Celular na Europa: como aproveitar o roaming sem custo desde 15 de junho

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Europa roaming sem custo

Desde 15 de junho de 2017 está em vigor a resolução da União Européia que impede a cobrança por roaming internacional dentro dos 28 países da comunidade. Agora, numa viagem picadinha pela Europa, você pode comprar um simcard (chip) pré-pago num país e usar em outros países, sem precisar adquirir um plano especial para isso.

O roaming grátis funciona em todos os países da Europa?

Não. Só nos países da Comunidade Européia. Noruega e Islândia, que estão fora da comunidade, aderiram ao acordo. Mas Suíça e Liechtentstein estão fora (assim como a Turquia). Quando o Reino Unido efetivar o Brexit, o acordo deve deixar de valer em território britânico (a não ser que haja uma negociação ou oferta específica sobre isso).

O roaming grátis funciona em todas as operadoras da Europa?

Não. Funciona apenas nas operadoras que já ofereciam roaming internacional em todos os seus simcards (chips), tanto pós-pagos quanto pré-pagos. Essas operadoras são as grandes marcas da telefonia móvel, como Orange, Vodafone, O2, Movistar, TIM. Todas costumam ter lojas bem-montadas espalhadas pelas grandes cidades e usam redes 4G. Muitas delas já ofereciam planos com roaming internacional de dados, mas eram mais caros do que os exclusivamente domésticos. Agora não há mais diferença de preço: todos os simcards dessas grandes operadoras já oferecem roaming internacional pelo mesmo preço que cobrariam pelo antigo plano exclusivamente local.

Que operadoras da Europa não oferecem o roaming internacional?

As operadoras baratinhas, como Lycamobile e Lebara, que sublocam as redes 3G e 2G das grandes operadoras, aboliram planos pré-pagos com roaming internacional. A lei não obriga que as operadoras ofereçam o roaming; apenas proíbem que cobrem valores diferentes por planos do mesmo tamanho (obrigadíssimo pela explicação, Andre L). O nicho dessas operadoras é o mercado de imigrantes, não de viajantes.

De agora em diante, só vale a pena comprar os simcards (chips) dessas operadoras se você vai ficar o tempo todo naquele país. E mesmo assim, leve em conta que seu celular vai funcionar em 3G (de vez em quando, em 2G).

Quanto custa um simcard europeu com roaming internacional grátis?

Os preços variam de país para país e também de acordo com o plano de dados escolhido. Pense em investir entre 25 e 50 euros na sua conexão em 4G por todos os países da sua viagem. Se você for heavy-user de mapas (que consomem muito dado) e ficar googlando tudo a toda hora (como eu), você pode gastar uns 2 a 3 gigas por semana. Mas se você for mais comedido, baixar os mapas para usar offline e aproveitar o wifi sempre que possível, vai ver que 1 giga por semana dá muito bem.

Dá pra comprar esses simcards com roaming internacional na Europa já no aeroporto?

Não é comum que essas grandes operadoras tenham loja em aeroportos. Normalmente os simcards vendidos em aeroportos (em quiosques ou bancas de revista) são das operadoras baratinhas.

Caso você faça questão de ter conexão desde o momento do desembarque, sem esperar até chegar à cidade e encontrar uma loja de operadora de primeira linha, pode ativar o plano de roaming internacional da sua operadora brasileira. A diária de dados custa R$ 39,99 -- ou seja, uns 11 euros. É caro, mas se você não pode ficar um minuto sem conexão, é uma boa solução provisória até você comprar seu simcard europeu.

Quando eu instalo o chip europeu, eu perco meu número brasileiro?

Você perde o número de seu telefone, sim. Deixa de receber chamadas convencionais e também mensagens de texto (como, por exemplo, os avisos de despesa do seu cartão de crédito). O número do seu WhatsApp, porém, não muda. Ao detectar um novo chip no telefone, o aplicativo pergunta se você quer manter o número original ou se quer mudar para o novo. É só escolher a opção de manter o número antigo. Todos os seus amigos vão continuar achando você, e sua lista de contatos vai continuar funcionando.

O que eu preciso para comprar um simcard europeu?

É fundamental que o seu telefone seja desbloqueado (hoje em dia, a imensa maioria é). As palavras mágicas para pedir o seu chip pré-pago em inglês são: "prepaid simcard". Na hora de escolher o seu plano, escolha pela oferta de dados ("data"). É bastante provável que a loja da grande operadora exija o seu passaporte para fazer a venda (as baratinhas normalmente não pedem).

Onde eu descubro as operadoras, os planos e as lojas?

A melhor fonte de informação sobre chips/simcards com planos pré-pagos de dados no mundo inteiro é o espetacular site colaborativo Prepaid Data SIM Card Wiki (em inglês).

Está tudo organizado e atualizado por país: as principais operadoras, os preços dos planos pré-pagos e o link para os sites, para o localizador de lojas. (Outra maneira de encontrar as lojas é pelo Google Maps.)

Aqui vão os links para as páginas dos países mais visitados por brasileiros: Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Espanha, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Portugal, Reino Unido e República Tcheca.

Leia mais:

324 comentários

Alexsandra Lima

Alguém conhece a fale.global?

Daniele
DanielePermalinkResponder

Oii. Estou indo para Suiça, Alemanha, República Tcheca e Austria. Gostaria de saber se os chips europeus funcionam normais nos 4 países com o roaming internacional gratuito? Pois vou realizar algumas viagens de carro e preciso dos mapas. Ou o mais recomendável seria easysim? Desde já agradeço e aguardo retorno.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniele! Apesar da Suíça não ser signatária do acordo, as operadoras têm acordos com operadoras locais. Os chips da Orange (Orange Holiday), vendidos na França, certamente funcionam na Suíça. O easysim4u é o mesmo chip.

Mariana Figueredo Ragassi

Olá Ricardo, olá Boia,
Vocês já ouviram falar do sim card da EE? Vi o vídeo de um rapaz que mora em Londres dizendo ter trocado seu Vodafone por um EE, e que funciona muito melhor. Pelo site deles, há um plano com roaming internacional com 5gb de dados, 4g, por 15 libras. Gostaria de saber se ouviram falar algo sobre a qualidade desse sim card.
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mariana! Muitas operadoras surgem na Europa. Se o simcard promete roaming europeu, então está valendo. Apenas veja se é pré-pago ou se isso não é um plano que requer adesão por um ano.

Lígia
LígiaPermalinkResponder

Olá Boia. Ano que vem irei para Itália, Grécia e Portugal. Meu voo para Roma tem conexão de 4 horas em Lisboa. Depois da imigração, pretendia sair e comprar na loja da Vodafone um Sim card que pudesse funcionar nesses 3 países, sem ter que comprar vários chips. Entrei em contato com a Vodafone e me disseram que não há chip pré-pago que possa ser usado fora de Portugal; o o chip disponível seria o pós-pago "Vodafone On". Você saberia me responder como ele funciona? Queria comprar em Lisboa por causada facilidade da língua. Se tiver outra sugestão, agradecerei. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lígia! Informaram errado.

O Ricardo Freire e inúmeros leitores compraram o simcard no aeroporto e usaram em outros países.

https://www.viajenaviagem.com/2017/09/lisboa-chip-uber-aeroporto/

Sergio
SergioPermalinkResponder

Olá!
Penso em comprar um chip para usar mais como GPS no carro alugado.
Qual o melhor plano de dados?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sergio! O melhor plano é um plano com muitos gigas... GPS gasta bastante dados, você talvez tenha que comprar mais pacote de dados durante a viagem.

Paulo Rocha
Paulo RochaPermalinkResponder

Olá!! Tudo bem?!!
Estou indo em fevereiro e mar /19
Dar um giro (40dias)meio doido, Itália (Toscana)depois, Praga, Budapeste, Viena, Munique, Berlin, e volta e termino Italha em Roma.
Por gentileza, poderia me indicar qual seria o mais indicado, minhas filhas vão querer saber onde estamos o tempo todo, aí vou ter que mandar umas fotos.
Parabéns!!

E Obrigado!!

Feliz Ano Novo!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paulo! Entre numa loja Tim ou Vodafone e peça um simcard com roaming europeu.

Rodnei Caetano

Olá, Boa tarde!!
Estamos indo à Europa em Março/19. Faremos Paris, Bruxelas (por Paris) e depois Itália, de norte a sul. Segui seu conselho ano passado e comprei o SimCard da Orange, mas não sei onde EU errei que eles não funcionaram em Lisboa. Desta vez, pretendemos ir com o easysim4U. O que você acha? Vale a pena?
Agradeço a sua resposta.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rodnei! O easysim4U da Europa atualmente é exatamente um simcard Orange, igualzinho ao que você compra em Paris. Talvez você tenha esquecido de desbloquear o roaming internacional ao chegar a Portugal.

Hilmar Messias Junior

Boa tarde Bóia/Ricardo!

Mês que vem estarei indo ao Leste Europeu (Turquia, Rep. Tcheca, Áustria, Hungria, Eslováquia e Polônia), estou pensando em usar o plano DADOS MUNDI de 20 dias da easysim4U por $ 67,00. Acha uma boa opção? Será que funcionará em todos esses países?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Hilmar! O chip bom da easysim é o europeu, porque é um Orange francês. Acredito que este chip não funcione na Turquia. Já o chip mundial é um chip americano, da T-Mobile, que não funciona bem na Europa (só em 2G).

Guilherme Galvani

Olá! Vamos viajar para Europa em 5 dias! Primeiro Roma, depois Suíça (varias cidades), Budapeste, Viena e Praga! Um chip da Vodafone ou Tim com Roaming Internacional pode ser usado em todos esses países?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Guilherme! Confirme ao comprar o chip. O da TIM que o Ricardo Freire comprou tinha uma quantidade limitada de gigas para usar fora da Itália.

Alessandra
AlessandraPermalinkResponder

Bom dia, estou embarcando para a Europa esta semana. Farei o roteiro Praga-Amsterdam-Frankfurt-Paris. Pretendia comprar o chip da Vodafone, mas antes gostaria de saber se funciona em todos estes países.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alessandra! Sempre pergunte se o plano do simcard que você está comprando inclui roaming europeu. E ao chegar ao segundo país do seu roteiro, ative o roaming internacional de dados.

Clayton
ClaytonPermalinkResponder

Estou na Europa e não consigo usar meu chip aqui , meu chip do Brasil. Você tem alguma sugestão pra mim ? Porém queria continuar com ele aqui , fazer um plano internacional pelo meu chip msm , mas não consigo faze lo pegar .

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Clayton! Compre um chip local conforme está explicado. Se você usar o seu chip nacional para aí, desbloqueando o roaming internacional, vai pagar no mínimo R$ 40 por dia.

Carlos Ferreira

Ricardo, vou para Paris em junho, devo ficar 5 dias depois disso vou para a Itália onde vou ficar por 17 dias, me aconselharam comprar o chip da TIM pois pega bem em qq lugar da Itália, ele vai funcionar bem em Paris ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos! Compre um chip Orange em Paris. Não haverá chips da Tim à venda na França.

Christiane
ChristianePermalinkResponder

Estou na Europa, especificamente em Paris, depois vou p Londres, Amsterdã, Veneza e Roma. Qual melhor chip vai me atender?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Christiane! Compre um chip Orange.

André Rodrigues

Ola boa tarde, ano passado estive em Portugal, Espanha, Italia e França e usei um chip da Vodafone que comprei em Lisboa por 15 euros, foi ótimo pois tinha um pacote de dados que me serviu bem pelos 20 dias que passei na Europa.
Em maio próximo eu chego em Milão e fico na Itália por alguns dias, depois vou pra Alemanha, , Austria, Republica Tcheca, Dinamarca, Suécia, Estônia, Finlândia e Russia. Qual operadora que me daria cobertura na maioria desses países? Visto que irei comprar um chip em Milão

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, André! Vodafone tem planos melhores do que a Tim para uso em outros países.

Adriana
AdrianaPermalinkResponder

OLa, Iremos em abril por 30 dias para Roma, Polonia, Croácia e ilhas gregas. Qual é a melhor opção mais barata paraa nossa viagem?Compro no Brasil ou na itália?Polonia?Tem diferença de preço se eu comprar na Itália ou Polonia?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriana! Compre um simcard Vodafone na Itália.

Mille
MillePermalinkResponder

Boa tarde! A Bóia, em abril minha amiga francesa vem de férias ao Brasil, como ela pode fazer para ter internet no seu celular enquanto estiver por aqui?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mille! Claro e TIM têm chips que podem ser ativados sem CPF. É preciso ir a uma loja.

Jenifer Marciano

Olá Bóia. Irei para europa (Espanha -Madri e Barcelona, Andorra, França, e Holanda) em abril/2019. Me interessei pelo chip da EasySim4You, mas em Andorra não há cobertura e de quebra eles citam que o plano pode ser cancelado sem reembolso. Vi um plano interessante da MySimTravel, alguma outra sugestão?
Viagem de 18 dias, 2 casais com interesse de compra de apenas 2 sim. Muitíssimo obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jenifer! Não testamos o chip da MySimTravel, pergunte se dá cobertura em Andorra. A alternativa é comprar um chip localmente, sempre perguntando se funcionará em Andorra. Quanto a cancelar sem reembolso, não apareceu nenhuma reclamação disso.

Jenifer Marciano

Obrigada. E sabe me informar se o chip da Orange (comprado lá fora) funciona nos paises citados, incluíndo Andorra? Pesquisando, vi que os chips comprados aqui no Brasil podem oscilar muito quanto ao funcionamento. Vi várias reclamações e também elogios. Help-me pleasee

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jenifer! Se o easysim4you não funciona em Andorra, então o Orange também não. O easysim nada mais é que um Orange francês.

Carlos Alberto Lucas Rocha

Adorei as informações muito importantes para quem pretende viajar muito obrigado

Waldir Cardoso

Boa Tarde! Estou indo de navio de Santos, passando por Tenerife 12/04, será que consigo comprar o chip do Vodafone nessa cidade e utilizá-lo até Portugal, onde ficarei até dia 22/04? Qtos gigas vcs recomendam pra mim e esposa? Não usaremos mapas e nem gps.
Salvem a vida de + esse desnorteado passageiro!!!
Grato

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Waldir! Os chips não funcionam em alto mar. No seu lugar, eu não perderia tempo em Tenerife comprando chip -- é muito curta a permanência em terra nas escalas.

Thelma
ThelmaPermalinkResponder

Olá , vou para a Europa de navio , desembarco no Porto de Civitavecchia, vou ficar uns dias na Itália e depois França .
Será que consigo comprar um chip em algum lugar perto do porto ?
Vou ficar 10 dias , e usarei muito mapa e WhatsApp , o que vc me aconselha ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thelma! Compre um chip Vodafone em Roma.

LUIZ EDUARDO FREIRE DA ROCHA FERRAZ

Bom Dia !!! Estou indo para a França e Alemanha de carro por 25 dias, Qual chip devo comprar Easysim4U pacote europa ou fazerm um plano na loja da orange na França? Precisarei da internet sempre, pois estarei utilizando o GPS. O que voce me aconselha. Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiz! Compre o chip da Orange, vem com roaming europeu. Você vai precisar comprar mais créditos durante a viagem, mas vale a pena.

BErTiN
BErTiNPermalinkResponder

Boa informação!!
Muito útil!!

Lucimar Possari

Olá.. poderia me ajudar? Embarco para Europa dia 24.03 e retorno 10.04. Paris, Londres, Zurique e cidades da Itália. Preferia comprar no Brasil um Easysim4U, pois comprei para os EUA e foi perfeito. Para Europa estou em dúvidas de seu funcionamento, principalmente na Suíça. Vi comentários negativos e positivos do Easysim4U na Europa. Me indicaram comprar um Vodafone no aeroporto em Paris mas só falo português e tenho receio de comprar errado ou me enganarem. Qual você me indica?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lucimar! O chip easysim4you na Europa era muito ruim, porque era um chip americano. Agora é um chip Orange francês que vem com roaming 4G válido na Europa inteira e funciona muito bem. Se você comprar um chip Orange ao chegar, será igualzinho ao easysim4you (um pouco mais barato, porém).

elizabeth norton

Olá, vou viajar para Europa, nos Países Portugal, frança e Itália por 30 dias. Quero ficar conectada as redes sociais, postar fotos e ligar por watt sap e um pouco de site de mapas .
O que vocês me recomendam, chego por Portugal.
Obrigada
Beth

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elizabeth! Compre um chip Vodafone já no aeroporto de Lisboa. Você precisará fazer uma recarga durante a viagem ou, se não for possível, vai precisar comprar um outro chip local quando acabar o seu plano de dados. Mas é baratinho.

CHRISTIANE MARQUES MOISES CARDOSO

Vou ficar so na Italia, por 12 dias, qual vale a pena comprar? Quero apenas dados

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Christiane! Compre TIM ou Vodafone.

Gustavo
GustavoPermalinkResponder

Ola!
Se eu comprar um chip da Orange Holiday na França. E depois precise recarregar em outro país, por exemplo, Itália, é possível? Ou seria necessário comprar outro chip na Itália para continua a viagem conectado?

Agradeço de antemão.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gustavo! Você se registra no site da cia e pode fazer recargas onde estiver.

Daniel Sena
Daniel SenaPermalinkResponder

É difícil habilitar o chip ? Tem que saber inglês fluente ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniel! O atendente instala para você.

Daniel Sena
Daniel SenaPermalinkResponder

Qual chip você indica para usar 5 dias na Itália e 5 na França ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniel! Compre um Vodafone.

Gustavo M
Gustavo MPermalinkResponder

Bóia, estou indo para a Europa em setembro deste ano. Farei primeiramente Londres, Amsterdã, Paris, Veneza e Roma. Qual seria a melhor opção/chip para eu utilizar? Visto que com o que está havendo (Brexit), pode ser que a Inglaterra não tenha mais os mesmos acordos com o restante dos países. aguardo, obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gustavo! Na Inglaterra você só poderá comprar chips ingleses. Caso não funcionem mais na Europa depois do Brexit, saberemos até lá.

ADRIANA DA ROCHA DIAS

Bóia, estou indo viajar para Europa em maio desembarcar em Munique a noite, para seguir viagem na manhã seguinte para Rota Romântica. Vou precisar usar GPS, estou pesquisando sobre chip, parece que não temos muitas opçoes de venda no Brasil né, e diversas reclamações do funcionamento deste chip. easysim4. Queria muito comprar aqui no Brasil, porém após visto diversas reclamações fico com receio.Preciso saber se tem loja no aeroporto de Munique que venda o chip VADEFONE , visto que parece ser o que funciona melhor. Preciso muito sua ajuda obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriana! Não sabemos se existe algum quiosque de operadora de primeiro time no aeroporto de Munique. O easysim4you para a Europa está reformulado, agora é um chip Orange francês que funciona bem.

Gabriela Reis
Gabriela ReisPermalinkResponder

Comprei um chip orange em 2017 quando estava na França, alguém sabe me dizer se ainda posso usar o mesmo chip se ela ainda tem validade após 2 anos

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabriela! Provavelmente o número já terá sido atribuído a outro chip depois de tanto tempo sem recarga.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar