Trombose no avião

“Tive trombose e estou pondo a boca no trombone”: o depoimento da Marcie

Trombose no avião

Todo mundo que viaja de avião corre o risco de desenvolver uma trombose. A querida Marcie Grynblat Pellicano, sócia remida aqui do blog e dona do Abrindo o Bico, é uma vítima recente. E conta como fazer para que você não seja a próxima. Obrigado, Marcie! (E gracias pela foto, Natalie!) [Riq]

Texto: Marcie Grynblat Pellicano

Como sabem as pessoas que me conhecem, costumo voar com certa regularidade: viagens de curta, média e longa duração. Um pulinho até Toronto. Um pulo até Paris. Um pulão até Tóquio. E por aí afora. Mas felizmente nunca tive nenhum problema, além de uma sonolência prolongada nos voos de leste a oeste. Conto isso porque no meu último voo, de Nova York pra São Paulo, tudo mudou. E como eu era ignorante do problema, escrevo estas mal traçadas linhas para evitar que você também o seja.

O fato é que cheguei a São Paulo com a perna esquerda inchada e a pele em technicolor (êpa, entreguei a idade!). Atenção para o detalhe (coisa que é muito importante): uma perna só! O que fiz diante disso? Ignorei solenemente e continuei a vida. Dirigi, andei a pé, passei calor, fiz meus exercícios, certamente consumi sal em excesso, etc, etc.

Sinais de trombose:

  • Dor na perna
  • Pele avermelhada, azulada ou pálida
  • Panturrilha inchada
  • Veias dilatadas

E aí voltei pra Nova York, somando ao meu problema (até o momento desconhecido) mais 9 horas de voo. No dia seguinte, numa consulta de rotina e quando já deixava o consultório, fiz menção à perna em technicolor. Uma perna só?!!, perguntou/exclamou a médica. Foi como se eu tivesse acionado o alarme de incêndio… Armou-se um pampeiro na clínica e só faltou me internarem! Fato é que logo depois lá estava eu diante de um especialista em DVT (Deep Vein Thrombosis).

O mesmo que, uma semana depois, reencontrei num mesa de cirurgia. Com direito a anestesia geral e três horas de procedimentos. Uma sonda navegou minha veia safena da barriga da perna até a virilha e na viagem de volta retirou o coágulo. Terminou? Não: numa nova incursão, a mesma sonda instalou um stent ou endoprótese na altura do abdome. Com isso, juntei-me às 900.000 pessoas/ano que são vítimas do mesmo problema aqui nos Estados Unidos. Novecentas mil pessoas, cem mil das quais não sobrevivem à experiência.

O mal, que já foi chamado de Síndrome da Classe Econômica, na verdade tem mais a ver com o tempo de voo do que com o preço do bilhete. Mais exatamente, tempo de voo e o que você costuma fazer entre a decolagem e o pouso. Se você é dos que só se levantam quando a bexiga obriga (até rimou).. pode começar a mudar seus hábitos. Como dizia uma antiga campanha de publicidade: Mexa-se!. Estique as pernas e flexione os pés. Abrace e “desabrace” os joelhos repetidas vezes. Melhor ainda, desconsidere o olhar fulminante das simpáticas comissárias de bordo e faça passeios pelo corredor.

Diminua o risco de trombose

Em viagens de avião:

  • Estique as pernas
  • Flexione os pés
  • Abrace e ‘desabrace’ os joelhos repetidas vezes
  • Faça passeios pelo corredor

Escrevo este texto ainda em convalescença. Além do anticoagulante que é forever!, uma caminhada de manhã, outra caminhada à tarde. Televisão com intervalos regulares (nada de binge watching!). Melhorando aos poucos para de novo colocar o pé na estrada. A recomendação médica é esperar quatro semanas. Mas se há uma coisa que nessa situação o tempo não faz, é voar…

Claro que preferia não ter tido motivo para escrever este post. Mas, já que aconteceu, fica aqui o registro de minha experiência. Se ela puder abrir os olhos de quem venha a ler este texto, fico mais do que satisfeita. A pior maneira de enfrentar um problema é ignorar que ele exista. Como eu vinha fazendo até agora…

Visite o Abrindo o Bico para saber das últimas de Nova York.

Leia mais:


Alimentação em viagem

81 comentários

Prezadas, tive todo esse cuidado em minha última viagem Portugal-Brasil. Flexionei os pés de meia em meia hora e viajei com as pernas pra cima na frente onde encaixam os berços de bebês. Tudo estava bem após a chegada, até que 8 dias depois comecei a sentir fortes dores na panturrilha direita, sem vermelhidão. Certamente diagnóstico de trombose. Estou em tratamento com Xarelto por 6 meses. Obrigada por ter compartilhado e desejo a todas, melhoras e trombose, nunca mais!🙏

Marcie, que perigo. Que bom que está melhor. Eu uso as meias desde sempre. Fui numa loja de equipamento médico aqui, lá mediram meu tornozelo e panturrilha pra eu comprar a meia certa pra mim. Até agora, tudo ok. Melhoras! Beijo

Marcie querida, super importante vc compartilhar e o VnV publicar esse post.
Morro de medo de trombose -durante e pós viagem- Caminho pelos corredores, bebo muita água para ter vontade de ir ao banheiro e faço constantes exercícios com o pé e panturrilha. Uso meia de media compressão. Já fiz algumas amizades com a turma do fundão que fica conversando em pé. Só escolho assento no corredor.

Meu marido também teve uma trombose depois de quebrar o pé e fazer algumas viagens de avião sem se prevenir. Hoje, por causa disso, não paramos quietos nas poltronas. Levantamos a cada 1h30, 2h, para andar pelo corredor e alongar um pouco. Tenho viajado com meias de compressão também.

Uma amiga também teve depois de um voo para a Europa (e mais grave ainda, com embolia pulmonar). Mas está bem hoje!

Espero que você se recupere bem e logo, Marcie!

Desejo completa e a mais rápida possível recuperação, Marcie.
Obrigado por compartilhar conosco sua situação.
Na minha opinião, deveria ser OBRIGAÇÃO das companhias aéreas, naquelas instruções pre-decolagens em voos longos, incluir esses procedimentos para minimizar/evitar o risco deste problema de saúde.

Bem isso que faço mesmo.Dou minha voltinha, fico em pé levantado o corpo na ponta dos pés.
A panturrilha funciona no exercício.Tomo água. Mesmo assim tenho medo.

Eu já tive 4 tromboses sem estar em nenhum voo, só em terra mesmo!
Mas a moça esqueceu de falar sonhos das meias de alta compressão que são necessárias para voos e para a terra.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito