Vacina contra febre amarela: dose fracionada não serve para viajar

Viajante: vacine-se contra febre amarela (ou emita o seu certificado de isenção)

Vacina contra febre amarela para viagem

Vacina contra febre amarela para viajantes

Entre 2017 e 2018, vários países da América do Sul, América Central e Caribe passaram a exigir certificado de vacinação contra febre amarela de brasileiros. Outros mais podem passar a exigir a qualquer momento.

Atualmente, para brasileiros, ter um certificado internacional de vacinação contra febre amarela é tão fundamental quanto ter um passaporte válido.

Atenção: dose fracionada NÃO dá direito a certificado

Em janeiro de 2018 o Ministério da Saúde deflagrou uma campanha de vacinação contra febre amarela nos estados de São Paulo e Rio usando doses fracionadas. Essas doses imunizam por até 8 anos, mas não são suficientes para emitir o certificado internacional de vacinação.

Se você vai se vacinar em São Paulo ou no Rio, para receber a dose-padrão vai precisar mostrar passagem comprada.

Caso você more em outro lugar, aproveite enquanto não fracionam (nem racionam) a dose no seu estado, vacine-se, emita o certificado internacional e tire essa preocupação da cabeça por todas as suas viagens.

Se possível, vacine-se mesmo sem viagem marcada

Você vai ver que as informações mudam a todo momento. E são desencontradas. A cia. aérea vai dizer uma coisa. O consulado vai dizer outra. A internet vai dizer umas 10 outras coisas. A Anvisa talvez seja vaga. É um inferno.

A lógica da exigência da vacina é a seguinte. Todo país situado em latitude tropical ou subtropical, que tenha área de floresta onde proliferem mosquitos transmissores, corre o risco de ver surgir um surto de febre amarela. Todos querem se defender disso. Como o Brasil viveu recentemente um surto de febre amarela entre o Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, o sinal de alerta acendeu em vários países tropicais.

Só entre 2017 e 2018, Panamá, Colômbia, República Dominicana e Cuba, entre os destinos mais importantes, passaram a exigir a vacina. No Caribe, Aruba, Curaçao, Bonaire, Bahamas, St. Maarten e Barbados passaram a pedir também. Na América do Sul, também Bolívia, Equador, Venezuela e Paraguai agora também exigem.

Dos destinos latino-americanos mais procurados pelos brasileiros, só México, Peru, Argentina, Uruguai e Chile não exigem a vacina. (Mas se houver mais um surto no Sudeste ou no Sul, essa lista vai diminuir.)

Além disso, boa parte dos países da África, da Ásia e da Oceania exige a certificação. Só mesmo Europa, Canadá e Estados Unidos nunca exigirão a vacina. (Se bem que, no caso dos Estados Unidos, ‘nunca’ pode ser uma palavra muito forte, já que a Flórida tem florestas subtropicais.)

Caso no seu estado não estejam exigindo a passagem internacional para vacinação com dose integral, aproveite. Quando a emergência chegar, vai ser mais difícil e mais trabalhoso obter tanto a vacina quanto o certificado.

Depois de 10 dias, a vacina vale por toda a vida

O maior problema de deixar para se vacinar na última hora é que, quando um país passa a exigir a vacina, a última hora não funciona. Só são aceitos certificados internacionais emitidos até pelo menos 10 dias antes do embarque.

Muitos brasileiros foram barrados ainda no check-in quando a Colômbia, Cuba e Panamá passaram a exigir a vacina, de uma hora para a outra.

Além disso, sempre fica a dúvida quanto à conexão. Normalmente, se você apenas faz conexão num país (Panamá ou Colômbia, por exemplo), sem sair do aeroporto, a cia. aérea não exige a vacina. Mas se você ligar para o consulado, vão dizer que você precisa. Informação preto no branco, garantida por alguma fonte oficial, você não vai encontrar em lugar nenhum.

Ou seja: vacine-se. Vacine-se já. Vacine-se sem viagem marcada. Viagens aparecerão, e com elas virão a necessidade da vacina — ou pelo menos a necessidade de informação garantida sobre a necessidade ou não da vacina. Não queira estar nessa incerteza.

Caso você não possa se vacinar por questões de idade ou de condição de saúde, providencie o seu certificado de isenção. É simples (veja aqui).

A boa notícia é que aparentemente todos os países já concordam com a resolução da Organização Mundial de Saúde que dispensa novas doses da vacina. Até 2013 a recomendação era de renovar a vacina a cada 10 anos. Agora, toda vacina, mesmo a que já tenha ‘vencido’ no certificado, é considerada válida por toda a vida.

Que países exigem a vacina contra febre amarela?

Como essa lista só faz aumentar, a partir deste post o Viaje na Viagem deixa de publicar listas atualizadas de países que exigem ou não exigem a vacina.

A maneira mais garantida de ver a lista atualizada é consultar esta página do site da Anvisa.

Veja o tela a tela para consultar o site da Anvisa


Site Anvisa febre amarela

Ao acessar esta página do site da Anvisa, clique em “Verifique as orientações para o país de destino”.


Febre amarela Anvisa lista

Quando carregar a página seguinte, clique no campo: País [Selecione]. Vai aparecer um menu de países em ordem alfabética.

Selecione o país desejado.


Vacina febre amarela República Dominicana

Ao selecionar um pais, a página seguinte carrega um quadro com as vacinas correspondentes. Preste atenção na última linha, onde está escrito “Recomendação ou Exigência”. Se estiver escrito “Exigência”, é porque você precisa se vacinar para poder viajar. Se estiver escrito “Recomendação”, é porque dá para viajar sem a vacina.

No quadro da República Dominicana está escrito “Exigência”. Ou seja, você precisa se vacinar e emitir o certificado para viajar.


Anvisa febre amarela Peru

Já o quadro do Peru informava, em 9 de abril de 2018, “Recomendação”. Ou seja, não era necessário se vacinar.

Atenção: confirme a exigência/recomendação de vacinação pelo menos 10 dias antes de viajar

Meu certificado venceu, e agora?

Se você tirou seu certificado antes de 2015, está anotada a validade de 10 anos. A Organização Mundial de Saúde já orientou os países para que aceitem certificados ‘vencidos’, já que a validade agora é para a vida toda.

Mas se você não quer levar um lero com um agente de imigração em Barbados ou na Tailândia, vá até o posto certificador da Anvisa mais próximo e peça uma segunda via do certificado. Nele já constará a validade ‘LIFE’, para a vida inteira.

Onde me vacinar e fazer o certificado internacional?

  • Tome sua vacina num posto do SUS; você receberá seu certificado nacional
  • Com a vacina tomada, faça pré-cadastro para o certificado internacional no site da Anvisa (funciona melhor em Explorer)
  • Com o pré-cadastro feito, procure um Centro de Orientação ao Viajante da Anvisa (veja lista aqui) para emitir seu certificado internacional

Mostramos o passo a passo neste post.

Como emitir o certificado de isenção?

A vacina contra febre amarela não pode ser aplicada em:

  • Mulheres grávidas
  • Bebês com idade inferior a 6 meses
  • Maiores de 60 anos
  • Pessoas em tratamento com corticóides, quimioterapia ou radioterapia
  • Portadores do vírus HIV
  • Pessoas alérgicas a componentes da vacina

Caso você se enquadre num desses casos, nem é necessário ir à Anvisa.


Anvisa certificado isenção

Leia mais:


Que moeda eu levo para a Colômbia real peso dólar

212 comentários

Eu moro em São Paulo e estou de viagem marcada para Fortaleza CE e tenho muitas dúvidas em relação a febre amarela uma delas é eu preciso tomar a vacina .e se preciso o que devo fazer para conseguir tomar a vacina?

    Olá, Maria Cleidiane! Você precisa da vacina para se proteger em São Paulo mesmo. Não é necessário se vacinar para viajar ao Ceará.

Tomei a vacina fracionada! Caso necessite viajar preciso tomar algum complemento?

    Olá, Diego! Não há complemento. Você terá que tomar uma dose integral quando quiser obter seu certificado internacional.

Boa tarde sou português e moro no Brasil.. estou voltando para Portugal em fevereiro mas nao tomei vacina contra a febre amarela porque tenho psoríase e meu sistema imunológico está baixo.. vou ter algum problema na hora em que passar pela imigração no Brasil e em Portugal?

    Olá, Luis Filipe! Não há risco de febre amarela na Europa. O homem infecta o mosquito, que então pode infectar outro homem. Não há mosquitos transmissores na Europa, então não se exige vacina para lá.

Moro no Rio Grande do Norte, vim passar as férias no Rio de Janeiro. Volto dia 27 de janeiro. Devo tomar a vacina contra a febre amarela, já que o meu estado não é uma área de risco?

    Olá, Cristina! Vacine-se tão logo possa, porque em algum momento é provável que o seu estado se torne área de risco. Mas deixe para se vacinar no seu estado, porque no Rio estão dando apenas dose fracionada e a procura é imensa. Vacine-se no RN antes que a procura fique imensa e a dose fique fracionada porl á.

Hoje fui no HC (São Paulo) com esperança de tomar a vacina e emitir o certificado lá mesmo, mas desde o dia 19/01 o HC só aplica a vacina, e só pra quem comprovar a viagem com passagem (acredito que no Emilio Ribas pode estar acontecendo a mesma coisa, mas precisaria confirmar. Só indo pessoalmente, o telefone não funciona). A fila é de 3 a 4 horas. Depois tem que ir na ANVISA tirar o certificado. Tem que fazer um pré-cadastro no site da Anvisa, e teoricamente teria que agendar, mas não há data antes de maio para os postos de São Paulo. Fui em Congonhas, peguei uma senha, fiz o cadastro do meu celular e em duas horas consegui o certificado. Quem não tem viagem marcada vai ter dificuldade pra conseguir ser vacinado sem comprovação nos postos públicos. Quem já tomou a vacina anteriormente e só precisa do certificado, precisa levar o comprovante de vacinação com o número do lote da vacina, e se foi uma campanha, tem que ter pelo menos o nome e a assinatura da pessoa que aplicou a vacina na carteirinha.

Bom dia.

Eu tenho o certificado internacional, porém a vacina “vence” em janeiro de 2018. Os tais 10 anos de limite anteriores. É preciso fazer algo nesse certificado, já que não há nele o registro LIFE?
Grata se puder me responder.

    Olá, Valeska! O ideal é tirar uma segunda via, onde já constará o LIFE. Teoricamente a validade é um item que deveria ser desconsiderado pelos funcionários de check-in das cias. aéreas e pelos agentes de imigração de outros países, mas não dá para garantir que será assim.

Olá! Saberiam informar se mesmo com certificado de isenção – estou grávida e tentarei esse certificado – há possibilidade de minha entrada em país que exige a vacinação seja barrada?? Obrigada!

Olá , gostei muito da matéria, tenho uma dúvida; meu filho fez a vacina da febre amarela há 10 anos num posto dentro do aeroporto, o pai dele perdeu o papel da comprovação da vacina; tenho como recuperar ou ele deve fazer o reforço , pois vamos para Colômbia.

    Olá, Cristina! É só tirar uma segunda via, já sairá com validade para toda vida.

Bateu o desespero agora. Viagem para o dia 19/10 para Cancún com escala em Bogotá. Só me atentei agora para a conexão na Colômbia bonde exigem o certificado. Porém não consigo nenhuma informação precisa se é exigido ou não para escalas inferiores a doze horas. Alguém que tenha viajado recentemente e feito escala na Colômbia pra responder se precisou ou não? Liguei pra Avianca mas não a.companhia soube responder…

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito