Celular na Europa: como aproveitar o roaming sem custo desde 15 de junho

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Europa roaming sem custo

Desde 15 de junho de 2017 está em vigor a resolução da União Européia que impede a cobrança por roaming internacional dentro dos 28 países da comunidade. Agora, numa viagem picadinha pela Europa, você pode comprar um simcard (chip) pré-pago num país e usar em outros países, sem precisar adquirir um plano especial para isso.

O roaming grátis funciona em todos os países da Europa?

Não. Só nos países da Comunidade Européia. Noruega e Islândia, que estão fora da comunidade, aderiram ao acordo. Mas Suíça e Liechtentstein estão fora (assim como a Turquia). Quando o Reino Unido efetivar o Brexit, o acordo deve deixar de valer em território britânico (a não ser que haja uma negociação ou oferta específica sobre isso).

O roaming grátis funciona em todas as operadoras da Europa?

Não. Funciona apenas nas operadoras que já ofereciam roaming internacional em todos os seus simcards (chips), tanto pós-pagos quanto pré-pagos. Essas operadoras são as grandes marcas da telefonia móvel, como Orange, Vodafone, O2, Movistar, TIM. Todas costumam ter lojas bem-montadas espalhadas pelas grandes cidades e usam redes 4G. Muitas delas já ofereciam planos com roaming internacional de dados, mas eram mais caros do que os exclusivamente domésticos. Agora não há mais diferença de preço: todos os simcards dessas grandes operadoras já oferecem roaming internacional pelo mesmo preço que cobrariam pelo antigo plano exclusivamente local.

Que operadoras da Europa não oferecem o roaming internacional?

As operadoras baratinhas, como Lycamobile e Lebara, que sublocam as redes 3G e 2G das grandes operadoras, aboliram planos pré-pagos com roaming internacional. A lei não obriga que as operadoras ofereçam o roaming; apenas proíbem que cobrem valores diferentes por planos do mesmo tamanho (obrigadíssimo pela explicação, Andre L). O nicho dessas operadoras é o mercado de imigrantes, não de viajantes.

De agora em diante, só vale a pena comprar os simcards (chips) dessas operadoras se você vai ficar o tempo todo naquele país. E mesmo assim, leve em conta que seu celular vai funcionar em 3G (de vez em quando, em 2G).

Quanto custa um simcard europeu com roaming internacional grátis?

Os preços variam de país para país e também de acordo com o plano de dados escolhido. Pense em investir entre 25 e 50 euros na sua conexão em 4G por todos os países da sua viagem. Se você for heavy-user de mapas (que consomem muito dado) e ficar googlando tudo a toda hora (como eu), você pode gastar uns 2 a 3 gigas por semana. Mas se você for mais comedido, baixar os mapas para usar offline e aproveitar o wifi sempre que possível, vai ver que 1 giga por semana dá muito bem.

Dá pra comprar esses simcards com roaming internacional na Europa já no aeroporto?

Não é comum que essas grandes operadoras tenham loja em aeroportos. Normalmente os simcards vendidos em aeroportos (em quiosques ou bancas de revista) são das operadoras baratinhas.

Caso você faça questão de ter conexão desde o momento do desembarque, sem esperar até chegar à cidade e encontrar uma loja de operadora de primeira linha, pode ativar o plano de roaming internacional da sua operadora brasileira. A diária de dados custa R$ 39,99 -- ou seja, uns 11 euros. É caro, mas se você não pode ficar um minuto sem conexão, é uma boa solução provisória até você comprar seu simcard europeu.

Quando eu instalo o chip europeu, eu perco meu número brasileiro?

Você perde o número de seu telefone, sim. Deixa de receber chamadas convencionais e também mensagens de texto (como, por exemplo, os avisos de despesa do seu cartão de crédito). O número do seu WhatsApp, porém, não muda. Ao detectar um novo chip no telefone, o aplicativo pergunta se você quer manter o número original ou se quer mudar para o novo. É só escolher a opção de manter o número antigo. Todos os seus amigos vão continuar achando você, e sua lista de contatos vai continuar funcionando.

O que eu preciso para comprar um simcard europeu?

É fundamental que o seu telefone seja desbloqueado (hoje em dia, a imensa maioria é). As palavras mágicas para pedir o seu chip pré-pago em inglês são: "prepaid simcard". Na hora de escolher o seu plano, escolha pela oferta de dados ("data"). É bastante provável que a loja da grande operadora exija o seu passaporte para fazer a venda (as baratinhas normalmente não pedem).

Onde eu descubro as operadoras, os planos e as lojas?

A melhor fonte de informação sobre chips/simcards com planos pré-pagos de dados no mundo inteiro é o espetacular site colaborativo Prepaid Data SIM Card Wiki (em inglês).

Está tudo organizado e atualizado por país: as principais operadoras, os preços dos planos pré-pagos e o link para os sites, para o localizador de lojas. (Outra maneira de encontrar as lojas é pelo Google Maps.)

Aqui vão os links para as páginas dos países mais visitados por brasileiros: Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Espanha, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Portugal, Reino Unido e República Tcheca.

Leia mais:

263 comentários

Elen
ElenPermalinkResponder

Olá!
Gostei muito desta iniciativa de tirar nossas dúvidas, parabéns! No próximo dia 30 parto para a Itália e vou ficar só lá. Vou usar bastante GPS e vou ficar por 40 dias, mais que o prazo de validade do chip que as empresas geralmente dão (30 dias). Também tinha me interessado pela easysim4u, mas vendo os preços e reclamações, desisti. O que seria mais indicado pra mim? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elen! Compre um chip local. É só passar numa loja de operadora.

Carlos luna
Carlos lunaPermalinkResponder

Olá.Estarei na Europa por 15 dias,chegando por Paris e passando pela Suíça e Áustria. Qual operadora funcionaria nos 03 países e seria possivel comprar no aeroporto de Paris?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos! Compre um chip Orange ao chegar.

maria claudia
maria claudiaPermalinkResponder

Ola!!!!
Setembro ficarei 15 dias na Europa entre Italia, ALemanha, Belgica, Holanda , França. Qual o melhor operadora para usar apenas internet???? Estou em duvida entre EasySim4You e Orange.

Giselle Faria
Giselle FariaPermalinkResponder

Olá Ricardo! Um prazer falar contigo! Acompanhei muitos videos do seu canal, pois viajo para a Europa em Julho/2018 e achei seu canal muito interessante. Pode me esclarecer uma dúvida? Li os comentários acima e sua indicação de comprar o chip ORANGE. Como vou ficar 10 dias entre França e Itália, com meu filho, você recomenda um chip para o celular de cada um de nós ou não.. digo isso por conta de usar o WIFI das cidades ( Paris e Roma ) .. nesses lugares o WIFI é livre em muitos locais? Em caso positivo, compraria somente um CHIP e faria uso tbm do WIFI local... O que vc recomenda? Obrigada! Abs!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gisele! O chip Orange funcionará em Roma. Wifi você vai ter no hotel e em lugares como McDonald's e Starbucks. Não conte com wifi aberto em todo lugar, porque não tem.

Isabela
IsabelaPermalinkResponder

Na terça viajo pra Portugal, depois vou pra Malta, Itália, Polonia e volto pela Romênia. Vale a pena comprar um chip da Vodafone para usar durante a viagem? Quando morei em Portugal era a operadora que gostava de usar mas agora não sei se ainda vale a pena.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Isabela! Ao comprar o chip, confirme se o plano inclui roaming europeu.

Gabriel
GabrielPermalinkResponder

Olá!
Assinei o Passaporte Europa da Claro logo que foi lançado.
Já usei na Espanha, Ilhas Canárias, Itália, Grécia (incluindo ilha de Milos), Chipre.
Funcionou muito bem, como se eu estivesse no Brasil. Inclusive fiz ligações para o Brasil e ligações para o país onde estava e tudo ok. A cobrança também veio certa.

celio
celioPermalinkResponder

Bom dia Gabriel. gostaria de saber se esse plano da Claro que vc contratou tem um prazo ou fidelidade! ou seja;irei ficar apenas 15 dias na Europa,tenho que pagar por 1 ano?! Grato pela atenção!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Célio! Sim, o contrato é de um ano. Somando todas as prestações mensais, dá uns 50 euros.

Tatiane
TatianePermalinkResponder

Boa tarde. Ficarei 10 dias em Portugal e 8 na Espanha. Qual o chip com internet mais indicado?
Grata.

Scimeire Paes
Scimeire PaesPermalinkResponder

Bom dia! Estou buscando informações sobre o uso do passaporte Claro Europa. Eu viajo mês que vem. Você tem recebido bons feedbacks sobre esse plano?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Scimere! Sim, os melhores possíveis:
https://www.viajenaviagem.com/2018/05/chip-multipaises/

Erica
EricaPermalinkResponder

Bom dia. Gostaria de saber se é possível compartilhar a internet com o chip da Orange, estarei em Paris e Londres com meus filhos. será q um chip só da pra todos usarem?
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Erica! É raro um chip pré-pago permitir compartilhamento, pergunte ao comprar.

Ana
AnaPermalinkResponder

Estive na Espanha 2 anos atrás e guardei o chip Vodafone que comprei lá, minha dúvida: vou viajar novamente para lá , é possível reativar apenas comprando créditos? Ou depois de tempos sem uso nem recargas o número é "cancelado" ?? Qq dica ajuda, obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! Normalmente esses números pré-pagos são cancelados depois de falta de recarga. Não sei como é especificamente este plano, mas acho difícil o chip estar operante.

Rosane
RosanePermalinkResponder

Olá! Tenho procurado informações sobre a melhor opção para a minha viagem, que atenda aos locais que visitarei e que possa ser utilizado por todo o período em que estiver fora. Estou indo em agosto para a Croácia, Eslovênia, Bósnia e Montenegro. Serão pouco mais de 30 dias. Vocês poderiam me indicar a melhor opção para dados, que abranja esses 4 países e possa funcionar por mais de 30 dias?
Muito obrigada por sempre nos ajudarem com informações claras e objetivas!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rosane! Ao chegar à Croácia passe na loja de uma das três grandes operadoras e peça um chip com plano de roaming europeu.

http://prepaid-data-sim-card.wikia.com/wiki/Croatia

Não estou certo de que funcione na Bósnia ou em Montenegro, porque não pertencem à UE.

MARIA HELENA
MARIA HELENAPermalinkResponder

Planejo ficar 10 dias na Europa Central (Praga, Viena e Budapeste) e mais 20 dias em Portugal em 2019. Tenho um simcard pre´pago da Vodafone adquirido em Portugal em 2017, vale a pena reativar? Se sim, ele funcionará também nos países da Europa Central? Caso não valha a pena reativar, se eu comprar um novo em Praga (primeiro destino) poderei usar em todos os países visitados com o mesmo número?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Helena! Normalmente números pré-pagos caducam depois de algum tempo sem recarga.

Emily
EmilyPermalinkResponder

Olá, bom dia ! Sexta que vem viajarei para Europa, com conexão em Paris, gostaria de saber onde compro o chip com roaming internacional dentro do Aeroporto. Viajarei para Hungria, Roma, Grécia, Londres, Irlanda e Holanda, qual operadora indica para eu comprar ? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Emily! Nas lojas Relais. Compre carte sim Orange.

Alexandre Raciskas

Ricardo, grande publicitário, td bem? acabei de comprar um simcard para uma viagem que farei em novembro para Alemanha, Austria, Rep Checa e Polonia... Pergunto se o waze funciona bem com ele e se é necessário criar uma nova conta, já que mudarei o chip pelo internacional que comprei e o numero do Brasil não será usado... comprei este chip = (https://www.easysim4u.com/4G-EUROPA-11000.htm).
abs e sucesso!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alexandre! Quem responde é A Bóia. Todos os apps do seu telefone continuam funcionando normalmente sob o novo número,seja qual for o chip que você insira no telefone. Pode ser um chip local, também.

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Voltei agora de uma viagem à Portugal e Espanha e, assim q cheguei no aeroporto de Lisboa, comprei um chip de dados da Vodafone por 10 euros. Fiquei conectada por 15 dias nos 2 países, todo o tempo. Adorei!

Ute Rasp
Ute RaspPermalinkResponder

Compramos um chip vodafone internacional em Milão por um mês. Cumpriu bem seu papel. Saimos de Milão e fomos para Shanghai e Dubai e lá não funcionou a oferta de 6 euros por dia italiano. Quando completou um mês estávamos bnaa Alemanha e não conseguimos recrregar o chip de jeito nenhum, nem mesmo com cartão de crédito internacional desbloqueado. A Vodafone alemã alegou que a Vodafone italiana não funciona lá....hã????? Vácuo total!!!! Teria que estar na Itália pra recarregar.

Ziby
ZibyPermalinkResponder

Olá ,eu uso o Lycamobile no Reino Unido e saindo do Reino Unido para Portugal o roaming não funciona ?em Lisboa também tem o Lycamobile.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ziby! Vai depender do seu plano.

Daniela Caricilli

Bom dia,

Farei uma viagem de 22 dias em setembro pela Italia e Portugal, qual o melhor chip para usar? Compensaria o passaporte da Claro?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniela! Sempre é melhor comprar o chip local. No passaporte da Claro você está limitada à sua franquia no Brasil. Se for grande, pode funcionar bem.

Michael
MichaelPermalinkResponder

Ola ricardo. Blza?
Acompanho voce sempre na bandnews, e tento pegar algumas dicas para minha viagem.
Vou em dezembro para Europa, chego em Lisboa dia 04 e durante 27 dias passo na Itália, Croácia, Grécia, Alemanha, Holanda, França e Espanha. Qual o forma de me manter conectado?
Obrigado desde já

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Michael! Quem responde é A Bóia. Meio corrida a sua viagem, não?

Ao comprar um chip explique sua situação e o atendente verá o chip que melhor atende à sua necessidade. O Ricardo Freire está na Itália e comprou um chip TIM com 10 gigas, mas apenas 4 gigas podem ser usados em roaming.

Se já quiser sair com um chip no celular aqui no Brasil, o da Flexiroam, que é caro, pode funcionar para você.

Michael
MichaelPermalinkResponder

Ola Bóia. A viagem acelerou pra tem um cruzeiro. Kkkk. Ok. Vou tentar comprar o chip do aeroporto de lisboa aqui do Brasil está caro demais.
Muito obrigado pela dica.

Margareth Negrao

Olá, Gostei muito das dicas e comentários, mas ainda tenho algumas dúvidas: Viajo pra Europa em setembro (Portugal, Itália e Grécia) por 23 dias. Gostaria de saber qual chip comprar para esses três países, se devo comprar para 30 dias (tem as opções de dias) e se você sabe também qual a antecedência que devo comprar para receber em casa o chip. Muito obrigada.

Jade
JadePermalinkResponder

Olá, vou passar 30 dias na Alemanha e Portugal. Tenho pesquisado o simcard em SP e a cobertura não está clara, além dos valores bem elevados. Qual simcard vc me indica e onde posso compra-lo? Muito obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jade! É mais barato fazer na Europa. Na Alemanha você pode comprar um T-Mobile ou Vodafone (de primeira linha) ou das baratinhas Lebara e Lycamobile. Sempre confirme com o vendedor que o chip tem roaming europeu.

José Roberto
José RobertoPermalinkResponder

Olá tubo bem ? vou viajar para a Europa (França e Itália) e preciso continuar com o mesmo numero do Brasil para receber e fazer ligações no meu celular , é possível adquirir um chip que mantenha o mesmo numero do Brasil ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, José Roberto! Você pode fazer portabilidade para a Claro e compra o plano Claro Europa, que mantém o seu número brasileiro.

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/2018/05/chip-multipaises/

José Roberto
José RobertoPermalinkResponder

Olá tudo bem ? Estou indo para França e Itália, é possível manter o mesmo numero do meu celular para receber e fazer ligações ao comprar um chip na Europa?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, José Roberto! Não dá. Mas você mantém seu número no WhatsApp.

Priscilla
PriscillaPermalinkResponder

Olá, viajarei para Portugal, Espanha e Itália no final do mês de agosto e gostaria de saber qual melhor chip que me atenderia. Ficarei 22 dias. Comprando pela internet estou achando o valor meio salgado.

Wesley Pacheco

Olá Bóia!
Em outubro vou para Amsterdam, Paris e Barcelona e farei conexão em Madri, pergunto: se eu comprar o chip da Orange no aeroporto de Madri vai funcionar para os outros países acima?
Desde já agradeço,

Wesley

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Wesley! Teoricamente, sim. Certifique-se ao comprar o plano de que o chip tem roaming europeu. Desbloqueie o roaming internacional de dados ao sair da Espanha.

gislene
gislenePermalinkResponder

ola boa tarde, estou com um problemão..viajo agora dia 21/08 para a dinamarca e depois vou para a italia..devo ficar fora 35 dias..e o meu plano e operadora da claro nao sao compativeis com o roaming ...nao consigo habilita-lo a nao ser pra italia e assim mesmo devo pagar 7,99 por mega trafegado..alguem pode me ajudar? alguma solução? comprar um chip de outra operadora daria certo/ e qual seria? obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gislene! Compre um chip local na Dinamarca. Pergunte se o plano inclui roaming europeu. Ao chegar à Itália, desbloqueie o roaming internacional de dados.

Tathiana
TathianaPermalinkResponder

Boa tarde! Vou fazer um cruzeiro q sai de Veneza, passando por algumas Ilhas Gregas e Croácia. Gostaria de usar internet durante toda a viagem, inclusive no navio. Sabe qual seria a melhor opçao pra mim?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tathiana! Internet depende de sinal. O sinal das operadoras telefônicas só tem retransmissores no continente. No meio do mar, só tem o sinal do wifi do próprio navio, que cobra à parte pela conexão.

Suzana
SuzanaPermalinkResponder

Olá! Há informações atualizadas se o acordo de roaming internacional está valendo para a Inglaterra? Pretendo comprar um chip da Orange em Paris para usá-lo lá e em Londres. Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Suzana! Se o plano comprado tiver roaming, vai.

Leo
LeoPermalinkResponder

Só pra relatar minha experiência, comprei chip da Vodafone em Portugal, pra usar em roaming internacional por 30 dias: 10 euros. Funcionou super bem em Portugal, claro, na Alemanha e na Áustria. Na República Tcheca, funcionou bem em Cesky Krumlov, mas deu problema em Praga durante 4 dias... Não entendi o porquê disso. Mas valeu super a pena usar esse chip. Abs.

Terezinha Guimaraes Andrade

Comprei na Espanha um chip da operadora Orange e não consegui utilizar na Alemanha. Tive que comprar outro Orange não funciona na Alemanha. Estou furiosa pois na Espanha me disseram o contrário assim como esse artigo

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Terezinha! Você desbloqueou o roaming de dados?

Gilberto de Jesus

Olá, estava prestes a adquirir o plano "Voz e Dados Europa" da Easysim4u, por U$ 67.00, com entrega aqui no Brasil. Porém, há umas duas semanas, este plano não está mais disponível no site, fazendo presumir que não é mais comercializado. Alguém sabe de alguma coisa? Viajo dia 01/10. Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gilberto! Parece que a falta do produto é temporária. Caso você desembarque em Paris, saiba que o chip é exatamente o mesmo da Orange vendido nas lojas Relais do aeroporto a 40 euros.

Renata
RenataPermalinkResponder

Oi Bóia! Esse chip da orange funciona na Bélgica, Alemanha e Dinamarca? qual seria o mais indicado, comprar o easysim4you ou esse no aeroporto?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata! Os dois devem funcionar. O do aeroporto é mais barato.

Izaias de Araujo

Olá, boa tarde.

Estou indo para Londres em 17/10, pórem meu voo tem conexão em Roma, pensei em comprar o simcard Vodafone no Aeroporto Fiumicino. A dúvida é, compro o Vodafone em Roma, ou aguardo chegar em Londres para comprar o Orange? Entre Vodafone e Orange, qual o melhor? Visitarei, Inglaterra, Belgica, Holanda e França.O que você acha?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Izaias! Você não sairá da área de trânsito internacional na conexão em Roma e não terá chance de comprar nenhum simcard. Sua imigração será feita somente em Londres, porque o Reino Unido não faz parte do Espaço Schengen.

Izaias de Araujo

Entendi. No aeroporto de Londres Heathrow tem alguma loja que venda prepaid simcard? Tem algum local para me indicar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Izaias! Tem máquinas que vendem cartão junto às esteiras do desembarque.

Anelise
AnelisePermalinkResponder

Olá! Agradeço também! Estou indo no próximo mês para Itália, Bósnia, Fátima e iria comprar easysim4u mas fiquei com medo do volume de reclamações. Será que eu não encontro uma grande operadora destas já no aeroporto, já que estarei em excursão???

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Anelise! O Ricardo Freire testou agora um easysim4u e funcionou direito. É mais caro que os chips locais europeus. O Vodafone que ele comprou em Lisboa e o Orange que comprou em Paris funcionaram bem em outros países, mas o TIM que comprou na Itália só funcionou dentro do país.

Cida Ferreira
Cida FerreiraPermalinkResponder

Como faço para habilitar o roaming internacional de dados ao sair de Portugal para Madri depois para Paris.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cida! Desbloqueando o roaming de dados nas configurações do seu celular. Por favor não faça a mesma pergunta em vários posts.

Camilli Chamone

Oi, pessoal! Tudo bem? Espero que sim! smile
Vou para a Escócia no final de outubro e gostaria de saber se o Brexit mudou as regras para a telefonia do Reino Unido.
Pensei em adqurir o chip da EasySim4U, mas há tantas reclamações bizarras no Reclame Aqui, que fiquei com medo. Acho que vou comprar um chip na Eiropa mesmo.
Gratidão pela ajuda!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Camili! O Brexit não aconteceu ainda. O Reino Unido ainda faz parte da União Européia. O easysim4u trocou o chip que vendia para a Europa. Antes era um T-Mobile americano que funcionava mal e porcamente, agora é um Orange francês. Verifique se as reclamações são recentes. De todo modo, comprar chip direto na Europa é sempre mais barato.

ALANO DE ARAUJO FERNANDES FILHO

Olá, ficarei 15 dias na Europa Central (Budapeste, Viena e Praga). Faço conexão em lisboa por 4 horas. Pretendo comprar ainda no aeroporto de Lisboa o chip de dados da Vodafone. Consegue dizer se ele funcionará de maneira apropriada nas cidades citadas? Li que mesmo após o acordo de roaming entre os países da UE o plano de dados poderá sofrer algumas restrições. Sabe me dizer quais são estas restrições?

Muito obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alano! Teoricamente funcionará. Confirme com o vendedor.

Mara
MaraPermalinkResponder

olá, vou no ano que vem para italia, mas vou de navio e tem uma descida em Malaga na Espanha, estava pensando em comprar um chip lá da Vodapone, habilitar ele e depois usar na Italia, pois vou descer no Porto de Savona(italia) em pleno domingo e pegar o carro no aeroporto de Genova, vou precisar do GPS do celular para dirigir e estou comedo de deixar para comprar no Aeroporto de Genova e não ter loja que venda o chip local. Qual seria o melhor plano, vou ficar 15 dias na Italia.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mara! Entre numa loja Vodafone, Movistar ou Orange e peça um simcard que tenha plano de dados incluindo a Europa.

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Olá Bóia!
Viajo para Amsterdã, Bélgica e Paris a partir do dia 18/10, por 16 dias. Chego por Amsterdã. Estou na dúvida entre Vodafone, Lycamobile e Lebara. Todas afirmam que têm planos com roaming europeu, mas as duas últimas informam que existe um limite de dados.
Melhor comprar o simcard com roaming europeu da Vodafone? Funciona legal na Bélgica e em Paris?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! Espere maior velocidade e menos letras miúdas com as cias de primeira linha, como a Vodafone.

SILVIO
SILVIOPermalinkResponder

Ola, em 30 dez 18 estarei indo para Paris e depois um roteiro e]incluindo Italia e Portugal, durante 15 dias. Qual a melhor operadora para comprar que atende os 3 países, com pacote de dados e SMS e ligaçõs um pouco.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Silvio! Compre o chip da Orange nas lojas Relais do aeroporto.

Gabriel
GabrielPermalinkResponder

Olá, irei viajar para Londres onde ficarei alguns e em seguida para a Croácia, qual operadora você me indicaria comprar o Chip que seja eficiente nos 2 países. Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabriel! As operadoras de primeira linha no Reino Unido são a EE, a Vodafone e a O2. Ao comprar o simcard, confirme com o vendedor se vai funcionar em roaming europeu.

Tereza
TerezaPermalinkResponder

Será que Orange me atende em Portugal, Praga, Viena e Budapeste ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tereza! Deve atender. Mas não vendem Orange em Portugal não.

Eliane
ElianePermalinkResponder

Voltei recentemente de uma viagem à Europa que incluiu países da União Europeia e a Suíça. Entramos na UE fazendo imigração pela Holanda, seguimos para Bruxelas, Suíça, Luxemburgo, novamente Bruxelas e Amsterdam. No primeiro dia em Bruxelas, comprei um sim card da Orange, e a vendedora me garantiu que funcionaria em outros países da União Europeia. Quando seguíamos para a Suíça de carro, o chip parou de funcionar ainda em território francês. Ao retornar, passamos por Luxemburgo, o sim card continuava inativo. E não adiantou ir a uma loja da Orange naquele país, o funcionário disse que só poderia tratar de sim cards comprados em Luxemburgo. Voltamos a Bruxelas e o sim card voltou a permitir o tráfego de dados. Mas foi só pegar um trem rumo a Amsterdam para ele parar de funcionar novamente.Em Amsterdam, comprei outro sim card KPN, baratinho.
Na Suíça, comprei um sim card da Sunrise, funcionou sem problemas, exceto em Lucerna. Assim que cheguei à cidade, meu celular não se conectava à internet de jeito nenhum. Não atingi o limite de dados com qualquer dos chips, gastei cerca de 70 euros para muito pouco acesso. Mas o mais curioso é que o sim card que meu esposo comprou em um quiosque em Schiphol, apesar do vendedor dizer que só funcionaria nos países da UE, permitiu a navegação durante toda a viagem, inclusive na Suíça, sem interrupção.

Carlos Pires
Carlos PiresPermalinkResponder

Sempre comprei chips quando viajei para Europa. Ano passado não funicionou muito bem, pois o chip da Wind comprado na Itália, quando chegou na Suiça consumiu 20 euros em 3 dias. Recarreguei e comecei a poupar. Na França parou novamente, mais 20, só voltou a ficar bom na Italia novamente. Saiu caro a brincadeira. Este ano fui ao Canadá e lá a telefonia é carissima. Comprei para a mulher um chip da T-Mobile americano que fazia roaming no Canada ilimitado, e para os fixos no Brasil, com 5Gb. de internet. Funcionou OK apesar das 5-10 ligações erradas/call center por dia. Para mim eu usei uma oferta da Claro, o tal 'passaporte américa' que garantia o mesmo plano que eu tenho no Brasil no Canadá por até 30 dias por 10,00 ao mes durante 12 meses. Foi um grande achado, muito melhor que o chip da T-mobile. Na proxima viagem a Europa vou utilizar esta promoção que para Europa é um pouco mais cara, mas se for o dobro já vale a pena, pois a gente mantém o número do Brasil e chama ilimitado para cá. Finalmente um roaming internacional razoável.

Pedro
PedroPermalinkResponder

Olá.. Tinha comprado um chip da O2 em Praga e ele funcionou perfeitamente em Plzen, Cesky Krumlov e Karlovy Vary, porém.ao para Dresden a internet simplesmente parou de funcionar....consultei o consumo de dados e ainda tinha megas disponíveis....O que pode ter acontecido?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Pedro! Ou você não desbloqueou o roaming internacional de dados nas configurações, ou o chip não tinha roaming europeu.

Thaís
ThaísPermalinkResponder

Olá, tudo bem?
Desculpe o incomodo mas gostaria de tirar uma dúvida. Existe algum chip que eu consiga internet e ligações para o Brasil? Porque meus pais não usam muito internet e pra falar com eles precisaria ser por ligação mesmo.
Vou de navio, então fico pela Europa por 10 dias, passando pela Itália, Portugal e Espanha.
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thaís! Vocês podem se falar pelo WhatsApp.

José
JoséPermalinkResponder

Comprei meu chip em uma loja da Orange em Paris, para 14 duas na Europa no dia 27 de outubro agora estou em Veneza e nada funciona. O que fazer?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, José! Você desbloqueou o roaming de dados nas configurações? Precisa desbloquear. (O Ricardo Freire comprou mês passado exatamente esse chip na França e usou em Portugal e na Itália sem problemas.)

Silvia
SilviaPermalinkResponder

Gostaria de relatar minha péssima experiência com o Easysim. Comprei o chip com 15 dias de antecedência, mas paguei uma taxa para entregarem em sete dias para evitar problemas. Como não chegou, liguei para o número fornecido no email de confirmação e descobri que o número era dos Correios e não da empresa. Graças à boa vontade da funcionária dos Correios, obtive um telefone da Easysim. Liguei dois dias seguidos, ficaram de fazer contato via email, que nunca chegou. Apelei para o chat e o atendente disse que eu esperasse pacientemente, pois iam enviar email. Expliquei que haviam dito isso duas vezes e nada aconteceu. A opção que me deu foi cancelar a compra, pois embarco em 24h e não acredito que encontrassem uma solução rápida, depois de 15 dias de enrolação. Mas eles parecem não ter qualquer preocupação com o cliente. Cancela e pronto. Só espero que, além da aporrinhação, não tenha prejuízo financeiro.

Monica Carvalho

Olá! Algumas operadoras brasileiras como a Claro oferecem adesão ao pacote Europa que é cobrado a parte, mas promete cobertura em toda Europa. Vc sabe dizer se funciona? Já ouviu alguma crítica em relação a esse pacote? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mônica! O Ricardo Freire testou. Funcionou muito bem. Mas a partir do 31o. dia de viagem não funciona mais (você tem direito a 30 dias de roaming na Europa por ano).

Andre Trindade

Olá, vou para Portugal, Inglaterra, Irlanda, Luxemburgo e Alemanha. Vi que a vodafone é forte nesses países. Se chegando em Portugal eu comprar um chip deles, será que funcionará em outros países, principalmente a internet?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andre! Se a viagem for muito longa, talvez você não consiga fazer recargas estando fora de Portugal. Mas se o plano acabar e você não conseguir fazer recarga, é só comprar outro chip com roaming europeu no local onde você estiver.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar