Brasileiro agora pode viajar sem visto para o Canadá; veja como fazer seu eTA

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

isenção de visto canadense

Desde 1º de maio de 2017, brasileiros que tenham viajado ao Canadá nos últimos 10 anos ou que tenham visto americano válido e desembarquem no Canadá por via aérea podem conseguir isenção de visto canadense. É preciso preencher o eTA (eletronic Travel Authorization, autorização eletrônica de viagem) e pagar uma taxa de 7 dólares canadenses, via cartão de crédito ou débito.

O processo é simples, e na maioria das vezes o eTA é emitido automaticamente no momento da solicitação. É possível, porém, que sejam exigidos documentos suplementares, o que então retarda o processo em alguns dias.

Clique aqui para ir à página de emissão do eTA.

Por quanto tempo vale o eTA?

O eTA vale por 5 anos, enquanto o seu passaporte estiver válido. Caso o seu passaporte expire e você tire outro passaporte, precisará tirar um novo eTA (mesmo que o seu visto americano continue válido).

Quando posso solicitar o eTA?

O quanto antes -- já que, se o eTA não for concedido, você ainda terá a chance de solicitar um visto convencional. O consulado canadense recomenda que você tire o seu eTA antes mesmo de comprar a passagem para o Canadá.

Você pode solicitar o eTA:

  • Enquanto tiver um visto americano válido e se entrar no Canadá por via aérea

Ou

  • Se tiver obtido um visto canadense convencional nos últimos 10 anos e se entrar no Canadá por via aérea

Você vai precisar de um visto canadense convencional:

  • Se você não tiver um visto americano ainda válido, nem tiver obtido visto canadense nos últimos 10 anos
  • Se você chegar ao Canadá de carro, ônibus, trem ou navio

Dá para entrar no Canadá por via aérea com eTA, sair e voltar por terra?

  • Sim, dá. Se você entrar por via aérea com o eTA, sair do Canadá para dar um pulinho nos Estados Unidos e voltar por via terrestre ou marítima, poderá reentrar -- desde que esteja dentro da vigência da permanência concedida no momento da sua entrada com o eTA.
  • Ou seja: não é o eTA que permite que você entre no Canadá por via terrestre ou marítima. É o carimbo que você recebeu na entrada que autoriza essa reentrada.
    • Como a regra não é clara, durante muito tempo sustentamos a recomendação mais conservadora, de tirar o visto convencional caso uma volta por terra estivesse no programa. Mas o leitor Vitor Kawanishi conseguiu do consulado canadense

uma resposta objetiva e sem margem de dúvida

    :
  • "Informamos que o e-TA isenta o visitante da necessidade de apresentar visto, mas só pode ser utilizado na entrada no Canadá, por via aérea. Uma vez em território canadense, com o passaporte carimbado, é possível fazer uma viagem aos EUA e retornar ao Canadá, por via não aérea, apresentando o passaporte com o carimbo (não o e-TA), desde que dentro do tempo de estadia permitido para permanecer no Canadá, normalmente de até 6 meses ou até 1 mês antes da data de expiração do passaporte."
  • Obrigado, Vitor, pelo esclarecimento!

Quer viajar ao Canadá? Faça direto o visto americano!

Se você não tem visto americano e pretende viajar para o Canadá e não tem visto americano, vale mais a pena investir seu tempo e seu dinheiro solicitando o visto americano, que na prática vai valer para dois países -- os Estados Unidos e o Canadá.

Leia mais:

264 comentários

Marcia
MarciaPermalinkResponder

Olá, pretendo tirar o visto americano e depois solicitar o Eta, irei para Vancouver e pretendo aproveitar algum fds para ir até Seattle de onibus, e depois retornar para Vancouver, nesse caso o ETA serve para fazer o terrestre ? obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Silvia! Pela regra, e pelos últimos comentários aqui, não vale não. Quem tem eTA só pode entrar no Canadá por via aérea.

Tamires
TamiresPermalinkResponder

Susan, agora eu nao lembro. Mas eu tenho quase certeza que não tinha nenhum lugar pra colocar certidão nao. Só o número do visto e passaporte novo. É só fazer tudo certinho como é pedido.

Malu Bierrenbach

Olá, tenho uma dúvida que não consigo solucionar: vou para o Canadá, de avião, em Dezembro/18 com o visto eTA. Pretendo cruzar a fronteira em Niagara Falls.
Posso retornar pro Canadá sem problemas?
Já li/ouvi que sim e que não...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Malu! As últimas consultas de leitores à embaixada canadense trouxeram como resposta um peremptório NÃO. É o que está escrito na regra, mesmo.

Cristiana Shinke

Oi Ana, eu também tenho dois passaportes: um vencido, com o nome de solteira e onde tem meu visto americano válido e outro, com nome de casada, mas sem visto americano. Voltei no final de março do Canadá e fui com o eTa. Tanto na ida quanto na volta foi super tranquilo passar pela imigração dos EUA e Canadá. Talvez não seja este o problema...

do Canadá

Made
MadePermalinkResponder

quem tem eTA pode sim entrar por via terrestre, mas a primeira entrada no canada tem que ser por via aérea (obrigatório). Depois, poderá viajar aos Estados Unidos e retornar ao Canadá, por outra via, que não aérea, utilizando apenas o passaporte com o carimbo canadense, desde que retorne dentro do prazo que lhe foi previamente concedido, normalmente de até 6 meses.

Recebi essa informação do escritório VFS.

informações incorretas podem atrapalhar muito a viagem de alguém, voces deveriam de informar melhor antes de passar.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Made! São informações do consulado confirmadas por leitores. Leia os comentários imediatamente anteriores, por favor.

Vitor Kawanishi

Resposta do Consulado para mim, por e-mail:

"Bom dia,

Informamos que o e-TA isenta o visitante da necessidade de apresentar visto, mas só pode ser utilizado na entrada no Canadá, por via aérea. Uma vez em território canadense, com o passaporte carimbado, é possível fazer uma viagem aos EUA e retornar ao Canadá, por via não aérea, apresentando o passaporte com o carimbo (não o e-TA), desde que dentro do tempo de estadia permitido para permanecer no Canadá, normalmente de até 6 meses ou até 1 mês antes da data de expiração do passaporte".

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Obrigada, Vitor! Vamos acrescentar ao post.

Edgar
EdgarPermalinkResponder

Olá!

Pretendo fazer intercâmbio em Toronto. Fui orientado à buscar o visto norte-americano e, posteriormente, solicitar o eTA para entrar no Canadá para estudar.

Gostaria de saber se existe problemas em dizer na entrevista do EUA que o intuito do visto americano é fazer intercâmbio no Canadá.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Edgar! Fale que você vai fazer intercâmbio no Canadá e quer visitar os Estados Unidos durante e ao fim do intercâmbio.

Vitória
VitóriaPermalinkResponder

Olá, Edgar.
Eu fiz exatamente isso, tirei meu visto americano semana passada e mais perto da minha viagem vou solicitar o eTA. Na entrevista eu falei que iria fazer intercâmbio no Canadá e ficaria apenas uns 7 dias nos EUA turistando, respondi as demais perguntas e fui liberada com visto aprovado.

Mili
MiliPermalinkResponder

Oi, você solicitou o eta com o nome de solteira ou de casada? Pedi com o de casada e foi negado, disseram que é pq não tenho visto americano válido, mas o visto americano está ok, só que com o nome antigo

Lidiane
LidianePermalinkResponder

Olá, vou fazer intercâmbio de 6 meses no Canadá ano que vem. Já tenho um visto americano válido. Minha dúvida é: faço o eTA (que pelo que entendi dura 180 dias, o tempo que preciso) ou melhor fazer o visto convencional?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lidiane! Consulte o consulado ou sua agência de intercâmbio. Só entendemos de turismo, mas desconfio de que você vai precisar de um visto de estudante.

Carlos Fischer

Por favor, poderia me informar o tempo de passaporte válido mínimo para viagem de turista ao Canada? Já retirei o ETA e o término da minha viagem (6/7) é menos de seis meses do vencimento do meu passaporte (19/12).
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos! No Canadá o seu passaporte só precisa valer até a data prevista da sua volta.

Paula Fonseca
Paula FonsecaPermalinkResponder

Olá, estou morando no norte de NY bem próximo a fronteira com Canadá. Tenho o visto americano, nunca fui ao Canadá e nunca tive o visto de la. Tenho somente o visto Turista americano. Posso solicitar esse ETA também?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paula! Se você chegar de avião ao Canadá, sim. Senão, precisa de um visto convencional.

Eduardo
EduardoPermalinkResponder

Tive de tirar um novo passaporte para viajar em julho, pois o meu passaporte venceria em Agosto. O visto para o Canadá está válido durante toda a minha estadia e mais uns 10 dias depois do retorno, mas está no passaporte antigo, junto com o visto americano. Sei q o americano é válido mesmo em outro passaporte, mas o visto canadense também é, ou devo tirar um eta? Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eduardo! Reconfirme com o consulado, mas acredito que o visto canadense só é válido no passaporte vigente. Mas o seu eTA sai muito fácil porque você tem visto canadense tirado nos últimos 10 anos (e teoricamente válido ainda...).

Sheridan
SheridanPermalinkResponder

Ola eu cheguei em Toronto dia 18 de abril com o visto de turista. Eu não tenho o visto americano mais eu conseguia ir para Nova York pela a fronteira do Niágara só para visitar

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sheridan! Não, é óbvio.

Eliézer Nunes

Tenho um vôo de volta para SP saindo de Nova Iorque que faz conexão em Toronto.
Eu preciso tirar o visto eletrônico?
Poderia sair do aeroporto, visto que meu tempo para esperar o outro võo é de 11 horas.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eliézer! Precisa.

Marcio
MarcioPermalinkResponder

Ola, Fiz a aplicação para o visto canadense e foi negado, fiz para o americano e fui aprovado. A pegunta é: consigo tirar o ETA, no formulário vi que pergunta se tive visto negado, tenho que informar ou não precisa?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcio! Responda a verdade, sempre.

Jana
JanaPermalinkResponder

Boia, boa tarde,
andei pesquisando algumas informações sobre conexão em Toronto e fiquei confusa.
Vou para Estados Unidos, com conexão em Toronto,, (conexão duração 5 horas, )
não sairei do aerporto devido ao tempo, Mesmo assim preciso do ETA?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jana! Se não fizer o ETA você vai precisar de um visto de trânsito, que dá o mesmo trabalho de um visto convencional para conseguir.

Rodolfo
RodolfoPermalinkResponder

Oi, dei entrada para o visto americano de trânsito, exigido apenas para fazer conexão no país, mas meu destino final é Montreal, Canadá. O visto de trânsito também permite que eu requeira o eTA?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rodolfo! Não.

Esdras
EsdrasPermalinkResponder

Olá! Vou a Vancouver por avião partindo de Austin, no Texas. De lá vou a Seattle e depois já volto ao Brasil. Pelo que li só o e-TA resolve mesmo. Minha dúvida é se preciso voltar a Vancouver para alguma "baixa" no passaporte.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Esdras! Precisa não.

Esdras
EsdrasPermalinkResponder

Obrigado

Deise Lima
Deise LimaPermalinkResponder

Boa tarde! Eu vou fazer intercâmbio de 1 mês no Canadá, solicitei o visto americano, mas ele foi negado. Agora vou solicitar o Canadense, as chances de ser negado, por causa do americano, pode acontecer?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Deise! Não existe esse tipo de comunicação entre consulados.

Eduarda
EduardaPermalinkResponder

Olá pessoal,sou Angolana e junto com o meu estou pensando emtrar pelo Canadá via terrestre com o visto americano,por favor alguém me pode dar uma ajuda com relação a isso?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eduarda! É necessário o visto canadense.

Marcelo
MarceloPermalinkResponder

Olá!
Vou para Montreal, com escala nos EUA. Em tese, eu tiraria o visto de trânsito estadunidense. Pelo que estou entendendo, não compensa tirar essa visto, então? Com o visto de trânsito dos EUA eu ainda preciso tirar (e pagar) o visto canadense?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! O visto americano de trânsito dá tanto trabalho e é tão difícil de obter quanto o visto americano. E não dá direito ao eTA canadense.

Existem outras maneiras de ir ao Canadá: vôos diretos do Brasil a Toronto ou com conexão na Cidade do Panamá.

Barbara Bastos

Olá, pretendo fazer um intercambio de 30 dias no Canadá e antes de ir pro Canadá vou passar uns 3 dias em NY. Não tenho visto americano nem o canadense, por isso achei mais viável tirar o americano e depois aplicar o eTA para entrar no Canadá. Porém estou com dúvida quanto ao preenchimento do DS160 e na entrevista, pois se eu disser q vou aos EUA passar só 3 dias eles podem achar estranho? e se eu disser e vou passar 3 dias em NY e depois vou para o Canadá eles podem achar ruim e negar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Barbara! Não há nenhum campo do formulário em que você diz a duração da sua visita. Apenas indique um hotel em Nova York onde você ficaria. Na sua entrevista, se perguntada, você pode dizer que vai fazer intercâmbio no Canadá e quer aproveitar para passear em Nova York. Não vale a pena mentir ou omitir.

Se negarem, paciência -- tire o seu visto canadense convencional, vá para o Canadá, e da próxima vez que você pedir visto americano seu perfil de viajante estará melhor estabelecido.

Mas veja: até agora não apareceu ninguém aqui que tenha relatado ter tido o visto americano negado porque estava querendo ir ao Canadá.

De todo modo, você me deu uma idéia: vou falar para o Ricardo Freire abrir uma enquete para ver a experiência dos leitores.

EDSO K
EDSO KPermalinkResponder

Minha dúvida em relação a ese eTA é se isso vale se o vôo partir de NYC e não do Brasil (não sendo escala, supondo mesmo que o brasileiro está em NYC e de lá voa para Toronto, por exemplo)

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Edso! Sim.

Michel Robinson

Olá! Sou tripulante. Trabalho em navios de cruzeiro. Tenho apenas o visto de trânsito americano (C1-D). É possível solicitar o eTA apenas com esse visto ou preciso do b1/b2? Já estive no Canadá e nos EUA quando estava no navio. Agora irei embarcar em Vancouver e chegarei lá "by air", por isso preciso do eTA. Fico no aguardo. Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Michel! Não sabemos. É provável que não seja suficiente. Mas você saberá ao preencher o eTA. Se não houver este visto entre os qualificáveis para o eTA, você nem conseguirá terminar o formulário.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar