Vacina contra febre amarela: dose fracionada não serve para viajar

Febre amarela: Venezuela e Bolívia também exigem a vacina

vacina febre amarela panamá cuba venezuela bolívia

A lista de países que passaram a exigir vacina contra febre amarela de viajantes brasileiros só aumenta. Depois do Panamá e de Cuba, mais dois vizinhos latino-americanos anunciaram a necessidade do certificado internacional de vacinação contra febre amarela para entrar em seu território.

Na Venezuela, informa o Portal Consular do Itamaraty, a exigência já está valendo. Quem atravessar a fronteira terrestre por Roraima e for só até a cidade de Santa Elena, porém, pode entrar apenas com o certificado nacional. Já para chegadas via aérea pelo aeroporto de Caracas, o certificado internacional é o único aceito.

A Bolívia, também informa o Portal Consular, exige vacina contra febre amarela de viajantes brasileiros a partir do dia 3 de março.

Como conseguir seu certificado:


Vacina contra febre amarela
Tudo o que você precisa saber

51 comentários

O post sobre a exigência da vacina da febre amarela na Colômbia está com comentários encerrados, então resolvi postar aqui uma informação que pode ser útil. Caso seja, peço que tentem mover o comentário para o post correto. Caso não seja, podem apagá-lo.

Segundo informado pela Avianca no momento do check-in, a vacina da febre amarela só está sendo exigida se o viajante tiver saído do Brasil menos de uma semana antes da entrada na Colômbia. Em caso de escala na Colombia, a vacina não é exigida. Saímos do Brasil em 26/ago (sábado) para Aruba. Fomos para Bogota em 02/set (sábado seguinte) e não nos pediram nada.

Oi Boia, eu me vacinei em janeiro de 2008 (meu certificado vence no dia 17 de janeiro de 2018); estou cogitando ir para a Bolívia (entrando no país dia 6 de janeiro e saindo no dia 21). Como meu certificado vence justamente quando eu estiver lá na Bolívia, os agentes da imigração podem implicar com o meu certificado (eu sei que agora a vacina tem validade para a vida toda, mas alguns oficiais levam em conta apenas o que está escrito no certificado)?

    Olá, Marcos! Tire uma segunda via, já aparecerá como validade para a vida inteira e dispensa lero-lero com agente de imigração.

Olá! Viajarei para o Peru, porém farei conexão na Bolívia. Fui vacinada no início do ano, mas joguei o certificado fora. Sei que para entrar no Peru não é necessário o certificado, entretanto minha dúvida permanece em relação a essa conexão na Bolívia, onde o certificado é necessário. A conexão é na volta. Adoro suas dicas! Obrigada.

Eu tomei a vacina em 2003, e até então teria que tomar de dez em dez anos, mas parece que a OMS mudou essa instrução dizendo que basta tomar uma vez. Se não tomar uma nova dose, corro risco de ser barrado pra entrar na Venezuela? Tenho viagem marcada para daqui a 15 dias. Obrigado!

    Olá, Roger! Em princípio, qualquer dose tomada anteriormente já é considerada vitalícia. Ainda não recebemos nenhum relato de quem tenha sido barrado porque não tomou reforço.

Boa noite!

Irei para Cacun e ficarei por 3horas em conexão no Panamá ! Tomei a vacina da febre amarela mas não tenho o certificado internacional da anvisa que tomei a vacina!

Terei problemas ?

    Olá, Aline! O Panamá não exige para conexões. Mas se você tem a vacina, vá a um posto da Anvisa que emita o certificado. Um dia você vai precisar.

Uma dúvida cruel: meu marido precisa viajar para a Bolívia, porem tem mais de 60 anos e nunca foi vacinado. Como fazer, se a vacina não é recomendada a maiores de 60 anos, pois apresenta riscos nessa idade?

    Olá, Maria Lucia! Faça o certificado de isenção. Baixe no site da Anvisa e faça seu médico assinar.

Amigos,

Acabaram de atualizar a regra para a República Dominicana. Como vou pra lá em maio, resolvi procurar sobre o tema e parece que a partir de ontem passaram a exigir o certificado internacional de vacina contra a febre amarela, de acordo com o site da Isto É em matéria publicada em 02/04/17. Pessoal da Bóia, fica a dica para atualizar os posts sobre Punta Cana, sempre tão valiosos e completos para os viajantes.

Link da matéria: http://istoe.com.br/republica-dominicana-exige-vacinacao-da-febre-amarela-a-viajantes-do-brasil/

Grande abraço!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.