América do Sul: RG ou passaporte?

Entrando no Uruguai com passaporte

Existe um acordo, começado no Mercosul e depois ampliado para todos os países da América do Sul com exceção das Guianas, que permite aos cidadãos circularem livremente pelas fronteiras portando apenas o documento nacional de identidade.

Ou seja: dá pra viajar (por ordem alfabética) pra Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela só com RG original.

A carteira de motorista só é aceita na fronteira de Foz de Iguaçu, mas permite viajar no máximo 30 km território argentino adentro. (Não há controle na fronteira entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este.)

Porém… a questão é cheia de pegadinhas. Para começar, a carteira de identidade precisa estar em bom estado. Você tem que estar reconhecível na foto. Há quem diga que só as carteiras emitidas há menos de 10 anos têm validade. (Esta parece ser uma lenda urbana, ou pelo menos uma regrinha válida apenas para argentinos em viagem.)

O grande defeito desse acordo é que a validade da carteira é decidida ao bel prazer de quem tem o poder de deixar você passar ou não. Desde o funcionário do check-in da cia. aérea (ah, não posso deixar a senhora embarcar com essa carteira velha não) até o guardinha da fronteira do país X com o Y que pode alegar isso ou aquilo pra descolar uma propinazita.

Minha recomendação: faça um passaporte. Renove sempre o seu passaporte antes de 6 meses do vencimento. Viaje sempre com o seu passaporte. Mesmo que seja pra Argentina ou pro Uruguai.

Um passaporte dentro da validade nunca é questionado. Um passaporte com carimbos vale mais na hora de você passar por uma imigração na Europa ou pedir visto pros Estados Unidos.

E viajando com o passaporte você pode deixar o dito cujo no cofre do hotel e sair na rua, aí sim, com o seu RG.

Resumindo: dá, sim, pra viajar pra qualquer lugar e atravessar qualquer fronteira na América do Sul (fora as Guianas) só com carteira de identidade. Mas vá com o passaporte. É muito melhor.

Leia mais:

Passagens mais baratas para a América do Sul no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Aluguel de carro na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões com a Viator

383 comentários

Olá, minha carteira de identidade já tem 13 anos. Vou viajar para a Argentina daqui a 11 dias. Fiz minha 2a via da identidade, mas não ficará pronta até a data. Pesquisei bastante na internet e li um acordo do Mercosul que diz o seguinte:
“O prazo de validade dos documentos aceitos será o estabelecido nos mesmos pelo Estado emissor. No caso de não possuir data de vencimento, entender-se-á que os documentos mantém sua vigência por prazo indeterminado. Caso a fotografia gere dúvidas sobre a identidade do portador do documento, poderá ser solicitado outro documento efetivo para sanar tal circunstância.”
Tenho carteira de trabalho, que contém minha foto e o número da minha identidade. Será que poderia apresentar ambos os documentos: identidade e carteira de trabalho? Teria problemas quanto a isso, diante do exposto? Obrigada!

    Olá, Nathalia! Os porquês de o Comandante recomendar o uso de passaporte estão no texto acima. É sempre melhor não ficar vulnerável aos humores do agente da imigração.

Meu passaporte vence em nov/2012, e viajo em abril 2012 para Chile e Argentina, ou seja, 7 meses de validade ainda.
Vale a pena renovar logo meu passaporte?
Obrigado

Bom dia. Vou viajar e passar a fronteira da Argentina e Paraguai.
tenho uma pendência na Receita Federal (caí na malha Fina e não consegui os dctos) quero saber se posso ser barrada na alfândega?
0brigada.

oi estou querendo fazer uma viajem para buenos aires na semana santa mais ainda nao enho passaporte.eu tenho a possibilidade de viajar so com meu RG?

    Olá, Naara! Brasileiros podem viajar com o RG, como está escrito no texto. Podem encrencar com fotos antigas? Podem. Por isso recomendamos o passaporte. Mas em princípio o RG é mais do que suficiente.

Só dando um apoio à “lenda urbana” dos 10 anos. No site da anac eles dizem: “Os brasileiros que forem para Argentina, Chile, Paraguai ou Uruguai devem apresentar ou o passaporte válido, ou o registro de identidade original, emitido pelo órgão de segurança pública estadual. É importante destacar que o registro de identidade deve estar em bom estado de conservação e com foto que identifique, com clareza, o portador. Nesses casos, cópias não serão aceitas.”
Ou seja, nada de prazo de 10 anos, mas concordo totalmente com o Ric, se pode ir com passaporte melhor! Se puder levar os dois melhor ainda!

Olá.. Estou com Viagem marcada para o Equador em Julho e gostaria de saber se é necessario visto para entrar no país ou somente o passaporte?! Obrigada.

Boa Noite. Viajo em lua de mel dia 23/01 e tive meu passaporte roubado hoje, dia 20. O problema é que meu RG tem mais de 10 anos e eu tinha 14 anos, e tenho 26 hoje. Será que consigo entrar em Buenos Aires? Existe algo que em possa fazer?

    Olá, Rodolfo! Como está dito no texto, não há regra escrita dos 10 anos para brasileiros. Normalmente o maior risco é não deixarem você embarcar aqui. Leve o B.O. do seu passaporte roubado caso impliquem com você no check-in, e #oremos.

Olá, estou indo pra Bs As e a minha agencia disse que posso entrar no país tranquilamente com o meu RG, mas para trocar alguns reais nas casas de cambio ou no banco de la nacion eu necessito do passaport e do RG junto?

Desde já obrigado pela atenção!

Rafael.

    Olá, Rafael! Você pode trocar dinheiro com o seu RG, mas precisa apresentar também o formulário de imigração carimbado na chegada.

Ola:
Ja estou com viagem marcada aos USA, e descobri que o passaporte brasileiro vence em 2 meses.
Porém possuo passaporte europeu e nunca tive nenhum problema em usado para entrar dos USA.
Posso sair do Brasil e depois entrar de novo usando o RG, e nos USA apresento o passaporte europeu de sempre?
O problema seria do sair e entrar no bBrasil, mas isso já se faz, certo?

Obrigado por idéias.
Edouard

    Olá, Edouard! Nos Estados Unidos você pode entrar com o passaporte brasileiro enquanto estiver válido, não há problema (é uma exceção, porque quase todos os países exigem 6 meses de validade).

    Você também pode entrar com seu passaporte europeu, mas precisa pedir uma autorização de entrada chamada ESTA. https://esta.cbp.dhs.gov/esta/

    Você entra e sai dos EUA com seu passaporte europeu, mas na volta ao Brasil precisa entrar com passaporte, RG não serve.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito