Arrumar mala: conte o que você aprendeu na prática

A mala idealNinguém nasce sabendo arrumar mala. Aos poucos — e na maioria das vezes, na marra — alguns de nós vão aprendendo a carregar menos tralha. Para mim, um dos maiores troféus de viagem é voltar para casa com um mínimo de roupa limpa: 90% de aproveitamento de roupa é a minha meta.

Pela minha experiência, viajar leve depende menos de organização do que de… desapego. É preciso renunciar à possibilidade de escolha posterior — precisamos sair de casa já com todas as combinações planejadas, tipo um uniforme para cada situação. (Mulheres sempre têm a chance de criar looks diferentes com acessórios que não fazem volume.) Peças-chave, como o calçado de bater perna ou o casaco mais pesado, serão necessariamente utilitárias e repetidas sempre. Em viagens mais longas, visitas periódicas a lavanderias automáticas permitem que eu leve a mesma quantidade de jeans e camisetas de malha que levaria para uma viagem de 10 dias.

Resumo da minha fórmula: todas as roupas combinam, não carrego sobressalentes para os utilitários, e me limito a uma mala média de 4 rodinhas (até 70 cm de pé). Fios, fontes, adaptadores de tomada, remédios, uma camiseta e uma muda de roupa de baixo vão na mochila de mão.

E você? O que tem aprendido nesses anos de viagem, no quesito arrumação de mala? Ensina pra gente!

Arrumar mala: conte o que você aprendeu na prática 1

Passagens mais baratas no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Aluguel de carro na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões com a Viator

 

 

163 comentários

Eu aprendi da pior forma (e ainda estou aprendendo). Passei 40 dias na Itália no ano passado e, depois de algumas viagens sequenciais pros EUA, onde saia do Aeroporto, pegava um carro, parava em casa e vice-versa, me acostumei mal. Quando comecei a planejar a minha mala pra essa viagem, coloquei como limite 18 kg (indo!), abarrotando-a de calças, blusas (que não usava aqui mas lá tudo seria diferente), sapatos (levei 6 pares !!!!!) e livros, pois seria uma temporada tranquila, em uma cidade do interior, sem muitas saídas. Chegar até que foi tranquilo e a ansiedade deu uma força a mais. O problema foi no final! Faltando alguns dias para retornar ao Brasil, visitei uma pessoa em outra região, pegando trem e fazendo baldeação. (¬¬). Me lembro de descer do trem na ultima plataforma e sofrer horrores pra conseguir SAIR da porta de embarque da Termini. Dai pra frente, foi só desespero.

NÃO CONTENTE COM ISSO, em outubro fui à trabalho para Lisboa e jurei pela minha vida que não iria repetir esse erro, mas o desespero de estar indo “à trabalho” me pegou de jeito. Levei muita coisa, preocupada com o dia-a-dia e não usei nem 40%. Minha mala veio com 200gr a mais do que deveria (obrigada TAP), deixei roupas para doação para caber meus vinhos e a mala de mão veio quase explodindo. Foi péssimo.

Estou voltando pra Itália em novembro agora. Voltei para a minha meta! Dessa vez com uma mala M e muito desapego. Estou estudando e montando roteiros de mala desde abril! hahahahhaha Rezem por mim. =(

Quanto mais a gente viaja, mais leve a mala fica. Na minha última viagem, fique 2 meses em Paris com uma mala média de mais ou menos 12 kilos, na volta foi outra história, mas como ficar 2 meses viajando pela Europa sem comprar nada?? Eu não resisto!
Usei tudo o que levei, usei e abusei das lavanderias automáticas,e minha próxima meta agora é viajar apenas com a mala de mão. Já tenho viagem marcada, e estou ansiosa por isso. Só de pensar que já saio do avião com tudo na mão, sem aquele momento tenso que é aguardar a mala no carrossel…Uhlala!

Boas dicas!!! Além de uma mala leve e prática (para mim com 4 rodas que facilita no transporte) o segredo está em ter sempre roupas básicas (cores e modelos) para combinar fácil, além de acessórios para organizar a mala que deixa tudo mais fácil principalmente em viagens com estadias curtas e que não dá para dessarumar e arrumar a mala. Coloco tudo dobradinho e itens de uso pessoal separados (meias, lingerie etc) e sapatos sempre em saquinhos.

Minha mala preferida e super leve e resistente da Tumi: http://www.tumibrasil.com/mala-ma-rda-carbono-preto-028125cb

e organizadores fáceis também de ajeitar tudo: http://www.tumibrasil.com/organizadores-para-viagem

Abs

Olá!
Li várias dicas que estão publicadas e tem me ajudado bastante, mas ainda tenho dúvidas e “torço” para que alguém possa me ajudar.
Viajo em Maio para a Europa e ficarei 16 dias e claro, estou apavorada com o que levar na bendita mala (!), pois não ficarei num só lugar. Ficarei 03 dias em Barcelona, 07 dias num navio que vai passar por Palmas de Mallorca, Sevilha, Ibiza, Marselha, Cannes e Nice. De lá, pego um avião e fico uma semana em Paris.
Já sei que terei que pagar o peso excedente da mala, pois algumas pessoas já me disseram que o peso para voo interno é de 20 kgs, no caso de Nice para Paris, mas ainda não consegui uma informação concreta nem com a própria cia.
Alguém tem mais dicas para me passar?!

Agradeço muito!!
Obrigada,

Abs!

Adriana Silva

Qual o limite total dos líquidos da bagagem de mão por favor.

    Olá, Pam! Todos os frascos transportados na bagagem de mão precisam ter até 100ml e devem ser acomodados em um saco plástico tipo Ziploc, de capacidade inferior a um litro.

Ola! Certa vez eu transportei um protetor solar em spray na mala despachada e ao abrir a mala , tinha vazado tudo! E estava bem fechado! Tenho uns perfumes q comprei em paris, de 100 ml, e nao sei se levo naala despachada ou na de mao! Alguem tem uma dica para que nao ocorra esses vazamentos de produto liquido ?

Com as dicas do comandante, as minhas malas tem sido cada vez menores e mais otimizadas.
Acabo de chegar de uma viagem de vinte dias pela europa e a mala pesou meros 13 quilos.
No final descobri que levei apenas um moleton e uma camisa que nao foram usados, o que me deixou muito satisfeito.

Obrigado pelas dicas RIQ.

Pessoal ! Preciso de umas dicas! Vou fazer uma viagem de um mês, começando por Londres e Dubai. Depois pego o navio que inclui paradas em Oman, Jordânia e Egito. A chegada é em Roma. Minha preocupação é com o cruzeiro. Recebi um “código de conduta” que fala sobre as vestimentas à bordo. Inclusive, mencionam a utilização de 3 trajes de gala! Nunca fiz um cruzeiro, serão 15 dias a bordo de Dubai a Roma e não tenho a menor idéia do que é realmente necessário levar. Alguma dica?

    Olá, Fernanda! Leve roupa mais formal para usar à noite. Algumas pessoas se produzem mais que as outras, não se preocupe com isso. Priorize a praticidade do resto da sua viagem.

Oi Bóia!!
Obrigada pela resposta rápida!!!
E se eu quiser colocar os remédios tb na mala despachada( li em algum lugar que o metal das cartelas pode ficar disparando o alarme dos sensores)teria algum problema?? Tipo, numa frasqueira própria??

    Oi, Isadora,

    Eu sempre acho que remédios é melhor levar na bagagem de mão, pois caso ocorra a infelicidade da mala despachada ser extraviada, pelo menos os remédios estão a salvo, pois remédio é bem difícil de se conseguir no exterior. Mas na real, como eu costumo levar quase uma “farmácia”, eu acabo levando a maior parte na mala despachada mesmo. Eu coloco todas as cartelas e tubos de pomadas com suas respectivas bulas dentro de um saco ziploc para evitar fazer mais volume com mais uma necessaire. E nunca deu problema. E se fosse pela cartelinha de metal dos remédios, minha mala iria apitar eternamente na passagem do raio-x, pois além dos remédios eu levo muita coisa “apitável”, como espelhos de maquiagem e chapinha, para citar apenas dois…rsss E isso que antes eu costumava levar secador de cabelo também…

    Sobre os bombons, se decidir colocar na mala despachada, acho que seria bom que você colocasse dentro de algum tipo de caixa para acondicioná-los, para não amassar e nao virar paçoca junto com tuas roupas. Sei que fica difícil, mas eu tentaria colocar numa caixa de isopor, e colocar isso de alguma forma dentro da mala despachada….. Eu já fiz algo semelhante, quando tive de acondicionar uma máscara veneziana de papel machier dentro de uma caixa tupperware e colocá-lá dentro da mala…. Coloquei a caixa no meio da mala, tipo formando uma ilha no meio das roupas…. Foi complicado, mas com jeitinho deu para fechar a mala…hehe

    Oi Cris!!

    Obrigada pela ajuda…estava mesmo preocupada, porque quando viajo aqui dentro do Brasil, também sempre levo uma farmácia rsrs, e sempre acabo ajudando as pessoas comigo. Mas é minha primeira viagem à Europa, então estou super ansiosa….
    Beijos

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.