Vacina contra febre amarela: dose fracionada não serve para viajar

Febre amarela: Venezuela e Bolívia também exigem a vacina

vacina febre amarela panamá cuba venezuela bolívia

A lista de países que passaram a exigir vacina contra febre amarela de viajantes brasileiros só aumenta. Depois do Panamá e de Cuba, mais dois vizinhos latino-americanos anunciaram a necessidade do certificado internacional de vacinação contra febre amarela para entrar em seu território.

Na Venezuela, informa o Portal Consular do Itamaraty, a exigência já está valendo. Quem atravessar a fronteira terrestre por Roraima e for só até a cidade de Santa Elena, porém, pode entrar apenas com o certificado nacional. Já para chegadas via aérea pelo aeroporto de Caracas, o certificado internacional é o único aceito.

A Bolívia, também informa o Portal Consular, exige vacina contra febre amarela de viajantes brasileiros a partir do dia 3 de março.

Como conseguir seu certificado:


Vacina contra febre amarela
Tudo o que você precisa saber

51 comentários

Tomei a 2a dose da vacina em 2008 e tenho o Certifido Internacional modelo antigo (amarelo). É necessário substituir o Certificado Internacional ou o antigo amarelo ainda é válido?

    Olá, Paulo! Se o certificado é internacional, estará válido pelo menos até 2018. Além disso, dependerá de os países aceitarem ou não a resolução da OMS de que não é preciso reforço da vacina.

    Olá, Paulo! Se o certificado é internacional, estará válido pelo menos até 2018. Além disso, dependerá de os países aceitarem ou não a resolução da OMS de que não é preciso reforço da vacina.

Hj na radio o Ricardo Freire disse q Europa nunca vai pedir vacina contra febre amarela. Não entendi o motivo…

    Olá, Valeria! Quem responde é A Bóia. Só zonas tropicais estão sujeitas aos mosquitos que propagam a doença. Mas se você se vacinar, vai estar apta a viajar a dezenas de lugares interessantes nas Américas, na Ásia, na África e na Oceania.

Oi Bóia!
Não posso tomar a vacina e viajarei com o certificado de isenção.
Sabe de algum relato deste certificado não ter sido aceito e do turista ter sido barrado?

Notícias se os Estados Unidos estão pedindo ou irão pedir essa vacina? Obrigada.

    Olá, Adele! A possibilidade é remotíssima. Os Estados Unidos não requerem vacinação contra febre amarela de viajantes provenientes de nenhum país do mundo.

    Mas de novo: se você tem receio, vacine-se, você precisará da vacina para visitar dezenas de destinos interessantes nas Américas, na Ásia, na África e na Oceania.

Olha só, andei vendo que teria um formulário para preencher, mas todos os caminhos indicam essa url: https://viajante.anvisa.gov.br/viajante/

Só que ao clicar no cadastro novo, sempre caio num erro do sistema (página inexistente). Alguém por aqui fez recentemente o procedimento?

    Olá, Anibal! O site da Anvisa está claramente com problemas. Mas note que o pré-cadastro não é obrigatório. Normalmente nos postos da Anvisa há um computador em que o próprio solicitante pode fazer seu pré-cadastro antes de ser atendido.

“Com base no regulamento sanitário internacional (oms 2005), o CIVP é exigido de viajantes procedentes de países com risco de transmissão da febre amarela, dentre os quais figura o Brasil”

    Olá, Clarissa! Não é. De 2005 até hoje a equipe do site já foi à Argentina umas 20 vezes. Os leitores, umas 285.973 vezes. Ninguém nunca precisou apresentar certificado de vacinação. Se algum dia for exigido — é uma possibilidade remota, mas não é totalmente impossível — sairá na capa do jornal, vai dar no Jornal Nacional e no Fantástico, seus amigos no Facebook vão comentar, vai ter história de brasileiro barrado no aeroporto em todas as mídias sociais. A Argentina não é a Bolívia nem o Panamá, é um destino importante para brasileiros.

    Mas se você quiser se vacinar, para tirar essa preocupação da cabeça pelo resto da vida e poder viajar sem perrengue para dezenas de destinos interessantes nas Américas, na África, na Ásia e na Oceania, a gente dá a maior força, de verdade.

Oi! No site do consulado brasileiro em Buenos Aires diz que precisa tomar a vacina tb!

    Olá, Clarissa! Não precisa. Pode ser recomendado para quem for a regiões tropicais na Argentina, mas não é exigido nem no check-in, nem no desembarque. Imagine quantos relatos de gente barrada na Argentina você já não teria lido na internet.

Boa noite!
Vi no site da Oms , através de um arquivo de lista de países, que o certificado já é exigido para Colômbia. Essa informação é válida?
Pois moro no interior e tive notícias q os postos da anvisa têm filas gigantes, o que me fará perder um dia de trabalho para pegar o certificado. Obrigado. André.

    Olá, André! Ainda não é exigido. No próprio site da Anvisa onde você pesquisou está marcado como “recomendação” (não como “exigência”). Mas pode começar a ser exigido a qualquer momento.

Olá boa tarde.

Vou para El calafate na Patagonia argentina agora em 20 de março, tenho a necessidade de já tomar essa vacina para caso eles peçam?

    Olá, Pedro! É remota a possibilidade da Argentina vir a pedir a vacina, mas se você pode se vacinar, vacine-se e tire essa preocupação da cabeça para qualquer viagem.

Olá! Só a carteirinha de vacinação não é suficiente? Precisa desse certificado internacional?

    Olá, Elis! Sim, para viajar a um país que exija a vacina, o certificado precisa ser internacional. Leve sua carteirinha a um posto da Anvisa que emita o certificado.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito