Febre amarela: Venezuela e Bolívia também exigem a vacina

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

vacina febre amarela panamá cuba venezuela bolívia

A lista de países que passaram a exigir vacina contra febre amarela de viajantes brasileiros só aumenta. Depois do Panamá e de Cuba, mais dois vizinhos latino-americanos anunciaram a necessidade do certificado internacional de vacinação contra febre amarela para entrar em seu território.

Na Venezuela, informa o Portal Consular do Itamaraty, a exigência já está valendo. Quem atravessar a fronteira terrestre por Roraima e for só até a cidade de Santa Elena, porém, pode entrar apenas com o certificado nacional. Já para chegadas via aérea pelo aeroporto de Caracas, o certificado internacional é o único aceito.

A Bolívia, também informa o Portal Consular, exige vacina contra febre amarela de viajantes brasileiros a partir do dia 3 de março.

Como conseguir seu certificado:

51 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Elis
ElisPermalink

Olá! Só a carteirinha de vacinação não é suficiente? Precisa desse certificado internacional?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Elis! Sim, para viajar a um país que exija a vacina, o certificado precisa ser internacional. Leve sua carteirinha a um posto da Anvisa que emita o certificado.

Pedro Henrique
Pedro HenriquePermalink

Olá boa tarde.

Vou para El calafate na Patagonia argentina agora em 20 de março, tenho a necessidade de já tomar essa vacina para caso eles peçam?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Pedro! É remota a possibilidade da Argentina vir a pedir a vacina, mas se você pode se vacinar, vacine-se e tire essa preocupação da cabeça para qualquer viagem.

André Menezes Costa
André Menezes CostaPermalink

Boa noite!
Vi no site da Oms , através de um arquivo de lista de países, que o certificado já é exigido para Colômbia. Essa informação é válida?
Pois moro no interior e tive notícias q os postos da anvisa têm filas gigantes, o que me fará perder um dia de trabalho para pegar o certificado. Obrigado. André.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, André! Ainda não é exigido. No próprio site da Anvisa onde você pesquisou está marcado como "recomendação" (não como "exigência"). Mas pode começar a ser exigido a qualquer momento.

Clarissa
ClarissaPermalink

Oi! No site do consulado brasileiro em Buenos Aires diz que precisa tomar a vacina tb!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Clarissa! Não precisa. Pode ser recomendado para quem for a regiões tropicais na Argentina, mas não é exigido nem no check-in, nem no desembarque. Imagine quantos relatos de gente barrada na Argentina você já não teria lido na internet.

Clarissa
ClarissaPermalink

"Com base no regulamento sanitário internacional (oms 2005), o CIVP é exigido de viajantes procedentes de países com risco de transmissão da febre amarela, dentre os quais figura o Brasil"

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Clarissa! Não é. De 2005 até hoje a equipe do site já foi à Argentina umas 20 vezes. Os leitores, umas 285.973 vezes. Ninguém nunca precisou apresentar certificado de vacinação. Se algum dia for exigido -- é uma possibilidade remota, mas não é totalmente impossível -- sairá na capa do jornal, vai dar no Jornal Nacional e no Fantástico, seus amigos no Facebook vão comentar, vai ter história de brasileiro barrado no aeroporto em todas as mídias sociais. A Argentina não é a Bolívia nem o Panamá, é um destino importante para brasileiros.

Mas se você quiser se vacinar, para tirar essa preocupação da cabeça pelo resto da vida e poder viajar sem perrengue para dezenas de destinos interessantes nas Américas, na África, na Ásia e na Oceania, a gente dá a maior força, de verdade.

Anibal de Deus
Anibal de DeusPermalink

Olha só, andei vendo que teria um formulário para preencher, mas todos os caminhos indicam essa url: https://viajante.anvisa.gov.br/viajante/

Só que ao clicar no cadastro novo, sempre caio num erro do sistema (página inexistente). Alguém por aqui fez recentemente o procedimento?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Anibal! O site da Anvisa está claramente com problemas. Mas note que o pré-cadastro não é obrigatório. Normalmente nos postos da Anvisa há um computador em que o próprio solicitante pode fazer seu pré-cadastro antes de ser atendido.

Adele
AdelePermalink

Notícias se os Estados Unidos estão pedindo ou irão pedir essa vacina? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Adele! A possibilidade é remotíssima. Os Estados Unidos não requerem vacinação contra febre amarela de viajantes provenientes de nenhum país do mundo.

Mas de novo: se você tem receio, vacine-se, você precisará da vacina para visitar dezenas de destinos interessantes nas Américas, na Ásia, na África e na Oceania.

Helio Jr
Helio JrPermalink

Oi Bóia!
Não posso tomar a vacina e viajarei com o certificado de isenção.
Sabe de algum relato deste certificado não ter sido aceito e do turista ter sido barrado?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Helio! Não temos, não. O que é um bom sinal.

Valeria
ValeriaPermalink

Hj na radio o Ricardo Freire disse q Europa nunca vai pedir vacina contra febre amarela. Não entendi o motivo...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Valeria! Quem responde é A Bóia. Só zonas tropicais estão sujeitas aos mosquitos que propagam a doença. Mas se você se vacinar, vai estar apta a viajar a dezenas de lugares interessantes nas Américas, na Ásia, na África e na Oceania.

Paulo
PauloPermalink

Tomei a 2a dose da vacina em 2008 e tenho o Certifido Internacional modelo antigo (amarelo). É necessário substituir o Certificado Internacional ou o antigo amarelo ainda é válido?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paulo! Se o certificado é internacional, estará válido pelo menos até 2018. Além disso, dependerá de os países aceitarem ou não a resolução da OMS de que não é preciso reforço da vacina.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paulo! Se o certificado é internacional, estará válido pelo menos até 2018. Além disso, dependerá de os países aceitarem ou não a resolução da OMS de que não é preciso reforço da vacina.

Thiago Russim
Thiago RussimPermalink

Ola,

Chegamos na Colômbia domingo (19/02) de manhã e nada nos pediram.

abs

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Thiago! Na Colômbia não pedem mesmo não. Está no texto. Se vierem a pedir, será avisado.

Matheus
MatheusPermalink

Ola, minha viagem esta marcada para 2 de março para a Bolívia e eu chego nesse mesmo dia ( 2 ), eu vou tomar a vacila hoje e tentar pegar o certificado ainda hoje mesmo. Ate o dia 2 de Março nao se completará 10 dias e sim 9 , será que eu terei algum problema ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Matheus! Você terá que contar com a boa vontade da cia aérea e da imigração. Não temos como saber o grau de rigor que usarão nos primeiros dias.

Claudio
ClaudioPermalink

Boa noite! Vou para St. Maarten mês que vem. Fiz a vacina em 2005 (portanto expirado aquele prazo de 10 anos), possuo a Carteira Internacional.
Algum relato quanto ao procedimento adotado pela Copa Airlines e governo de St. Maarten em relação à orientação da OMS de considerar a validade da vacina para vida toda.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Claudio! É melhor perguntar à Copa. Mas até onde sabemos, St. Maarten não exige vacina. Nunca houve nenhum relato de leitor barrado por causa disso. (O Ricardo Freire já desembarcou cinco vezes em St. Maarten, e nunca checaram sua vacina.)

Claudio
ClaudioPermalink

Boa noite Bóia, grato pela rapidez da resposta!
Conforme última lista de países da OMS, St. Maarten exige a vacina. Também liguei para a Copa Airlines e confirmaram que St. Maarten está exigindo a imunização. Quanto à validade, a atendente tinha conhecimento que a vacina agora tem validade para toda a vida porém orientou a entrar em contato com a Anvisa para confirmar a necessidade de emissão de nova Carteira Internacional de Vacinação.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Claudio! Obrigada pela informação. Se você for tirar uma segunda via, já aparecerá "LIFE" como está na foto do post. O problema é que a data da vacina continuará aparecendo. Imprima e leve com você a resolução da OMS:

http://www.who.int/ith/updates/20160727/en/

Claudio
ClaudioPermalink

Bom dia! Entrei em contato com a Anvisa e a orientação foi de emitir novamente o certificado internacional, infelizmente o centro mais próximo fica a 300 km da minha cidade...

Tatiana
TatianaPermalink

Boia, boa tarde!
Farei um pequeno cruzeiro que fará uma parada nas Bahamas. Vi que não é necessária a vacina pra quem está em cruzeiro. Ainda procede essa informação?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tatiana! Ainda não relataram nenhum problema por via marítima. Mas se você tiver tempo hábil para se vacinar e seu médico concordar, vacine-se.

Cristina
CristinaPermalink

Adorei a pergunta da Adele. Meu caso é para meu bebe de quase 3 anos - o pediatra disse p não nos preocuparmos mas meu Rick tá achando melhor - vai que o Trump...

Mariana
MarianaPermalink

Espanhóis que vão pra Bolívia precisam da vacina?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mariana! A lógica dessas exigências é a seguinte: o país que exige a vacina está se protegendo de pessoas que podem ter sido infectadas em seus lugares de origem. Se os espanhóis vão direto da Espanha para a Bolívia, não precisarão da vacina. Caso passem pelo Brasil, pode ser que exijam.

Junior
JuniorPermalink

Estarei fazendo um Cruzeiro marítimo para : St Maarten/Bahamas. Já fui vacinado contra a febre amarela. Gostaria de saber se será necessário tirar o certificado internacional de vacinação para apresentar nesses países? Grato.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Junior! A carteirinha de vacinação não é reconhecida por nenhum país. É preciso tirar o certificado internacional. Vá a um posto da Anvisa com a sua carteirinha.

José ednaldo
José ednaldoPermalink

Estou na Bolívia a passeio quando entrei no país não era necessário o certificado de Vacinação. Estou retornado na próxima semana será exigido a carteira de vacinação para voltar ao país onde eu moro.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, José! Não será não.

Eularino de Andrade
Eularino de AndradePermalink

Amigos,

Acabaram de atualizar a regra para a República Dominicana. Como vou pra lá em maio, resolvi procurar sobre o tema e parece que a partir de ontem passaram a exigir o certificado internacional de vacina contra a febre amarela, de acordo com o site da Isto É em matéria publicada em 02/04/17. Pessoal da Bóia, fica a dica para atualizar os posts sobre Punta Cana, sempre tão valiosos e completos para os viajantes.

Link da matéria: http://istoe.com.br/republica-dominicana-exige-vacinacao-da-febre-amarela-a-viajantes-do-brasil/

Grande abraço!

Maria Lucia Bueno
Maria Lucia BuenoPermalink

Uma dúvida cruel: meu marido precisa viajar para a Bolívia, porem tem mais de 60 anos e nunca foi vacinado. Como fazer, se a vacina não é recomendada a maiores de 60 anos, pois apresenta riscos nessa idade?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria Lucia! Faça o certificado de isenção. Baixe no site da Anvisa e faça seu médico assinar.

Aline Rosan da Silva
Aline Rosan da SilvaPermalink

Boa noite!

Irei para Cacun e ficarei por 3horas em conexão no Panamá ! Tomei a vacina da febre amarela mas não tenho o certificado internacional da anvisa que tomei a vacina!

Terei problemas ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Aline! O Panamá não exige para conexões. Mas se você tem a vacina, vá a um posto da Anvisa que emita o certificado. Um dia você vai precisar.

Roger
RogerPermalink

Eu tomei a vacina em 2003, e até então teria que tomar de dez em dez anos, mas parece que a OMS mudou essa instrução dizendo que basta tomar uma vez. Se não tomar uma nova dose, corro risco de ser barrado pra entrar na Venezuela? Tenho viagem marcada para daqui a 15 dias. Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Roger! Em princípio, qualquer dose tomada anteriormente já é considerada vitalícia. Ainda não recebemos nenhum relato de quem tenha sido barrado porque não tomou reforço.

Amanda Dutra dos Reis
Amanda Dutra dos ReisPermalink

Olá! Viajarei para o Peru, porém farei conexão na Bolívia. Fui vacinada no início do ano, mas joguei o certificado fora. Sei que para entrar no Peru não é necessário o certificado, entretanto minha dúvida permanece em relação a essa conexão na Bolívia, onde o certificado é necessário. A conexão é na volta. Adoro suas dicas! Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Amanda! O melhor é tirar uma segunda via do certificado.

Marcos
MarcosPermalink

Oi Boia, eu me vacinei em janeiro de 2008 (meu certificado vence no dia 17 de janeiro de 2018); estou cogitando ir para a Bolívia (entrando no país dia 6 de janeiro e saindo no dia 21). Como meu certificado vence justamente quando eu estiver lá na Bolívia, os agentes da imigração podem implicar com o meu certificado (eu sei que agora a vacina tem validade para a vida toda, mas alguns oficiais levam em conta apenas o que está escrito no certificado)?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcos! Tire uma segunda via, já aparecerá como validade para a vida inteira e dispensa lero-lero com agente de imigração.

Eduardo
EduardoPermalink

O post sobre a exigência da vacina da febre amarela na Colômbia está com comentários encerrados, então resolvi postar aqui uma informação que pode ser útil. Caso seja, peço que tentem mover o comentário para o post correto. Caso não seja, podem apagá-lo.

Segundo informado pela Avianca no momento do check-in, a vacina da febre amarela só está sendo exigida se o viajante tiver saído do Brasil menos de uma semana antes da entrada na Colômbia. Em caso de escala na Colombia, a vacina não é exigida. Saímos do Brasil em 26/ago (sábado) para Aruba. Fomos para Bogota em 02/set (sábado seguinte) e não nos pediram nada.