seu visto continua válido para entrar nos Estados Unidos, continua válido para você solicitar o eTA.

Tenho que levar o passaporte vencido para entrar no Canadá?

Não. O seu eTA está vinculado ao passaporte atual (mesmo que o seu visto americano esteja num passaporte vencido). Apenas o passaporte atual será pedido pela imigração canadense.

(Já caso você viaje também aos Estados Unidos, a imigração americana vai pedir sim os dois passaportes, o vencido onde está o visto e o atual.)

Quer viajar ao Canadá? Faça direto o visto americano!

Se você não tem visto americano e pretende viajar para o Canadá e não tem visto americano, vale mais a pena investir seu tempo e seu dinheiro solicitando o visto americano, e não o canadense.

Na prática, o visto americano vale para os dois países – os Estados Unidos e o Canadá, se você usar o seu visto americano para solicitar o eTA.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    1104 comentários

    Olá
    Vou visitar minha irmã que mora em Montreal/CA. Ainda não tenho visto. Estou me organizando para tirar o visto americano, e depois solicitar o ETA para entrar no Canadá.
    Essa primeira entrada no Canadá, após passar por Nova York, pode ser somente por via aérea, ou posso ir de trem?
    O roteiro seria BRASIL> EUA> CANADÁ> BRASIL

      Olá, Jéssica! Conforme está escrito, repetido e explicado INÚMERAS VEZES, se você não entrar no Canadá por via aérea tem que tirar um visto canadense convencional.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito