Coliseu: como é a visita completa, com subterrâneo e belvedere (por Andre L)

Viaje na Viagem
por Viaje na Viagem

Coliseu: visita completa

Coliseu: belvedere e subterrâneo

Todo mundo visita o Coliseu numa primeira viagem a Roma. Mas só alguns poucos conseguem fazer a visita mais completa, que inclui o subterrâneo e o anel superior do anfiteatro -- áreas sem acesso para os portadores de ingressos comuns.

No terceiro post de sua ótima série de passeios diferentes em Roma (veja aqui e aqui), o superleitor Andre L. conta o que achou da visita completa ao Coliseu. Spoiler: ele adorou. Obrigado, Andre!

Coliseu, com subterrâneo e belvedere

Texto e fotos | Andre L.

O Coliseu é um destes monumentos com reconhecimento iconográfico imediato mundial. Simboliza a cidade (Roma) e muitas vezes o país (Itália) num panteão (desculpem o clichê) ocupado por uns poucos semelhantes.

As ruínas do anfiteatro são maiores do que parecem. O complexo era gigantesco, formado por vários níveis. A visita normal (que eu fiz há 10 anos) já impressiona pela sua monumentalidade. Ainda melhor e mais informativa é a visita guiada às galerias subterrâneas e ao belvedere (no último nível superior) das ruínas. (A visita normal só fica em dois níveis intermediários).

Essa visita especial precisa ser agendada antecipadamente. Há várias ofertas de visita apenas às galerias subterrâneas ('Undergrounds'), apenas ao belvedere ('Panoramic View') ou a que combina ambos ('Undergrounds and Panoramic View'). As visitas que incluem apenas o subterrâneo ou apenas o belvedere podem ser feitas com ou sem tour guiado (em inglês, italiano ou espanhol). A visita mais completa só é oferecida com tour guiado; foi a que escolhi. Custou 29 euros.

A chegada

Você chega com o ticket online (pode ser no celular ou tablet, não precisa imprimir) na portaria específica para esses tours (portaria Stern, que fica diametralmente oposta ao Foro, ao lado dos banheiros externos, e tem pouco movimento). O funcionário vai conferir seu ticket e te dar um sticker para colar na roupa. O horário do ticket é o limite para chegar na portaria, o tour mesmo começa 10 minutos depois. Atenção: essa não é a portaria de grupos regulares, que é usada por quem tem Roma Pass também.

Nos subterrâneos do Coliseu

Coliseu: subterrâneos

O tour começa descendo aos subterrâneos do anfiteatro. Durante a visita, aprendemos que algumas das histórias sobre o Coliseu são na verdade mitos, "estórias". Não, gladiadores não viviam abaixo da arena. Não havia uma prisão usando celas anexas aos pórticos. Cristãos não eram rotineiramente martirizados por lá. Aprendemos também bastante sobre a engenhosa infra-estrutura que existia ali para criar efeitos especiais na audiência lá em cima. São muitos detalhes para criar espetáculos que fariam cair o queixo da audiência. Tudo coordenado sem rádios, sem telefones, sem monitores - imagina o trabalho para tudo funcionar como previsto.

Coliseu: visita ao subterrâneo

A guia oficial conhecia bastante detalhes das escavações arqueológicas também. Isso foi um aspecto que agregou à visita, já que eu pessoalmente não curto muito aqueles tours em que o guia parece mais ator de stand-up do que alguém que vai te orientando e conversando sobre o que você vê e percebe de forma natural.

Entre o subterrâneo e o belvedere

Coliseu: a visita completa

Observando a arena de uma área exclusiva dos tours especiais

Após passar pelos subterrâneos, o tour segue para uma plataforma (moderna) que cobre cerca de 1/3 do espaço da arena. Lá, com espaço e com calma, fazemos uma parada para poder observar os diversos elementos da arena, como os frisos, os assento cativos (em mármore) dos Senadores etc. É a melhor posição para ter uma imersão visual das ruínas, e para captar a real dimensão do espaço. Essa plataforma na arena é também aberta para alguns outros tours, mas não para os ingressos convencionais.

Coliseu: a visita completa

Os camarotes de 2.000 anos atrás!

Após uns minutinhos livres para fotografias e selfies, o tour passa pelas galerias intermediárias, onde você se mistura brevemente com as pessoas fazendo a visita convencional, até chegar a um acesso exclusivo para os níveis superiores.

Coliseu original x Coliseu restaurado

O anfiteatro original tinha 4 níveis. Os níveis superiores eram aqueles voltados às classes mais baixas, mas hoje têm as maiores vistas. Só uma parte limitada dos arcos superiores sobreviveu ao tempo.

Aquele recorte limpo, trapezoidal, vistos nos extremos remanescentes das galerias superiores foi uma obra feita pelo arquiteto Stern no século XVIII para estabilizar o que sobrou.

Fica interessante caçar nas ruínas o que é dos tempos romanos, o que é das obras de Stern.

O belvedere

Coliseu: visita ao belvedere

As escadas são íngremes (vá de calçado confortável) e ao chegar ao último nível há aquele "uau" coletivo proporcionado pelas vistas desimpedidas do núcelo histórico da cidade, e do Foro e Monte Palatino (é um ponto mais alto que todas as construções ao redor, inclusive outros monumentos).

Vista do Fórum Romano e do Monte Palatino

Fotos e mais fotos (no meu grupo tinha um casal de instragrammers que fez a festa com selfies, já que não falta espaço para todos ali). É mais um dos interessantes pontos panorâmicos em Roma. Mais detalhes arquitetônicos e operacionais do anfiteatro são apresentados, e a visita termina com todos descendos os lances de escada (repito: íngremes) até as galerias intermediárias. Ali, você se mistura novamente às pessoas que estão no tour convencional, e usa a saída normal.

Dicas & pegadinhas:

A visita completa vale para os interessados nos detalhes que realçam a monumentalidade do Coliseu, e ainda para quem quer excelentes vistas panorâmicas do Fórum e dos arredores

O circuito guiado todo leva cerca de 2h. Recomendo a visita pela manhã para pegar os melhores ângulos para ver o Fórum, e com temperaturas mais amenas.

Os grupos são do tamanho certo.

Quando comprar: esses tours não são vendidos dentro do Coliseu. Você obrigatoriamente precisa comprar antes. Na alta temporada, entre maio e outubro, compre com quatro a seis semanas de antecedência.

Atenção: há vários tours especiais agendados por fora da Coopculture, mas não são esse tour especial, e sim outros tours guiados que só levam à plataforma central e têm acesso pela portaria de grupos.

Bônus: os ingressos das visitas para os subterrâneos e/ou belveredere, com ou sem tour guiado, vale também para o Fórum e o Monte Palatino, no mesmo dia ou dia seguinte. Como o tour completo do Coliseu é puxado, recomendo deixar o Fórum/Palatino para o dia seguinte.

Coliseu: todas as visitas
  • Visita regular não-guiada (Coliseu + Fórum + Monte Palatino): 12 euros
  • Visita regular + subterrâneo: 16 euros
  • Visita regular + belvedere: 16 euros
  • Visita regular + tour guiado subterrâneo: 23 euros
  • Visita regular + tour guiado belvedere: 23 euros
  • Visita regular + tour guiado subterrâneo + belvedere: 29 euros

Leia mais:

104 comentários

Sabrina Drummond

Eu já comprei os ingressos de entrada do Coliseo. Seria possível comprar apenas o tour separadamente?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sabrina! Infelizmente, não.

Mauro Luiz Petti Filho

Sabe se eu posso comprar online o ingresso mais barato (o mais básico, sem guia) e, lá na hora, do lado de fora, contratar um guia para entrar comigo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mauro! O guia teria que ter o ingresso comprado para o mesmo horário que você. Não dá certo.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar