lavanderias automáticas na europa

Como usar lavanderias automáticas na Europa (e diminuir sua bagagem)

O segredo de viajar leve é usar lavanderias automáticas. Na Europa as lavanderias automáticas estão por toda parte — jogue a palavra ‘laundromat’ no Google junto com o nome da sua cidade (melhor ainda: do seu bairro) e você logo descobrirá a mais próxima de você.

Se você investir duas horas (e cerca de 10 euros) por semana numa lavanderia automática, vai poder levar roupas para apenas 8 dias de viagem. No sétimo dia, você lava jeans e peças de algodão e volta para o hotel com suas roupas limpinhas e cheirosas.

Lavanderias automáticas: self-service MESMO

As lavanderias automáticas da Europa levam o conceito self-service às últimas conseqüências. As lojas ficam abertas (muitas delas, 24 horas) sem nenhum funcionário dentro. De vez em quando passa alguém para fazer a limpeza e verificar o estoque de sabão e amaciante das máquinas. Mas não tem ninguém de plantão para cobrar ou… tirar dúvidas.

Na minha opinião, esse é o único problema das lavanderias automáticas da Europa: não existe ninguém para ensinar você a usar. Eventualmente pode haver um cliente que se compadeça do seu estado catatônico e ofereça ajuda, mas não conte com isso.

Mas não se deixe intimidar pelo sistema aparentemente alienígena de funcionamento da lavanderia. Na verdade, depois que você domina o básico, a coisa fica praticamente intuitiva. Este post foi feito para você dominar o básico 🙂

Passo 1: localize o painel de controle

Lavanderia automática Europa: como funciona

A peça mais importante de uma lavanderia automática é o painel de controle. Esta caixa comanda o funcionamento de todas as lavadoras e secadoras. É aqui que você seleciona qual máquina vai usar e paga pelo uso.

Em muitas lavanderias, o painel de controle também vende sabão e amaciante. Em outras, existe uma maquininha separada.

Passo 2: identifique uma máquina livre

Lavanderia automática Europa: como funciona

Veja as lavadoras que não estejam ocupadas. Escolha uma, veja qual é o seu número e marque esse número no painel de controle.

Escolheu, pagou? A máquina é sua, ninguém tasca, você viu primeiro.

Passo 3: compre sabão e amaciante

Lavanderia automática Europa: como funciona

Nesse momento você vai descobrir o primeiro uso realmente útil do wifi da lavanderia: dar um Google Translate nos nomes dos produtos à venda.

Por exemplo: caso você se encontre na Alemanha, como eu, pode perguntar que diabos significa Vollwaschmittel (detergente neutro) e Weichspüler (amaciante).

Normalmente há dois compartimentos para o sabão: um para a pré-lavagem e outro para a lavagem. Quem tem pressa escolhe um ciclo sem pré-lavagem, então só põe sabão num dos compartimentos. Não está aparecendo na foto, mas os compartimentos tinham o sinal I (para pré-lavagem) e II (para lavagem).

O compartimento do amaciante normalmente tem tampa.

Passo 4: escolha o programa e ligue a máquina

Lavanderia automática Europa: como funciona

Agora você deve escolher a temperatura da água e a duração do ciclo.

Depois, é só fechar a máquina e apertar no ‘start’.

Ufa. Você acaba de ganhar 50 minutos de recreio. Pode dar uma voltinha ou usar o wifi para atualizar suas redes sociais (e pesquisar sobre os próximos passeios).

Passo 5: secar

Lavanderia automática Europa: como funciona

Existem carrinhos de roupa na lavanderia que servem para transportar a roupa ainda molhada da lavadora para a área das secadoras.

Localize uma secadora vaga, veja o número (nesta lavanderia, eram letras), selecione no painel e pague.

Daí, coloque a roupa na secadora e escolha a temperatura (quanto mais quente, mais chance da roupa encolher) e aperte o play — digo, start.

As secadoras podem ser abertas antes do fim do ciclo. A partir de 20 minutos de operação, verifique se as roupas já estão secas. Tire da máquina assim que não estiverem mais úmidas.

Passo 6: dobrar

Dobre as roupas com cuidado enquanto ainda estão quentinhas. Toda lavanderia tem uma mesa própria para isso. Vá dobrando e alisando, dobrando e alisando.

OK, elas não ficam engomadas, mas fique tranqüilo que suas roupas de algodão estarão bastante apresentáveis. Palavra de escoteiro.

Passo 7: comemorar

Não falei? Você conseguiu! Trocou o perrengue de arrastar uma mala G pra cima e pra baixo por duas horas de desafio e adrenalina numa lavanderia que não fala o seu idioma. Parabéns!

Leia mais:

Mala: viaje leve

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    44 comentários

    Quais os tecidos não devem ser lavados nessas máquinas?

      Olá, Carina! Não é bom lavar roupas delicadas que a gente lavaria com detergente especial ou à mão ou mandaria para a lavanderia. Jeans, camisetas e tecidos sintéticos não têm problema.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito