Brasileiro agora pode viajar sem visto para o Canadá; veja como fazer seu eTA

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

isenção de visto canadense

Desde 1º de maio de 2017, brasileiros que tenham viajado ao Canadá nos últimos 10 anos ou que tenham visto americano válido e desembarquem no Canadá por via aérea podem conseguir isenção de visto canadense. É preciso preencher o eTA (eletronic Travel Authorization, autorização eletrônica de viagem) e pagar uma taxa de 7 dólares canadenses, via cartão de crédito ou débito.

O processo é simples, e na maioria das vezes o eTA é emitido automaticamente no momento da solicitação. É possível, porém, que sejam exigidos documentos suplementares, o que então retarda o processo em alguns dias.

Clique aqui para ir à página de emissão do eTA.

Por quanto tempo vale o eTA?

O eTA vale por 5 anos, enquanto o seu passaporte estiver válido. Caso o seu passaporte expire e você tire outro passaporte, precisará tirar um novo eTA (mesmo que o seu visto americano continue válido).

Quando posso solicitar o eTA?

O quanto antes -- já que, se o eTA não for concedido, você ainda terá a chance de solicitar um visto convencional. O consulado canadense recomenda que você tire o seu eTA antes mesmo de comprar a passagem para o Canadá.

Você pode solicitar o eTA:

  • Enquanto tiver um visto americano válido e se entrar no Canadá por via aérea

Ou

  • Se tiver obtido um visto canadense convencional nos últimos 10 anos e se entrar no Canadá por via aérea

Você vai precisar de um visto canadense convencional:

  • Se você não tiver um visto americano ainda válido, nem tiver obtido visto canadense nos últimos 10 anos
  • Se você chegar ao Canadá de carro, ônibus, trem ou navio

Dá para entrar no Canadá por via aérea com eTA, sair e voltar por terra?

  • Sim, dá. Se você entrar por via aérea com o eTA, sair do Canadá para dar um pulinho nos Estados Unidos e voltar por via terrestre ou marítima, poderá reentrar -- desde que esteja dentro da vigência da permanência concedida no momento da sua entrada com o eTA.
  • Ou seja: não é o eTA que permite que você entre no Canadá por via terrestre ou marítima. É o carimbo que você recebeu na entrada que autoriza essa reentrada.
  • Como a regra não é clara, durante muito tempo sustentamos a recomendação mais conservadora, de tirar o visto convencional caso uma volta por terra estivesse no programa. Mas o leitor Vitor Kawanishi conseguiu do consulado canadense

Uma resposta objetiva e sem margem de dúvida

  • "Informamos que o e-TA isenta o visitante da necessidade de apresentar visto, mas só pode ser utilizado na entrada no Canadá, por via aérea. Uma vez em território canadense, com o passaporte carimbado, é possível fazer uma viagem aos EUA e retornar ao Canadá, por via não aérea, apresentando o passaporte com o carimbo (não o e-TA), desde que dentro do tempo de estadia permitido para permanecer no Canadá, normalmente de até 6 meses ou até 1 mês antes da data de expiração do passaporte."
  • Obrigado, Vitor, pelo esclarecimento!

Quer viajar ao Canadá? Faça direto o visto americano!

Se você não tem visto americano e pretende viajar para o Canadá e não tem visto americano, vale mais a pena investir seu tempo e seu dinheiro solicitando o visto americano, que na prática vai valer para dois países -- os Estados Unidos e o Canadá.

Leia mais:

517 comentários

João Sebastião Massala

Gostei muito dos vossos esclarecimentos.
Por favor ajudem - me: Sou Angolano e pretendo imigrar para o Canadá ? com o visto dos E.U.A e entrar por via terrestre. O que devo fazer para entrar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, João! Infelizmente isso não é possível. Você precisa obter um visto canadense convencional.

Daniela
DanielaPermalinkResponder

Ola Bom dia,

Poderia me ajudar por favor, eu estou indo para o Canada este ano e depois indo para o estados unidos. porem nao tenho visto para nenhum dos dois.

A minha pergunta é o seguinte, preciso tirar 2 vistos diferentes, ou so o do canada é suficiente para ir à Miami?

Ou seria melhor eu tirar um visto para os EUA e depois o ETA?

Obrigada desde ja,

Daniela

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniela! Um visto canadense não permite visitar os Estados Unidos. Um visto americano permite solicitar o eTA canadense.

José
JoséPermalinkResponder

Tenho visto americano que vai expirar em 4 anos.
Pretendo estudar e trabalhar no canadá por 5 anos no total (2 anos estudo + 3 anos trabalho).
Como fica a minha permanencia nesse periodo, ja que o meu visto americano vai expirar e nao vou ter mais nenhum vinculo com o Brasil, ja que vou largar trabalho e casa no Brasil?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, José! Você precisa de um visto canadense. eTAs são vistos de turismo, com permanência reduzida e não permitem trabalhar.

Cida Bessi
Cida BessiPermalinkResponder

Com o visto de trânsito dos EUA posso entrar no Canadá ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cida! Acredito que não.

Kleber Gonçalves

Por favor me tire uma dúvida, minha filha tem 18 anos e já tem o visto americano. Foi convidada para fazer o College no Canadá e já está chegando para ela a carta do College convidando, o que ela precisa tirar, o eTA + autorização de estudante ou visto tradicional + autorização de estudante ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Kleber! Não entendemos de permanência como estudante, só turismo mesmo, desculpe.

Encontrei uma página do governo do Canadá sobre o assunto, use como ponto de partida:
https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/study-canada/study-permit/eligibility.html

Lucas
LucasPermalinkResponder

Olá
Tive minha entrada negada em um navio no dia 01/06/19 em Seattle,por não ter o visto Canadense,mandei email para o consulado e obtive a mesma resposta das anteriores,cheguei via aérea no Canadá com o ETA e tive meu passaporte carimbado,depois retornei para Seattle e me foi negado o embarque,perdi tudo que tinha pago ainda tive que comprar passagem para voltar pra casa,prejuízo de mais de R$30.000,00
Será que posso fazer algo já que tenho o e-mail do consulado?
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lucas! Que chato. Você pode reclamar, claro. Consulte um advogado para ver se há chance de ser ressarcido pelo prejuízo na justiça.

Maeli
MaeliPermalinkResponder

Oi, meu nome é Maeli.
Eu tenho o visto para os Estados Unidos, irei para Nova York e gostaria de visitar as cascatas do Niagara. No caso terei que ir de aviao, assim faço o pedido do Eta,certo?
Mas posso visitar o lado americano e voltar para o lado canadense ?
Se eu decidir volta para Nova York de onibus, eu posso?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maeli! Com o eTA você precisa entrar no Canadá de avião. Não há problema nenhum de sair do país de ônibus ou trem.

Aguinaldo
AguinaldoPermalinkResponder

O Que preciso para entrar no canadá de carro e voltar na próxima semana aos Estados Unidos ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aguinaldo! Visto convencional canadense.

Aguinaldo
AguinaldoPermalinkResponder

Mas, os brasileiros não estão isentos de visto para o Canadá ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aguinaldo. Se chegarem por via aérea. Se você preencher seu pedido de visto com a displicência com que (não) leu este texto, pode se dar mal.

Letícia Chaves

Boa tarde. Tenho eTA para o Canadá, mas não tenho mais visto americano. Ainda assim, consigo entrar no Canadá?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Letícia! Se você tem eTA porque já teve visto canadense nos últimos 10 anos, você tem eTA.

Ronaldo Guimarães do Nascimento

Olá, nós em dois casais iremos viajar para o Canada com passagens aéreas, motorhome, hoteis, tudo pago, três de nós conseguimos o eta e uma foi negado porque o visto americano esta no passaporte vencido com o sobrenome do antigo esposo e no passaporte atual tem um sobrenome do marido atual o que devamos fazer ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ronaldo! Solicitar o visto convencional para quem não conseguiu o eTA.

Iene
IenePermalinkResponder

Tenho visto para os eua e goataria de visitar canada também. Sou angolana. Como faço?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Iene! Você precisará pedir um visto convencional para o Canadá. O eTA ainda não beneficia nacionais de Angola infelizmente.

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Olá. Pretendo viajar ao Canadá em novembro, entrando por via área. Já possuo visto americano e irei solicitar meu eTA. Após, pretendo ir de Toronto p/ NY de avião, neste caso para sair do Canadá rumo aos EUA, preciso apresentar no aeroporto canadense somente meu visto americano ou nenhum? (no caso qndo eu desembarcar em solo americano terei que apresentar meu visto americano)... Você pode me ajudar por favor?! obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristina! Para entrar no Canadá você apresenta o visto canadense, convencional ou eTA, à imigração canadense. Para entrar nos Estados Unidos você apresenta o seu visto americano à imigração americana. São dois países diferentes, cada um tem sua exigência, você apresenta o que é exigido ao entrar.

Renato
RenatoPermalinkResponder

Meu filho irá para um intercâmbio em Vancouver por 4 meses , tem visto americano válido , caso neste período , queira visitar por exemplo Seattle , via terrestre , o eTa será suficiente para ir e retornar ao Canadá , ou será melhor o visto convencional?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renato! Não sabemos se o eTA funciona para estudar. Só sabemos a parte de turismo. Quanto a voltar por via terrestre, aparentemente durante a vigência da permanência concedida na chegada por via aérea a volta por terra é permitida, mas já temos pelo menos um depoimento de leitor que foi barrado nessa volta (por mar).

https://www.viajenaviagem.com/2016/11/isencao-de-visto-canadense/comment-page-5/#comment-597684

carlos cesar
carlos cesarPermalinkResponder

eu tinha o visto dos estados unidos e do canada o eta so que meu visto do estados unidos foi cancelado sera que posso entra no canada so o ETA

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos! Se o eTA está válido, está válido.

Isabelle
IsabellePermalinkResponder

Tenho um visto canadense válido mas não tenho o americano. A maioria das passagens aéreas para o Canadá possuem paradas no território americano. Posso tirar o ETA para essas paradas nos EUA? Ou preciso tirar um visto americano convencional mesmo que não vá sair do aeroporto?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Isabelle! Infelizmente você precisa de visto americano porque fará imigração ao chegar. A cia. aérea não deixa você embarcar aqui no Brasil sem o visto. Até existe um visto de trânsito, mas é tão complicado de tirar quanto o visto convencional.

Se você quer evitar os preços altos dos vôos diretos, pode ir pelo Panamá. A Copa voa a Toronto e Montreal de várias cidades brasileiras via Cidade do Panamá.

Fabricia
FabriciaPermalinkResponder

Como faço pra tira o visto americano?eu fui por Canadá o ano passado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabricia! Você paga a taxa e baixa o formulário no site da embaixada americana.

Junior
JuniorPermalinkResponder

Oi tudo bem? Estou programando minha viagem em Janeiro, e pretendo ir para o Canada e EUA, tenho o visto americano apenas, mas pretendo sair do Brasil e ir para Toronto, depois ir a Nova Iorque e voltar para Toronto para voltar ao Brasil. Posso entrar no Canadá, sair para os EUA e voltar ao Canadá ?? E oque preciso fazer?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Junior! Tire o eTA.

]
]PermalinkResponder

Boa noite! Vou viajar para o Canadá e pretendo fazer o visto americano. Ao preencher a DS-160 me solicitam o endereço nos EUA, mas não tenho pois vou ficar no canadá. O que fazer?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mariana! Indique um hotel de uma cidade que você gostaria de visitar nos Estados Unidos, quando você for aos Estados Unidos.

Oi tudo bem eu tenho o e-ta só que meu visto americano não vale mais posso entrar no Canadá ou não ??Aguardo resposta por gentileza.?

Oi tudo bem tenho o e-Ta só que meu visto americano aspirou eu consigo entrar no Canadá mesmo assim??Aguardo resposta por Gentileza.?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristiane! Se o seu eTA está válido, você pode entrar no Canadá.

Diego Souza
Diego SouzaPermalinkResponder

Olá, boa noite. Tenho visto americano válido e Estarei indo do Brasil até Orlando e de lá no outro dia, vou para Vancouver de avião passar 5 dias, já tenho o ETA. Minha pergunta é: terá algum problema na imigração americana por entrar, sair e entrar novamente nos EUA em pouco tempo? Quando entrar novamente vou passar mais 8 dias em Orlando.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Diego! Não tem problema.

Denieli
DenieliPermalinkResponder

Com o visto Americano F-1 e F-2 consigo o eTA? Ou preciso do visto canadense convencional?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Denieli! Não sei que vistos americanos são esses, mas o eTA é um visto que dispensa o visto convencional. Por favor, leia o texto com atenção. A grande maioria das pessoas costuma entender o que está escrito.

Paulo
PauloPermalinkResponder

Eu não tenho visto americano e nem canadense só com meu passaporte eu consigo viajar para o Canada?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paulo! Você precisa solicitar um visto canadense.

gabriela vieira da silva

Irei viajar para o Canada e quero tirar o visto americano, consigo tirar reportando o endereço de onde irei ficar no Canada ou preciso de um endereço no EUA ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabriela! Informe um hotel de uma cidade que você gostaria de visitar quando viajar aos Estados Unidos. Não é preciso ter viagem marcada para solicitar o visto americano.

CLAUDIO RICARDO NUNES GUIMARAES

Com o eTA posso comprar uma passagem para Nova York com escala em Toronto e descer lá?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Claudio! Se fizer em conexão em Toronto, você vai precisar do eTA de qualquer jeito. Se a passagem for ida e volta e você não seguir viagem a Nova York, você vai perder a reserva da volta e vai ter que pagar multa e diferença tarifária para remarcar.

Marcos Borges
Marcos BorgesPermalinkResponder

Já faz um tempo que existem os totens que substituem os carimbos na entrada dos aeroportos, não sei dizer se ainda conseguimos solicitar o carimbo ou se o registro pelo Toten fica registrado eletronicamente que possa ser consultada no momento da entrada terrestre, alguém teve essa experiência e pode me ajudar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcos! Fica registrado, sim.

RONALDO CIRENO

Tenho visto americano com vigência até 2024 e visto canadense que venceu em março de 2019.
Pretendo ir ao Canadá em setembro próximo. Que devo fazer ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ronaldo! Um eTA.

giselle
gisellePermalinkResponder

bom dia. Tenho visto válido dos EUA no meu passaporte brasileiro vencido. E qdo vou aos EUA levo os 2 passaportes, o válido e o com visto. Posso fazer o mesmo para o Canadá? Solicitar o eTA estando o visto válido dos EUA no passaporte vencido e utilizando meu atualmente válido? Agradeço muito se puder ter esta informação! obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Giselle! Estando com visto americano válido você pode solicitar o eTA. Ao Canadá você leva só o passaporte novo, que estará vinculado ao eTA.

Nelson
NelsonPermalinkResponder

Boa noite. Vamos 4 pessoas família (casal e duas irmãs) todos maiores de idade, de carro via Niagara Falls. Duas têm visto americano válido em passaporte válido, uma tem visto americano válido em passaporte antigo, eu tenho 2 passaportes, um brasileiro sem visto e outro português, ambos válidos, (não preciso visto americano). Pretendemos visitar Toronto e Montreal e voltar para Estados Unidos. Como devemos fazer ????

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nelson! Todos precisam de eTA, inclusive o passaporte português. Para o passaporte português o eTA dispensa a exigência do visto americano. O passaporte brasileiro teria que ter o visto americano para solicitar eTA.

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalinkResponder

Bóia, consegui emitir o eTA e chegou no meu email. É só imprimir o email e apresentar na imigração? Fiquei meio tensa, parece tão frágil sem nada colado no passaporte ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Carolina! Sim.

MONICA
MONICAPermalinkResponder

Meu passaporte e meu visto canadense expiram em 04/2020. Vou ao Canadá em 02/2020 para ficar 10 dias. Preciso tirar novo passaporte e visto? Grata.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Monica! O Canadá não exige 6 meses de validade do passaporte. Se o seu passaporte e seu visto estão válidos, você pode entrar. O agente de imigração concederá uma permanência compatível com a validade.

Renata
RenataPermalinkResponder

Olá tudo bem? Tenho passaporte brasileiro com visto americano e o ETa válido e meu marido tem passaporte português , ESTA e ETa válido. Podemos entrar de carro dos EUA para o Canada e retornar de carro aos EUA? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata! Tem certeza de que você leu o texto?

Ele pode entrar de carro, mas você fica na fronteira e espera até que ele volte. Ou então você tira um visto convencional do Canadá e entra com ele.

John
JohnPermalinkResponder

Olá , estou indo para o Canadá e estou indo com o ETA com meu passaporte europeu , a pergunta é se eu posso entrar nos Estados Unidos com o ETA via terrestre pra conhecer Niagara Falls ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, John! Para entrar nos Estados Unidos você precisa de um ESTA. O ETA para europeus dá direito a entrar no Canadá por qualquer via.

Alex
AlexPermalinkResponder

Bom dia, sou angolano tenho um visto americano válido no meu passaporte válido. questão é, estando nos USA posso depois entrar no Canadá via aéria?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alex! O eTA foi estendido a brasileiros há pouco tempo. Verifique se está disponível para cidadãos angolanos. Se não estiver, você vai precisar de um visto canadense convencional.

edson saedano
edson saedanoPermalinkResponder

Confirma por favor: tenho visto americano válido e vou entrar no Canadá por via aérea. Vou aos Estados Unidos de carro e volto de carro para o Canadá. Se eu tiver carimbado o passaporte na entrada (via aérea), não terei problemas com esse deslocamento interno? Tem blogs que falam que não pode. Fico na dúvida. grato.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Edson! A embaixada canadense no Brasil já esclareceu que essa volta por via terrestre é possível, mas há relatos recentes de brasileiros que foram barrados nessa volta, ou ameaçados em Niagara de, caso atravessassem para os Estados Unidos, não poderem voltar. Infelizmente depende da interpretação do agente que atender você. O mais garantido para voltas por via terrestre/marítima é tirar um visto canadense convencional.

Ana Lucia dos S. Nogueira Morellato

Olá! Agendei um cruzeiro NY-Canadá, entre 31/08 e 12/09/2019. A informação que tenho é que preciso de um passaporte e visto válidos durante o período da minha viagem, o que tenho. Agora, na documentação do navio, informam que preciso que o passaporte tenha validade de 6 meses após a data do desembarque. O meu expira em 04/03/2020. Qual informação procede? A validade de 6 meses ou a validade dos documentos enquanto durar a estada no Canadá? Agradeço antecipadamente.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Lucia! Nem Estados Unidos nem Canadá têm essa regra.

Aline Ribeiro
Aline RibeiroPermalinkResponder

Olá, Tenho visto americano (turista) válido e estou com viagem programada para Orlando e Miami em fev/19. Estou pensando em ir duas semanas antes para o Canadá para fazer um curso de inglês e de lá ir de avião para Orlando. Solicitando o ETA consigo fazer esse trajeto legalmente: Brasil=>Canadá=>EUA=>Brasil?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aline! Se tiver eTA e visto americano, sim.

Marcílio Oliveira

Bom dia!
Recentemente tive meu visto americano de turismo cancelado! Porém, a mais de um ano atrás, possuo o ETA canadense e nunca fui no Canadá!
Minha dúvida é, mesmo após o cancelamento do meu visto americano, eu posso viajar para o Canadá portanto apenas o Eta?
Obrigado, bom dia.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! O visto americano precisa estar válido apenas no momento da concessão do eTA.

Rui Nunes da Silva

E uma pergunta, gostaria de saber estou indo para o Estados unidos tenho visto americano já e 4° vez que vou ao Estados unidos posso comprar passagem para viajar pela viação canadense não vou ter problema quando fazer as escala em Toronto?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rui! Você precisa de um eTA ou de um visto de trânsito para fazer a conexão.

Vilson
VilsonPermalinkResponder

Olá, planejo chegar Toronto via aérea com eTA. De lá irei pra Cleveland, USA,via terrestre. Possível fazer isso com visto americano B1/B2?? Grato

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vilson! O visto americano serve para entrar nos Estados Unidos, mas para embarcar para o Canadá você precisa também de um eTA.

Vilson
VilsonPermalinkResponder

Obrigado. Mas alugando um carro em Toronto e deixando em Cleveland, preciso apenas visto B1/B2 e a PID?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vilson! Não sabemos como é a questão da PID no Canadá, mas nos Estados Unidos não é necessária. Com visto válido para os Estados Unidos você entra como quiser nos Estados Unidos, não entendo por que a dúvida. As regras diferenciadas são do Canadá, como substituto do visto convencional. Se você tem o eTA, não há nenhuma dúvida a sanar aqui.

Edson Sardano
Edson SardanoPermalinkResponder

entrei no Canadá com o eta por via aérea. depois fui aos eua de carro e voltei ao Canadá pela estrada. Nenhum problema. Muita gentileza na chegada por Niagara. O agente apenas perguntou se eu tinha chegado de avião do Brasil. Essa é a questão.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Edson! A própria embaixada canadense já informou que este procedimento é o correto. O problema é que há relatos de agentes que não entendem essa interpretação.

Camila Grandi Carrillo

Bom Dia
Gostaria de saber quando estou preenchendo o formulário tenho que colocar o número do passaporte válido ou o número do passaporte onde está o visto americano?
Muito Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Camila! O número do passaporte válido.

Camila Grandi Carrillo

Boa Tarde
Eu fiz o requerimento do visto canadense pra minha mãe e o dela foi negado mesmo com o visto americano válido, isso é possível de acontecer??? Vocês Acham que eu devo mandar um email pra o consulado informando esse ocorrido???
Muito Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Camila! Veja se você acha casos como este em outros foruns, aqui não apareceu nenhum que possa servir de modelo.

DIEGO THIBAUT
DIEGO THIBAUTPermalinkResponder

olá.

Por Favor. Vou agora em setembro para o Canadá via área com um ETA e irei fazer um cruzeiro pelo Alasca indo e voltando de Vancouver.

Sabem me dizer se terei algum tipo de problemas por ter somente o ETA?

Desde já obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Diego! Pela interpretação oficial do consulado/embaixada, não há problema. O problema está se o agende de imigração está ciente dessa interpretação.

Cleuza
CleuzaPermalinkResponder

Comprei uma passagem de avião de Chicago para o Brasil com uma conexão em Toronto, Canadá. Eu moro nos Estados Unidos com meu marido e sou residente permanente com o green card de 2 anos. Tentei solicitar um visto no sistema ETA, mas a data do meu green card físico expirou em 13 de julho de 2019; Eu tenho uma extensão de 1 ano e oito meses dos Estados Unidos, meu país de residência (USCIS, Documento I 797 oficialmente), mas ao simplesmente preencher o formulário ETA on-line, ele me informa que a data expirou e, portanto, não posso simplesmente complete o visto ETA online.

 Como proceder desde que recebi a notificação de extensão do green card (documento oficial USCIS I 797) com o cartão físico "expirado", mas não consigo concluir o visto canadense apenas porque o algoritmo do site da ETA não permite esse tipo de explicação e prova de documentação que possuo.

Posso me registrar no meu ETA com base na data em que meu I 797 declara claramente em negrito é válida exatamente 1 ano e 8 meses a partir da data de "vencimento"?

Aconselhe urgentemente sobre esse assunto, pois tenho meu voo seguro para viajar dos Estados Unidos, o país em que residi legal e permanentemente, para o meu país de origem, o Brasil em outubro, com uma conexão simples através do seu aeroporto de Toronto via Air Canada. Ou terei que fazer o visto de turismo canadense ?

Obrigado por você

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cleuza! Desculpe, seu caso é bastante específico e escapa ao nosso conhecimento. A resposta simples é: se você não consegue emitir o eTA, precisa do visto convencional. O melhor a fazer é informar-se com o consultado canadense.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar