Luz branca em hotel

8 coisas que todo hotel (ou pousada) deveria oferecer

Nas minhas viagens pelo Brasil, me ressinto da falta de certos equipamentos e de alguns procedimentos que não são gentis com o hóspede.

1. Luz amarela

Está cada vez mais difícil encontrar hotéis e pousadas cujos apartamentos não sejam iluminados como o interior de uma geladeira.

Alô, hoteleiros e pousadeiros: existem luzes frias de cor amarela que gastam tão pouca energia quanto as brancas.

(Tenho cogitado levar meus próprios bulbos amarelos nas viagens.)

2. Luz indireta

Basta um abajurzinho ou uma arandela no quarto para satisfazer aos chatos que prezam a iluminação indireta nos ambientes (presente!).

3. Mesa de trabalho

Esta é para os hotéis três estrelas: enquanto não oferecem pelo menos um balcãozinho e uma cadeira com encosto, os viajantes a trabalho continuarão preferindo os Ibis e seus clones.

E se as pousadas querem mesmo atrair o viajante em situação de trabalho remoto, precisam oferecer uma mesa de trabalho no quarto.

4. Café quente e disponível

Esta é para as pousadas de charme que não têm buffet no café da manhã e para os hotéis cinco estrelas que deixam o café e o leite sob a custódia exclusiva de garçons.

Ter que fazer micagens para chamar a atenção e ter mais café na mesa não é uma boa maneira de começar o dia.

5. Fruta da estação

A julgar pelos buffets de café da manhã, o Brasil só produz quatro tipos de fruta: mamão, abacaxi, melão e melancia.

Que tal substituir uma delas por uma fruta da época?

6. Meu lugar de volta

Muito comum: você levanta da sua mesa para mais uma rodada no bufê do café da manhã e, na volta, o garçom já limpou tudo – inclusive levando aquele meio copo de suco que você estava guardando para o final.

(Às vezes tem uma pessoa no seu lugar!).

7. Early check-in sempre que possível

Alguns hotéis têm uma política rígida de não deixar o hóspede ocupar seu apartamento antes das 14h. Está errado.

Os hóspedes devem ser informados de que os apartamentos estão sendo limpos e ser colocados numa lista de espera para ocuparem os apartamentos à medida que forem liberados – exatamente como acontece nos restaurantes.

Early check-in, quando há quartos limpos e disponíveis, não é favor: é bom serviço.

8. Confiança no hóspede no check-out

O que o hóspede quer ouvir no check-out: “Qual foi o seu consumo do frigobar de ontem para hoje?”. Principalmente se traz o seu consumo discriminadinho numa lista, como eu faço.

O que o hóspede não quer ouvir: o recepcionista pegar o telefone e pedir a um mensageiro para inspecionar o apartamento, mesmo com a sua declaração de consumo feita.

O hotel tem o número do cartão de crédito para cobrar discrepâncias.

Perfeito.
Ainda não encontrei hotel/pousada com luz branca, para mim isto é pedir para sair do hotel rsrs.

Excelentes colocações. Hoje cogitar um local para se hospedar que náo ofereça wi fi é algo inimaginável pra mim.
Das que foram citadas no post, além do wi-fi, acho importante o early check in. Na minha última viagem para a Alemanha fiquei muito irritada com um péssimo atendimento no hotel MGallery ( da rede accor) em
Frankfurt. Juntou a falta de respeito, cortesia e tudo mais de ruim no atendimento neste hotel. Em breve vou relatar no meu blog, mas resumidamente o hotel estava vazio, e a funcionária nos cobrou early check-in, mesmo sendo membros platinum le club ( o que teoricamente nos daria isenção da cobrança). Gente o hotel estava às moscas durante toda a nossa estadia, não consegui entender até hoje!
No fim das contas, é um local que você risca da sua lista e não volta mais.

O que eu sinto mais falta nos hotéis é a opção de colchão de espuma, e travesseiros mais firmes. A minha cama e meu travesseiro são as únicas coisas que realmente me fazem sentir saudade de casa numa viagem longa. 😀 . Às vezes o hotel é perfeito, mas o colchão de molas me deixa toda quebrada, acho que estou ficando velha rsrsrs

Erika, tive o mesmo problema que você no Hotel Mercure em Messe FrankFurt. A falta de cortesia, amabilidade e outras coisas fazem mesmo a diferença. O hotel era péssimo e, mesmo com reserva feita, não nos deixaram entrar um minuto antes do horário previsto, sob pena de pagar uma diária full. Chegamos dirigindo de Amsterdã, tudo o que queríamos era uma cama e um quarto quente e encontramos pessoas mais frias que o inverno alemão.

Realmente, pra mim o que mais “pega” é o wifi grátis porcaria ou o decente cobrado, nem sei qual dos dois é pior… e o early check-in é super interessante tbm, o hotel me ganha com esse tipo de cortesia.. como aconteceu no Hotel Canada em Milão, já que não havia nenhum quarto na categoria de eu reservei disponível às 11h da manhã, nos deram um up grade e ficamos em uma suíte excelente na cobertura, com uma varanda que sozinha era maior do que muito quarto de hotel por aí.. agora imaginem quando voltar à Milão, em que hotel vou preferir me hospedar?!

Realmente concordo, excelentes pontos! Bom saber que, como hoteleiro, fazemos o negócio direitinho (hehehe…). Há pouco tempo cheguei num hotel como walk-in, às 11 da manhã e me disseram que eu só teria acesso ao quarto às duas da tarde. Quando perguntei se o hotel estava lotado na noite anterior e recebi uma resposta negativa, indaguei o porquê de ter que esperar até as 2 da tarde. A resposta? “É nossa política de check-um”. Quando disse ao recepcionista pra deixar pra lá, que iria ficar no hotel ao lado, minha chave apareceu já no balcão. É impressionante como existem hoteleiros que não respeitam o hóspede. Agora, não vamos nem entrar na questão do wifi pago!

Pontos interessantes.

Algo que me incomoda um pouco é como, em 2014, ainda há tanta resistência de hoteis brasileiros em regiões onde faz um certo friozinho em usarem sistemas báscios de aquecimento ou, pior, só terem chuveiro elétrico à disposição.

De qualquer forma, ando otimista. Achei que chegaríamos em 2020 com o arcaico sistema de reservas via ‘depósito via DOC antecipado de 50% do valor das diárias’. Então, em pouco mais de 3 anos, as práticas mudaram drasticamente e hoje dá pra reservar um grande número de pousadas e hoteis que não pertencem a redes através da Internet.

que legal…adorei.. como tu tens uma mega influência nas mídias turísticas, acredito que esses pleitos irão chegar aos ouvidos dos hotéis e pousadas…tomara que melhore…
o pior de todos é o wifi com uma lentidão tão grande que eu acabo desistindo e usando minha internet móvel…

Onde é que eu assino, Riq? E ao meu ver, cobrar por Wifi se tornou mais uma maneira de ganhar uma grana nas costas dos hóspedes. É mais simpático ratear o valor de uma boa conexão nas diárias, o que não vai representar um acréscimo absurdo, e ponto final.

Nossa! Voce tem toda a razão. Sem os itens 2 e 3 eu não reservo. E ainda incluo uma poltrona e um quarto amplo. Quanto ao item 7 eu também não entendo a padronização das frutas e também a razão pela qual não temos frutas regionais ( no nordeste, p. ex) no café da manhã.
Luz branca é deprimente e piso frio sem nenhum tapete não é nada acolhedor.

E o maldito piso frio, em lugares com temperaturas baixas, levantar a noite e pisar no chão e de lascar, porque nao pisos laminados como nos ibis da vida..