Bretagne pra Vanessa

Pont-Aven (foto: Bretagne.com)

A Vanessa quer passar uma semana na Bretagne em junho ou julho e pede dicas.

O Rafael R., que sabe tudo da França, pôde dar suas indicações na primeira pessoa. São tão boas — sobre um destino tão pouco discutido aqui — que merecem vir para o corpo do post. 

Fala, Rafael:

Do Mont St.-Michel não precisa nem falar; a única recomendação que eu faria é dormir dentro do monte. Paga-se um pouco mais caro, mas a sensação de ter o monte só para você a noite compensa.

St.-Malo, logo ali do lado, é muito turística e tem um centrinho intramuros interessante. Mas não acho grande coisas assim não.

Prefiro Cancale que também fica perto e é famosa por suas ostras. Se quiser comer muito bem reserve um almoço ou jantar na Maison de Bricourt.

Sem sair dessa entrada da Bretagne tem também Fougères e Dinan que valem a visita.

Mas se quiser realmente adentrar a Bretagne, que tem uma cultura fantástica e paisagens lindas. Uma cidadezinha que me fascinou foi Plougrescant. Tem várias outras no mesmo estilo. A Côte du Granite Rose é toda bonita.

Se tiver tempo para atravessar para o sul da Bretagne, Pont-Aven, próximo a Quimper, é uma cidadezinha supercharmosa e famosa por seus ateliês. Dali você pode voltar a Paris pelo Vale do Loire, ou devolver o carro em Nantes e pegar um vôo ou TGV.

Merci beaucoup, Rafael!

E você, tem dicas da Bretanha? Conta pra gente!

Leia mais:

32 comentários

Artigo muito bom!
Eu também amo muito essa região. Nós já voltamos 2 vezes com meu marido francês. Acima de tudo, nos apaixonamos por Saint-Malo e Dinard, e quando voltamos com nossos filhos encontramos muitas atividades também para eles desfrutarem.
Eles gostaram muito do Mont St Michel mas no fim do dia estavam exaustos! 🙂 Costumamos verificar o que está acontecendo lá naquele site bem feito.
https://www.st-malo.com/tourisme/dans-la-region/le-mont-saint-michel/
Estelle

Maira, é a sua 1a. vez na região? Há alguma razão para a sua ida a todos esses lugares?
Já estive lá duas vezes. Na 1a. o objetivo foi a visita ao Mont Saint Michel. Fiquei tão fascinada que voltei. E vi o Mont com outros olhos.
Fiz base na encantadora e bem estruturada Saint Malo.
Tudo é lindo e cativante. Você chega é não que sair.
Fujo de carro alugado em cidade grande. E Rennes é uma grande cidade. Usei trem partindo de Paris para Saint Malo que já tem TGV saindo de Montparnasse.
Muitos hotéis nos faz perder tempo.

    Obrigada Bóia! Olá Maria!
    Eu fui no Monte Saint Michel quando era muito criança, lembro apenas da maré subindo rsrsrs. Meu marido nunca foi.
    O nosso plano inicial era participar de um festival – o Hellfest, em Clisson, que fica perto de Nantes…mas os nossos cartões de crédito nos passaram a perna e não conseguimos adquirir os ingressos. Assim, vamos afogar nossa frustração comendo galette, crepe e bebendo cidra =c)
    Nós vamos chegar de avião em Rennes e vamos ir para Paris de avião, tb por Rennes. Já fizemos duas viagens para a França nas quais alugamos carro e nos deslocamos entre as cidadezinhas, adoramos! Concordo com você, esse pula pula de alojamento não está parecendo bom, mas queria evitar ficar indo e voltando, perdendo horas (preciosas) nos deslocamentos…. =c/ Somos muito economicos em malas rsrsrs Quais as experiencias imperdíveis na sua opinião? Cidades? Restaurantes? O meu maior problema foi ler sobre a região na opinião dos franceses, e tudo pra eles é imperdível! OBS: as duas noites em Rennes é para poder ir na feira no sábado de manhã, e La Gacilly porque vai estar rolando um festival de fotografia. Agradeço desde já pela atenção!!

    Oi Maira! A sua viagem vai ser ótima, principalmente pela tranquilidade e tempo em cada lugar. Eu teria aproveitado para visitar as praias do dia D na Normandia, mas isso é questão de gosto.
    A minha dúvida é porque você vai de avião de Rennes a Paris? De trem é muito mais rápido, a viagem dura menos de uma hora e meia e custa desde 10 Euros. Do CDG para o centro de Paris você vai demorar quase o mesmo tempo…

    Olá Pablo! Desculpa a demora em te responder.

    É porque já está incluído nos vôos – quando fiz as simulações, valia a pena fazer a compra com o trecho Rennes/Paris (não tinha diferença). Pensando no deslocamento até o centro de Paris, realmente não faz sentido… numa próxima eu já considero esse tempo, não só a questão financeira, agradeço a dica!

    OBA! Animei mais um pouco! =c) Obrigada

Olá!

Meu marido e eu vamos viajar para a Bretagne agora em junho, gostaria de pitacos no nosso roteiro se alguém ainda tiver interesse por este tópico.
Assim:

0 – Chegada de tardezinha no aeroporto em Rennes, ida de carro até Mont Saint Michel – pernoite em uma pousada de frente para o monte.
1 – Visita ao monte. De tarde, Cancale.
Duas noites em uma cidadezinha por ali.
2 – Visita a Saint-Malo, Dinard.
3 – Cap Frehel, Fort la Latte.
Dua noites em Saint-Brieuc
4 – Plougrescant entre outras nesta região.
5 – Dinan.
Duas noites em Rennes
6 – Rennes, Fougeres
7 – La Gacilly.
Duas noites em Vannes
8 – Vannes, Carnac.
9 – Uma noite próximo a Rennes, em um chateau.
10 – Ida a Paris.

Agradeço desde já pela atenção!

    Olá, Maira! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

    Oi Maira… fizemos a região de carro e foi ótimo.

    Após alguns dias no Vale do Loire fomos a Bretanha.

    Passamos em Vitre e Fougeres (fantásticas) e ficamos em Dinan (hotel le d’Avaugour) por duas ou três noites aproveitando a cidade (que é linda) e a região (Becherel, Combourg e St. Malo)

    Depois fomos a MONT SAINT-MICHEL (58 km – 00h54) para pernoitar dentro do vilarejo (Hotel Saint Pierre).

    Após, seguimos viagem em direção Normandia (Etretat é outro lugar que merece ser visitado).

    Olá Raul! Obrigada por compartilhar sua experiência! Acho que vou destinar um pouco mais de tempo nestas cidades… Não sei mais se vou até Vannes e Carnac.. Como é difícil! rsrsrsrs

Fiz um roteiro pela Normandia e Bretanha por carro. Esse me pareceu o melhor meio de transporte para visitar as pequenas cidades dessas regiões, mas ficam aqui alguns alertas importantes para quem for alugar carro na Europa:
Cuidado 1) o preço previamente reservado pelo site pode subir em mais de 100% por causa do seguro especial. E se você não optar por um deles irá pagar uma franquia absurdamente alta, caso aconteça algum imprevisto.
Cuidado 2) os pedágios na França são um tanto traumáticos. As rodovias administradas pela COFIROUTE cobram preços excessivamente alto pelos pedágios, mesmo em distâncias pequenas e não aceitam cartão de crédito não franceses, mesmo internacionais. Se for pagar dinheiro, lembre-se que as máquinas, quando o aceitam, só recebem notas até 20 euros. Um absurdo que pode causar atropelos inesperados.

Bom dia,

Alguém que esteve na Normandia e/ou na Bretanha em Maio poderia informar sobre o clima e chuvas no período? Eu e minha esposa pensamos em ficar 2-3 semanas na França e possivelmente fazer trekking em algumas regiões, mas queremos saber se isso é viável.
Desde já obrigado,

Ricardo

Roberta,

De Saint Malo dá pra conhecer Dinan, Cancale, Fougères, Rennes. Já o resto eu não encararia em bate-e-volta não.

    Olá Rafael!

    Obrigada pela resposta…só mais uma perguntinha…vc acha que vale mais a pena ficar em Saint Malo para conhecer essas cidades ou no Mont Saint Michel mesmo??

Olá Rafael…

Tenho lido sobre Saint Malo e Mont Saint Michel e me surgiu uma dúvida: é possível ficar hospedada em um único lugar, como Saint Malo, por exemplo, e conhecer todas as cidades que vc citou durante o dia? Ou será necessário pernoitar em cada uma delas?

Rafael
Se tiver alguam coisa mais específica sobre as prais do desembarque que queira partilhar agradecia. Com Prof de História estou muito interessada nesses local.

É pessoal… Parece que minha implicância com Saint Malo foi gratuita. Estou precisando voltar para rever meus conceitos.

Vanessa, acho essa idéia de ir de carro e voltar de TGV a melhor. Como falei antes, sugiro passar por Giverny, Etretat, Rouen e Honfleur. Se quiser, dá ainda para parar em Caen e se tiver interesse por 2a Guerra Mundial tem as praias do desembarque.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito