Settimana della Cultura: (quase) todos os monumentos na faixa
Se você vai estar na Itália (ou conhece alguém que vá estar) entre sábado 14 e domingo 22 de abril, esta notícia é importante: neste período acontece a Settimana della Cultura, um evento anual que permite acesso a quase todos os museus e monumentos italianos de graça.
Se por um lado isso pode aumentar as filas em alguns dos monumentos mais populares, por outro lado abre um enorme leque de novas oportunidades, já que durante a Settimana muitos recintos que permanecem fechados ao público durante o ano abrem as portas excepcionalmente. Também são programados eventos especiais que ocorrem na Itália toda. A lista completa pode ser consultada no site Beni Culturali.it.
Vamos então às pegadinhas:
1) Só participam museus e monumentos do Estado; galerias particulares continuam cobrando entrada;
2) O Coliseu e o Fórum Romano não vão aderir este ano — logo, continua valendo a pena comprar o Roma Pass e usar para entrar no Coliseu sem fila;
3) Florença: durante a Settimana não são vendidos ingressos com hora marcada nem para a Galleria Uffizi nem para a Accademia, mas quem se dispuser a comprar um Firenze Card (€ 50) não enfrentará fila;
4) Museus e monumentos que só podem ser visitados medidante reserva mantêm o sistema durante a Settimana; a diferença é que a reserva é gratuita. Estão neste caso a Última Ceia, em Milão, a Galleria Borghese, em Roma (cujas reservas só podem ser feitas por telefone) e a Torre de Pisa (para subir; para olhar não precisa reservar, claro…).
É provável que leitores já tenham falado da Settimana em anos anteriores (cadê você, André Lot?), mas eu só me liguei este ano, e ainda assim, em cima da hora. Ano que vem prometo divulgar a data assim que for divulgada 😳
Leia também:
Como furar fila legalmente em museus e monumentos na Europa
Galleria Uffizi e Accademia sem fila: como comprar e como visitar
Última Ceia em Milão: se estiver esgotado online, telefone
Torre de Pisa: como chegar, como subir e com o que combinar
Siga o Viaje na Viagem no Twitter – @viajenaviagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter – @riqfreire
Visite o VnV no Facebook – Viaje na Viagem
Assine o Viaje na Viagem por email – VnV por email
Comentários
Obrigada, Bóia!!
E sobre a distância do aeroporto?
Você também pode me ajudar?
Olá, Raisa! O táxi tem tarifa fixa, 40 euros.
POr favor: para se informar sobre Roma, leia a página de Roma e os posts relacionados. Obrigada.
https://www.viajenaviagem.com/europa/roma-ricardo-freire
Olá, pessoal!
Estarei em Roma daqui a poucas semanas e tenho duas dúvidas. Será que alguém aí pode me ajudar?
1) Ficarei hospedada em Trastevere e, olhando o mapa, é bem próximo do centro da cidade e de algums restaurantes legais. É seguro andar à noite pelas ruas de Roma?
2) Chegamos de trem de outros países da Europa e partimos de avião, do aeroporto Fiumicino. Pelo mapa, dá para ver que é muuuuuuuito longe! Gostaria de saber se há algum jeito de escapar do taxi para ir para lá, pegando um ônibus ou metro, por exemplo. Se não, alguém sabe mais ou menos qto fica a corrida do centro até lá? E quanto tempo demora a viagem? Meu parâmetro de aeroporto longe demais é o de Heathrow. É mais longe que isso ou é praticamente a mesma distância?
Agradeço muito quem puder ajudar!
Olá Raisa, vou para Roma próxima sexta e também ficarei em Trastevere. Portanto, tenho a mesma dúvida que você quanto à segurança.
Olá, Raisa! Tome os cuidados necessários. As aglomerações turísticas no centro histórico e os ônibus e bondes são muito mais perigosos do que qualquer rua no Trastevere 😉
Leia mais na página-guia de Roma: https://www.viajenaviagem.com/europa/roma-ricardo-freire/
EStou em Florença e consegui fazer minha reserva assim que cheguei no dia 13 e ontem pela manhã visiingretei a Uffizi. Embora minha reserva fosse para 10h45 entrei às 08h15. A fila de reserva era mínima e tinha uma galera so com o e-mail e ainda teve que trocar. Por ser gratuito a fila era, de fato, enorme e eu fiquei feliz por ter reservado. Accademia preferi ver no dia 13, ja que teria que pagar 4 euros para reservar e o ingresso era 6,50.
Ligue assim que puder ou não achará vaga, o telefone é 39-06-32810. Na quarta passada só havia vaga a partir da próxima terça.
A dica acima e pra Gsleria Borghese.
ahhhh
Por isso que não consegui comprar pra Uffizi antes do dia 24. Nem sabia disso, acabei comprando os tickets para o último dia que vou estar em Florença…
Riq valeu a dica, mesmo que em cima da hora… vou ver se consigo ir na Galleria Borgueses semana que vem.