Brasileiro agora pode viajar sem visto para o Canadá; veja como fazer seu eTA

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

isenção de visto canadense

Desde 1º de maio de 2017, brasileiros que tenham viajado ao Canadá nos últimos 10 anos ou que tenham visto americano válido e desembarquem no Canadá por via aérea podem conseguir isenção de visto canadense. É preciso preencher o eTA (eletronic Travel Authorization, autorização eletrônica de viagem) e pagar uma taxa de 7 dólares canadenses, via cartão de crédito ou débito.

O processo é simples, e na maioria das vezes o eTA é emitido automaticamente no momento da solicitação. É possível, porém, que sejam exigidos documentos suplementares, o que então retarda o processo em alguns dias.

Clique aqui para ir à página de emissão do eTA.

Por quanto tempo vale o eTA?

O eTA vale por 5 anos, enquanto o seu passaporte estiver válido. Caso o seu passaporte expire e você tire outro passaporte, precisará tirar um novo eTA (mesmo que o seu visto americano continue válido).

Quando posso solicitar o eTA?

O quanto antes -- já que, se o eTA não for concedido, você ainda terá a chance de solicitar um visto convencional. O consulado canadense recomenda que você tire o seu eTA antes mesmo de comprar a passagem para o Canadá.

Você pode solicitar o eTA:

  • Enquanto tiver um visto americano válido e se entrar no Canadá por via aérea

Ou

  • Se tiver obtido um visto canadense convencional nos últimos 10 anos e se entrar no Canadá por via aérea

Você vai precisar de um visto canadense convencional:

  • Se você não tiver um visto americano ainda válido, nem tiver obtido visto canadense nos últimos 10 anos
  • Se você chegar ao Canadá de carro, ônibus, trem ou navio

Dá para entrar no Canadá por via aérea com eTA, sair e voltar por terra?

  • Sim, dá. Se você entrar por via aérea com o eTA, sair do Canadá para dar um pulinho nos Estados Unidos e voltar por via terrestre ou marítima, poderá reentrar -- desde que esteja dentro da vigência da permanência concedida no momento da sua entrada com o eTA.
  • Ou seja: não é o eTA que permite que você entre no Canadá por via terrestre ou marítima. É o carimbo que você recebeu na entrada que autoriza essa reentrada.
  • Como a regra não é clara, durante muito tempo sustentamos a recomendação mais conservadora, de tirar o visto convencional caso uma volta por terra estivesse no programa. Mas o leitor Vitor Kawanishi conseguiu do consulado canadense

Uma resposta objetiva e sem margem de dúvida

  • "Informamos que o e-TA isenta o visitante da necessidade de apresentar visto, mas só pode ser utilizado na entrada no Canadá, por via aérea. Uma vez em território canadense, com o passaporte carimbado, é possível fazer uma viagem aos EUA e retornar ao Canadá, por via não aérea, apresentando o passaporte com o carimbo (não o e-TA), desde que dentro do tempo de estadia permitido para permanecer no Canadá, normalmente de até 6 meses ou até 1 mês antes da data de expiração do passaporte."
  • Obrigado, Vitor, pelo esclarecimento!

Quer viajar ao Canadá? Faça direto o visto americano!

Se você não tem visto americano e pretende viajar para o Canadá e não tem visto americano, vale mais a pena investir seu tempo e seu dinheiro solicitando o visto americano, que na prática vai valer para dois países -- os Estados Unidos e o Canadá.

Leia mais:

356 comentários

Yasmin Alcantara

Olá, estou indo para Sydney com escala em Toronto. Possuo visto americano valido ate 2023. Posso sair do aeroporto para visitar um casal de amigos por algumas horas e depois retornar apenas solicitando o ETA?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Yasmin! Sim.

Méri Inocente

Olá, Boa tarde!

Estou querendo ir de carro do EUA para o Canada.
Entendi que o ETA é somente para via área, é isso mesmo?
Então para este caso preciso do visto canadense!

Muito obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Méri! Se você entendeu o texto, por que precisa confirmar o que está escrito e respondido mil vezes?

Thati Seixas Lima Maia

Li , mas não ficou claro: preciso de visto para turista, mas não quero tirar visto americano. Qual a conduta? Pessoalmente no consulado ou embaixada, ou online?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thati! Este post é sobre o eTA, não sobre o visto canadense convencional.

Para tirar o visto canadense convencional, use este site:
http://www.vfsglobal.ca/Canada/Brazil/index.html

Yasmim Sosa
Yasmim SosaPermalinkResponder

Olá, minha mora no Brasil e está querendo me visitar em WA, mas a conexão vai ser no Canadá. Tem algum perigo? Precisa do passaporte Canadense?
O passaporte dela americano está tudo em dia!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Yasmim! Se ela tem passaporte americano, ela entra no Canadá como cidadã americana. Não precisa nem de visto, nem de eTA.

Isaura
IsauraPermalinkResponder

Olá vou para Las Vegas em Abril mas meu voo de volta é pelo aeroporto de Canada eu tenho visto americano que vale até 2025,preciso de algum documento ou visto? Só vou trocar de avião nada mais

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Isaura! Tem que ter visto canadense de trânsito ou eTA.

Fernando Junior

Por favor, preciso de uma ajuda. Tenho eTa e visto americano válido. Vou para o Canadá passear em dezembro e gostaria de ir a NY visitar uns amigos por 2 dias. Acontece que usei este mesmo visto para entrar no EUA e fiquei mais de 6 meses o que não é permitido. Gostaria de saber se terei problemas para entrar novamente no EUA usando este mesmo visto americano quando cruzar a imigração Canadá x EUA via terrestre ou trem.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernando! Infelizmente não somos especialistas no assunto. O que sabemos é estritamente ligado ao turismo convencional. Procure foruns/blogs de expatriados, que têm experiência nesse tipo de situação.

Fran Souza
Fran SouzaPermalinkResponder

Olá, bom dia.
Eu não entendi direito. No caso eu moro no Canadá e sou estudante. Tenho o ETA também, posso entrar nos Estados Unidos somente com o ETA? Eu não tenho visto americano. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fran! Para entrar nos Estados Unidos você precisa de visto americano. O título diz: "Brasileiro agora pode viajar sem visto para o Canadá". O post não diz nada sobre entrar nos Estados Unidos sem visto americano.

Lika
LikaPermalinkResponder

Ao preencher o Eta, utilizei meu passaporte japonês e na parte que pede o sobrenome, no caso aparece o de solteira, seguido entre parênteses do de casada.
Acontece que o Eta não aceita parênteses e também orienta que insira o sobrenome que se encontra na parte inferior do passaporte entre < >. Desse modo, preenchi apenas o nome de solteira.
Quando eu for emitir a passagem aérea, tenho que utilizar o sobrenome de solteira? Estou com receio de dar algum conflito, pois no meu passaporte brasileiro utilizo o sobrenome de casada.
Obrigada,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lika! Infelizmente não temos um conhecimento tão profundo dos trâmites. Consulte um despachante ou o consulado.

LUIZ CARLOS LOPES

Já visitei esse ano o Canadá por via aérea usando o eTA. Minha dúvida é a seguinte: comprei ida e volta para New York, mas vou visitar Vancouver e voltar para Seattle de ônibus e de Seattel para Chicago e New York de avião para daí regressar ao Brasil. Se eu entro no Canadá por via aérea com o eTA, tem algum problema SAIR por via terrestre? de bus, no caso?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiz Carlos! Nenhum problema.

Debora Firmino

Olá, boa tarde! Vou fazer um Intercâmbio de 02 semanas em Toronto e na agência me recomendaram a tirar o visto americano justamente por causa do eTA (porque sai mais em conta no final). Minha duvida é: em Setembro/2018 fui de Manaus onde moro, para Brasília tentar tirar o visto, porém foi negado (acredito eu pelo motivo de eu ir par Miami sozinha sem me marido - pois o cônsul perguntou se ele tinha visto e eu disse não).
Enfim, minha duvida é: semana que vem volto a Brasília novamente para tentar o visto americano, só que dessa vez é porque vou para o Canadá, a passagem com escala nos EUA são bem mais barata e eu também queria tirar um fim de semana do intercâmbio para conhecer Nova York. O que você diria para o cônsul se estivesse no meu lugar? É nessa parte que não sei o que dizer!
Fico grata se puder me ajudar!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Debora! Diga que você vai fazer um intercâmbio no Canadá e quer aproveitar para passear nos Estados Unidos. A verdade sempre é o melhor a fazer, você estará mais segura e tudo. Se negarem de novo, paciência, tire o visto canadense, que será fácil por causa do intercâmbio. Tendo já ido e voltado do Canadá, será mais fácil conseguir um visto americano no futuro, caso não saia dessa vez.

Debora Firmino

Muito obrigada pela rapidez na resposta! Olhando com mais calma as perguntas de cada um, finalmente encontrei casos parecidos com o meu!

Olavo Andrade
Olavo AndradePermalinkResponder

Vou do Brasil para os Estados Unidos com Escala em Toronto,e tenho e Green Card, preciso tirar o visto Canadense.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Olavo! Se o seu passaporte é brasileiro, você precisa tirar um eTA.

Malu
MaluPermalinkResponder

Oi, eu tenho visto de estudante americano e eu gostaria de passar um final de semana no Canadá. Preciso do eTA mesmo assim?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Malu! Sim. E você vai precisar entrar por via aérea. Se for por via rodoviária, tem que tirar um visto canadense convencional.

Lucas
LucasPermalinkResponder

Olá! Tenho 5 meses nos Estados Unidos e vou para Toronto. Preciso comprar passagem de ida e volta? Pois nao tenho passagem de volta ao Brasil.
Sendo assim, terei que comprar somente "IDA'' para Toronto e ao mesmo tempo comprar outra de Toronto ao Brasil? Para facilitar a passagem na imigraçao.
Obs: Tenho o ETA
Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lucas! Nosso site é de turismo. Não sabemos como a imigração canadense se comporta com passageiros com passagem só de ida. Se a saída fosse do Brasil, a cia. aérea não deixaria embarcar sem a passagem de volta.

Flávia
FláviaPermalinkResponder

Ola, estou no Canadá há quase 6 meses como turista e visto via eTA . Vou para Seattle nos próximos dias via aérea, ficarei lá por 3 dias e volto via aérea também. Meu visto americano está ok. Minha dúvida eh: posso sair e entrar no Canada via aérea com meu eTA mesmo que minha origem não seja Brasil?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Flávia! Não há problemas quanto ao eTA saindo de outro país. Só não sabemos a questão da permanência tão longa, somos um site de turismo e não temos experiência com esse tipo de situação.

Fernando
FernandoPermalinkResponder

Ola estou querendo viajar para o canada e nao tenho visto americano e nem canadence qual visto voces me recomenda tirar para poder entrar no canada ??? o americano ou o canadense ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernando! Você pode tentar o americano direto, que dará direito a solicitar o eTA. Se não conseguir, peça o visto canadense convencional. Mas não é uma estratégia que dê para usar de última hora, tem que fazer com antecedência.

waleska pedrini

Minha filha só tem visto canadense e está fazendo High School no Canadá. Está de férias e queremos nos encontrar na Disney final de jan/2019, mas só tem agendamento na embaixada americana em Vancouver para março/2019.. Pergunto: Ela pode entrar nos EUA via terrestre ou marítima para nos encontrar na Disney em janeiro ou fevereiro/2019 e retornar ao Canadá sem problemas?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Waleska! Sem visto americano ela não entra nos Estados Unidos, não importa por qual via.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar