Confirmado: Cuba agora exige a vacina contra febre amarela

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

cuba vacina febre amarela

Conforme eu alertei no post Panamá exige vacina contra febre amarela a partir de 6 de fevereiro; mais países devem passar a exigir o certificado, a lista já começou a aumentar.

Desta vez é Cuba, que passou a exigir o certificado de vacinação contra febre amarela para viajantes brasileiros desde 7 de fevereiro.

Quem deu o primeiro testemunho foi a Carolina, que conseguiu embarcar no Brasil sem a vacina mas perdeu a conexão em Bogotá, onde a Avianca providenciou que ela fosse vacinada (!) e embarcasse num vôo seguinte.

(Esse procedimento, diga-se, foi totalmente irregular. A vacina só vale depois de 10 dias de tomada, e portanto a Carolina poderia ter sido barrada do mesmo jeito ao chegar em Cuba. E como a vacina costuma provocar reação forte nos primeiros dias, a viagem poderia ter sido prejudicada por uma gripe fora de hora.)

Ontem, dia 13, a Susana trouxe a informação de que o site da Avianca internacional está avisando da vacina no alto da home (com link para esta página).

E o Antonio Pedro matou a charada de vez, ao localizar uma notícia no Portal Consular do Ministério das Relações Exteriores com a informação da nova exigência, desde o dia 7 de fevereiro.

Como conseguir seu certificado:

34 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Vanessa
VanessaPermalink

Confirmado, a operadora do Cruzeiro que farei com saída de Havana me ligou informando da exigência, só que o cruzeiro sai domingo … aqui já temos o certificado, com exceção da bebê de 6 meses, mas informaram que para ela não é exigido.

Susana
SusanaPermalink

Olá pessoal! Só para acrescentar. Também vi um comunicado no site internacional da Avianca. Está no alto da primeira página.Uma amiga disse que estão exigindo para a Colômbia também, mas ela não soube me falar onde viu a notícia, por isso não sei se é verdade.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Susana! O Ricardo Freire acredita que todos os países tropicais do continente vão exigir, mais cedo ou mais tarde. É melhor se vacinar.

Mas se já fosse exigido pela Colômbia, a Avianca teria avisado no site. Não faz sentido avisar sobre Cuba e não avisar sobre a própria Colômbia.

Gabriel Fontoura Motta
Gabriel Fontoura MottaPermalink

Tinha viagem marcada pela copa hoje (14/02 às 02h30 ) e me foi negado o check in porque não tinha vacina. A copa não me avisou nada que desde o dia 07 é obrigatório. Eu sou alérgico a vacina e fiz um documento de última hora para tentar o embarque hoje a noite. Lastimável a atitude da cia aérea, já estou lesado em 1 dia na viagem.

Luiz Felipe
Luiz FelipePermalink

Estive em Cuba, onde entrei em 01.02, e no Panamá, onde entrei em 08.02. Estava com certificado de vacinação em dia, mas em nenhum dos dois países foi exigido.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luiz Felipe! Mas agora quem não tem vacina pode ser barrado pela cia. aérea no embarque. Não vale a pena estimular o jeitinho.

Além do mais, quando você entrou em Cuba a vacina ainda não era exigida. E o Panamá, que exige desde o dia 6 de fevereiro, isenta da vacina quem passa por lá em conexão.

Vitor
VitorPermalink

Por que os países da europa não exigem o certificado de vacinação pra febre amarela? Não há risco de exigirem?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vítor! Porque não há florestas tropicais nem mosquitos transmissores da doença. É uma região do planeta fora de risco. Só países com zonas tropicais exigem. A Austrália exige porque tem uma vasta área no trópico.

Iza
IzaPermalink

Já que tem essa vacina para tomar pelo SUS o correto seria todos tomarem, pois o risco de pegar essa doença no Brasil é concreto. Eu sempre tomei e sempre viajei com meu certificado. Não entendo essa cultura do povo de deixar tudo pra última hora.

Antonio Pedro
Antonio PedroPermalink

Olá. A obrigatoriedade da vacinação para turistas brasileiros em Cuba já consta no site da Anvisa, que é uma ótima fonte de consulta para quem pretende viajar ao exterior:

http://www.anvisa.gov.br/viajante/

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Antonio Pedro! Na verdade o site da Anvisa passou anos mandando a gente tomar vacina para lugar que não exigia (Peru, por exemplo). Talvez agora fique certo...

Pedro Villas Boas
Pedro Villas BoasPermalink

Vamos para o Peru em abril/17 e o guia que contratamos para Cusco nos recomendou providenciar o certificado internacional de vacinação.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Pedro! No momento, é só uma medida de precaução mesmo, não uma exigência. Mas acreditamos que um dia a exigência virá mesmo, então é melhor se vacinar e tirar essa preocupação da cabeça.

Mauricio
MauricioPermalink

Recentemente fui a Bahamas que é um pais que exige a vacina, porém se a chegada for em cruzeiro ( navio) nem olham se você tomou.

Izabella Zava
Izabella ZavaPermalink

O problema é que com essa paranóia que o povo está agora os postos do SUS aqui no Rio estão lotados (tem que formar fila 1h e meia antes da distribuição de senha). Ou você madruga e perde a manhã inteira ou chega às 10h30 pra pegar senha às 12h e a vacina começa às 13h. E nos particulares está em falta.
Temo que os EUA comecem a pedir por causa da Florida!

Antonio Pedro
Antonio PedroPermalink

A Bolívia também vai exigir o Certificado.

http://www.sirchandler.com.ar/2017/02/bolivia-exigira-certificado-fiebre-amarilla/

http://www.consuladodeboliviaenrio.org.br/util.php

Os postos do SUS no Rio de Janeiro estão lotados por conta de pessoas que vão viajar para áreas afetadas ou países que exigem a vacina. Precisei chegar às 6:55h no posto de Botafogo pra poder pegar uma das 90 senhas distribuídas pela manhã na abertura do expediente, às 8:00h. Quem for viajar em março e abril melhor providenciar o certificado o quanto antes.

Pablo
PabloPermalink

Na verdade a Bolívia já pedia há muito tempo.

Flavia
FlaviaPermalink

Eu e meu marido pegamos um voo de Fortlauderdale para Havana pela Jet Blue hoje, compramos o visto no balcão do check in porém em nenhum momento nos foi avisado da vacina e havíamos comprado as passagens e reservado os hotéis em dezembro quando pesquisamos e vimos que não era necessário. Chegamos em Havana carimbamos o passaporte e fomos barrados pela agente de saúde antes de pegar as malas a qual nos deu 2 opções , voltar aos EUA ou ir para um hospital cubano e ficar lá por 10 dias! Nos deixaram esperando por uma solução sem retorno ate "resolverem " a situação quando dissemos que estávamos dispostos a pagar por uma passagem desde que pudéssemos sair de lá no mesmo dia. Prejuízo foi grande, pois a passagem que compramos para o retorno nos perdemos e ainda nos fizeram comprar uma nova alegando que sairia mais caro remarcar, tivemos que trocar Euros por CUCs porque falaram que tínhamos que comprar a nova passagem obrigatoriamente em CUC cartão não seria aceito na American Airlines!!!! Enfim desembarcamos a pouco em Miami e amanhã tentaremos recuperar o que já pagamos nos hotéis ! Não encontrei nada no site do Consulado cubano até agora informando aos turistas dessa nova obrigatoriedade!

Malu
MaluPermalink

Moramos no Panamá, e vou para Cuba com minha esposa daqui há 3 dias. Faz quase 2 meses a última vez que estivemos no Brasil. A vacinação é exigida da mesma forma? Mesmo residentes no exterior?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá Malu! Comunique-se com a cia. aérea, é o melhor a fazer.

Mô Gribel
Mô GribelPermalink

O Márcio da Janela Laranja publicou ontem isso aqui:
Por determinação da OMS, Organização Mundial da Saúde, passageiros saindo do Brasil com destino para América do Sul, América Central e Caribe precisam apresentar de certificado de vacinação de febre amarela com antecedência de 10 dias da data de saída do seu voo.
Procede? Acho que vai atrapalhar as viagens de muita gente.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mô! O que vale nesses casos é a exigência do país, não a recomendação da OMS. Por enquanto, Panamá (para desembarque, não para conexão), Cuba, Nicarágua, Barbados, Bolívia e Venezuela estão pedindo. É provável que muitos outros passem a pedir.

aline
alinePermalink

Estou desesperada!
To com um cruzeiro marcado para o dia 05/03. Sendo a passagem pra Havana dia 04/03. Tenho certificado internacional com a vacina da febre amarela com data de 12/96. Afinal, a vacina passou a não ter mais validade ou eu teria que reforçar a dose? Se tiver, to ferrada pq nao teria mínimo de 10 dias!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Aline! Leve o seu certificado e uma cópia da resolução da OMS.

http://www.who.int/ith/updates/20160727/en/

Eularino de Andrade
Eularino de AndradePermalink

Amigos,

Acabaram de atualizar a regra para a República Dominicana. Como vou pra lá em maio, resolvi procurar sobre o tema e parece que a partir de ontem passaram a exigir o certificado internacional de vacina contra a febre amarela, de acordo com o site da Isto É em matéria publicada em 02/04/17. Pessoal da Bóia, fica a dica para atualizar os posts sobre Punta Cana, sempre tão valiosos e completos para os viajantes.

Link da matéria: http://istoe.com.br/republica-dominicana-exige-vacinacao-da-febre-amarela-a-viajantes-do-brasil/

Grande abraço!

Ludimilla
LudimillaPermalink

Olá! Um amigo canadense virá me visitar em breve. O canadá não exige vacinação mas conta como recomendação. Ele teria alguma chance de ser barrado no embarque ou quando chegasse aqui?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ludimilla! O Brasil não exige vacinação contra febre amarela a visitantes canadenses. É do interesse dele se vacinar.

Talma Paiva
Talma PaivaPermalink

Tomei a vacina contra febre amarela há pouco mais de 10 anos. Soube que agora não há necessidade de reforço. No entanto, minha caderneta de vacinação informa que a vacina vale por 10 anos. Preciso pedir que revalidem a caderneta colocando a observação que é válida por toda a vida ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Talma! Dirão que não é necessário, mas você pode tentar. A resolução da OMS tornou válidos esses certificados.

Rodrigo Martins
Rodrigo MartinsPermalink

Boa tarde Boia, estamos com tudo comprado para Cuba em dezembro e minha esposa descobriu que está gestante, o médico não autorizou a vacina. Será que precisamos cancelar tudo ou tem outra forma? Abraços

Lourdinha Dantas
Lourdinha DantasPermalink

Tenho viagem marcada para Cuba no próximo dia 8. Tentei tomar a vacina semana passada, mas como tenho mais de 60 anos exigiram que leve uma declaração de médico dizendo que estou bem de saúde e que posso tomar.
Já tinha desistido de tomar, até ler aqui no seu site que é obrigatória...
Agora complicou muito minha vida...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lourdinha! Você pode emitir um certificado de isenção com o seu médico.

http://www.anvisa.gov.br/hotsite/viajante/Isen%C3%A7%C3%A3o.htm