Tela a tela: como comprar passagens de trem na Trenitalia e na Italo Treno

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Roma Termini

O trem é a melhor solução para a maior parte dos seus deslocamentos pela Itália. De trem você sai e chega no centro das cidades, viaja descansado, não perde tempo nem energia procurando estacionamento e evita colecionar multas por passar por zonas de tráfego restrito.

Viajar de carro só é recomendado para as regiões aonde o trem não chega -- como o interior da Toscana, da Úmbria, da Sicília. Na Ligúria e na costa do Adriático os trilhos não são de alta velocidade, mas a cobertura é boa. Minha dica: deixe para alugar carro apenas para fazer os trechos do seu itinerário que não são servidos por trem.

Duas cias. operam nos trilhos italianos. A estatal Trenitalia e, desde 2012, a concorrente privada Italo Treno. Nas duas é possível comprar passagens com tarifas promocionais, sem sobretaxas de intermediários.

Menu | Trem na Itália: o beabá | Tela a tela: Italo | Tela a tela: Trenitalia |

Trem na Itália: o beabá

Bye!

Qual é a melhor, Trenitalia ou Italo?

A Trenitalia tem a maior cobertura, chegando também às cidades servidas apenas por trilhos lentos, com os trens Regionali. Em muitas rotas, a Trenitalia será sua única alternativa. Sua frota de trens é composta pelos moderníssimos Freccia, pelos antiquados InterCity (que não alcançam altas velocidades, e por isso são mais econômicos) e pelos utilitários Regionali e Regionali Veloci, usados nos tramos de trilhos lentos.

A Italo atua apenas nos destinos servidos por trilhos de alta velocidade. É uma empresa mais moderna, com uma política agressiva de tarifas. Corteja tanto o viajante econômico (com a classe supereconômica Smart, que tem tarifa a partir de 9,90 euros) quanto o executivo (com lounges nas principais estações para os passageiros das classes mais caras). Seus trens são moderníssimos, sem exceção. A cia. também oferece ônibus complementares a lugares não servidos por trem, como diversas localidades nas montanhas do norte (Aosta, Courmayeur, Cortina) e também no sul (como Matera, na Basilicata).

O mapa acima mostra os tramos de alta velocidade, servidos tanto pela Trenitalia quanto pela Italo.

Qual é mais econômica, Trenitalia ou Italo?

A Italo tende a ter preços mais em conta -- sobretudo quando você pesquisa com 90 dias de antecedência.

O site Trainline compara trens das duas cias. É um bom ponto de partida para sua pesquisa (e dá até para comprar por lá mesmo, leia mais no próximo tópico).

Vale a pena comprar na Rail Europe, na Tremitalia.com.br ou na Trainline?

A vantagem de usar a Rail Europe (subsidiária da cia. francesa SCNF que vende passagens e passes de trem europeus fora da Europa) ou a Tremitalia.com.br (revendedor autorizado da Trenitalia no Brasil) está em poder comprar as passagens em português. Mas ambos sites cobram sobretaxas a título de comissão de venda, e nem sempre oferecem todas as tarifas promocionais vigentes no site da Trenitalia. Ou seja: caso você use qualquer um desses sites, deve comparar com o que encontra na Trenitalia para ver se compensa.

A Trainline é a maior agência online especializada em passagens de trem na Europa. Tem acesso às tarifas promocionais tanto da Trenitalia quanto da Italo e vende sem sobretaxa. Mas se você comprar um bilhete com alguma possibilidade de alteração ou reembolso, é melhor usar direto o site da cia. que tiver o menor preço. Não dá para alterar passagens na Trainline, apenas cancelar. O reembolso pode ser complicado em alguns tipos de bilhete. De todo modo, se você for comprar por aqui, crie uma conta. Sem criar uma conta você não vai conseguir nenhuma assistência em caso de falha no processo de compra ou alteração.

Com que antecedência dá para comprar as passagens de trem na Itália?

Para os trens Freccia e InterCity da Trenitalia, pesquise a partir de 120 dias de antecedência. Quanto mais cedo, maior a chance de conseguir tarifas promocionais desde de 19,90 euros.

Alguns trechos operados por Freccia ou InterCity da Trenitalia

  • Turim-Milão-Bolonha-Florença-Roma-Nápoles-Salerno
  • Milão-Verona-Veneza
  • Veneza-Bolonha-Florença-Roma-Nápoles-Salerno
  • Milão-Gênova
  • Pisa-La Spezia-Monterosso (Cinque Terre)-Gênova
  • Milão-Monterosso (Cinque Terre)
  • Roma-Nápoles-Salerno-Reggio di Calabria
  • Roma-Bari-Brindisi-Lecce
  • Messina-Palermo
  • Messina-Taormina-Catania-Siracusa

Para os trens da Italo, pesquise a partir de 100 dias de antecedência. Quanto mais cedo, maior a chance de conseguir tarifas promocionais a partir de 9,90 euros.

Alguns trechos operados por trens Italo

  • Turim-Milão-Bolonha-Florença-Roma-Nápoles-Salerno
  • Milão-Verona-Veneza
  • Veneza-Bolonha-Florença-Roma-Nápoles-Salerno

Para os trens Regionali e Regionali Veloci da Trenitalia, só é possível pesquisar e comprar passagens dentro dos próximos 49 dias. As tarifas, porém, não variam. Nem é possível reservar assento. Ou seja: para esses trens, dá para comprar até na estação sem prejuízo.

Alguns trechos operados por trens Regionali e Regionali Veloci da Trenitalia

  • Florença-Pisa
  • Florença-Arezzo-Cortona-Perugia-Assis
  • Roma-Assis
  • Bolonha-Modena
  • Bari-Polignano a Mare-Lecce

Qual é a diferença entre as tarifas promocionais e a tarifa cheia?

A diferença pode ser brutal.

Pesquisando hoje na Trenitalia, eu encontro:

  • Roma-Veneza a 19,90 euros (tarifa Super Economy) para viajar daqui a 120 dias
  • Roma-Veneza a 87 euros (tarifa Base) para viajar amanhã

Pesquisando hoje na Italo, eu encontro:

  • Roma-Veneza a 9,90 euros (classe Smart) para viajar daqui a 87 dias
  • Roma-Veneza a 67,90 euros (clsse Smart) para viajar amanhã

Apenas os trens Regionali e Regionali Veloci não têm variação tarifária. Todos os outros (Freccia e Intercity da Trenitalia e todos os trens Italo) devem ser comprados com antecedência. O desconto sempre vai compensar o IOF do cartão e a eventual variação cambial.

Fui me registrar, mas pedem endereço na Itália e número de contribuinte

O registro nos dois sites serve apenas para obter o cartão fidelidade, que só é concedido a quem mora na Itália. Tanto na Trenitalia quanto na Italo, escolha comprar sem registro.

É preciso validar o ticket comprado online?

Não. Atualmente as únicas passagens que precisam ser validadas nos totens existentes nas plataformas são as passagens físicas, que você compra na bilheteria ou na máquina de autoatendimento. (Ou seja: se você comprar passagem na estação, tem que validar o bilhete no totem antes de embarcar, ou vai pagar uma multa de 50 euros quando o fiscal passar.)

As passagens para trens Freccia e InterCity da Trenitalia têm hora e assento marcados. Em algum momento da viagem o fiscal vai passar por você e pedir o bilhete, que pode estar impresso ou no celular. Ele vai precisar do código PNR que consta no bilhete.

Desde agosto de 2016, as passagens para trens Regionali e Regionali Veloci compradas online também têm hora marcada. A diferença é que valem por 4 horas a partir da hora marcada, desde que usadas no mesmo tipo de trem, no mesmo itinerário (ou seja, se você perder o Regionale das 10h e pegar o próximo Regionale das 12h, sua passagem continua valendo). Ao passar, o fiscal vai conferir se a sua passagem está dentro da validade.

Nos trens Italo, o fiscal vai passar e conferir (ou perguntar) pelo código do ticket. É o que basta.

É preciso informar o nome de todos os passageiros?

Na Trenitalia, sim. Mas isso é pouco conferido pelo fiscal.

Na Italo, só aparece o nome do comprador. As passagens dos acompanhantes não são nominais.

Errei a data/quero mudar a passagem. Como faço?

Cada tarifa tem suas regras de alteração e cancelamento, que podem (devem!) ser conferidas antes de fechar a compra. As passagens mais baratas não são canceláveis nem reembolsáveis.

Para alterar/cancelar sua passagem na Trenitalia, clique em 'Modifica il biglietto' na home. Você vai precisar do 'código de recuperação' informado no recibo da passagem.

Para alterar/cancelar sua passagem na Italo, clique em "Manage journey" na home. Você vai precisar do código do ticket informado no recibo da passagem.

Como ir de trem a Siena?

O coração da Toscana não é servido por trens rápidos. O tramo de Siena é lento e quase sempre requer baldeação. Tanto de Florença quanto de Roma o melhor é ir de ônibus. Os ônibus saem da rodoviária Tiburtina em Roma (junto à estação de trem Tiburtina) e da rodoviária ao lado da estação Santa Maria Novella (a principal) em Florença.

Falta só um mês, e os trechos de dezembro e janeiro não estão disponíveis na Trenitalia!

No início de dezembro entram os horários de inverno. Esses horários demoram a entrar no sistema e ficar disponíveis para a venda. Continue pesquisando semanalmente (ou, se estiver muito perto, diariamente) até os trechos serem postos à venda.

Há alguma restrição de bagagem?

Nos trens europeus você sobe com quantas malas conseguir subir. Mas veja: não é recomendável viajar com uma mala maior do que M (até 65 cm de altura, quando em pé). É uma complicação achar lugar dentro do trem para a mala, e arrastar uma mala grande pela estação será um suplício. Duas malas, então, nem pensar! No máximo, uma mala M e uma bolsa ou mochilinha.

Acredite: enquanto você está achando impossível mudar da G para a mala M, já tem muita gente aprendendo a viajar com mala P (e feliz da vida com isso). Viajar leve é o melhor upgrade que você pode dar a qualquer viagem. TODOS os viajantes atrapalhados que você encontrar pelo caminho terão algo em comum: estarão carregando malas maiores ou mais numerosas do que deviam.

Dito isso, a classe Smart na Italo só permite malas de até 75 cm de altura (uma mala G). Mas reitero meu conselho: viaje com uma mala M ou P.

Vai fazer pit-stop? Compre duas passagens separadas!

  • Com as novas regras dos trens regionais, válidas desde agosto de 2016, as passagens nos trens lentos não são mais válidas pelo dia inteiro. Agora valem apenas por 4 horas depois da data estampada no ticket (quando comprado online) ou validada no totem da plataforma (quando comprada na estação).
  • Isso invalida truques como comprar uma passagem regional de Florença a Lucca e parar em Pisa no caminho. Agora é preciso ter duas passagens: uma Florença-Pisa e outra Pisa-Lucca
  • O requisito de comprar duas passagens separadas já era padrão no caso dos trens rápidos, cujas passagens sempre valeram apenas para o horário e o assento marcados

Tela a Tela: como comprar passagens de trem Italo

Trem na Itália: como comprar passagens Italo

Comprar passagens no site da Italo é bastante simples. O site reconhece a procedência do visitante e já exibe a versão em inglês. E como está bem resolvidinha, é a que estou usando.

A única pegadinha é: NÃO SE REGISTRE! Registrar-se é só para quem quer o cartão fidelidade, que só está disponível para residentes na Itália. Quando você tenta se registrar, o site entra em loop até que você se registre (algo impossível sem um endereço na Itália). Se você clicar no registro sem querer, a única alternativa para comprar será abrir o site em outro navegador.

1 | Preencha o motor de busca

Trem na Itália: como compar passagens Italo

Acesse Italotreno.it. É igualzinho a comprar passagem aérea: você escolhe origem, destino, se é só ida ou se é ida e volta, data e faixa de horário.

O menu contém todos os destinos servidos. Em trechos com origem ou destino Roma escolha a alternativa '(Tutte)' para cobrir as estações Termini e Tiburtina. Para Milão e Nápoles, escolha Milano Centrale e Napoli C.le (é a abreviatura de 'Centrale').

2 | Escolha o trem e a tarifa

Trem na Itália: como comprar passagens Italo

De novo, igualzinho aos sites de cias. aéreas. Todos os horários aparecem com o preço mínimo do trem. Você clica num horário, e daí o site mostra todas as tarifas disponíveis, em todas as classes.

Os trens Italo oferecem quatro classes: Smart, Comfort, Prima e Club Executive, com níveis de conforto diferentes. Dentro de cada classe, podem ser oferecidas até 4 tarifas diferentes: Promo (sem cancelamento nem reembolso), Low Cost (sem cancelamento, com 50% de multa para alteração), Economy (com alguma possibilidade de remarcação e algum reembolso em cancelamento) e Flex (totalmente alterável/reembolsável).

Trem na Itália: como comprar passagens Italo

Para saber as condições daquela tarifa, basta clicar no 'i' junto ao nome da tarifa.

3 | Não se registre!

Trem na Itália: como comprar passagens Italo

Na próxima tela, o site vai oferecer que você se registre -- até mesmo facilitando as coisas via Facebook. Não faça isso!

O registro só serve para obter um cartão de fidelidade, que só está disponível para quem tem endereço na Itália. Se você iniciar o processo de registro, não vai conseguir terminar. E sem conseguir terminar, o site não vai adiante na sua compra. A solução é ou zerar os cookies ou recomeçar tudo em outro navegador.

É perfeitamente possível comprar sua passagem sem se registrar. Você não precisa ter conta na cia. para gerenciar seu ticket se precisar.

4 | Confira os dados e escolha os assentos

Trem na Itália: como comprar pasasgens Italo

Na tela seguinte, aparecerão os dados da viagem para que você confirme antes de pagar.

Note que, na Italo, só o nome do comprador aparece nas passagens. Os acompanhantes não são nomeados. É normal, não se preocupe com isso.

E o assento?

O sistema já aloca automaticamente os assentos. No caso da classe Smart, você não pode mudar.

No caso das classes Comfort, Prima e Executive Club, porém, você pode clicar em 'Change your seat' e escolher onde sentar no mapa do vagão.

5 | Escolha o meio de pagamento

Trem na Italia: comprar passagens Italo

O site da Italo funciona com cartões de crédito internacional e também com Paypal.

Minha dica: use o Paypal. Faça um Paypal, se você ainda não tem -- será utilíssimo na sua vida de viajante. O Paypal dispensa o chatíssimo sistema de verificação de cartões (Verified by Visa ou MasterCard Secure Code) usado por cada vez mais sites, e que requer que você insira a senha do seu cartão ou um código enviado via token.

Veja como fazer o Paypal e como funcionam o Verified by Visa e MasterCard SecureCode.

6 | Feito!

Trem na Itálila: como comprar passagens Italo

Uma vez aprovado o pagamento, a tela seguinte trará o código do seu bilhete. Esse código é tudo o que você precisa para viajar. Anote ou salve a tela para não perder.

Trem na Itália: como comprar pasasgens Italo

Se quiser, você pode imprimir a passagem, que também é enviada para o seu email.

Mas veja: você embarca sem mostrar nenhum documento para ninguém. Quando o fiscal, pode mostrar uma cópia impressa ou o recibo do ticket no seu celular, ou simplesmente soletrar o código.

Ah, sim -- apesar de ter informado o meu telefone, com código do Brasil, quando preenchi os dados do passageiro, não recebi nenhum SMS da cia.

Tela a Tela: como comprar passagens na Trenitalia

Trem na Itália: como comprar passagens Trenitalia

O site da Trenitalia está bem mais simples do que já foi, mas continua com um ar meio antigão. A versão default é em italiano -- mas você pode mudar pra inglês, francês ou alemão, se preferir.

1 | Preencha o motor de busca

Trem na Itália: como comprar passagens Trenitalia

Não há um menu com todos os destinos (não caberiam). Você começa a digitar o destino e o menu oferece as alternativas que se encaixam. Clique na alternativa certa.

Para Roma, escolha Roma (Tutte le stazioni). Para Milão, Milano Centrale. Para Florença, Firenze S. M. Novella. Para Nápoles, Napoli Centrale. Para Verona, Verona Porta Nuova.

Escolha também se a viagem é só de ida (Andata) ou ida e volta (Andata e Ritorno).

2 | Escolha o trem e a tarifa

Trem na Itália: como comprar passagens Trenitalia

Funciona como nos sites das cias. aéreas. A página carrega todos os horários com disponibilidade e a tarifa mais barata ainda vigente para cada horário.

Trem na Itália: como comprar passagens Trenitalia

Escolha um horário, e abrirá um quadro com todas as classes e tarifas ainda disponíveis.

Os trens Freccia (os mais confortáveis da Trenitalia) oferecem quatro classes: Standard, Premium, Business (também nas versões 'silêncio' e 'salinha') e Executive, em nível crescente de conforto.

Já as tarifas são a Base (tarifa cheia, alterável e reembolsável), Economy (permite alteração de horário, com pagamento de diferença tarifária para a tarifa Base) e SuperEconomy (sem direito a alteração nem a reembolso).

Podem também aparecer tarifas Senior (para maiores de 60) e Young (para menores de 30). Essas tarifas serão menores que a Tarifa Base, mas são mais caras do que a Super Economy (e regulam com a Economy).

Trem na Itália: como comprar passagens Trenitalia

As condições principais da tarifa selecionada aparecem abaixo do quadro. Se quiser ver todas as características das classes e as condições tarifárias, é só clicar nos vários 'i' que estão nos quadrinhos.

3 | Quer escolher assento?

Trem na Itália: como comprar passagens Trenitalia

Nos trens Freccia e InterCity, você pode escolher seu assento. Mas para isso, vai ter que clicar no quadradinho 'Scelgo il posto' ('Escolho o assento'), que está acima do botão 'Continua'.

Caso a viagem seja ida e volta, o quadradinho da escolha do assento só estará clicável depois de escolher o horário da volta.

Caso você esqueça de clicar no quadradinho, o sistema alocará um assento automaticamente. Se forem dois passageiros viajando juntos, o sistema arranjará dois assentos juntos (a não ser que não haja mais disponibilidade).

Não se assuste se os números dos assentos alocados automaticamente não forem consecutivos: o sistema normalmente escolhe dois assentos em torno de uma mesinha, o que faz com a que a numeração não seja contínua.

Nos trens Regionali e Regionali Veloci não há reserva de assento. Esses trens inclusive carregam passageiros de pé.

Trem na Itália: como comprar passagens Trenitalia

Já sei o que você vai perguntar. Não, não dá para saber qual é a direção do trem. A recomendação para quem viaja junto é escolher dois assentos um em frente ao outro. Assim quem enjoar mais por viajar no sentido contrário dos trilhos pode viajar de frente.

4 | Prossiga sem se registrar

Trem na Itália: como comprar passagens Trenitalia

O sistema vai então oferecer a possibilidade de você se registrar. Não precisa. O registro é só para quem quer solicitar um cartão de fidelidade. Para isso, é preciso ter um endereço na Itália.

Escolha 'Proseguo senza fare il login' (prossigo sem fazer login). Vai dar tudo certo, não se preocupe.

Atenção: preencha o nome de todos os passageiros. Antigamente só o comprador precisava se identificar. Agora o site pede o nome de todos os passageiros do grupo. De todo modo, essa informação é raramente conferida pelos fiscais. E não se preocupe se não couber o seu nome inteiro como está no passaporte. Bastam o primeiro nome e o último sobrenome.

5 | Escolha o meio de pagamento

Trem na Itália: como comprar passagens Trenitalia

O site da Trenitalia funciona com cartões de crédito internacional e também com Paypal.

Minha dica: use o Paypal. Faça um Paypal, se você ainda não tem -- será utilíssimo na sua vida de viajante. O Paypal dispensa o chatíssimo sistema de verificação de cartões (Verified by Visa ou MasterCard Secure Code) usado por cada vez mais sites, e que requer que você insira a senha do seu cartão ou um código enviado via token.

Veja como fazer o Paypal e como funcionam o Verified by Visa e MasterCard SecureCode.

6 | Resumo da compra e código de recuperação

Trem na Itália: como comprar passagens Trenitalia

A próxima página a carregar tem o estranhíssimo título 'Reipilogo acquisto senza registrazione'. Significa: 'Resumo da compra sem registro'.

Trem na Itália: como comprar passagens Trenitalia

No alto da página você encontra quatro botões:

  • 'Stampa riepilogo' -- imprimir o resumo
  • 'Stampa ricevuta' -- imprimir o recibo
  • 'Invia via SMS' -- enviar o ticket por SMS
  • 'Invia via E-mail" -- enviar o ticket por e-mail

Imprima o recibo e clique para enviar o ticket por email. Muitos leitores reclamam que não recebem o recibo ou a passagem. Talvez seja porque não cliquem nesses botões.

Eu cliquei no botão do email e recebi o ticket.

Cliquei também no botão do SMS, mas não funcinou (na Italo também não tinha funcionado).

Mais abaixo você verá, no corpo da confirmação do trajeto, à direita, um Codice di recupero. É o 'código de recuperação' da sua passagem. Imprima ou anote! Você precisará desse código se o ticket não chegar por email.

7 | A passagem vem pelo e-mail!

Atenção: a última tela da compra é só uma confirmação do trajeto. A passagem mesmo só vem por email (por isso você precisa clicar em "Invia via E-mail".

Só a passagem traz o Codice Biglietto (código do bilhete) que o fiscal do trem vai procurar quando passar por você.

E se eu não receber (ou perder) o email do ticket?

Trem na Itália: como comprar passagens Trenitalia

Neste caso, clique em 'Modifica il biglieto', que está no alto da home, ao lado do logo da Trenitalia.

Você vai precisar inserir o 'código de recuperação' que eu disse para você imprimir ou anotar no fim da compra.

Então o site reenviará o ticket para o seu email.

Buon viagio!

Leia mais:

132 comentários

Fabiana
FabianaPermalinkResponder

Alguém sabe se a Italo deixa de fazer alguns trechos no inverno? Pois de Milão para Veneza e Verona no final de dezembro está dando a mensagem que não há trem disponível para escolher outro itinerário. E para outros destinos como Turim, Florença, Roma tem trens para a mesma data dia 20 de dezembro.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabiana! No início de dezembro entra o horário de inverno dos trens. Esses novos horários costumam entrar no sistema um pouco mais próximo da data. Continue monitorando semanalmente. O mais provável é que apareçam no início de novembro.

Vivian
VivianPermalinkResponder

Corro o risco de não achar passagem na hora do embarque?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vivian! Como está explicado no texto, trens de alta velocidade têm lugar gar marcado e por isso podem lotar. Nesses trens passagens compradas na hora são vendidas na tarifa mais cara.

Já trens regionais não têm variação de preço e levam passageiros em pé, por isso podem ser comprados na hora sem problemas.

jaqueline Lobo

Minha viagem é para começo de janeiro e não estou conseguindo de jeito nenhum comprar em nenhum site Roma X Pompeia . Faltam 75 dias para minha viagem.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jaqueline! Não há trem de Roma para Pompéia. Você tem que comprar para Nápoles. Em Nápoles você pega o trem Circumvesuviana, que é um trem suburbano que só vende passagem na hora.

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/2009/07/passo-a-passo-bate-volta-de-roma-a-pompeia-e-napoles/

Raquel
RaquelPermalinkResponder

Já li muito sobre comprar passagem de trem na Itália. Quanto mais leio mais fico confusa. Exemplos: posso comprar as passagens quando chegar aí, direto no quiche? Tenho que validar? Mesmo comprando pela internet? Achei extremamente confuso...vou de Roma para Paola, Sul da Calábria , estamos em seis quatro adultos, um jovem de quinze anos e uma criança de nove. Compro quando chegar na Termini? O europasse ficaria mais barato. Vamos ficar de 18/11 Te 01/12. Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Raquel! Os passes não ficam mais barato nem facilitam a sua vida. Para usar esses passes em trens de alta velocidade na Itália é preciso pagar sobretaxa e reservar assento.

Para entender se precisa comprar antes ou na hora, primeiramente você precisa saber quais trechos vai fazer de trem de alta velocidade e quais vai fazer em trem regional. Passagens compradas pela internet nunca precisam ser validadas. Passagens compradas na estação sempre precisam ser validadas.

Trens regionais: não mudam de preço, não pode reservar lugar, podem ser comprados na hora. Se forem comprados na estação, tem que validar. Se comprar pela internet, não precisa.

Trens de alta velocidade: mudam de preço, o lugar reservado é obrigatório e incluído no preço, devem ser comprados com antecedência. Se comprar pela internet, não precisa validar. Se comprar a passagem na estação, precisa validar.

Se você pesquisar no site da Trenitalia com origem em Roma Termini e destino Paola, vai ver que a maioria dos trens são Freccia ou Intercity. Ambos são trens de alta velocidade. A viagem mais curta, no horário das 7h22, dura 3h10. Em outros horários a viagem leva de 3h50 a 5h30. Compre com antecedência para conseguir tarifas promocionais. Como é compra pela internet, não precisa validar. Caso você deixasse para comprar na estação, precisaria validar. Paola está na linha de Reggio di Calabria.

Existem também trens regionais que fazem a rota, com baldeações. Todos também aparecem na página de resultados, você reconhece pelo nome "Regionale". As viagens duram em média 8 horas. O preço não varia. Pode comprar na estação, mas daí tem que validar.

Diógenes
DiógenesPermalinkResponder

A antecedência de 120 dias foi aumentada. Comprei hoje, 22/10, ticket na Italo para abril/2019.

Guilherme
GuilhermePermalinkResponder

realizei a compra de 2 passagens esta semana no site tremitalia.com.br representante da Trenitalia no Brasil, recebi e-mail que está em revisão porém já me foi cobrado no cartão e não recebi os bilhetes no e-mail, entrei no reclame aqui e tem mais de 15 pessoas sem qualquer retorno e que ocorreu igual, telefone do site somente ocupado, me ferrei

LUIZ NATAN SANTOS E SANTOS

Ola vou viajar para lua de mel em janeiro de 2019 vamos se acomodar em roma, florença e veneza, mas estou tentanro reservar a viagem 27/01/2019 de Roma a Florença mas não consigo pela Italo, aparece apenas datas disponives só ate 26/11/2018 é assim mesmo 30 dias apenas para reservar com antecedem cia ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiz! É normal. No início de dezembro as cias. européias mudam os horários dos trens, e esses horários demoram para aparecer no sistema. Monitore semanalmente e você conseguirá comprar passagens promocionais assim que forem lançadas.

LUIZ NATAN SANTOS E SANTOS

Ola pode me explicar o que significa TUTTE nas estações de trem na Italia , teria que comprar com esse nome ? por exemplo de Firenze SMN a Venezia ( Tutte )

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luis! Escolhendo ‘tutte’ a página vai carregar resultados a todas (tutte) as estações do destino.

Para resultados específicos para a estação central de Veneza, selecione Venezia S Lucia.

Egberto Freire

Pelo que eu entendi as malas não são despachadas. Tenho que carregar as malas para dentro do trem. Tem um vagão especial para bagagens? Recebo algum comprovante de bagagem? Não existe o risco de roubarem as malas em uma das paradas? Quanto tempo antes do horário de saída devo chegar na estação de Veneza (S. Lucia)? Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Egberto! Na Europa você carrega sua mala para dentro do trem. Não viaje com mala maior que M. A grande maioria das pessoas viaja com mala P. Quando a mala não cabe no compartimento superior, tem que ficar num gradil junto à porta do vagão -- e sim, é um pouco inseguro. Mas o maior problema de mala grande é subir e descer com ela em meio a todos os que descem e sobem do trem a cada parada.

Esteja na estação 15 minutos antes, para achar sua plataforma. Se a viagem do trem se originar na estação, você poderá subir com calma. Caso o trem venha de outra estação, a parada costuma durar entre 2 e 5 minutos.

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/2018/06/malas-viaje-leve/
https://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-trem-na-europa/

Giovanna
GiovannaPermalinkResponder

Olá tudo bem? É seguro comprar pelo tremitalia.com.br? Estou cotando e achei boas tarifas! O pessoal também relata ter problemas com o site Italiano ao finalizar a compra!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Giovanna! Há queixas do Tremitalia também. Recomendamos o site italiano.

Igor
IgorPermalinkResponder

Boa tarde.
Achei extremamente confusos os sites da trenitalia e italo. Por exemplo, quando eu seleciono a opção "Roma (tutte)", significa que posso embarcar em qualquer estação da cidade? Ou eu consigo comprar a passagem especifica para embarcar no aeroporto Fiumicino?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Igor! Ao pesquisar com "Tutte", o que vai acontecer é que o site vai incluir partidas de Roma Termini, Roma Tiburtina e, caso exista (são raríssimos os trens de longa distância), de Roma Fiumicino. Você vai precisar tomar o trem na estação que aparecer na busca.

É a mesma coisa quando você pesquisa vôos saindo de Londres (todos os aeroportos). Não significa que todos os aviões vão parar em todos os aeroportos...

Igor
IgorPermalinkResponder

Ah sim! Compreendi! muito obrigado

Jackelene Rubem

Oie! Senti falta de informações sobre as diferenças entre a primeira classe e a segunda, você tem algo a acrescentar? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jackelene! Tem um pouco mais de espaço e as poltronas são um pouco mais confortáveis. Em alguns trens há wifi na primeira classe.

Ana
AnaPermalinkResponder

Olá! Este ano minha mae e eu fomos à italia e tivemos dificuldade na estação de termini pq nunca tinhamos andado de trem.. queria perguntar se vcs tem alguma dica para saber o seu portão de embarque. Em termini tinha 5 portoes (A,B,C,D,E) e foi um sufoco pra descobrir em qual deles era pra passar para enfim chegar a plataforma.. Foi tao extressante! Nao havia guichê de informação
Sempre lembro nesse perrengue quando penso em programar outra viagem
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! Era só ter seguido as placas para "treni" (trens). As plataformas são numeradas, 1 está do lado da 2, que está do lado da 3, que está do lado da 4... Em qualquer estação italiana, siga a placa "treni".

Ricardo Oliveira

Gostaria de parabenizar o Viaje na Viagem. Matérias sempre muito bem feitas, úteis e muito explicativas. Valeu, pessoal!

FRANCISCO PERALTA

É possível sim obter o cartão de fidelidade CARTA FRECCIA da Trenitalia SEM MORAR NA ITALUA. O pedido precisa ser feito por email com seus dados pessoais e cópia do passaporte Brasileiró. Respondem em 30 dias com senha e número. Vc imprime o cartão no próprio site. Os descontos são bem maiores para quem tem o cartão.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar