lavanderias automáticas na europa

Como usar lavanderias automáticas na Europa (e diminuir sua bagagem)

O segredo de viajar leve é usar lavanderias automáticas. Na Europa as lavanderias automáticas estão por toda parte — jogue a palavra ‘laundromat’ no Google junto com o nome da sua cidade (melhor ainda: do seu bairro) e você logo descobrirá a mais próxima de você.

Se você investir duas horas (e cerca de 10 euros) por semana numa lavanderia automática, vai poder levar roupas para apenas 8 dias de viagem. No sétimo dia, você lava jeans e peças de algodão e volta para o hotel com suas roupas limpinhas e cheirosas.

Lavanderias automáticas: self-service MESMO

As lavanderias automáticas da Europa levam o conceito self-service às últimas conseqüências. As lojas ficam abertas (muitas delas, 24 horas) sem nenhum funcionário dentro. De vez em quando passa alguém para fazer a limpeza e verificar o estoque de sabão e amaciante das máquinas. Mas não tem ninguém de plantão para cobrar ou… tirar dúvidas.

Na minha opinião, esse é o único problema das lavanderias automáticas da Europa: não existe ninguém para ensinar você a usar. Eventualmente pode haver um cliente que se compadeça do seu estado catatônico e ofereça ajuda, mas não conte com isso.

Mas não se deixe intimidar pelo sistema aparentemente alienígena de funcionamento da lavanderia. Na verdade, depois que você domina o básico, a coisa fica praticamente intuitiva. Este post foi feito para você dominar o básico 🙂

Passo 1: localize o painel de controle

Lavanderia automática Europa: como funciona

A peça mais importante de uma lavanderia automática é o painel de controle. Esta caixa comanda o funcionamento de todas as lavadoras e secadoras. É aqui que você seleciona qual máquina vai usar e paga pelo uso.

Em muitas lavanderias, o painel de controle também vende sabão e amaciante. Em outras, existe uma maquininha separada.

Passo 2: identifique uma máquina livre

Lavanderia automática Europa: como funciona

Veja as lavadoras que não estejam ocupadas. Escolha uma, veja qual é o seu número e marque esse número no painel de controle.

Escolheu, pagou? A máquina é sua, ninguém tasca, você viu primeiro.

Passo 3: compre sabão e amaciante

Lavanderia automática Europa: como funciona

Nesse momento você vai descobrir o primeiro uso realmente útil do wifi da lavanderia: dar um Google Translate nos nomes dos produtos à venda.

Por exemplo: caso você se encontre na Alemanha, como eu, pode perguntar que diabos significa Vollwaschmittel (detergente neutro) e Weichspüler (amaciante).

Normalmente há dois compartimentos para o sabão: um para a pré-lavagem e outro para a lavagem. Quem tem pressa escolhe um ciclo sem pré-lavagem, então só põe sabão num dos compartimentos. Não está aparecendo na foto, mas os compartimentos tinham o sinal I (para pré-lavagem) e II (para lavagem).

O compartimento do amaciante normalmente tem tampa.

Passo 4: escolha o programa e ligue a máquina

Lavanderia automática Europa: como funciona

Agora você deve escolher a temperatura da água e a duração do ciclo.

Depois, é só fechar a máquina e apertar no ‘start’.

Ufa. Você acaba de ganhar 50 minutos de recreio. Pode dar uma voltinha ou usar o wifi para atualizar suas redes sociais (e pesquisar sobre os próximos passeios).

Passo 5: secar

Lavanderia automática Europa: como funciona

Existem carrinhos de roupa na lavanderia que servem para transportar a roupa ainda molhada da lavadora para a área das secadoras.

Localize uma secadora vaga, veja o número (nesta lavanderia, eram letras), selecione no painel e pague.

Daí, coloque a roupa na secadora e escolha a temperatura (quanto mais quente, mais chance da roupa encolher) e aperte o play — digo, start.

As secadoras podem ser abertas antes do fim do ciclo. A partir de 20 minutos de operação, verifique se as roupas já estão secas. Tire da máquina assim que não estiverem mais úmidas.

Passo 6: dobrar

Dobre as roupas com cuidado enquanto ainda estão quentinhas. Toda lavanderia tem uma mesa própria para isso. Vá dobrando e alisando, dobrando e alisando.

OK, elas não ficam engomadas, mas fique tranqüilo que suas roupas de algodão estarão bastante apresentáveis. Palavra de escoteiro.

Passo 7: comemorar

Não falei? Você conseguiu! Trocou o perrengue de arrastar uma mala G pra cima e pra baixo por duas horas de desafio e adrenalina numa lavanderia que não fala o seu idioma. Parabéns!

Leia mais:

Mala: viaje leve

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    44 comentários

    Poxa, que legal!! Sou super adepta de fazer viagens longas só com 1 mala de bordo e 1 bolsa 😱 Quando não consigo lavar as roupas na lavanderia, levo sempre uns cabides dobráveis e leves e lavo no hotel mesmo. Me livrei das malas pesadas 😀

    Tenho restrições para secar roupas em máquina. Elas geralmente encolhem. Não sei se é o tipo de roupa do Brasil, mas não consegui sucesso.

    Já usei varias lavanderias automáticas na Europa. Depois que descobri, nunca mais deixei de usá-las é assim, levo menos roupa na mala. Eu as procuro no Google e às vezes até leio resenhas no Yelp ou no Tripadvisor para ver a questão da limpeza, etc.

    Já usei inclusive essa Eco Express do post, em Berlim! Pelo que me lembro, havia instruções em inglês. Também usei uma lavanderia automática em Edimburgo em que tinha uma funcionária para ajudar, até porque as máquinas não funcionavam com dinheiro direto e sim com fichas, que eram vendidas pela funcionária.

    E em Barcelona, tem uma rede de lavanderias automáticas que na minha opinião é a melhor de todas, pois é só escolher a máquina de lavar e pagar no toten. O sabão e amaciante já estão incluídos direto na máquina e assim não há necessidade de pagar em separado e colocá-los na máquina. O nome dessa lavanderia é “Splash” e tem perto da Sagrada Família e em outro ponto na parte esquerda do bairro Eixample.

    Cris

    Adorei esse post . Só nao entendi se compramos em uma maquina separada o sabão e o amaciante ou se é na mesma maquina lavadora que tem o comando para a compra.
    Unica dúvida.

      Olá, Ana Valeria! Como está escrito no texto, existem os dois tipos. Na lavanderia do post, era tudo na mesma máquina. Em outras lavanderias, estarão em máquinas diferentes.

    No Brasil as franquias da LAUNDROMAT Lavanderia são dotadas desse sistema de auto atendimento (self-service ). São excelentes lavanderias e possuem o melhor custo benefício. Eu aconselho. 👍👍

    Vc pode tb levar camisetas de materiais técnicos q secam super rápido! E as blusas de seda q, além de secar rapidinho, ficam passadas se penduradas num cabide durante seu banho. O vapor faz esse serviço.

    Eu tenho uma pequena lavanderia, na minha pequena cidade no interior do Pará . Eu mesma criei o projeto nesta crie caio o rendimento, mas declaro q a procura e grande .sou apaixonada com maquinas de lavar roupas , gostaria de ter uma maquina de 30 kg , mas um dia eu chego no meu objetivo !

    Bóia adorei esse post. Estou na fase de transição e ainda não tive coragem de usar as lavanderias. Mês que vem vamos para a Provence. Verão bravo e muito sol e calor. Roupas brancas e leves. Ficarei 30 dias em viagem. Não é fácil imaginar roupas apenas para 8 dias. Mas a casa tem uma lavadora de roupas. Vou usar. Não há mais possibilidade de levar roupas para 30 dias. Valeu!!!

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito