Aurora boreal: onde é melhor?

Aurora BorealA intrépida Eva Nati está com um plano sensacional para fazer em janeiro ou fevereiro do ano que vem: ver a Aurora Boreal na Escandinávia.

Pelo que pesquisou até agora, ela está em dúvida entre ficar num iglu na Lapônia finlandesa ou montar base em Tromsø, na Noruega, onde as correntes marinas tornam a temperatura mais amena (e de onde dá para continuar a Svalbard.

A essa altura, ela adoraria ouvir depoimentos de outros viajandões que tenham ido para lá.

ATUALIZAÇÃO
Juntando a minha garimpada com a inestimável contribuição dos trips, aí vai uma bela coleção de guias:

Aurora boreal no Ártico, blog do guia brasileiro Daniel Japor

Onde está a aurora?, no O que eu fiz nas férias

Noruega, a fenomelândia, no Gabriel quer viajar

Como fotografar a aurora boreal, no O que eu fiz nas férias

Guia Insider da Aurora Boreal, no Guardian

Guia da Aurora Boreal, no About.com

Lapônia finlandesa, site oficial

Destino: Tromsø, site oficial

Aurora Hunter, previsão de 28 dias

Aurora boreal no Discover Norway, previsão de 28 dias

E você? Já andou lá por cima na época das luzes do Ártico? Conta pra gente!

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

61 comentários

Nossa com certeza deve ser uma das coisas mais lindas do mundo.
Eu adoraria ir é um sonho que será realizado em breve espero, sera que seria incoveniente perguntar sobre a média de preço de uma viagem desses tipo? rsrsrs

obrigada beijos a todos 😉

Eu estive em dezembro de 2011 na Lapônia, fiquei alguns dias por lá e descrevo aqui:

Rovaniemi, a capital da Lapônia
https://contandoashoras.com/2012/03/10/rovaniemi-a-capital-da-laponia/

Geral de como organizar a viagem a Lapônia
https://contandoashoras.com/2012/02/24/chegando-na-laponia/

Sugestão de restaurante para comer os pratos tipicos da Lapônia (carne de rena, sopa de salmão..)
https://contandoashoras.com/2012/03/07/ravintola-nili-em-rovaniemi/

Como escolher tour na lapônia (eu fiz tour de rena com snowmobile
https://contandoashoras.com/2012/03/05/snowmobilie-tour-de-rena/

Visitei o correio oficial do Papai Noel, na Lapônia
https://contandoashoras.com/2012/03/01/correio-papai-noel-laponia/

Hoteis na Lapônia
https://contandoashoras.com/2012/02/27/hotel-santa-claus-em-rovaniemi/

entre outros.

Oi Rodrigo,

já tentou este endereço [email protected]

Eu achei que Tromso foi uma ótima escolha como base para ir em busca da grande dama Aurora. Lá, várias empresas oferecem passeios (caçadas) organizados para você escolher e tem bons hotéis e restaurantes. Eu tive sorte e vi um espetáculo maravilhoso.
Estou por aqui, será um prazer relembrar a viagem em suas perguntas.

Pessoal, estou querendo ver a Aurora esse ano ou no início de 2013, inicialmente minha ideia é ir para Tromso e Svalbard com um grupo que é organizado pelo Daniel Japor. O problema é que já tentei falar com ele várias vezes e não tive nenhuma resposta ainda. Mas eu quero ir nem que seja sozinho mesmo e gostaria de saber de quem já viu a Aurora se o melhor lugar é Tromso e Svalbard mesmo e se alguém tem dicas legais para ver a Aurora.

Obrigado!

    Eva,
    Você acha viável fazer esta viagem sozinha, seguindo o seu roteiro?
    Estou com ferias marcadas para fev/13 e ninguém quer me acompanhar. O pcte do Daniel está quase o dobro do que costumo gastar em minhas viagens. Por isso estou pesquisando para viabilizar minha viagem independente.
    Abraço!

    Puxa Tercia, demorei para ver seu comentário. Se ainda servir, acredito que é um destino muito tranquilo para fazer só. Segurança e pessoas amáveis e com vontade de fazer amizade.

No resumo, muiiiitoooo frio, muitas coisas lindas, muitas pessoas interessantes. Uma viagem marcante.
Quando comecei a planejar, me parecia que seria um programa 5 tacapes, lá vi que não, era um programa 6 tacapes com up grade. Mas estou pronta para voltar, foi incrível.

Obrigada pelo post e até a próxima.

No resumo, muiiiitoooo frio, muitas coisas lindas, muitas pessoas interessantes. Uma viagem marcante.

Obrigada pelo post e até a próxima.

Nosso roteiro :
Saindo de São Paulo, voamos para Oslo, onde ficamos 2 noites, depois fomos para Tromso e ficamos 4 noites. A parada seguinte foi Longyearbyen por mais 4 noites. Na volta passamos mais uma noite em Oslo, esperando nosso voo para Paris.
Os trechos Oslo–Tromso-Longyearbyen são feitos pela SAS, saiu bem mais barato comprar pelo site da SAS do que incluir na passagem intercontinental.
Tromso foi uma boa surpresa, uma cidade animada e com pessoas especialmente agradáveis. As ruas estavam cheias até bem tarde (a balada parecia animada), boas lojas e ótimos restaurante. Tudo se tornava especialmente encantador iluminado pelo rosa das seguidas horas de quase nascer do sol. A hospedagem foi no bom Clarion Bryggen.
As saídas para procurar a Aurora Boreal foram com a http://www.arcticguideservice.com , que atende com vans ou ônibus, gostei. Também indico o http://www.arcticpolare.no, onde os passeios têm mais itens de conforto incluídos e são bem mais caros. Uma das noites contratamos um taxi e fizemos o passeio de forma independente.
Em Longyearbyen, na ilha de Svalbard, já no Polo Norte, enfrentamos 24 horas sem luz do dia, ou melhor, por três horas havia uma penumbra. As paisagens devem ser maravilhosas, o pouco que pudemos ver durante os passeios de trenó e snowmobile nos fez desejar voltar no verão. A ameaça dos ursos (são 4 para cada habitante) limita as atividades independentes. O centro tem duas ruas, com boas lojas de roupas para frio, restaurantes e bares. Incrível, mas são 8 brasileiros vivendo lá, conhecemos 4. Ficamos no Mary-Ann`s Polarrigg que foi mais ou menos.

Olá! Voltamos de nossa caçada. Me deixa contar, já na primeira noite ela apareceu discreta, víamos reflexos verdes no céu, bonito, mas… (Será que é só isso?).
A segunda noite estava nublada, rodamos, rodamos e só nuvens. Sabíamos que isso poderia acontecer, então frustração controlada (Até parece ? ).
Na terceira noite, o céu estava lindo, nunca vi tantas estrelas, já estava valendo. Devagar o espetáculo da Aurora Boreal começa, o verde surge atrás da montanha, agora na frente, de repente do outro lado, em surpresas que nos hipnotizam. As fotos ficam como as que vimos publicadas. Será… ?
Voltamos à caçada na quarta noite e tivemos 3 espetáculos lindos É… parece que é isso. Mas, quando já voltávamos para a cidade, o ônibus faz uma nova parada e a guia explica que está começando uma nova atividade. Então, de repente o céu explode em verdes e rosas e as luzes se apresentam em uma dança maravilhosa. A noite vira dia, um dia verde. O céu ganha outra dimensão. Não se sabe para onde olhar, a câmera fica esquecida. Quando termina, temos a resposta. É isto!!!
É isto que fascina os homens e inspira lendas a tanto tempo. Sim, valeu muito!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito