trenitalia

Tela a tela: como comprar passagens de trem na Trenitalia e na Italo Treno

O trem é a melhor solução para a maior parte dos seus deslocamentos pela Itália. De trem você sai e chega no centro das cidades, viaja descansado, não perde tempo nem energia procurando estacionamento e evita colecionar multas por passar por zonas de tráfego restrito.

Viajar de carro só é recomendado para as regiões aonde o trem não chega — como o interior da Toscana, da Úmbria, da Sicília. Na Ligúria e na costa do Adriático os trilhos não são de alta velocidade, mas a cobertura é boa. Minha dica: deixe para alugar carro apenas para fazer os trechos do seu itinerário que não são servidos por trem.

Duas cias. operam nos trilhos italianos. A estatal Trenitalia e, desde 2012, a concorrente privada Italo Treno. Nas duas é possível comprar passagens com tarifas promocionais, sem sobretaxas de intermediários.

Trem na Itália: o beabá

Bye!

Qual é a melhor, Trenitalia ou Italo?

A Trenitalia tem a maior cobertura, chegando também às cidades servidas apenas por trilhos lentos, com os trens Regionali. Em muitas rotas, a Trenitalia será sua única alternativa. Sua frota de trens é composta pelos moderníssimos Freccia, pelos antiquados InterCity (que não alcançam altas velocidades, e por isso são mais econômicos) e pelos utilitários Regionali e Regionali Veloci, usados nos tramos de trilhos lentos.

A Italo atua apenas nos destinos servidos por trilhos de alta velocidade. É uma empresa mais moderna, com uma política agressiva de tarifas. Corteja tanto o viajante econômico (com a classe supereconômica Smart, que tem tarifa a partir de 9,90 euros) quanto o executivo (com lounges nas principais estações para os passageiros das classes mais caras). Seus trens são moderníssimos, sem exceção. A cia. também oferece ônibus complementares a lugares não servidos por trem, como diversas localidades nas montanhas do norte (Aosta, Courmayeur, Cortina) e também no sul (como Matera, na Basilicata).

O mapa acima mostra os tramos de alta velocidade, servidos tanto pela Trenitalia quanto pela Italo.

Qual é mais econômica, Trenitalia ou Italo?

A Italo tende a ter preços mais em conta — sobretudo quando você pesquisa com 90 dias de antecedência.

O site Trainline compara trens das duas cias. É um bom ponto de partida para sua pesquisa (e dá até para comprar por lá mesmo, leia mais no próximo tópico).

Vale a pena comprar na Rail Europe, na Tremitalia.com.br ou na Trainline?

A vantagem de usar a Rail Europe (subsidiária da cia. francesa SCNF que vende passagens e passes de trem europeus fora da Europa) ou a Tremitalia.com.br (revendedor autorizado da Trenitalia no Brasil) está em poder comprar as passagens em português. Mas ambos sites cobram sobretaxas a título de comissão de venda, e nem sempre oferecem todas as tarifas promocionais vigentes no site da Trenitalia. Ou seja: caso você use qualquer um desses sites, deve comparar com o que encontra na Trenitalia para ver se compensa.

A Trainline é a maior agência online especializada em passagens de trem na Europa. Tem acesso às tarifas promocionais tanto da Trenitalia quanto da Italo e vende sem sobretaxa. Mas se você comprar um bilhete com alguma possibilidade de alteração ou reembolso, é melhor usar direto o site da cia. que tiver o menor preço. Não dá para alterar passagens na Trainline, apenas cancelar. O reembolso pode ser complicado em alguns tipos de bilhete. De todo modo, se você for comprar por aqui, crie uma conta. Sem criar uma conta você não vai conseguir nenhuma assistência em caso de falha no processo de compra ou alteração.

Com que antecedência dá para comprar as passagens de trem na Itália?

Para os trens Freccia e InterCity da Trenitalia, pesquise a partir de 120 dias de antecedência. Quanto mais cedo, maior a chance de conseguir tarifas promocionais desde de 19,90 euros.

Alguns trechos operados por Freccia ou InterCity da Trenitalia

  • Turim-Milão-Bolonha-Florença-Roma-Nápoles-Salerno
  • Milão-Verona-Veneza
  • Veneza-Bolonha-Florença-Roma-Nápoles-Salerno
  • Milão-Gênova
  • Pisa-La Spezia-Monterosso (Cinque Terre)-Gênova
  • Milão-Monterosso (Cinque Terre)
  • Roma-Nápoles-Salerno-Reggio di Calabria
  • Roma-Bari-Brindisi-Lecce
  • Messina-Palermo
  • Messina-Taormina-Catania-Siracusa

Para os trens da Italo, pesquise a partir de 100 dias de antecedência. Quanto mais cedo, maior a chance de conseguir tarifas promocionais a partir de 9,90 euros.

Alguns trechos operados por trens Italo

  • Turim-Milão-Bolonha-Florença-Roma-Nápoles-Salerno
  • Milão-Verona-Veneza
  • Veneza-Bolonha-Florença-Roma-Nápoles-Salerno

Para os trens Regionali e Regionali Veloci da Trenitalia, só é possível pesquisar e comprar passagens dentro dos próximos 49 dias. As tarifas, porém, não variam. Nem é possível reservar assento. Ou seja: para esses trens, dá para comprar até na estação sem prejuízo.

Alguns trechos operados por trens Regionali e Regionali Veloci da Trenitalia

  • Florença-Pisa
  • Florença-Arezzo-Cortona-Perugia-Assis
  • Roma-Assis
  • Bolonha-Modena
  • Bari-Polignano a Mare-Lecce

Qual é a diferença entre as tarifas promocionais e a tarifa cheia?

A diferença pode ser brutal.

Pesquisando hoje na Trenitalia, eu encontro:

  • Roma-Veneza a 19,90 euros (tarifa Super Economy) para viajar daqui a 120 dias
  • Roma-Veneza a 87 euros (tarifa Base) para viajar amanhã

Pesquisando hoje na Italo, eu encontro:

  • Roma-Veneza a 9,90 euros (classe Smart) para viajar daqui a 87 dias
  • Roma-Veneza a 67,90 euros (clsse Smart) para viajar amanhã

Apenas os trens Regionali e Regionali Veloci não têm variação tarifária. Todos os outros (Freccia e Intercity da Trenitalia e todos os trens Italo) devem ser comprados com antecedência. O desconto sempre vai compensar o IOF do cartão e a eventual variação cambial.

Fui me registrar, mas pedem endereço na Itália e número de contribuinte

O registro nos dois sites serve apenas para obter o cartão fidelidade, que só é concedido a quem mora na Itália. Tanto na Trenitalia quanto na Italo, escolha comprar sem registro.

É preciso validar o ticket comprado online?

Não. Atualmente as únicas passagens que precisam ser validadas nos totens existentes nas plataformas são as passagens físicas, que você compra na bilheteria ou na máquina de autoatendimento. (Ou seja: se você comprar passagem na estação, tem que validar o bilhete no totem antes de embarcar, ou vai pagar uma multa de 50 euros quando o fiscal passar.)

As passagens para trens Freccia e InterCity da Trenitalia têm hora e assento marcados. Em algum momento da viagem o fiscal vai passar por você e pedir o bilhete, que pode estar impresso ou no celular. Ele vai precisar do código PNR que consta no bilhete.

Desde agosto de 2016, as passagens para trens Regionali e Regionali Veloci compradas online também têm hora marcada. A diferença é que valem por 4 horas a partir da hora marcada, desde que usadas no mesmo tipo de trem, no mesmo itinerário (ou seja, se você perder o Regionale das 10h e pegar o próximo Regionale das 12h, sua passagem continua valendo). Ao passar, o fiscal vai conferir se a sua passagem está dentro da validade.

Nos trens Italo, o fiscal vai passar e conferir (ou perguntar) pelo código do ticket. É o que basta.

É preciso informar o nome de todos os passageiros?

Na Trenitalia, sim. Mas isso é pouco conferido pelo fiscal.

Na Italo, só aparece o nome do comprador. As passagens dos acompanhantes não são nominais.

Errei a data/quero mudar a passagem. Como faço?

Cada tarifa tem suas regras de alteração e cancelamento, que podem (devem!) ser conferidas antes de fechar a compra. As passagens mais baratas não são canceláveis nem reembolsáveis.

Para alterar/cancelar sua passagem na Trenitalia, clique em ‘Modifica il biglietto’ na home. Você vai precisar do ‘código de recuperação’ informado no recibo da passagem.

Para alterar/cancelar sua passagem na Italo, clique em “Manage journey” na home. Você vai precisar do código do ticket informado no recibo da passagem.

Como ir de trem a Siena?

O coração da Toscana não é servido por trens rápidos. O tramo de Siena é lento e quase sempre requer baldeação. Tanto de Florença quanto de Roma o melhor é ir de ônibus. Os ônibus saem da rodoviária Tiburtina em Roma (junto à estação de trem Tiburtina) e da rodoviária ao lado da estação Santa Maria Novella (a principal) em Florença.

Falta só um mês, e os trechos de dezembro e janeiro não estão disponíveis na Trenitalia!

No início de dezembro entram os horários de inverno. Esses horários demoram a entrar no sistema e ficar disponíveis para a venda. Continue pesquisando semanalmente (ou, se estiver muito perto, diariamente) até os trechos serem postos à venda.

Há alguma restrição de bagagem?

Nos trens europeus você sobe com quantas malas conseguir subir. Mas veja: não é recomendável viajar com uma mala maior do que M (até 65 cm de altura, quando em pé). É uma complicação achar lugar dentro do trem para a mala, e arrastar uma mala grande pela estação será um suplício. Duas malas, então, nem pensar! No máximo, uma mala M e uma bolsa ou mochilinha.

Acredite: enquanto você está achando impossível mudar da G para a mala M, já tem muita gente aprendendo a viajar com mala P (e feliz da vida com isso). Viajar leve é o melhor upgrade que você pode dar a qualquer viagem. TODOS os viajantes atrapalhados que você encontrar pelo caminho terão algo em comum: estarão carregando malas maiores ou mais numerosas do que deviam.

Dito isso, a classe Smart na Italo só permite malas de até 75 cm de altura (uma mala G). Mas reitero meu conselho: viaje com uma mala M ou P.

Vai fazer pit-stop? Compre duas passagens separadas!

  • Com as novas regras dos trens regionais, válidas desde agosto de 2016, as passagens nos trens lentos não são mais válidas pelo dia inteiro. Agora valem apenas por 4 horas depois da data estampada no ticket (quando comprado online) ou validada no totem da plataforma (quando comprada na estação).
  • Isso invalida truques como comprar uma passagem regional de Florença a Lucca e parar em Pisa no caminho. Agora é preciso ter duas passagens: uma Florença-Pisa e outra Pisa-Lucca
  • O requisito de comprar duas passagens separadas já era padrão no caso dos trens rápidos, cujas passagens sempre valeram apenas para o horário e o assento marcados

Tela a Tela: como comprar passagens de trem Italo

Trem na Itália: como comprar passagens Italo

Comprar passagens no site da Italo é bastante simples. O site reconhece a procedência do visitante e já exibe a versão em inglês. E como está bem resolvidinha, é a que estou usando.

A única pegadinha é: NÃO SE REGISTRE! Registrar-se é só para quem quer o cartão fidelidade, que só está disponível para residentes na Itália. Quando você tenta se registrar, o site entra em loop até que você se registre (algo impossível sem um endereço na Itália). Se você clicar no registro sem querer, a única alternativa para comprar será abrir o site em outro navegador.

1 | Preencha o motor de busca

Trem na Itália: como compar passagens Italo

Acesse Italotreno.it. É igualzinho a comprar passagem aérea: você escolhe origem, destino, se é só ida ou se é ida e volta, data e faixa de horário.

O menu contém todos os destinos servidos. Em trechos com origem ou destino Roma escolha a alternativa ‘(Tutte)’ para cobrir as estações Termini e Tiburtina. Para Milão e Nápoles, escolha Milano Centrale e Napoli C.le (é a abreviatura de ‘Centrale’).

2 | Escolha o trem e a tarifa

Trem na Itália: como comprar passagens Italo

De novo, igualzinho aos sites de cias. aéreas. Todos os horários aparecem com o preço mínimo do trem. Você clica num horário, e daí o site mostra todas as tarifas disponíveis, em todas as classes.

Os trens Italo oferecem quatro classes: Smart, Comfort, Prima e Club Executive, com níveis de conforto diferentes. Dentro de cada classe, podem ser oferecidas até 4 tarifas diferentes: Promo (sem cancelamento nem reembolso), Low Cost (sem cancelamento, com 50% de multa para alteração), Economy (com alguma possibilidade de remarcação e algum reembolso em cancelamento) e Flex (totalmente alterável/reembolsável).

Trem na Itália: como comprar passagens Italo

Para saber as condições daquela tarifa, basta clicar no ‘i’ junto ao nome da tarifa.

3 | Não se registre!

Trem na Itália: como comprar passagens Italo

Na próxima tela, o site vai oferecer que você se registre — até mesmo facilitando as coisas via Facebook. Não faça isso!

O registro só serve para obter um cartão de fidelidade, que só está disponível para quem tem endereço na Itália. Se você iniciar o processo de registro, não vai conseguir terminar. E sem conseguir terminar, o site não vai adiante na sua compra. A solução é ou zerar os cookies ou recomeçar tudo em outro navegador.

É perfeitamente possível comprar sua passagem sem se registrar. Você não precisa ter conta na cia. para gerenciar seu ticket se precisar.

4 | Confira os dados e escolha os assentos

Trem na Itália: como comprar pasasgens Italo

Na tela seguinte, aparecerão os dados da viagem para que você confirme antes de pagar.

Note que, na Italo, só o nome do comprador aparece nas passagens. Os acompanhantes não são nomeados. É normal, não se preocupe com isso.

E o assento?

O sistema já aloca automaticamente os assentos. No caso da classe Smart, você não pode mudar.

No caso das classes Comfort, Prima e Executive Club, porém, você pode clicar em ‘Change your seat’ e escolher onde sentar no mapa do vagão.

5 | Escolha o meio de pagamento

Trem na Italia: comprar passagens Italo

O site da Italo funciona com cartões de crédito internacional e também com Paypal.

Minha dica: use o Paypal. Faça um Paypal, se você ainda não tem — será utilíssimo na sua vida de viajante. O Paypal dispensa o chatíssimo sistema de verificação de cartões (Verified by Visa ou MasterCard Secure Code) usado por cada vez mais sites, e que requer que você insira a senha do seu cartão ou um código enviado via token.

Veja como fazer o Paypal e como funcionam o Verified by Visa e MasterCard SecureCode.

6 | Feito!

Trem na Itálila: como comprar passagens Italo

Uma vez aprovado o pagamento, a tela seguinte trará o código do seu bilhete. Esse código é tudo o que você precisa para viajar. Anote ou salve a tela para não perder.

Trem na Itália: como comprar pasasgens Italo

Se quiser, você pode imprimir a passagem, que também é enviada para o seu email.

Mas veja: você embarca sem mostrar nenhum documento para ninguém. Quando o fiscal, pode mostrar uma cópia impressa ou o recibo do ticket no seu celular, ou simplesmente soletrar o código.

Ah, sim — apesar de ter informado o meu telefone, com código do Brasil, quando preenchi os dados do passageiro, não recebi nenhum SMS da cia.

Tela a Tela: como comprar passagens na Trenitalia

Trem na Itália: como comprar passagens Trenitalia

O site da Trenitalia está bem mais simples do que já foi, mas continua com um ar meio antigão. A versão default é em italiano — mas você pode mudar pra inglês, francês ou alemão, se preferir.

1 | Preencha o motor de busca

Trem na Itália: como comprar passagens Trenitalia

Não há um menu com todos os destinos (não caberiam). Você começa a digitar o destino e o menu oferece as alternativas que se encaixam. Clique na alternativa certa.

Para Roma, escolha Roma (Tutte le stazioni). Para Milão, Milano Centrale. Para Florença, Firenze S. M. Novella. Para Nápoles, Napoli Centrale. Para Verona, Verona Porta Nuova.

Escolha também se a viagem é só de ida (Andata) ou ida e volta (Andata e Ritorno).

2 | Escolha o trem e a tarifa

Trem na Itália: como comprar passagens Trenitalia

Funciona como nos sites das cias. aéreas. A página carrega todos os horários com disponibilidade e a tarifa mais barata ainda vigente para cada horário.

Trem na Itália: como comprar passagens Trenitalia

Escolha um horário, e abrirá um quadro com todas as classes e tarifas ainda disponíveis.

Os trens Freccia (os mais confortáveis da Trenitalia) oferecem quatro classes: Standard, Premium, Business (também nas versões ‘silêncio’ e ‘salinha’) e Executive, em nível crescente de conforto.

Já as tarifas são a Base (tarifa cheia, alterável e reembolsável), Economy (permite alteração de horário, com pagamento de diferença tarifária para a tarifa Base) e SuperEconomy (sem direito a alteração nem a reembolso).

Podem também aparecer tarifas Senior (para maiores de 60) e Young (para menores de 30). Essas tarifas serão menores que a Tarifa Base, mas são mais caras do que a Super Economy (e regulam com a Economy).

Trem na Itália: como comprar passagens Trenitalia

As condições principais da tarifa selecionada aparecem abaixo do quadro. Se quiser ver todas as características das classes e as condições tarifárias, é só clicar nos vários ‘i’ que estão nos quadrinhos.

3 | Quer escolher assento?

Trem na Itália: como comprar passagens Trenitalia

Nos trens Freccia e InterCity, você pode escolher seu assento. Mas para isso, vai ter que clicar no quadradinho ‘Scelgo il posto’ (‘Escolho o assento’), que está acima do botão ‘Continua’.

Caso a viagem seja ida e volta, o quadradinho da escolha do assento só estará clicável depois de escolher o horário da volta.

Caso você esqueça de clicar no quadradinho, o sistema alocará um assento automaticamente. Se forem dois passageiros viajando juntos, o sistema arranjará dois assentos juntos (a não ser que não haja mais disponibilidade).

Não se assuste se os números dos assentos alocados automaticamente não forem consecutivos: o sistema normalmente escolhe dois assentos em torno de uma mesinha, o que faz com a que a numeração não seja contínua.

Nos trens Regionali e Regionali Veloci não há reserva de assento. Esses trens inclusive carregam passageiros de pé.

Trem na Itália: como comprar passagens Trenitalia

Já sei o que você vai perguntar. Não, não dá para saber qual é a direção do trem. A recomendação para quem viaja junto é escolher dois assentos um em frente ao outro. Assim quem enjoar mais por viajar no sentido contrário dos trilhos pode viajar de frente.

4 | Prossiga sem se registrar

Trem na Itália: como comprar passagens Trenitalia

O sistema vai então oferecer a possibilidade de você se registrar. Não precisa. O registro é só para quem quer solicitar um cartão de fidelidade. Para isso, é preciso ter um endereço na Itália.

Escolha ‘Proseguo senza fare il login’ (prossigo sem fazer login). Vai dar tudo certo, não se preocupe.

Atenção: preencha o nome de todos os passageiros. Antigamente só o comprador precisava se identificar. Agora o site pede o nome de todos os passageiros do grupo. De todo modo, essa informação é raramente conferida pelos fiscais. E não se preocupe se não couber o seu nome inteiro como está no passaporte. Bastam o primeiro nome e o último sobrenome.

5 | Escolha o meio de pagamento

Trem na Itália: como comprar passagens Trenitalia

O site da Trenitalia funciona com cartões de crédito internacional e também com Paypal.

Minha dica: use o Paypal. Faça um Paypal, se você ainda não tem — será utilíssimo na sua vida de viajante. O Paypal dispensa o chatíssimo sistema de verificação de cartões (Verified by Visa ou MasterCard Secure Code) usado por cada vez mais sites, e que requer que você insira a senha do seu cartão ou um código enviado via token.

Veja como fazer o Paypal e como funcionam o Verified by Visa e MasterCard SecureCode.

6 | Resumo da compra e código de recuperação

Trem na Itália: como comprar passagens Trenitalia

A próxima página a carregar tem o estranhíssimo título ‘Reipilogo acquisto senza registrazione’. Significa: ‘Resumo da compra sem registro’.

Trem na Itália: como comprar passagens Trenitalia

No alto da página você encontra quatro botões:

  • ‘Stampa riepilogo’ — imprimir o resumo
  • ‘Stampa ricevuta’ — imprimir o recibo
  • ‘Invia via SMS’ — enviar o ticket por SMS
  • ‘Invia via E-mail” — enviar o ticket por e-mail

Imprima o recibo e clique para enviar o ticket por email. Muitos leitores reclamam que não recebem o recibo ou a passagem. Talvez seja porque não cliquem nesses botões.

Eu cliquei no botão do email e recebi o ticket.

Cliquei também no botão do SMS, mas não funcinou (na Italo também não tinha funcionado).

Tela a tela: como comprar passagens de trem na Trenitalia e na Italo Treno 2

Mais abaixo você verá, no corpo da confirmação do trajeto, à direita, um Codice di recupero. É o ‘código de recuperação’ da sua passagem. Imprima ou anote! Você precisará desse código se o ticket não chegar por email.

7 | A passagem vem pelo e-mail!

Tela a tela: como comprar passagens de trem na Trenitalia e na Italo Treno 3

Atenção: a última tela da compra é só uma confirmação do trajeto. A passagem mesmo só vem por email (por isso você precisa clicar em “Invia via E-mail”.

Só a passagem traz o Codice Biglietto (código do bilhete) que o fiscal do trem vai procurar quando passar por você.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    E se eu não receber (ou perder) o email do ticket?

    Trem na Itália: como comprar passagens Trenitalia

    Neste caso, clique em ‘Modifica il biglieto’, que está no alto da home, ao lado do logo da Trenitalia.

    Você vai precisar inserir o ‘código de recuperação’ que eu disse para você imprimir ou anotar no fim da compra.

    Então o site reenviará o ticket para o seu email.

    Buon viagio!

    Leia mais:

    638 comentários

    Olá, gostei muito das informações
    Dúvida: estou pensando em ir de Roma a Pisa na terceira semana de setembro, porém não estou encontrando mais as tarifas econômicas. Se esperar mais um pouco, será que consigo encontrar?

      Olá, Alexandre! As tarifas promocionais são lançadas com 120 a 90 dias de antecedência. Já está tarde para conseguir as mais descontadas.

    Boa tarde. Estou querendo comprar ticket de Milão para Lugano para 20/11. A maioria dos bons horários aparecem n/a ou n.d. o que significa? Desde já agradeço.

      Olá, Fatima! Significa que ainda não estão no sistema para vender.

    Olá Boia, comprei dois bilhetes de trem Florença/Pisa/Florença pela Trenitalia e, sem querer, o bilhete do meu filho (6 anos) veio como o nome dele errado. Tem como alterar no site? Será que terei problemas ao embarcar com ele?
    Já conseguir aproveitar várias dicas do site…
    Muito obrigada,

    Cláudia

      Olá, Cláudia! Não tem problema nenhum. Ninguém confere os nomes.

    Olá
    Gostaria de saber se é seguro comprar a passagem pelo trenitalia, mesmo sem fazer o registro, tenho medo de comprar e não conseguir embarcar. Quase comprei sem fazer o registro ai vi que não tinha o recibo de compra.
    Obrigado.

    Ok, obrigada pela resposta. Mas elas podem ir no assento que eu estiver?

      Olá, Rita! Ao entrar você poderá usar os espaços disponiveis. Esses espaços podem estar ou não perto do seu assento. Podem estar junto à porta de saída, pode haver lugar no alto do seu assento (caso a mala caiba), às vezes há espaço entre duas fileiras de poltronas. Todo mundo se ajeita como pode.

    Comprei trechos da Italo na tarifa smart, gostaria de saber se as malas podem viajar conosco ou devemos guardá-las em outro lugar?

    Bom dia tenho muitas dúvidas e tem certeza que vcs podem me ajudar, minha primeira vez na Europa, meu voo vai do Brasil para Roma, porém vou fazer um cruzeiro que sai do Porto de Veneza, não sei onde posso pegar o trem de alta velocidade e chegar a tempo no Porto, a estação de tem fica no aeroporto de Roma?
    O Porto de Veneza é próximo da estação de trem?
    Quanto tempo da estação Veneza até o Porto?
    Existe uma dica de transfer para ir da estação para o Porto?
    Meu cruzeiro sai do Porto as 17 horas, que horas tenho que chegar em Roma e dar tempo de pegar o trem e chegar a tempo no cruzeiro?
    Sei que são muitos questionamentos, estou desesperada e não tenho a quem recorrer, na
    Internet já li de tudo , e felizmente achei vcd, me ajudem por favor!
    Dia do cruzeiro 18/08/2018
    Um casal mais que perdido
    Obrigada

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito