A viagem da Bóia: agora em servidor exclusivo

Deixa a Bóia te levar

Entre sexta e sábado o VnV fez uma viagem importantíssima: o site inteiro migrou de servidor.

O fato é que o site não cabia mais no servidor compartilhado onde estava. Nosso provedor já tinha nos dado o sinal amarelo de que o tráfego estava alto demais, prejudicando a velocidade dos outros sites hospedados no mesmo servidor.

A solução foi migrar para um servidor exclusivo — ou, no jargão de TI, um “servidor dedicado”. Sinal de que o Viaje na Viagem virou gente grande: é como se o site tivesse saído da república que dividia com outros calouros e finalmente alugado um apartamento só para ele.

Mudanças como essa, porém, sempre oferecem momentos de tensão. Quem acessou o site na sexta-feira dia 8 encontrou o site totalmente desconfigurado no ar. Foi uma barbeiragem do provedor, felizmente corrigida na madrugada de sexta para sábado.


Quando um site muda de servidor, é preciso trocar o endereço (DNS, “domain name server”) no lugar em que está registrado. Começa então o que os técnicos chamam de “propagação do novo DNS”. Isso pode levar até 72 horas. É por isso que talvez você tenha tentado visitar o Viaje na Viagem no sábado e não tenha conseguido.

Mas é com alegria e júbilo que neste momento podemos dividir com vocês um grande “Ufa!”. A migração foi completada sem estragos; o site chegou inteirinho, sem perda de conteúdo. Nem mesmo o que foi postado durante a mudança de servidores foi perdido. (Por via das dúvidas, eu estava salvando tudinho em texto.)

Você deve notar (e rapidamente se acostumar com isso) que as páginas estão carregando mais rápido.

O melhor de tudo é saber que, mais do que nunca, a Bóia está pronta para te levar a mais lugares. Bora nessa!

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


44 comentários

Ricardo, estou inclinado a fazer um cruzeiro pelo Caribe a bordo de um navio (CVC) e gostaria de saber se tens algumas recomendações a fazer, o que evitar, etc. Sou divorciado, aposentado, cabelos prateados (não,não vou te dizer minha idade!) e absolutamente livre para a vida. Em parte, esta seria uma “sentimental journey”, porque há mtos. anos atrás, saí de Porto Alegre trabalho abalando como marujo a bordo de um cargueiro alemão e, após um mês, cheguei na Europa, onde vivi por quatro anos. Mas isto já é outra história. Voltando: se tiveres algum comentário a fazer, por favor, fique bem à vontade. Desde já, te agradeço.
Com um abraço,
Jorge

    Olá, Jorge! Quem responde é A Bóia. Viagens de cruzeiro hoje são bastante diferentes da sua viagem em cargueiro. Faça a viagem se você acha que vai gostar do ambiente dos navios de hoje. As paradas são curtas e não oferecem tempo para visitar muita coisa.

Muito boa notícia e parabéns por mais um degrau. Eita escadaria grande..e vc tá chegando ao topo! Eba!

Servidor dedicado? Dedicado é o Comandante e sua Bóia, q de tanto trabalhar pelo nosso lazer foi condecorado com a Ordem da Casa Própria. Merecida!

Riq, posso encher a paciência e perguntar:

1. Está nos planos futuros de ter uma interface ao estilo fórum, em que os trips possam criar seus próprios tópicos?

2. Como a caixa de comentários agora é muito rápida, está nos planos de aumentar o número de últimos comentários que aparecem?

No mais, parabéns pela nova etapa.

    André, forum é uma das possibilidades, mas não sei como funcionaria na dinâmica do site. Noto que as pessoas já têm dificuldade com essa ferramenta simplinha da caixa de comentários…

    O que devo testar primeiro é transformar as perguntas mais quentes/inéditas em posts participativos com mais freqüência. Tipo: pro Perguntódromo continuariam indo perguntas muito pontuais (quem já usou os serviços de Xis, quem já se hospedou no hotel Tal), enquanto cada pergunta realmente importante, cujas respostas não merecessem ficar escondidas dentro da caixa de comentário interminável de um post genérico, já ganharia um post específico, que seria fácil de indexar e pesquisar.

    Mas se não rolar, vamos pro fórum mesmo 🙂

    Quanto aos comentários, vou ver se é possível de repente montar uma página com todos os comentários do dia…

Oba!!! Tinha reparado mesmo que algo estava estranho na navegação durante o final de semana 🙂
E simbora viajar mais…

Aaaffff! Meu sonho de consumo… ter um servidor só para mim! Vira e mexe meu servidor me alerta que o Matraqueando está com “alto consumo de dados”. Quando não, derrubam meu blog porque eu “atrapalho” o tráfego dos outros sites hospedados no mesmo servidor. Pode??? O detalhe é que eu sou uma blogueira-mini, com visitação diária de média a pequena. Não entendo qual é o problema exatamente. Já mudei de plano algumas vezes, agora meu atual servidor instalou um plugin no wordpress que aumenta a performance do site, algo assim. Depois disso nunca mais tive problemas! Ah, claro, voltando ao tema e para isso estou aqui: PARABÉNS!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.